Há alguns dias tive o privilégio de retornar pela terceira vez a uma empresa onde realizei palestras motivacionais, na última vez falei sobre atendimento que encanta clientes, foi uma bela noite, com muitas descobertas, conscientizações, decisões e especialmente a mobilização da equipe de atendimento, vendas, setores administrativos e diretores no sentido de aplicarem aqueles princípios que certamente fariam uma grande diferença nas relações com os Clientes.
Desta vez os dois gerentes responsáveis pela equipe me procuraram, antes da palestra, dizendo que queriam que eu enfatizasse novamente aqueles princípios (de atendimento), pois “o fogo” durou apenas algumas semanas, aplicaram os princípios por algum tempo mas aos poucos as coisas foram voltando “ao normal” segundo eles.
Minha resposta a eles, com muito carinho foi a seguinte: Meus caros, o problema aqui me parece ser de liderança, pois se os princípios foram praticados, ainda que por um tempo pequeno, significa que foram aprendidos, porém não entraram para a cultura de atendimento da empresa, faltou assimilação, ai a questão é “disciplina e prática” e isso não é algo que não vai acontecer sem a interferência da liderança.
É preciso EXIGIR QUALIDADE TODOS OS DIAS e isso custa sistematizar, acompanhar e cobrar. Este é o papel da liderança na formação de cultura em qualquer área da gestão empresarial.
EXIGIR QUALIDADE TODOS OS DIAS é o papel fundamental da liderança nas empresas, a qualidade deve estar presente em todos os processos, parece-me que a liderança empresarial anda meio perdida em meio às rotinas administrativas e evidentemente se esquecendo de seu papel fundamental na direção do barco, isso acaba por trazer insegurança às equipes e ainda promove a inconstância comportamental.
*LIDERE, EXIJA QUALIDADE TODOS OS DIAS, ESSE É O SEU PAPEL!
Sucesso a todos!
(*Este artigo é parte da Palestra Liderança que faz diferença, do Prof. Múcio Morais)
Múcio Morais – Palestrante Motivacional – muciomorais@gmail.com – Tel. 31 99389-7951 – Atendimento em todo o Brasil! Palestras voltadas para empreendedorismo, motivação, ambiente, vendas, atendimento, carreira e temas relacionados ao desenvolvimento humano.