O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão caindo por terra, as mudanças vem a reboque de fatores como o crescimento econômico, a qualificação da concorrência, os novos hábitos de consumo e em especial as novas metodologias de negociação. Sistemas que há 5 anos atrás tinham uma grande rejeição hoje constituem em modelos essenciais para diversificação de métodos de vendas.
A Internet é um desses exemplos, rejeitada durante algum tempo por questões de segurança e impessoalidade, hoje detém uma fatia razoável dos processos de vendas no mundo e particularmente no Brasil.
Outra mudança provocada pela conscientização empresarial é a necessidade de qualificação e reciclagem constante dos profissionais envolvidos em todos os processos. Esta visão está trazendo para o mercado uma verdadeira avalanche de “treinadores” escolas livres, faculdades ligadas a entidades, consultorias especializadas em treinamentos, departamentos de educação corporativa ligados à entidades diversas, também temos hoje no Brasil centenas de eventos acontecendo a cada mês tratando dos mais diversos temas, para todos os níveis e gostos, eu mesmo tenho participado de vários.
Como tudo na vida, temos cursos muitos bons e outros não tão bons assim, da mesma forma os eventos. Os Empresários e suas equipe precisam ficar atentos e utilizarem-se de alguns parâmetros para definir a pertinência ou não de cada evento.
Sugiro abaixo alguns parâmetros a serem seguidos na escolha do mais adequado para sua empresa:
Internamente:
- Analise e avalie sua equipe;
- Conheça suas necessidades;
- Conheça suas expectativas;
- Dialogue com seu pessoal, colha informações;
- Perceba seus pontos fracos; defina suas prioridades;
- Confeccione um Briefing bem estruturado para orientar o treinador na elaboração;
- Escolhendo um Evento / Treinamento:
- Dê preferências a entidades e profissionais com tradição no mercado; (Não que os novos profissionais não sejam capazes, mas se são realmente competentes acabarão por conseguir seu espaço) Certificados de capacidade técnica são bem vindos.
- Solicite sempre um release do treinamento / evento com objetivos claros;
- Procure conhecer quem é(são) o(s) instrutor(es) ou Palestrate(s);
- Se possível solicite currículo e busque referências (sugiro no mínimo 2 referências) além da entidade promotora;
- Certifique-se de que a grade do treinamento atenda as suas necessidade e se tiver abertura faça sugestões;
- Durante e após o treinamento /evento peça feed backs de sua equipe, veja se as expectativas estão sendo atendidas, caso negativo, se perceber no transcurso do evento procure os promotores e solicite um realinhamento;
Creio que estas medidas são suficientes para uma boa avaliação.
Um alerta, muitos eventos são promovidos em torno de demandas reais porém sem o compromisso de atender na integra aquela determinada demanda. Estive certa vez em um evento voltado para gerenciamento de RH onde estavam palestrantes com nenhuma experiência na área. Amigos da entidade. Não preciso falar que infelizmente o evento não foi satisfatório.
Em outra ocasião fui convidado a fazer um trabalho motivacional para funcionários de uma determinada Prefeitura e ao chegar me deparei com um palanque, era um evento político, voltado para a promoção de um governante do qual eu nunca tinha ouvido falar, imagine o constrangimento,.
Portanto, seja muito criterioso.
Faça a escolha certa!
Saudações;
Múcio Morais é Palestrante Motivacional /
Treinador Empresarial.
| fone/zap 31 99389-7951 /
e-mail: muciomorais@gmail.com