O livro é uma das ferramentas mais importantes para quem quer expandir seus conhecimentos! Mas o que quase ninguém diz são os benefícios de você participar de um grupo de leitura e ter alguém de referência como guia.
A Falta de estímulo e as muitas tarefas do dia a dia acabam
nos tirando a possibilidade de colocar a leitura como rotina e colher frutos
dela.
O hábito da leitura é a ferramenta mais poderosa para desenvolver
nossas capacidades cognitivas, ou seja, a função psicológica ligada ao
aprendizado e desenvolvimento intelectual e emocional, capacidade cognitiva ou desenvolvimento
cognitivo indicam a habilidade de adquirir conhecimentos e desenvolver emoções,
por meio do raciocínio, percepção, linguagem, memória, entre outros.
Nada, absolutamente nada, pode substituir a rotina e a prática
da leitura como influenciador de nosso desenvolvimento.
Um dos maiores déficits no processo educacional tem sido a
ausência de pensamento crítico por parte de alunos e professores, sem mencionar
família e sociedade em geral.
O Pensamento crítico é uma avaliação voluntária, motivada
por análise, diante de um fato, comentário, experiência ou conteúdo, que usa
argumento lógico para determinar uma resposta diante desse estímulo. Ou seja, o
pensar de modo crítico envolve uma observação inicial, seguida por um
julgamento diante de um cenário ao qual se depara. A análise pouco ou não
influenciada por sentimentos ou preferências, mas por análise, a leitura
frequente pode desenvolver esta capacidade.
Outras capacidades estimuladas pela experiência da leitura
são o autoconhecimento, a vivência literária com outras culturas e costumes, a
abertura de novas possibilidades na vida, o desenvolvimento da inteligência emocional,
o espelhamento de comportamento de personagens, enfim, é inegável a prática
constante da leitura.
As escolas tem deixado esta prática apenas em sala de aula
ou as tarefas para casa, e, estamos colhendo uma geração pobre de ideias e sem
pensamento crítico, o que temos naqueles que se destacam minimamente é baseado
em retalhos de conhecimento conseguidos aqui e ali.
O CLUBE DA LEITURA NA ESCOLA
Pois é, comecei a disseminar esta ideia à partir de uma
visita feita a uma escola na cidade de Altamira-PA, onde a professora de língua
portuguesa e literatura montou um ambiente de leitura na biblioteca e, trouxe
uma série de benefícios e vantagens aos alunos que se “inscrevessem” no clube. Eles
se reuniam uma vez por semana para ler e discutir os temas abordados nos
livros, também faziam resenhas para as turmas, exposições do conhecimento, nada
para destacar indivíduos, sem competição.
Segundo esta Professora idealizadora os alunos envolvidos tiveram
um aproveitamento na aprendizagem, desenvolvimento intelectual e desempenho geral
em média de 30 A 45% E ALGUNS ATÉ MAIS QUE ISSO. Nunca assisti a médias de
evolução tão precisas, rápidas e significativas.
O CLUBE DA LEITURA é uma alternativa inteligente, tem
algumas necessidades e complexidades na sua organização, mas depois de algum
tempo, o próprio resultado individual será o maior motivador dos alunos.
Uma outra situação que presenciei foi a retomada dos sonhos,
o aprimoramento da visão de futuro, a curto, médio e longo prazo, os alunos
precisam ter “motivos” para uma entrega maior nos estudos, percebo que a maior
parte dos alunos não conseguem responder a simples pergunta: O QUE VOCÊS ESTÃO
FAZENDO AQUI? E, sem motivo não há esforço.
Falaria aqui por muito mais tempo, falando sobre a
socialização, a queda dos preconceitos, o desenvolvimento do sentimento de
igualdade, a crítica político-social, o despertar do empreendedorismo, a visão
de comunidade, o direcionamento local de seus talentos, a possibilidade de os
professores fazerem uma mentoria para a vida, o seccionamento biográfico como
percepção de possibilidades...
Organiza um Clube da Leitura em sua escola, conte com minha
expertise, quero ajuda-los nesse projeto, e acredite, isso significará um salto
imensurável na educação em sua cidade.
Bora lá! Múcio Morais