GRATIDÃO, o simples ato de acordar orientando seus pensamentos para gratidão, uma percepção de que apesar de seus méritos, também pôde contar com diversas forças para ter sua vida, ser grato a estas "forças" podem mudar o rumo de um dia de cada vez. Não somente pela manhã, mas aprenda a ser grato durante todo o dia, agradeça desde o porteiro de seu prédio, o policial da ronda, a menina do mercado, o senhor da padaria, a funcionária que varre a rua, o vigia do seu trabalho ou da sua escola, e cada um que te servir por mínima servidão que pareça, agradeça.
PERDÃO, perdoar não é fazer uma festa e trazer de volta quem te feriu, não mesmo, perdoar é um processo intencional, consciente, voluntário de mudança de sentimentos e atitude interior em relação ao ofensor, deixando de lado as emoções negativas, tendo empatia, percebendo-se capaz de cometer erros também e seguir em frente de mente e coração aliviados. Não significa trazer aquela pessoa de volta ao seu convívio, isso pode acontecer ou não. Perdão cura, restabelece o equilíbrio, renova a alma.
PROPÓSITO OU OBJETIVOS, pessoas sem propósito ou objetivos a qualquer momento são empurradas pelos ventos da vida para lugares e situações das mais diversas, vive ao acaso, como diz Zeca Pagodinho: DEIXA A VIDA ME LEVAR, VIDA LEVA EU, quando vivemos desta maneira colhemos um futuro de insatisfações por "acontecimentos" não desejados. Quem tem propósito, tem rumo, tem sentido, sabe o que deseje e corre atrás, comete erros, sim, mas por escolha e logo refaz seus objetivos. Viver sem propósito é viver a insegurança mental e emocional, sob pressão pela falta de realização, convivendo com a culpa e a baixa autoestima.
ALIMENTE SEU ESPÍRITO, pessoas sem compreensão da espiritualidade imaginam que tudo que há é o material, o terreno, o visível, isso até que funciona nos bons momentos, mas o ser humano vive crises diversas na vida e nesses momentos o material não pode ajudar muito, desenvolva sua espiritualidade, estude, medite, tire um momento para refletir, pessoas que não enriquecem seu espírito são "pobres de espírito".
ELIMINE RELACIONAMENTOS TÓXICOS, CONVIVA COM OS RELACIONAMENTOS SADIOS, sim, isso mesmo! Alguns relacionamentos não nos fazem bem, é preciso definir quem são e como iremos conviver daqui para frente, distância, falar e escutar o mínimo possível, enfim, resolva. Ao mesmo tempo, aproxime-se mais de pessoa que te fazem bem, aconselham quando solicitados, escutam, animam, motivam, acolhem, enfim, são estas.
PRATIQUE A GENTILEZA, ser gentil é o mínimo que se pode dar a outra pessoa, tratar com respeito, ser disponível para servir, e, quase sempre, receber esta gentileza de volta, a gentileza é um modo de viver, uma escolha para semear bons sentimentos onde e com quem quer que esteja. Gentileza geralmente evita embates e confrontos, produzindo a paz.
Bora tomar um café? Múcio Morais