Assessoria Empresarial – Competência, precisão e humildade! Múcio Morais


A assessoria empresarial é um tipo de serviço que tem por objetivo diagnosticar a situação da empresa para apresentar e desenvolver soluções nos mais diversos campos. Isso pode ajudá-lo a aprimorar desde a gestão de qualidade do seu negócio, até ações mais práticas, que envolvam a rotina operacional de cada processo.

Na base destas mudanças porém, está todo o processo já utilizado pelas empresas e que servirão de base para a reforma proposta para cada setor, quando necessárias, afinal nem tudo está errado, nem tudo deve ou pode ser mudado. Apenas as questões que oferecerão ganho indiscutível no processo.

Compete à assessoria, agir no que consiste em dar orientação e apoio na funcionalidade de  um determinado setor, ramo ou assunto. Pesquisando o modelo mais eficaz de mercado, e fornecendo dados e informações de interesse do cliente solicitante, dando suporte para melhorias. As ações de uma assessoria de empresarial devem ser cirúrgicas e cuidadosas, eficazes porém maduras, a postura de “cheguei pra mudar” é desnecessária e inconveniente, afinal de contas a empresa já chegou até ali sem esta ajuda. Reconhecer o que já está pronto é um passo importante, caso contrário o assessor vai iniciar a caça as bruxas e os choques com parceiros, clientes e fornecedores, justamente aqueles que vieram com sua empresa até aqui! 

OS CLIENTES, O PONTO NERVOSO DA ASSESSORIA;

Estamos na era da automatização, isso funciona com as relações onde se envolve pequenos serviços, movimentações bancárias, telefonia, doações, etc; A impessoalidade envolvida neste caso, é tolerada, considerando um sistema razoavelmente eficaz, mas que na ponta tenha um “ser humano” para efetivar a voz, a cara, o cheiro e a personalidade da empresa, mesmo que para fazer mudanças automáticas e despedir-se do cliente; Quando não se resolve, pelo menos o cliente tem uma referência personalizada que demonstra a posição da empresa.

O Cliente fez uma escolha, a sua empresa, por isso merece respeito e consideração, existem centenas e milhares de outras empresas que prestam o mesmo serviço ou vendem os mesmos produtos que você, se o cliente escolheu sua empresa, conservá-lo é um primeiro motivo para a assessoria pensar, como manter meu cliente satisfeito e com confiança em nossa empresa? Esta é a primeira e mais importante das perguntas.

Pessoalidade, este é o primeiro momento importante de uma assessoria, apresentar-se, informar as melhorias, os objetivos e se colocar a disposição dos clientes. Mostrando simpatia por quem paga seu salário. Mostrando gratidão por quem escolheu sua empresa. Este atendimento inicial deve ter um “NOME, VOZ E UMA CARA” nada de WhatsApp, mensagem de texto, e-mails, tenha consideração pelo cliente, pois se o cliente percebe que a casa está desorganizada, e, que ele é parte dos problemas, imagine o sentimento que vai gerar, sim, estamos lidando com pessoas, separar pessoas de seus sentimentos é tolice, não pode ser feito, os sentimentos orientam quase todos os negócios, ninguém fecha negócio infeliz, gerar confiança, segurança e credibilidade é fundamental. E se seu negócio mexe fundo no bolso das pessoas ou em suas economias, saiba que esta é a parte mais sensível das pessoas.

Ainda no campo dos clientes, uma assessoria não pode mudar regras simplesmente, tudo que está combinado foi tratado, prometido e comprometido, existe uma confiança mútua nesta relação, não se pode simplesmente dizer “DE AGORA EM DIANTE É ASSIM” não se muda as regras do jogo depois que ele começou, é um caminho delicado para efetivar novas regras, isso precisa ser reconversado, acertado, realinhado com o próprio cliente, com o máximo de cuidado para não parecer que a empresa não tem palavra ou é volúvel em suas formulações, já dizia o antigo ditado: COMBINADO NÃO É CARO!

Proponha, mas tenha em vista vantagens para os dois lados, não transforme seu cliente em problema, ele não é, na verdade seu cliente é a razão de ser da empresa. Assessoria sem esta sensibilidade terá vida curta, e a empresa também. Clientes felizes, bem informados, respeitados e confiantes é o motivo do seu sucesso e sempre será, acredite!

ATENDIMENTO PERSONALIZADO;

O Brasil enfrenta o crescimento constante de demandas judiciais pelo mau-atendimento (ineficaz e/ ou danoso) praticado rotineiramente pelos mais variados tipos de empresas. Este tipo de atendimento é indenizável de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, por isso as empresas sérias adotam atendimento personalizado, pessoal, com um nome e uma cara, a responsabilidade no atendimento é uma das preocupações mais importantes de uma assessoria empresarial, mostrar a cada setor de atendimento a responsabilidade pessoal por informações, orientações, constatações etc; Atendimento sem Nome e cara não é atendimento é indiferença. E indiferença é intolerável no atendimento.

NO CAMPO ORGANIZACIONAL;

Especialmente empresas de pequeno porte ou familiares, apresentam um nível muito alto de desorganização ou mesmo um modelo de organização precário e cheio de falhas, ambos pagam a conta disso, empresa e cliente! Item a item, a assessoria de entender o ponto de ligação em cada ação, como em um programa 6S, desmistificar processos e criar um cronograma logístico adequado às rotinas, com cada passo sincronizado ao máximo para evitar retrabalho e choques de processos. Uma assessoria deve primar-se pela organização sem esquecer-se da simplicidade e operacionalidade do processo, não sendo assim, os responsáveis se verão incompetentes para realizar. Conheci uma empresa em que a assessoria empresarial precisou contratar a maioria das pessoas para gerir os novos processo, e, mais tarde, trazer de volta alguns dispensados para recolocar a empresa no lugar, ou seja, não respeitaram a vocação e não se perguntaram o porquê de cada processo antes de mexer e mudar tudo. Como se diz em nosso meio, Assessoria sem Humildade é traquinagem.  

Fico por aqui!

Múcio Morais

ASSESSORIA EMPRESARIAL DE ALTA PERFÓRMANCE, AUDITORIA GERENCIAL, CRIAÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E COMERCIAIS, FUSÕES, PROJETOS DE PARCERIAS TÉCNICAS, ENGENHARIA DE PROJETOS;

Palestras e Workshops 

031 99389-7951

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

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