SENSUALIDADE GRATUITA PROVOCA SÉRIOS PROBLEMAS – Múcio Morais

 

Por Múcio Morais

"Rolou uma química entre nós." Você conhece os componentes químicos presentes no processo da sensualidade? A Ciência explica isso? "Afinal, o desejo com ou sem amor tem algo a ver com a Química em nosso corpo?". Na verdade o amor, a sensualidade, a dança do acasalamento, quer dos homens ou dos animais, estão orientados e motivados por processos químicos que acontecem dentro de nós; Esta química tem basicamente dois componentes que estimulam uma cadeia de acontecimentos, o amor e o desejo!


RH - O QUE É QUE NÓS REALMENTE ESTAMOS CONSTRUINDO?

por Múcio Morais

Uma visão de RH

O Mundo virou uma verdadeira loucura. Uma neurose coletiva em busca do homem perfeito, e perfeição se torna um padrão baseado em comportamentos, conhecimentos, capacidades, habilidades, resultados, posturas e outras encrencas mais.

Pegamos atitudes simples e as teorizamos a ponto de sistematizar um simples “eu te amo”, somos escravos do status cultural, aquele negócio de tornar o simples em complexo e falar de arroz com feijão como se fosse caviar com champagne francesa. Quanta vaidade, quanta besteira.

E o que nós estamos construindo com isso?

Parece que nos esquecemos ou preferimos ignorar à bem da manutenção da pose, que vem vindo constantemente novos discípulos, aprendizes da vida que precisam entrar nessa roda da sobrevivência. Gerações com espaço para aprendizado, com anseio de saber o que fazer e para onde ir. Esses recebem toda essa carga de imposições tecno-sub-status-cultural (essa é uma das melhores palavras que já criei, que beleza) e, sob a égide dos filósofos modernistas, segue em frente o gado novo, marcado, feliz?

Pressionados, esmagados, conduzidos, despersonalizados, angustiados, ansiosos, aflitos, submissos, indecisos e gerados à partir do que se deve ser e não do que realmente se é podendo ser melhorado. O ser humano não pode mais, segundo o comportamento tecnológico atual, evoluir a partir de, mas construído a partir do e das. Estamos construindo “criadores” e não “mentores” esse é, a meu ver, um dos perigos mais sutis na formação das lideranças de RH e atividades afins.

Enquanto a vida vai pela estrada e as chamadas novas tecnologias comportamentais interferem poderosamente no dia a dia das pessoas dentro e fora das organizações, vamos assistindo a partida de atitudes que até pouco tempo eram consideradas comuns, coisas como pensar simples, o sim representando simplesmente sim e o não simplesmente o não. As variáveis de cada tomada de decisão são tantas e exige um conhecimento teórico tão grande que o óbvio se torna um exercício de experiência laboratorial humana, geradora de expertise.

Será mesmo que toda essa tecnologia comportamental está realmente ajudando o ser humano? Não seria um caminho mais prático desenvolver essa tecnologia à partir do ser humano e não simplesmente para ele? Seria um caminho inteligente focalizar nossos estudos nas experiências mais primitivas do comportamento humano? Essas são questões que, penso eu, podem contribuir para aqueles que definiram seu rumo no sentido da gestão de pessoas. Um alerta. Um susto, quem sabe.  

AS EXPERIÊNCIAS SE CONFUNDEM

Ganhei um novo celular da galera de casa, um presente legal, cheio de funções, botões pra todo lado, luzes que mudam de cor, músicas, gostei. Confesso que fiquei com dificuldade de saber onde atender as chamadas, ah sim, também é telefone, dá pra ligar para outras pessoas, legal. Decidi que seria melhor ler o manual, nunca imaginei ter que ler um manual para usar um telefone, confesso que sou meio atrapalhado com tecnologias. Mas vamos lá: 106 páginas, fonte arial 6 (acho que o manual é destinado a jovens com excelente visão), termos como led, GSM, menu (esse eu sabia) e outros. Links para informações adicionais por toda parte, coisas como: Após essa operação aperte a tecla tal, vide pag. 55. Ou acesse no site. Após 40 minutos de verdadeira batalha entre vá a pag X e volte a pagina Y, além de um dicionário de Inglês que não me serviu muito, desisti. Preferi perguntar aos meus filhos qual o procedimento para fazer e receber ligações, afinal é pra isso que serve um telefone, ou não é?

UM SHOW DE HUMOR SEM GRAÇA

Descobri que eu sou um idiota, um neandertal recém chegado ao mundo cibernético. A turma deu tanta risada que vou até incluir uma parte disso em minhas palestras para jovens. O normal é ser complicado. É ter a mente pronta para decifrar o complexo. É olhar para emaranhados e saber as respostas por lógica sem nenhuma intuição.

Tudo que eu queria era uma página com indicações, partido de como ligar o aparelho, passando por algumas etapas operacionais ilustradas por bonequinhos e algumas setas. Nada além de uma página ilustrada e com linguagem simples. Será tão complicado isso? E o custo? E o nível de satisfação? E a praticidade? Duvido que a maioria das pessoas saibam como funcionam todas aquelas funções, então porque elas estão lá? Eu sei a resposta, você também, mas a resposta é tão ridícula quanto a questão.

GENTE VAMOS ACORDAR. O que realmente estamos construindo?

Quanta complexidade, quanta complicação. Vejo com urgência a instauração de um processo de simplificação da vida, precisamos disso antes que nossa qualidade como gente se perca irreversivelmente. E esse mundo sem gente parecendo com gente, seria terrível. Se você vive em ambientes complexos, competitivos e sofisticados demais certamente sabe do que estou falando.

Abraço a todos,

Múcio Morais 

Palestras e Workshops em eventos de RH

SALÁRIO FIXO - REFLEXÕES DE RH - Múcio Morais

por Múcio Morais

Múcio Morais – Palestrante Motivacional – www.muciomorais.com – Tel. 31 993897951 Atendimento em todo o Brasil! Realizo palestras voltadas para empreendedorismo, motivação, ambiente, vendas e temas relacionados ao desenvolvimento humano.

Esta semana estamos entrevistando candidatos a algumas funções em nossa empresa, tive a oportunidade de conversar com diversas personalidades, profissionais com diversas formações e origens, incrível ver como a humanidade é rica em diversidade, mas ao mesmo tempo perceber como alguns dogmas coletivos aprisionam a mente das pessoas, gerações inteiras são influenciadas por crenças disseminadas e consagradas pelo uso, dentre várias crenças comuns, uma em especial me chamou a atenção: A crença do “Salário fixo”.

Assessoria Empresarial – Competência, precisão e humildade! Múcio Morais


A assessoria empresarial é um tipo de serviço que tem por objetivo diagnosticar a situação da empresa para apresentar e desenvolver soluções nos mais diversos campos. Isso pode ajudá-lo a aprimorar desde a gestão de qualidade do seu negócio, até ações mais práticas, que envolvam a rotina operacional de cada processo.

Na base destas mudanças porém, está todo o processo já utilizado pelas empresas e que servirão de base para a reforma proposta para cada setor, quando necessárias, afinal nem tudo está errado, nem tudo deve ou pode ser mudado. Apenas as questões que oferecerão ganho indiscutível no processo.

CLIQUE AQUI – Múcio Morais

Agora, como se escuta a todo momento no mundo do imediato, esta expectativa do rápido e super eficaz está conseguindo se estabelecer em nossos comportamentos, tudo é pra ontem, com um clique, com um simples toque na tela.

Nesta semana chamei o serviço de manutenção de minha provedora de internet, a proposta é 200MB de velocidade, mas estava chegando apenas 120MB, liguei cobrando, imegine só isso, 120MB é bem mais do que preciso, consigo trabalhar bem, tenho uma relação amigável com a internet e não sou do tipo “um clique e tudo acontece”, acostumei-me a pensar, pesquisar, chegar a demoradas conclusões por empirismo observatório, enfim, lá estava eu reclamando da velocidade da internet. A coisa está impregnada mesmo.

E o que esta cultura do Clique nos traz? Sem dúvidas uma geração do imediatismo, que realmente acredita que em tudo existe a inteligência virtual e basta tocar a tela e pronto, mas não refletem, por serem induzidos a verem o mundo assim, sobre a necessidade de perceber e dividir pessoas, máquinas e processos profissionais, para a nova geração é tudo a mesma coisa, tenho jovens na família e eles estão sempre trazendo soluções para coisas que nós não temos como problema.

Outro comportamento é a dificuldade de entender os processos de decisão, julgamento e avaliação dos mais velhos, esta geração tem a precipitação como ferramenta para estas situações, confunde a espera com a ineficácia, são rápidos para se expressarem e mostrar o lado certo da coisa, na verdade, a imaturidade é bem ressaltada por esta cultura do imediato, uma confusão entre o cibernético e o humano. E, este comportamento tem recebido o nome de precocidade, eficácia, prodígio, competência e outros adjetivos que fazem o tolo parecer um sábio tagarelando. Mas devido à fragilidade emocional desta geração, dificilmente poderá ser corrigido, redirecionado.

A Cultura do imediato está fazendo um estrago no processo de desenvolvimento emocional de nossas crianças e adolescentes, podemos claramente enxergar como parte significativa de nossa sociedade tende a querer construir a vida em forma de jato, como bem compôs Lupcínio Rodrigues:

Esses moços

Pobres moços

Ah! Se soubessem o que eu sei

Não amavam,

Não passavam,

Aquilo que eu já passei,

Por meus olhos, por meus sonhos,

Por meu sangue, tudo enfim,

É que eu peço,

A esses moços,

Que acreditem em mim.

Se eles julgam

Que a um lindo futuro

Só o amor nesta vida conduz,

Saibam que deixam o céu por ser escuro

E vão ao inferno à procura de luz...

Eu também tive nos meus belos dias,

Esta mania e muito me custou,

Pois só as mágoas

Que eu trago hoje em dia,

E estas rugas que o amor me deixou.

Compositore: Lupicínio Rodrigues

 

Se você é moço, acredite, cada coisa tem o seu lugar, não exija a velocidade das máquinas nas pessoas, nas soluções, a vida não funciona bem assim garoto, pega leve, a humanidade tem um berço filosófico bem rico, não queira mudar isso com Bits e Gigas, não funciona, pode acreditar.

E Você que já não é tão moço, está na hora de acelerar um pouco, estudar mais, entender mais, sair do lugar comum “sempre foi assim” isso já era. Começa e reconstruir, refazer e se posicionar com mais sabedoria e menos pseudo autoridade. É porque é, não cola mais, procure explicações ou pelo menos alguma indicação sensata para suas ações, síndrome de Gabriela já era.

Fico por aqui!

Múcio Morais

PALESTRAS ¨ WORKSHOPS ¨ STANDUPS ¨ PARA CONGRESSOS DE FAMÍLIA, PAIS E FILHOS, EVENTOS PARA UNIVERSIDADES E JUVENTUDE EM GERAL.

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - (DICAS) Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão perdendo, as mudanças vêm a reboque de fatores ...