A EXPERIÊNCIA DE PERTINÊNCIA DO CLIENTE - FATOR DETERMINANTE NAS VENDAS - MÚCIO MORAIS

 

_ O Cliente atual (dividido em gerações e suas características) têm modelos muito próximos de decisão de compra, podemos chamar isso de maturidade de consumo, que define protocolos, padrões de compra.

Os já inadequados e ultrapassados modelos de “chamada para o consumo” hoje soam como obsoletos, antiquados e primitivos, e, fazem a empresa, o produto e sua equipe de vendas parecerem defasados e fora de contexto. Este comportamento não somente afasta o consumidor como o faz desconsiderar a possibilidade de negociar. Mas, parece que nosso movimento comercial está viciado neste tipo de comportamento e não consegue perceber que a hora de mudar chegou.

Experiências que tentam acolher exageradamente, insinuar uma parceria que não existe, definir o comércio como um parceiro “bondoso”, tratar o cliente como beneficiário, colocar o cliente na posição de “pesquisador sem rumo”, insinuar uma espécie de “trama de carestia” dos concorrentes, colocar palavras na boca do cliente, e outras técnicas decadentes que fazem um efeito contrário, isso mesmo, afasta o cliente e oferece uma experiência “facilmente desprezada” motivando o cliente a buscar fórmulas mais impessoais onde ele tenha de fato o controle.

E QUAL EXPERIÊNCIA pode despertar um processo satisfatório para o cliente?

Uma experiência pertinente, verdadeira, capaz de levar o cliente a reflexão, ponderação e objeções lógicas. Uma experiência nesse nível sensorial dificilmente não terminara em vendas. Mas este processo precisa não de treinamento, mas de educação, isso mesmo, educar equipes, educar pessoas, reverter processos de futilidade para processos de pertinência e realidade. Não defendo processos de vendas frios e sem emotividade, mas não sou a favor do cinismo e do fingimento argumentativo.  

Estamos tão viciados com a ficção que nossos departamentos de marketing mal conseguem dizer uma verdade ou elaborar uma campanha sem truques imaturos e fúteis.

Como afirmei, estamos diante de uma oportunidade quase homogênea e não podemos perdê-la comercialmente, é hora de remodelar equipes e propostas, a história de que o mercado está recessivo, as pessoas estão pensando mais, as compras são mais seletivas etc. Verdade, mas sempre foi assim! Bora mudar esse modelo? Aprender novos caminhos? Discutir possibilidades? Reencontrar a eficiência?

É por ai que precisamos caminhar!

Múcio Morais / www.muciomorais.com.br

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