AUTOAVALIAÇÃO - RODA DA VIDA - MÚCIO MORAIS

Este É UM EXERCÍCIO para te ajudar a experimentar a melhor vida possível, viver de acordo com os seus valores ou perceber a necessidade de mudar, realizar objetivos satisfatórios, interferir em situações que estão te impedindo de caminhar melhor.

Um aspecto importante do caminho da autorrealização é criar equilíbrio entre nossos vários papéis e áreas da vida. Senão, nossos esforços podem levar a um desenvolvimento desproporcional em uma área, possivelmente em detrimento de outras.

A Roda da Vida é uma ferramenta muito utilizada para se ganhar uma visão geral e holística de níveis de satisfação nas áreas de sua vida.

Funciona assim: Você vai tirar um momento a sós, pode ser feito em vários momentos, esteja concentrado, isole-se, leia cada área, por exemplo: ÁREA de Relacionamentos; PERMITINDO QUE OS MEMBROS DA FAMÍLIA RESOLVAM-SE, o que isso significa?

Você permite ou exige que os membros da família cuidem e resolvam seus problemas? Ou você está sempre interferindo como se os problemas fossem seus? Você é a Avó que cuida dos netos e se priva de ter uma vida mais tranquila? Você tem filhos com mais de 25 anos morando em casa? Você se sacrifica em excesso para servir e não é valorizada? Quase tudo recai sobre você?

Qual o resultado disso? Ansiedade, preocupações, problemas respiratórios e cardíacos, alergias, enxaqueca, depressão, pânico, e um sério problema de baixa autoestima, culpa e complexos, cuidar da vida dos outros em excesso pode nos fazer descuidarmos da nossa própria vida.

Então sua nota nesse quesito é muito baixa, você não deixa as pessoas se virarem e crescerem, precisa mudar isso rapidinho. Chamar a turma e avisar, de agora pra frente será desta e desta forma, vocês tem esta semana para fazerem as mudanças. E, assim, você assume o controle de sua vida. Por que? Porque as pessoas te controlam.

Vamos pensar em outro ítem, por exemplo, espiritualidade, tenho visto em diversas Redes Sociais a presença de religiosos, estão sempre mantendo pelo menos três atitudes que os fazem parecer espirituais, mas não são, 1. São legalistas, cheios de "Senhor disse isso ou disse aquilo" chamam as pessoas de "ímpios" condenam, julgam, etc; 2. Estão geralmente com uma atitude de petição, clamor, choro, parece que vivem sofrendo, doentes, angustiados e Deus acaba sendo uma espécie de paizão rico, psicólogo e cavalaria de ultima hora, sofrem demais. 3. Proclamam uma séria de jargões, clichês, Glória isso, Glória aquilo, misericórdia, aleluias, eu creio, tomo posse, bla bla bla, uma coreografia que serve pra quase tudo. Sequer se lembram que a fé sem obras é morta. ENTÃO SUA ESPIRITUALIDADE NÃO TE TRAZ PAZ? Tem algo muito errado com ela, repense, refaça, reaprenda, espiritualidade e religiosidade não têm 'NADA"  a ver. Você é espiritual ou religiosa? Esta é uma boa avaliação neh?

Enfim, procure aprofundar em sua auto avaliação, superficialidade leva a estagnação, tá bom então deixa assim.

ENTÃO VAMOS FAZER A RODA, você mesmo pode fazer um desenho, ou solicitar este texto e a roda por e-mail, enviarei para você com maior prazer, é grátis tah?  👀Meu e-mail é👀: contato@muciomorais.com

Depois que fizer a roda, faça sua própria avaliação e defina ações que irá tomar, use estas perguntas:

1.      Há alguma desproporção forte?

2.      Os raios da Roda da Vida são curtos? PORQUE?

3.      Efeitos Cumulativos – o que vai acontecer se continuar assim?

4.      Pontos de Alavancagem – onde mexer para ter efeito cascata?

5. Pergunte-se em cada área, estou realizado nesta área? Se substituísse a palavra “realizado” por “satisfeito”, as respostas mudariam muito?

6. Para cada área da vida, pergunte-se, “O que tenho que mudar nas minhas atitudes e meu comportamento para saber que eu me importo com esta área da minha vida?”

Depois de fazer este levantamento, pergunte-se, “Qual é o passo mais fácil, mais viável, mais acessível que posso dar hoje ou esta semana, em direção daquilo que quero?" Assim, você estará a caminho de uma Roda da Vida em expansão e revolução, mudanças.

COMO MUDAR NOSSAS REALIDADES? VAMOS TREINAR A MUDANÇA / ESCOLHA UMA SITUAÇÃO E USE-A COMO EXEMPLO:

Uma dificuldade em lidar com filho adolescente, por exemplo. Defina algumas direções, algumas regras para esta relação, peça o filho para acrescentar algo, regras positivas, e passem a se relacionar com base nessas decisões, e, quando faltar a prática, um alerta o outro. Não se esqueça nessa relação que você é o Pai ou a Mãe, aja como tal.

Mudanças exigem atitudes, planejamento e estratégia, mas também exige firmeza, disciplina e vontade. Ninguém muda por causa de um vento, um sonho, uma profecia, uma premonição, só mudamos quando queremos fazer o esforça necessário para isso.

Somos a nossa própria mudança. Acredite nisso.

Múcio Morais

LEVE ESTA EXPERIÊNCIA PARA SUA EQUIPE, PALESTRAS, SEMINÁRIOS, CURSOS E WORKSHOPS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, FALE CONOSCO!

fone/zap: 031 99389-7951   /   e-mail: contato@muciomorais.com

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão caindo por terra, as mudanças vem a reboque de ...