Na base destas mudanças porém, está todo o processo já utilizado pelas empresas e que servirão de base para a reforma proposta para cada setor, quando necessárias, afinal nem tudo está errado, nem tudo deve ou pode ser mudado. Apenas as questões que oferecerão ganho indiscutível no processo.
Compete
à assessoria, agir no que consiste em dar orientação e apoio na funcionalidade
de um determinado setor, ramo ou
assunto. Pesquisando o modelo mais eficaz de mercado, e fornecendo dados e
informações de interesse do cliente solicitante, dando suporte para melhorias.
As ações de uma assessoria de empresarial devem ser cirúrgicas e cuidadosas,
eficazes porém maduras, a postura de “cheguei pra mudar” é desnecessária e
inconveniente, afinal de contas a empresa já chegou até ali sem esta ajuda.
Reconhecer o que já está pronto é um passo importante, caso contrário o
assessor vai iniciar a caça as bruxas e os choques com parceiros, clientes e fornecedores, justamente aqueles que vieram com sua empresa até aqui!
OS
CLIENTES, O PONTO NERVOSO DA ASSESSORIA;
Estamos
na era da automatização, isso funciona com as relações onde se envolve pequenos
serviços, movimentações bancárias, telefonia, doações, etc; A impessoalidade
envolvida neste caso, é tolerada, considerando um sistema razoavelmente eficaz,
mas que na ponta tenha um “ser humano” para efetivar a voz, a cara, o cheiro e a
personalidade da empresa, mesmo que para fazer mudanças automáticas e
despedir-se do cliente; Quando não se resolve, pelo menos o cliente tem uma
referência personalizada que demonstra a posição da empresa.
O
Cliente fez uma escolha, a sua empresa, por isso merece respeito e
consideração, existem centenas e milhares de outras empresas que prestam o mesmo
serviço ou vendem os mesmos produtos que você, se o cliente escolheu sua empresa,
conservá-lo é um primeiro motivo para a assessoria pensar, como manter meu
cliente satisfeito e com confiança em nossa empresa? Esta é a primeira e mais
importante das perguntas.
Pessoalidade, este é o primeiro momento importante de uma assessoria, apresentar-se, informar as melhorias, os objetivos e se colocar a disposição dos clientes. Mostrando simpatia por quem paga seu salário. Mostrando gratidão por quem escolheu sua empresa. Este atendimento inicial deve ter um “NOME, VOZ E UMA CARA” nada de WhatsApp, mensagem de texto, e-mails, tenha consideração pelo cliente, pois se o cliente percebe que a casa está desorganizada, e, que ele é parte dos problemas, imagine o sentimento que vai gerar, sim, estamos lidando com pessoas, separar pessoas de seus sentimentos é tolice, não pode ser feito, os sentimentos orientam quase todos os negócios, ninguém fecha negócio infeliz, gerar confiança, segurança e credibilidade é fundamental. E se seu negócio mexe fundo no bolso das pessoas ou em suas economias, saiba que esta é a parte mais sensível das pessoas.
Ainda
no campo dos clientes, uma assessoria não pode mudar regras simplesmente, tudo
que está combinado foi tratado, prometido e comprometido, existe uma confiança
mútua nesta relação, não se pode simplesmente dizer “DE AGORA EM DIANTE É ASSIM”
não se muda as regras do jogo depois que ele começou, é um caminho delicado
para efetivar novas regras, isso precisa ser reconversado, acertado, realinhado
com o próprio cliente, com o máximo de cuidado para não parecer que a empresa
não tem palavra ou é volúvel em suas formulações, já dizia o antigo ditado:
COMBINADO NÃO É CARO!
Proponha,
mas tenha em vista vantagens para os dois lados, não transforme seu cliente em
problema, ele não é, na verdade seu cliente é a razão de ser da empresa.
Assessoria sem esta sensibilidade terá vida curta, e a empresa também. Clientes
felizes, bem informados, respeitados e confiantes é o motivo do seu sucesso e
sempre será, acredite!
ATENDIMENTO
PERSONALIZADO;
O
Brasil enfrenta o crescimento constante de demandas judiciais pelo
mau-atendimento (ineficaz e/ ou danoso) praticado rotineiramente pelos mais
variados tipos de empresas. Este tipo de atendimento é indenizável de acordo
com o Código de Defesa do Consumidor, por isso as empresas sérias adotam
atendimento personalizado, pessoal, com um nome e uma cara, a responsabilidade
no atendimento é uma das preocupações mais importantes de uma assessoria empresarial,
mostrar a cada setor de atendimento a responsabilidade pessoal por informações,
orientações, constatações etc; Atendimento sem Nome e cara não é atendimento é
indiferença. E indiferença é intolerável no atendimento.
NO
CAMPO ORGANIZACIONAL;
Especialmente
empresas de pequeno porte ou familiares, apresentam um nível muito alto de desorganização
ou mesmo um modelo de organização precário e cheio de falhas, ambos pagam a
conta disso, empresa e cliente! Item a item, a assessoria de entender o ponto
de ligação em cada ação, como em um programa 6S, desmistificar processos e
criar um cronograma logístico adequado às rotinas, com cada passo sincronizado
ao máximo para evitar retrabalho e choques de processos. Uma assessoria deve
primar-se pela organização sem esquecer-se da simplicidade e operacionalidade
do processo, não sendo assim, os responsáveis se verão incompetentes para
realizar. Conheci uma empresa em que a assessoria empresarial precisou
contratar a maioria das pessoas para gerir os novos processo, e, mais tarde,
trazer de volta alguns dispensados para recolocar a empresa no lugar, ou seja,
não respeitaram a vocação e não se perguntaram o porquê de cada processo antes
de mexer e mudar tudo. Como se diz em nosso meio, Assessoria sem Humildade é
traquinagem.
Fico
por aqui!
Múcio
Morais
ASSESSORIA
EMPRESARIAL DE ALTA PERFÓRMANCE, AUDITORIA GERENCIAL, CRIAÇÃO DE PROCESSOS
ADMINISTRATIVOS E COMERCIAIS, FUSÕES, PROJETOS DE PARCERIAS TÉCNICAS,
ENGENHARIA DE PROJETOS;
Palestras e Workshops