Você sabia que a Síndrome de Asperger e o Autismo hoje são considerados condições clínicas que estão juntas dentro da categoria dos Transtornos do Espectro Autista (TEA)?Embora a síndrome de Asperger não seja mais considerada um diagnóstico separado na última edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5),
os sintomas e características desse quadro hoje estão incluídos na categoria mais ampla chamada de Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, o termo "Asperger" segue sendo ainda comumente usado na linguagem popular ou por algumas pessoas que foram diagnosticadas com a condição antes do DSM-5.A síndrome de Asperger, também conhecido como transtorno de Asperger, é um transtorno neurodesenvolvimental que é considerado como um quadro de menor gravidade dentro do autismo, com nível mais elevado de funcionamento e menor comprometimento do desenvolvimento da linguagem.
É caracterizado por dificuldades nas interações sociais e na comunicação, além de comportamentos ou interesses repetitivos. Indivíduos com síndrome de Asperger muitas vezes têm dificuldade em entender as pistas não verbais, como expressões faciais ou linguagem corporal, e podem ter problemas em fazer amigos e formar relacionamentos significativos. Eles também podem ter interesses altamente focados e rotinas ou rituais mais rígidos.
A síndrome de Asperger era classificada como um quadro de menor gravidade dentro do autismo, com sintomas mais suaves na área da comunicação e com nível mais elevado de funcionamento. Hoje, por não haver mais a distinção entre os diagnósticos, sendo todos classificados como sendo dentro do TEA, não costuma-se mais falar em semelhanças e diferenças entre esses quadros clínicos.
Porém, para fins didáticos, descrevemos algumas semelhanças e diferenças usualmente identificadas:
Principais semelhanças entre a Síndrome de Asperger e o autismo
- Dificuldades na comunicação social: as pessoas com Síndrome de Asperger e autismo podem ter dificuldades para se comunicar de forma efetiva com outras pessoas, incluindo compreender nuances sociais e expressar seus próprios sentimentos.
- Problemas com interações sociais: os portadores da Síndrome de Asperger e autismo podem ter dificuldades para compreender e se envolver em interações sociais apropriadas, como compartilhar interesses e brincar com outras crianças.
Quais são os sinais de alerta para os Transtornos do Espectro Autista (TEA)?
- Dificuldades na
comunicação social: especialmente para estabelecer contato visual, compreender
ou usar gestos sociais, além de se comunicar com outras pessoas.
- Problemas com interações sociais: incluindo dificuldades para brincar com outras crianças, compartilhar interesses e compreender a perspectiva dos outros.
A identificação precoce dos casos de TEA é fundamental para que a criança possa receber o apoio necessário o quanto antes, para assim poder retomar seu desenvolvimento esperado. Em caso de suspeita de TEA, ou dúvidas sobre o desenvolvimento da criança, é muito importante que a criança possa ser avaliada por profissionais qualificados.
O CENI fica na Rua Ramiro Barcelos, 910, Bloco A, 4º andar, Porto Alegre-RS. Os atendimentos são realizados para crianças de até 6 anos. Fonte: Dr. Thiago Botter Maio Rocha (CRM-RS 31966) psiquiatra da infância e adolescência e coordena o Centro Especializado em Neurodesenvolvimento Infantil (CENI) do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre - RS.
TREINAMENTO PARA MONITORIA ESCOLAR PARA ESTUDANTES COM NEE, ATUALIZAÇÃO TÉCNICA, ACOMPANHAMENTO E MENTORIA.
EXISTEM DIFERENÇAS ENTRE SÍNDROME DE ASPERGER E O AUTISMO?