PROJETO DIMENSÃO - PROF MÚCIO MORAIS

I – Nome do projeto –

          

II – Introdução

Este é um projeto socioeducativo realizado na comunidade, podendo ser estendido às diversas regiões do município dada a sua relevância.  O Polo do Projeto, sua administração e planejamentos estratégicos estarão por conta da empresa Múcio Morais Soluções e sua equipe de diversos (1) profissionais multidisciplinares, podendo a critério do contratante trabalhar em conjunto com técnicos da Secretaria de Educação ou mesmo com técnicos da empresa patrocinadora. 

Este projeto atenderá Jovens a partir dos 09 (nove) anos nos estabelecimentos de ensino públicos ou privados contratantes do programa;

Serão oferecidas por escola nas diversas etapas  20(Vinte) aulas/oficinas/Workshops/ANO, abrangendo desde a pesquisa, levantamento de dados e diagnóstico psicoeducacional (quando houver)  até a oferta de aulas de desenvolvimento humano, cidadania, grupos terapêuticos, capacitações e formação de (2) multiplicadores, realizados (Presenciais) nas dependências das escolas participantes e em algumas modalidades no formato ON LINE (Excepcionalmente para os multiplicadores e sessões terapêuticas emergenciais).  

Argumentação 1

Vivemos tempos novos, com novos desafios, e, obviamente precisamos entender o papel que nos cabe como instrumentos de defesa da sociedade, mais especificamente das crianças e adolescente, estes apresentam uma complexidade de necessidades, porém uma delas tem sido uma ameaça emergente com riscos dos mais variados.

Falamos do estado emocional de nossas crianças e jovens, seguido do ambiente escolar cuja dificuldade de se renovar e instrumentalizar-se para um enfrentamento direto a este problema, transforma gestores e professores em reféns do caos.

Temos ainda o ambiente e cultura familiar, fonte inesgotável de distorções e desinformações, agregados aos aspectos psicossociais envolvidos na construção da identidade paterna, fechando o ciclo com a própria sociedade, o ambiente social onde nossas Famílias, Crianças e adolescentes vivem e desenvolvem sua personalidade e caráter, esta sociedade que se exclui de vínculos mais profundos, não sendo participativa de forma efetiva, mas uma mera plateia do que acontece na vida da sociedade marginalizada.


Estas constatações nos levam a pensar em um programa exatamente com a dimensão necessária para alcançar a todos os atores deste processo, orientando, assistindo, capacitando para que cada parte se torne consciente e assim participe na formação de uma sociedade saudável, a partir de nossa base, as crianças, adolescentes, família e escola, uma engrenagem que complete satisfatoriamente seu ciclo.

As ações direcionadas e fracionadas têm trazido exaustão a gestores públicos responsáveis e a nós, sociedade consciente. Conserta-se um lado e deteriora-se no outro, criamos então mais um projeto, atacamos, nos envolvemos e no próximo ano temos um retrabalho por falta de base sequencial em nossas ações, até quando vamos administrar nosso país desta forma? Quase tudo por aqui funciona assim, é hora de mostrar que a educação bem cuidada, com bases reais diagnosticadas, ações pontuais, ousadia, sequência e frequência, pode dar um salto de qualidade e eficácia, podemos sim deixar estes "problemas tradicionais" e avançar para um sistema dinâmico de educação. 

Também os direitos dos menos e dos mais favorecidos (*este não é um projeto orientado somente aos carentes e necessitados, mas a todos indiscriminadamente); Só serão democraticamente alcançados quando todas as pessoas, indiscriminadamente, tiverem acesso à cultura, ao conhecimento e aos meios necessários para o exercício pleno da cidadania, inclusive entendendo seus deveres e estabelecendo o equilíbrio familiar,  definindo um futuro justo, próspero e influenciador. (*Geralmente se pensa que lares instáveis são mais presentes nas classes economicamente mais baixas, e não são!) 

Na desigualdade de armas entre os poucos soldados que lutam pela justiça e o exército das indiferenças sociais, estão expostos dolorosamente os nossos fracassos. (Múcio Morais,  mmse. sociedade cinza - ebook © Copyright 2004)

III – Programas Satélites

Chamamos Programas Satélites as ações que integram o programa, sendo chamados escola de... Na expectativa de dar um “tom” educacional nos processos; São seis “Escolas” com frentes de atuação específicas:

  1. Escola de Alunos/Juventude; 
  2. Escola da Família; 
  3. Escola de Professores; 
  4. Escola de Gestão Avançada;(Para Gestores, Professores e demais profissionais da educação)
  5. Escola da Sociedade/Sócio educativa – direcionada às diversas dimensões de atuação do ser humano na sociedade.
  6. Escola de Multiplicadores (Para pessoas que queiram unir-se no processo de multiplicar o conhecimento gerado por esta programa).

 IV – Objetivos Gerais

Nossas ações estão propostas em (a)Incluir explicitamente o ensino de valores e o desenvolvimento de atitudes no cotidiano das pessoas, por meios terapêuticos, oficinas, campanhas e interferências programadas (b) cuidar de sua saúde emocional em escala, envolvendo diversos públicos; (c) desenvolver gestores conscientes e preparados para as novas demandas, (d) receber e despertar voluntários da sociedade, (e) assistir, treinar, apoiar e cobrar das famílias o seu papel bem desempenhado, (f) interferir nos processos de degradação de nossa educação, o que não significa tomar como instrumento e como medida da ação pedagógica, o controle do comportamento desses atores, mas sim, intervir através de ações pontuais no processo educacional, diga-se, na cidadania e no seu desenvolvimento.

      è Possibilitar a problematização de situações por meio de programas que permitam observar, criar soluções, estabelecer relações, pensar, entre outras funções.

è Criar uma rede de possibilidades no atendimento múltiplo às crianças, adolescentes, familiares e sociedade;

è Integrar a sociedade nos processos de inclusão e apoio social;

è Informar à sociedade das ações e ferramentas de combate às diversas situações de risco social;

è Favorecer a aprendizagem cooperativa, no processo de construção do conhecimento.

è Organizar as atividades levando o aluno a substituir sua alienação por autoconhecimento, tornando-se protagonista de sua própria vida;

è Trocar a ociosidade de assistidos passivos por uma ação fecunda, autêntica e com resultados práticos em seu processo de inclusão;

è Promover a integração e despertar a sensibilidade da sociedade “em neutralidade”;

è Ser um formador de gestores, professores e demais lideranças com foco na solução de problemas ampliando sua capacidade e percepção de atuação;

è Inserir processos de gestão participativa nas escolas de modo a reduzir gradativamente a necessidade e dependência exclusiva do poder público;

è Dividir as responsabilidades, ações e atuações no ambiente escolar por parte da sociedade;

è Atacar as questões desde a sua base, com ações pontuais e soluções definitivas;

è Atuar no desenvolvimento das habilidades familiares na educação de seus filhos;

è Definir protocolos nas responsabilidades de cada ator na sociedade;

è Despertar o senso de responsabilidade por ações de mudanças nas condições de vida por meio da educação e ações empreendedoras;

è Definir uma nova cultura educacional comportamental no município com ações harmônicas e continuadas, corrigindo e definindo desde o fundamento, valores e visão humanas até o impacto desta transformação no meio social atendido por este projeto.

è Criar protocolos que possam nortear cada ano e evoluir conforme o progresso alcançado neste processo.

 V – Objetivos Específicos

 1.    Escola de Alunos/Juventude; Escola da Cidadania;

Realizado nos espaços escolares, este programa visa estimular os jovens, despertar comportamentos, investir no desenvolvimento humano, comportamental, emocional, mental, em especial na sua capacidade, visão e despertamento das necessidades de aprendizagem e motivação para seguir com sua formação.

Ajude as pessoas a mudarem a maneira como enxergam a vida e elas terão um caminho iluminado à frente! Múcio Morais

Implementação do “Saber mais” com Mais de 160 atividades psicopedagógicas voltadas para o treinamento da memória, atenção e habilidades auditivas, estimulando as habilidades comunicativas, de memória, atenção e foco, entre outras, com jogos interativos e educativos para diferentes aspectos da comunicação e do processamento auditivo de maneira lúdica e divertida, virtual e presencialmente via aplicativo fornecido às famílias e gerenciadas por nossa equipe pedagógica. (Opcional) Podendo ser instalado nas salas de recursos das escolas, tornando-se uma atividade pedagógica vinculada à escola.

Neste programa inclui-se ainda, como preparatório profissional e banco de estágios, com parcerias com empresas locais de todos os portes na empregabilidade e apoio aos jovens do médio e EJA.

Neste programa também será realizado um programa “pré-Enem e pré-vestibular” visando a preparação de adolescentes para estes desafios;

Serão ofertados cursos e treinamentos de relevância e com carência de mercado, os cursos serão trazidos pela empresa Múcio Morais Soluções Empresariais e seus parceiros, incluindo ainda um banco de empresas e profissões que fará a gestão desse processo; Na Escola de Juventude, traremos ainda os valores vinculados aos princípios de cidadania e civismo, visando uma sociedade menos vitimista e mais protagonista;

2.    Escola da Família;

Desenvolvimento do processo de educação familiar, oficinas de aconselhamento, cursos voltados para as rotinas familiares, educação de filhos, relacionamento, comunicação no lar, o papel de cada um, autoridade no lar, disciplina eficaz, finanças. 

Preventivos tais como alcoolismo, violência doméstica, prevenção ao uso de drogas; Além das ações propostas: Apoio e orientação sócio familiar na escola ou organizações parceiras, (desenvolvimento de ações complementares à política pública); 

OFICINAS TERAPÊUTICAS COM PAIS tratando da saúde mental e emocional da família, propondo comportamentos, mudanças, nova visão, novos horizontes para as famílias.

Promover a integração família/escola em níveis mais elevados de relacionamento, envolvendo os Pais profissionalmente, intelectualmente e socialmente em programações específicas. Palestras e bate papo sobre temas relevantes como:

  • 10 COISAS QUE OS PAIS PRECISAM SABER ANTES DO ANO LETIVO
  • O QUE TODA FAMÍLIA PRECISA
  • CONVERSAS DIFÍCEIS, COMUNICAÇÃO EFICAZ NO LAR
  • COMO TRATAR ADEQUADAMENTE MEU FILHO ADOLESCENTE
  • OS PILARES DE UM LAR SAUDÁVEL
  • RELIGIÃO NA FAMÍLIA, VOCÊ PODE ESTAR AFASTANDO SEUS FILHOS
  • PEQUENOS GESTOS PARA TRANSFORMAR A VIDA ESCOLAR DOS FILHOS
  • QUAL O PAPEL DA ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO?
  • 5 AÇÕES EM CASA QUE LEVAM SEUS FILHOS AO FRACASSO NA VIDA
  • FALANDO DE SEXO COM SEUS FILHOS
  • PAIS, VOCÊS CONSEGUEM TER UMA CONVERSA FRANCA SOBRE SEUS FILHOS?
  • PAIS, QUERO LHES APRESENTAR SEU FILHO DESCONHECIDO, NÃO O DE CASA, MAS O DA ESCOLA;   

Estas atividades serão promovidas nas dependências das escolas;  

3. Escola de Professores


Nosso Professores precisam de Mentoria de vida e acompanhamento emocional, esta é a primeira ação da Escola de Professores, promover ações de melhoria de vida, prevenção e combate as mais comuns das doenças mentais nos educadores "A Síndrome de Burnout", ansiedade e depressão. Motivo de até 24% de absenteísmos nas escolas municipais, este número pode ser resolvido, mas com as pessoas.
Acesso as mais práticas e aplicáveis técnicas pedagógicas disponíveis, atualizações em Neuroeducação aplicada com mais de 10 FORMAÇÕES na área, além de atualizações em gestão de classe, afetividade como instrumento de aprendizagem, processos avançados de letramento e outros temas relevantes além de palestras e bate papos com temas como:

  • PROFESSORES NOTÁVEIS CONSTROEM PESSOAS NOTÁVEIS;
  • PROFESSOR, A CADA  MINUTO TUDO PODE MUDAR;
  • SAÚDE EMOCIONAL DOS PROFESSORES;
  • SETE PERGUNTAS PARA MUDAR SUA VIDA;
  • SÍNDROME DE BURNOUT;
  • TODOS OS PROFESSORES TEM NECESSIDADES ESPECIAIS (NOVA);
  • 7 BASES COMPORTAMENTAIS PARA PROFESSORES SAUDÁVEIS;
  • RODA DA VIDA PARA PROFESSORES;
  • SEGREDOS DA BOA GESTÃO EM SALA DE AULA
  • PLANO DE AULA X PLANO DE APRENDIZAGEM QUAL DELES VOCÊ FAZ
  • COMO TRAÇAR E TRABALHAR OBJETIVOS E METAS PARA TODOS OS SEUS ALUNOS? 
  • PAINEL DAS PROFISSÕES, VAMOS DESENVOLVER ESTA TÉCNICA EM SUAS TURMAS? ALUNOS COM AUTOESTIMA, FOCO, DIREÇÃO, PROPÓSITO E POSTURA, TE INTERESSA? É CLARO QUE SIM!


4.    Escola Avançada de Gestores e Mestres;

  •       Aplicada em formato de workshops Bimestrais ou de acordo com a demanda da região, esta Escola terá apresentações de temas voltados para a modernização e eficácia em novos modelos de ações frente aos desafios da escola.

Um trabalho de reinvenção dos processos escolares no Brasil, a descoberta de novas dimensões para a gestão escolar, conhecer a dinâmica das atividades periféricas que envolvem a sua atuação, o gestor escolar pode definir as melhores estratégias de atendimento aos estudantes, assim como fortalecer sua liderança frente às equipes responsáveis pelos diferentes setores da instituição.

Mudança visão e comportamento para tornar a jornada de ensino surpreendente e engajadora, transformando a escola em um centro de soluções, utilizando todo seu potencial, hoje subutilizado. Formar e capacitar gestores neste setor é um passo enorme nas soluções de diversas demandas. O trabalho inicial será sobre “Gestão Integrada” a escola como uma cidade e o gestor como prefeito. Serão apresentados ainda processos de otimização de aprendizagem e recursos alternativos para desempenho e avaliação escolar.

5.    Escola da Sociedade;

Nenhuma escola simplesmente "existe" em uma comunidade, ela é parte, influencia e recebe a influencia do meio, responde por grande parte dos empreendimentos, colaboradores, trabalhadores, profissionais das mais diversas áreas, que futuramente atenderão a própria comunidade. 

A Sociedade como um todo, abrangendo famílias, empresas, instituições públicas e privadas, podem e devem fazer parte da vida da escola e vice versa, esta iniciativa é no sentido de melhorar esta relação e contribuir humanamente para uma sociedade mais solidária, próspera, equilibrada e espiritualizada com uma visão holística do mundo a sua volta. 

Nesta escola iremos oferecer temas pertinentes as necessidades desta comunidade voltadas para o objetivo final. 

6. Escola de Multiplicadores

Tanto para compor nossa equipe, quanto fazer parte deste projeto, sendo ele admitido como uma política pública no município, temos a intensão de promover o treinamento de multiplicadores para que possam reproduzir o conteúdo de cada módulo, utilizando este aprendizado em seu cotidiano. 

 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL

è OFICINAS DE PREVENÇÃO

Palestras, Workshops, Jogos Mentais tratando de Filosofia de vida, Processos decisórios, Prevenção aos embates da vida, Realismo X Realidade, Posturas, Posicionamentos, estratégias de vida...    

è Exercícios de Gestão de Vida, – direcionada às diversas dimensões de atuação do ser humano na sociedade, QUEM SOU EU NA SOCIEDADE.

è MODULOS TERAPEUTICOS

Acompanhamento Psicológico com ATENDIMENTO PERSONALISADO POR PSICÓLOGOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE MENTAL,

è Palestras, Workshops, Jogos Metais, Exercícios de Gestão de Vida, prevenção de doenças mentais, apoio terapêutico para as principais patologias em nosso ambiente, depressão, ansiedade, síndrome do pânico, estresse e outras.

è Atendimento nas dependências da escola na comunidade,

è Aberto ao público em geral, em momentos específicos, 

è Oficina Terapêutica Integrada

è   Análise SWOT aplicado a Vida; Onde estão sua forças e fraquezas? (Acompanhados de       Jogos Mentais, Educação Emocional, Ferramentas de administração comportamental,           Processos CA responsivo = Causa e Efeito)

è Dez Passos importantes para vencer a depressão

è Síndrome de Burnout na Educação (Professores e Gestores)

è Gestão de Vida no Século XXI – Limites Emocionais

è Administração do Stress, retomando o controle de sua vida!

è Uma nova visão terapêutica para pessoas em estado de sofrimento mental e emocional! (O que realmente está acontecendo e como ajudar na solução geral do “problema”) Acompanhamento de casos. 

VI - Metodologia


A metodologia traz parte da bagagem que os participantes adquiriram nas suas formações acadêmicas e experiências profissionais, para propiciar a reflexão sobre cada abordagem do comprometidos com uma assistência global, onde a abrangência já trabalha de forma objetiva nas soluções com qualidade, criatividade e inovação. A Metodologia visa fazer a diferença na formação das futuras gerações.

Ao compreender a dinâmica das atividades que envolvem a sua atuação, o gestor escolar pode definir as melhores estratégias de atendimento aos estudantes, assim como fortalecer sua liderança frente às equipes responsáveis pelos diferentes setores da instituição.

1. Mentoria: O programa terá mentorias voltadas para o acompanhamento dos Adolescentes em processo de apoio emocional e saúde mental, também com famílias e seu progresso;

2. Gamificação:  Gamificação é um termo adaptado do inglês – gamification – que define o emprego de técnicas comuns aos games em situações de não jogo. Ou seja, uma característica que, normalmente, aparece em jogos é adaptada para um contexto distinto, geralmente para motivar ou tornar uma tarefa mais prazerosa.

3.             ON LINE/OFF LINE Aulas, plantões de apoio e atendimento, acompanhamentos, definição de estratégias, correções de rumos, encontros administrativos, alteração de diagnósticos etc;

4.               Treinamento presencial;

5.               Seminários e Workshops;

6.               Grupos de estudo;

7.      CHACAP; O método CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude) é muito utilizado para medir o desempenho dos colaboradores em uma empresa. Assim, o CHACAP une o método CHA com as técnicas de aprendizagem desenvolvidas pelo psicólogo americano Benjamin Bloom. Do outro lado, CAP é a sigla que representa os diferentes tipos de aprendizagem: cognitivo afetivo e prático. Assim, é uma metodologia que foca em unir o desempenho com o conhecimento.

8.               Utilização do lúdico, artes, dança, teatro, fantoches, StandUP e outros;

VII – Cronograma

Definido após contratação considerando o público alvo, local, numero de escolas assistidas, condições estruturais, e outros.

VIII – Recursos Financeiros

Em media, contando com as perecerias já fechadas com nosso programa, o custo médio por escola e de R$65.000,00 (Anuais) sendo necessário o mínimo de 4(quatro) escolas contratadas por município. 

IX – Recursos Humanos

Psicólogo, Psiquiatra, Psicopedagoga, Instrutor, Palestrante e Outros.

X – Recursos Logísticos 

XI - Orçamento para implementação deste projeto.

Descrição do(s) Serviço(s)

Valor Unitário

Valor Total

 

Contratação por 01 ANO de Empresa de assessoria e desenvolvimento para disponibilização de profissionais;

 

 

Desenvolvimento de Material pedagógico, palestras e conteúdos para as “Escolas” propostas;

 

 

Aquisição de licenças do APP Afinando o Cérebro, utilizado pelas famílias no desenvolvimento das crianças com NEE

https://www.afinandocerebro.com.br/

 

 

Outros Profissionais Contratados

 

 

Custos Operacionais extras, despesas técnicas para atendimento ao “novo” público; deslocamentos e demais necessidades básicas

 

 

Aquisição de equipamentos para utilização nas Escolas;

 

 


 

 

Investimento total                       

 

                      

 XII – Processo de Avaliação

Bimestralmente o projeto apresentará ao investidor social relatório mensurando os progressos em todas as áreas de abrangência do projeto.

XIII – Terminologias

(1)     Equipe Multidisciplinar? Uma equipe multidisciplinar é um time formado por diferentes tipos de profissionais, que possuem habilidades técnicas diversas, perfis comportamentais variados, vivências e experiências distintas um dos outros.

(2)     Multiplicadores são colaboradores da empresa que tem a missão de transmitir aos demais colegas algum aprendizado, estimulando um ambiente de contínuo aprendizado. O papel do multiplicador é absorver a informação e propagá-la por toda a empresa, ensinando o conteúdo aprendido.

ESQUEMA BÁSICO DO PROJETO

ALGUNS CONTEÚDOS PROGRAMADOS           Conheça alguns dos nossos conteúdos para esta programação! CLIQUE AQUI 

ALGUNS CLIENTES QUE FIZERAM 

PARTE OU TODO O PROGRAMA!

São mais de 500 Secretarias de Educação atendidas, 1500 instituições de ensino e milhares de professores e gestores capacitados e atualizados. Este projeto pode ser executado integralmente ou em partes, adaptado à situação e condições do processo educacional em seu município. "FAÇA CONTATO".


ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão caindo por terra, as mudanças vem a reboque de ...