Pois então!
Existem aqueles que estão fazendo o dever de casa e aqueles que não estão, um cliente empresário me confessou que fica perdido em meio a tantas siglas e direções, literalmente me disse: "Não faço ideia de como implementar estas tecnologias em meu negócio" nem do quanto isso vai me beneficiar ou aumentar meus custos, mas percebo de maneira muito forte que o processo de vendas está radicalmente mudando.
Esta fala mostra a situação frustrante de muitos empresários. Mas anime-se, todas estas ferramentas são dominadas por profissionais em gestão de vendas disponíveis no mercado, sendo o ideal ter um gerente de vendas especializado neste modelo. Vale agora é autenticar estes profissionais por meio de pesquisa simples de atuação e resultados.
Existem hoje diversas ferramentas de vendas são sistemas e aplicativos que ajudam a melhorar o processo de vendas de uma empresa. Elas podem ser usadas para:
- Gerenciar leads
- Automatizar tarefas
- Acompanhar o progresso das vendas
- Analisar dados
- Otimizar estratégias, planejamento, execução e correções,
- Organizar informações e promover a descentralização de processos
- Registrar interações com clientes e gerar possibilidade de novas experiências
- Gerar, qualificar e acompanhar leads
Algumas ferramentas de vendas são:
- CRM (Customer Relationship Management): Ferramentas que ajudam a gerenciar o relacionamento com o cliente. Exemplos: Zendesk Sell, Agendor e Hubspot.
- Inteligência comercial: Ferramentas que ajudam a gerar insights para tomar decisões informadas. Exemplos: Ramper, BuzzSumo e LinkedIn Sales Navigator.
- Produtividade e gestão de equipe: Ferramentas que ajudam a organizar a equipe e aumentar a produtividade. Exemplos: Trello, Evernote e Slack.
- Atendimento e suporte: Ferramentas que ajudam a melhorar a experiência do cliente. Exemplos: Zendesk Service, Help Scout e Olark.
- Marketing e conteúdo: Ferramentas que ajudam a criar conteúdo e marketing. Exemplos: Hootsuite, SEMrush e MailChimp.
- Google Alerts: Ferramenta gratuita que permite criar alertas para temas de interesse.
- Microsoft Calendar: Ferramenta que ajuda a gerenciar compromissos e agendamentos.
Seja qual for seu ramo de negócio, atualize-se, a IA pode fazer muito mais por sua empresa, além disso a concorrência deixa só um rastro de fumaça para os teimosos. O desafio empresarial de hoje é manter seu negócio em meio a tantas mudanças, conciliar a gestão humana com as ferramentas digitais, sem perder a essência do negócio.
Atualize-se e renasça!
Múcio Morais