ESPIRITUALIDADE. COMEÇANDO COM A CONEXÃO MENTE, CORPO E ALMA

 

Espiritualidade 101: Começando com a conexão mente, corpo e alma

Compartilhar

A espiritualidade é um grande tópico. E quando você é ligado e entende isso, pode ser levado ao despertar de sua essência espiritual.

Se você está em sua jornada espiritual há algum tempo, pode ter atingido um platô. Se você é novo nisso, talvez não saiba por onde começar.

Quer você se considere espiritual ou não, você não pode ser menos ou mais do que já é. Afinal, é a essência da existência humana.

O que é espiritualidade?

Você pode chamá-lo de Deus ou força vital, ou usar sua definição do desconhecido e misterioso. Depois de despertar para sua essência, você começa a cultivar sua conexão com o Espírito, honrando-o dentro de si mesmo e de sua vida.

De acordo com Agapi Stassinopoulos, autor de best-sellers e palestrante sobre espiritualidade, é a consciência de sua natureza espiritual. Ela diz: "É sua consciência de que o Espírito já vive dentro de você, independentemente de suas crenças".

Em essência, praticar a espiritualidade significa dedicar sua vida ao despertar de sua Alma. Do autoconhecimento e da experiência de existência em um mundo paralelo identificado por você mesmo. Uma existência de consciência e expansão a outros seres.

A importância de explorar sua espiritualidade

Quando você se vê como um ser físico, sua vida é finita. Além disso, você vive no piloto automático, recriando eventos do seu passado. Portanto, é um ciclo que se autoperpetua com um começo e um fim conhecidos - o fim que tantas pessoas temem. Mas você pode superar esse medo da morte percebendo que você não é seu corpo físico. E essa percepção vem de experiências transcendentais. 

É por isso que as experiências espirituais se tornam transformadoras porque mudam todo o seu paradigma de si mesmo e a natureza da realidade. 

Portanto, a espiritualidade é a prioridade número um na vida. Quando você a incorpora em nossa experiência humana, tudo faz sentido. À medida que você se torna mais consciente de sua natureza espiritual, tudo assume outro significado.

Os diferentes tipos de espiritualidade 

Como a espiritualidade é profundamente pessoal, ela difere de pessoa para pessoa. O que quer que lhe dê um senso mais profundo de propósito e significado pode ser traduzido como uma forma de espiritualidade. 

Geralmente, existem cinco tipos principais com os quais a maioria das pessoas pode se relacionar: 

1. Espiritualidade mística

Esse tipo de espiritualidade é baseado na ideia de que a vida é um evento misterioso. No entanto, há um princípio unificador maior para cada experiência humana.

Em outras palavras, o que quer que aconteça acontece por uma razão, às vezes invisível e insondável. A espiritualidade mística depende da intuição de alguém para navegar nesta vida.

2. Espiritualidade autoritária

Associado a crenças religiosas, esse tipo geralmente envolve um conjunto de regras e uma estrutura hierárquica.

A espiritualidade autoritária pode se transformar em uma religião fundamentalista, separada das principais religiões. As pessoas que aderem a esse tipo de espiritualidade tendem a excluir outras crenças e visões espirituais, impulsionadas pela ideia de que sua perspectiva é a mais verdadeira. 

3. Espiritualidade intelectual 

Pessoas intelectualmente espirituais obtêm seu conhecimento de teorias espirituais. Eles podem extrair suas percepções espirituais do estudo de teologia ou mesmo ciência. Por exemplo, o Dr. Joe Dispenza, lendário neurocientista e autor de best-sellers do New York Times, usa a neurociência para desmistificar experiências espirituais transcendentais e ajudá-lo a curar seu corpo para sempre. 

Normalmente, não é um tipo autônomo, mas complementar às suas experiências tangíveis como uma forma de compreendê-las através da mente. 

4. Espiritualidade de serviço 

Se servir aos outros lhe dá o sentimento mais transcendental, a espiritualidade de serviço é para você. 

É assim que a maioria das pessoas entra em contato com sua divindade. Porque quando você ajuda os outros incondicionalmente, você transcende o que é conhecido como eu e tem uma experiência direta de unidade. 

5. Espiritualidade social 

Também conhecida como espiritualidade de grupo, esse tipo consiste em ter experiências espirituais como parte do grupo. Não precisa estar relacionado a atividades religiosas ou espirituais. Você pode entrar em contato com o Espírito quando caminhar, se exercitar ou até mesmo dançar coletivamente! É o sentimento de unidade com pessoas que pensam da mesma forma que faz você se sentir iluminado. 

Verdade seja dita, a diferenciação em si é um padrão humano de cair em uma ilusão de separação. Por causa da própria natureza da espiritualidade, não deve haver tipos. Como diz o sufismo, existem tantos caminhos para Deus quanto estrelas no céu.

Os cinco tipos de espiritualidade

Espiritualidade vs. religião: quais são as principais diferenças?

Espiritualidade e religião são muitas vezes opostas uma à outra. De fato, existem diferenças fundamentais entre os dois que os diferenciam. Aqui está uma olhada mais de perto no que são:

Réguas / medições

A religião tem regras na forma de rituais enraizados em dogmas e ideologia. A espiritualidade não tem regras, exceto uma, que é seguir seu coração.

Definição restrita de Deus

Na maioria das religiões, Deus é definido pela percepção religiosa dogmática. Mas nossa percepção humana é muito limitada para definir definitivamente o desconhecido. Portanto, ao contrário da religião, a espiritualidade não restringe como você chama ou percebe poderes superiores. Você o define de acordo com sua experiência única.

Deus externo vs. Interno

A maioria das religiões vê Deus como algo fora de você que governa sua existência. De acordo com Ken Wilber, criador da Teoria Integral e treinador da The Integral Life Quest de Mindvalley, 70% da população acredita em Deus como um ser mítico superior que pode intervir em suas vidas se souber como se aproximar, obedecer e adorá-lo adequadamente.

"É uma crença infantil que muitos adultos têm, e essa abordagem pré-racional pode ser prejudicial à racionalidade adulta", acrescenta.

Uma abordagem espiritual de Deus é que você pode encontrá-lo dentro de você – o Espírito está inerentemente presente dentro de você desde o momento em que você nasce.

 Verdade vs. Mistério

 As visões espirituais transcendentais percebem Deus como a realidade última.

 Essa realidade última é um mistério em si mesma. Você pode conhecê-lo tornando-se um com ele através de sua descoberta pessoal.

 Ao contrário da espiritualidade, as religiões traduzem verdades de tamanho único já descobertas pelos profetas. E agora é passado para você como um conjunto de regras e dogmas.

Religião e espiritualidade: o que eles têm em comum

Apesar de suas diferenças, espiritualidade e religião têm aspectos fundamentais em comum, Mahatria Ra, líder espiritual e treinador da Mindvalley's A Journey to Infinitheism Quest, explica que o termo moderno religião é derivado das palavras latinas "re ligare" - novamente e origem. Portanto, o propósito de qualquer religião é levá-lo de volta à sua origem - Deus.

Da mesma forma, a espiritualidade transmite a mensagem de que sua origem é a divindade, portanto, ser religioso ou espiritual implica viver sua vida de maneiras que o aproximem de sua essência divina.

Além disso, a sabedoria espiritual está universalmente presente em todas as religiões, traduzida em virtudes como unidade, perdão, compaixão, retidão e serviço aos outros.

Se você não integrar a sabedoria espiritual em sua vida cotidiana, ela continuará sendo um conceito abstrato. —  Como você vê, no centro da religião e da espiritualidade estão os princípios mais elevados da vida. Então, se você é religioso ou espiritual, você vai querer integrá-los em suas escolhas diárias.

Chame isso de espiritualidade religiosa ou religião espiritual; O que importa não é a definição de espiritualidade, mas a prática da espiritualidade.

Desconstruindo mitos de espiritualidade

Um dos mitos mais comuns sobre espiritualidade é que as pessoas espirituais são como santos que são sempre justos e amam todos ao seu redor. De acordo com Agapi, quando você é espiritual, você está ciente do Espírito enquanto vive em sua humanidade.

 Vejamos alguns outros mitos da espiritualidade:

 

1. Pessoas espirituais devem ter um guru

Embora os professores sejam presentes inestimáveis que podem ajudá-lo em sua jornada espiritual, ter um guru para admirar não é uma obrigação. Na verdade, você pode ser seu próprio guru ("desperto"), se desejar.

2. Há um ponto em que você finalmente chegará lá

Não há pináculo ou linha de chegada para cruzar em uma jornada espiritual. Assim que você chegar ao topo de uma montanha, verá outra montanha para conquistar. Portanto, essa jornada é um processo contínuo de evolução e crescimento.

3. Você tem que agir, falar e viver de uma certa maneira para ser espiritual

Você nasce espiritual porque a divindade é sua verdadeira natureza. Significa que ser espiritual é despertar sua essência. Mesmo sem essa consciência, você não é menos do que o Espírito.

 4. Seguir um caminho espiritual implica ascetismo

Felizmente, você não precisa se tornar um eremita e evitar todos os tipos de prazeres humanos para merecer o título de "espiritual". Você pode viver no mundo, desfrutando plenamente de sua vida, com a plena consciência de que sua jornada se estende além dela.

5. Se você é espiritual, nunca experimenta emoções negativas

Quando você usa a espiritualidade para evitar emoções negativas, isso é chamado de desvio espiritual. Além disso, concentrar-se apenas no pensamento positivo ou sentir-se grato por eventos traumáticos pode ser uma forma de gratidão tóxica.

O ponto principal é que ser espiritual não significa que você se distancie de sua natureza humana. Significa que você o transcende por meio de práticas espirituais.

Você pode ser espiritual e ter emoções humanas sem julgá-las. Quando não julgamos, temos a capacidade de mudá-los. —

6. Você não pode ser espiritual e religioso ao mesmo tempo

Quando você realmente desperta para sua essência espiritual, você não diferencia entre os dois. Você pode manter sua religião e praticar a espiritualidade. Você pode acreditar na consciência dos profetas como o princípio universal do amor sem ser religioso. O que quer que ajude seu crescimento espiritual é perfeitamente espiritual.

Como entrar na espiritualidade

Cultivar uma mentalidade espiritual pode dar sentido à sua vida e ajudá-lo a crescer como pessoa. Portanto, se você está curioso sobre espiritualidade ou buscando orientação sobre por onde começar, nunca é tarde demais para acessar seu espírito.

Aqui estão cinco maneiras de iniciar sua prática espiritual, explicadas por Agapi:

1. Torne-se consciente de que você é Espírito

Há inteligência divina habitando dentro de você. Quando você se concentrar na consciência de sua essência espiritual, você despertará para sua presença.

2. Ore

Ore a Deus em todos os momentos, como quando você está na fila, preso no trânsito ou fazendo suas tarefas domésticas. Imagine que você está conversando com seu melhor amigo e compartilhando seu desafio. "Traga essa luz e você se tornará um guerreiro da luz", diz ela.

Deus não é um ser. É um estado de ser ao qual temos acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana. — @AgapiSaysShare em X

3. Ouça música clássica

Agapi explica que o Universo é um som, e é por isso que a música clássica invoca seu espírito. Quando você se sentir deprimido ou deprimido, ouça uma obra-prima como a "Ode à Alegria" de Beethoven e peça a Deus para ajudá-lo a encontrar forças para passar por esse desafio.

4. Passe algum tempo na natureza

Encontre um lugar na natureza fora do seu ambiente. Quando você assiste às maravilhas naturais, começa a experimentar maravilhas interiores. Você também pode assistir a uma compilação de maravilhas do mundo no YouTube para ajudá-lo a lembrar que este mundo é um milagre, e você também.

5. Pratique a escrita livre

Sua alma é uma voz sábia dentro de você, esperando que você a ouça. Agapi explica que caneta e papel fundamentam essa voz, já embutida em você.

Então você quer começar a cultivar um relacionamento com caneta e papel e desenvolver um hábito de escrever no diário. Quanto mais você permite que ele entre, mais você confia nele.

6. Prática espiritual recomendada por todos os autores de Mindvalley

A meditação é uma prática espiritual altamente recomendada por todos os autores de Mindvalley - uma que você pode usar para se conectar com sua essência divina. Por meio de meditações guiadas ou automeditações, o importante é reservar um tempo para sentar-se em silêncio e se reconectar consigo mesmo durante o dia.

A meditação matinal muda seu foco do mundo exterior para sua voz interior para guiá-lo ao longo do dia. E a meditação noturna prepara sua mente subconsciente para receber insights e orientação.

O que quer que você escolha para si mesmo, torne-o consistente. Comece pequeno e se tornará um dos melhores hábitos que você já construiu.

A mediação ajuda você a manter contato com o mundo de infinitas possibilidades. — @ChoquetteSoniaShare em X

Livros recomendados sobre espiritualidade

Ler livros espirituais pode ser uma experiência esclarecedora em si mesma. Eles extraem sabedoria espiritual de várias tradições religiosas, filosóficas e espirituais que são relacionáveis a todos. Além disso, eles se concentram na cura, compaixão, perdão, amor próprio e outras virtudes mais elevadas, lembrando-o de sua origem divina.

Aqui está uma lista de livros para ajudar na sua iluminação:

Conversas com Deus por Neale Donald Walsch. Um diálogo profundo com Deus sobre o significado da vida, crenças, religião, sociedade moderna, experiência humana, outras dimensões e seres altamente evoluídos.

O Poder do Agora: Um Guia para a Iluminação Espiritual por Eckhart Tolle. Este livro orienta você na jornada para o momento presente. No final, pode libertá-lo do sofrimento autoimposto ou, pelo menos, fazer você sofrer um pouco menos.

A alma sem amarras: a jornada além de si mesmo por Michael A. Singer. Uma base para a paz através da auto-exploração e auto-dissolução.

Tornando-se sobrenatural: como as pessoas comuns estão fazendo o incomum por Joe Dispenza. Um casamento fascinante de ciência e espiritualidade para ajudá-lo a curar e transcender seus padrões limitantes.

Autobiografia de um Iogue por Paramahansa Yogananda. A história de vida de Paramahansa Yogananda é apresentada como uma quintessência da sabedoria do Oriente.

A Sede da Alma: Edição do 25º Aniversário com um Guia de Estudo de Gary Zukov. Um convite para entrar em seu poder e tomar consciência da nova fase da evolução humana.

Um Curso em Milagres por Helen Schucman. Sua dose diária de reflexões profundas sobre si mesmo, Deus e seu relacionamento com o divino.

8 citações inspiradoras de espiritualidade dos professores de Mindvalley

Se você precisa se inspirar em sua jornada espiritual, reunimos essas citações dos professores de Mindvalley sobre espiritualidade. Use-os como seus lembretes diários de que você é um espírito tendo uma experiência humana.

"O significado é o antídoto para qualquer sofrimento na vida que permite que você suporte qualquer coisa e abrace a vida como ela é." — Ken Wilber, treinador da The Integral Life Quest de Mindvalley

"A coisa mais espiritual que você pode fazer é amar o mundo do jeito que ele nunca foi amado antes." — Mahatria, treinador da Mindvalley's A Journey to Infinitheism Quest

"Sua espiritualidade deve ser descoberta, não herdada. Cabe a você descobrir sua própria espiritualidade. Você pode explorar e criar o seu próprio." — Vishen, autor de best-sellers e fundador da Mindvalley

"Você veio ao mundo físico em seu corpo por uma razão. Portanto, integração e incorporação são partes vitais de qualquer autocrescimento e prática espiritual." — Jade Shaw, treinadora da The Art of Astral Projection Quest de Mindvalley

"A espiritualidade não substitui sua consciência física, mas a aumenta. Você pode ascender quando seu Espírito estiver integrado ao seu corpo." — Jeffrey Allen, treinador da Mindvalley's Duality Quest

"A coisa mais importante em sua vida é que você está vivo agora." — Sadghuru, treinador do Guia do Iogue para a Busca da Alegria de Mindvalley

"O crescimento eterno é uma misericórdia que permite que você desdobre sua natureza intrínseca e cure e transmute tudo o que o impede de viver em êxtase." — Michael Beckwith, treinador da Mindvalley's Life Visioning Mastery Quest

"A intuição é a verdade do seu Espírito. Transcende o ego. É a sua versão mais expandida e graciosa de si mesmo." — Sonia Choquette, treinadora da Sixth Sense Superpower Quest de Mindvalley

Comece sua jornada espiritual com Mindvalley

A espiritualidade é uma questão profundamente pessoal. Mas há algo muito impessoal, ou melhor, onipessoal nisso - o Espírito.

Se você precisa de lembretes diários de sua verdadeira essência espiritual pelos professores espirituais de renome mundial, como Sadhguru, Jeffrey Allen, Michael Beckwith, Sonia Choquette, Mahatria e Ken Wilber, a Mindvalley está aqui para ajudar. Você pode desbloquear seu acesso gratuito ao Mindvalley e experimentar exemplos de missões projetadas para ajudá-lo a elevar sua consciência e melhorar sua vida espiritual.

Além disso, você terá acesso a uma biblioteca de meditações de classe mundial projetada para ajudá-lo a trilhar o caminho espiritual com facilidade (disponível apenas no aplicativo).

Mais importante ainda, você se juntará a uma comunidade de pessoas com ideias semelhantes que aspiram a despertar, evoluir e elevar a consciência da humanidade.

Bem-vindo.

Irina Yugay

https://blog.mindvalley.com

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - (DICAS) Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão perdendo, as mudanças vêm a reboque de fatores ...