Se não souber onde quer chegar, não saberá escolher o caminho; (Palestra para Jovens) - Múcio Morais


Se não souber onde quer chegar, não saberá escolher o caminho;

Artigo é parte integrante da Palestra para Estudantes do ensino médio, contendo alguns elementos de nossa PROGRAMAÇÃO JOVEM, desenvolvida ao longo do ano com os alunos, solicite informações, uma coisa eu garanto, uma nova juventude vai surgir em seu município. 

Múcio Morais

Certa vez um agricultor voltava para casa caminhado por uma longa estrada quando deparou-se com um grupo de amigos discutindo sobre um mapa, ele parou e perguntou se poderia ajudar, um dos jovens disse a ele que estavam procurando uma montanha chamada Paraíso, logo uma garota o interrompeu e disse, não, você está enganado, não é uma montanha, é um rio que nasce em um monte, nesse momento dois outros jovens confusos entraram na conversa; mas nós achávamos que era uma floresta, considerando o nome Paraíso. O agricultor mais confuso ainda, disse aos jovens, pois bem, aqui na região temos diversos lugares com o nome de Paraíso, a Rua Paraíso, o Bairro Paraíso, o Bar Paraíso, o Rio Paraíso, cada um desses fica em uma direção, se vocês não sabem o que procuram, não posso mostrar o caminho.

Esta é a situação de muitos estudantes, estão atirando por todos os lados, ou mesmo desanimados com tantas informações, possibilidades, caminhos etc. Até certo momento de nossa vida estudantil, não precisamos mesmo definir rumos, apenas ser bons alunos e nos esforçarmos para aprender e desenvolver nossa inteligência, já é o suficiente. Nessa fase não leve tão a sério seu futuro, viva o presente de maneira inteligente. 

Mas, sem abandonar suas responsabilidades com sua própria  vida, quero somente te ajudar a não colocar mais pressão do que necessário, suas escolhas acontecerão se você é um jovem sério, se sabe que a vida vai te cobrar isso no futuro, em um momento, fazendo as coisas normalmente, você descobrirá suas vocações, desejos e sonhos.  

Vou te dar algumas dicas para ter este momento mais tranquilo:

  1. Aproveite esta fase de estudos para ser uma pessoa melhor, esse é o verdadeiro projeto de vida, leve isso a sério, ESCOLA NÃO É SÓ PARA TE DAR UM RUMO PROFISSIONAL, mas para te ajudar a viver em comunidade e aprender com as pessoas.
  2. Observe as pessoas, especialmente seus familiares, professores e colegas; perceba aqueles que parecem mais felizes, centrados, equilibrados, aqueles com os quais você gostaria de “parecer” descubra o que eles fazem e tente assimilar um pouco deles. Estas são boas pessoas para amizade.
  3. Leia, pesquise, entenda sobre a vida, busque textos de bons autores que falam sobre a melhor maneira de viver, se tiver pessoas com experiência perto de você, como Pais, tios e avós, fale com eles.
  4. Pense em sua carreira Profissional como uma oportunidade para servir as pessoas, ser útil, trabalhar com satisfação, ser reconhecido pelo seu conhecimento e eficiência naquele setor. É preciso transcender o significado de trabalho, como um mero cumprimento de tarefas estabelecidas. Do contrário, escolher pra quê?
  5. Seja determinado;

  6. Escolha um “PROJETO SOCIAL” e faça parte de algum movimento que ajude as pessoas, se não souber de algum, reúna seus amigos e façam vocês mesmos; Acredite, tem muita gente precisando de algum tipo de ajuda, e, vocês podem ajudar! “Um Grupo de alunos do ensino médio em uma Escola Estadual em São Paulo", resolveram recolher alimentos, roupas e outras doações e entregar para famílias em dificuldade na Pandemia do Covid-19. Outro grupo da mesma Escola" já fazia um trabalho voluntário ajudando em um lar de idosos, enfim, como disse, há muito o que fazer.

  7. Faça sua(s) escolha(s) mas pense em um plano B, até em um plano C, outras profissões que te fariam bem, outros caminhos que pode trilhar, coisas como intercâmbio, cursos técnicos, estágios, empreendedorismo, carreira militar, talentos pessoais como artesanato, música, dança, teatro, empresa da família, enfim, existem muitas possibilidades e as que você pensou podem nem acontecer, então relaxe!
  8. Fique atento às mudanças no mundo, profissões novas, novas tecnologias, jeito diferente de fazer as coisas, inove, seu mundo de verdade ainda nem existe. Mas não seja neurótico com essas coisas, atualize-se mas não se torne o chato da turma ok?
  9. Cuidado com os estereótipos ou representações distorcidas da profissão, nem sempre a realidade é o que parece, esta base para decidir é furada!

  10. Seja equilibrado com as coisas, nada, absolutamente nada, tem somente um jeito de se fazer, então abra possibilidades para mudanças e para aceitar as pessoas como elas são, incluindo seus Pais. Aqui pega neh?
  11. Lembre-se que ser uma pessoa de valor é o que importa, ter caráter, honestidade, sinceridade, se importar com as pessoas, bom profissional que não é boa gente, não vai longe.
  12. Não tente entender ou explicar tudo, ninguém consegue e quem tenta fica parecendo um bobo! Muitas coisas são, porque são!
  13. Limpe seu quarto, ajude nas tarefas da casa, sirva seus Pais e irmãos, não seja rabugento só porque é adolescente, isso é uma escolha, seja legal.
  14. Seja feliz e tome banho todos os dias!

Quero que você entenda que viver bem este momento é a base para o restante de sua vida, há muitas coisas para se explorar e conhecer, seja um explorador. É em meio a aproveitar bem esta fase que você descobrirá seus objetivos e assim poderá traçar seus caminhos, então fique esperto, o mundo te aguarda!

Salve!  Múcio Morais


PALESTRANTE MOTIVACIONAL / EDUCAÇÃO / JUVENTUDE

 

Este texto integra a PALESTRA  “JOVENS QUEREM SABER”   de Múcio Morais.

 

Palestras para Jovens e Adolescentes

* "Programação de integração e motivação da Juventude" Programação Jovem                Projetos de mídia e imprensa

Papo Jovem

Jovens que fazem

Comunidade Jovens em Ação 

P!

Informe-se:

fone/zap: 31 99389-7951




ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão caindo por terra, as mudanças vem a reboque de ...