Além disso os educadores estão em contato permanente com
todo tipo de conflito e sofrimento, desde familiares até os problemas ligados a
marginalidade, criminalidade e comportamentos inadequados em diversos níveis
tendo muitas vezes que intervir, amparar e conviver, gerando transtornos
psicológicos, processos de somatização, estresse e doenças crônicas.
Não temos ainda uma cultura de cuidado com os nossos
profissionais na educação, nem mesmo programas voltados para sua saúde e
harmonia. É como se intuíssemos que todos sabem como orientar a própria
existência livrando-se por conta própria de traumas, medos, dificuldades
emocionais, auto desconhecimento, inabilidades, falta de energia pessoal, baixa
autoestima e as diversas perdas resultantes dos fatores profissionais e
vivenciais mal administrados.
E onde tudo isso vai parar?
Basicamente um efeito em cadeia acaba por trazer sérias consequências
na vida do Educador, aquilo que poderia ser resolvido enquanto uma manifestação
de um provável distúrbio, por falta de prevenção e educação para a vida, acaba
se tornando um transtorno para a vida pessoal, trazendo consequências para
família, amigos e ambientes de convivência. E, é claro, chegando dentro da sala
de aula onde se necessita de equilíbrio, visão, motivação e habilidades
diversas para orientar as variadas inteligências e personalidades, nesse
momento as reservas intelectuais e emocionais estão esgotadas e o que se tem é
um "Mestre estressado e desmotivado X Uma turma desinteressada e
apática", daí o ciclo está formado, certamente isso explica grande parte
de nosso fracasso na educação.
Nossa cultura ocidental, voltada geralmente para o
“realizar” está cheia de orientações sobre planejamento, organização,
estratégias, administração de carreira, mas raramente tenho visto qualquer obra
ou princípios que enfatizem a orientação do interior, do desenvolvimento da
ordem interna, do espiritual (independente ou não de religião) e essa ênfase no
externo traz um evidente desequilíbrio e até contradição entre o ser e sentir X
o ter e realizar;
Nossa vida pública pode estar bem orientada, mas é no nosso
íntimo que os valores se formam, é nessa parte particular que realmente sabemos
quem somos e definimos para onde desejamos ir. E, quando o exterior subjuga o
interior, ainda que pareçamos bem sucedidos, aparecem os conflitos, dúvidas e
ansiedades aparentemente sem sentido, mas são reais e precisam ser tratadas.
No íntimo são feitas as decisões e definidas as intenções, é
lá que são realizados os julgamentos com base naquilo que acreditamos e
valorizamos e esta faceta de nossa vida precisa receber atenção para estar em
ordem;
As pessoas que não estão com seu íntimo em ordem muitas
vezes conseguem sucesso mas demonstram ao mesmo tempo uma inquietação
inadequada, suas atividades aparentemente lhes são muito mais pesadas que
realmente deveriam ser, mostram-se cansadas porém resignadas, confundem tranquilidade
e serenidade com passividade e indiferença, rejeitam qualquer postura nesse
sentido, por isso estão geralmente correndo de um lado para o outro,
gesticulando e realizando diversas atividades ao mesmo tempo, passando uma
imagem “altamente dinâmica” por uma auto percepção equivocada de si mesmo. A
idéia intrínseca é de que essa postura lhe trará respeito, reconhecimento e
resultados.
A descoberta de nosso mundo interior e as providências para colocá-lo em ordem certamente é uma das maiores descobertas para quem deseja ter de verdade “qualidade de vida” hoje em dia também muito difundida na forma de cuidado com o físico, saúde e lazer; Boas coisas, mas insuficientes para trazer satisfação ao ser humano.
_ Faça uma auto avaliação de cada área de sua vida; (Tenho
uma auto avaliação pré-definida que poderá ser enviada gratuitamente por e-mail
para aqueles que quiserem um guia para essa fase, peça pelo e-mail:
contato@muciomorais.com). Perceba cada área de sua vida, analise o tempo e
potenciais gastos nessas áreas, descubra os valores de retorno para sua vida e
perceba se a equação TEMPO/POTENCIAL X RESULTADO/SATISFAÇÃO estão em
equilíbrio;
Coloque cada área nas perspectivas:
_ Nossa motivação, a força que nos leva a agir da maneira
que agimos. Somos empurrados pelo ritmo dos tempos? Pela competição? Pelo
sentimento de fazer parte? Pelas expectativas alheias? Pelo que você acredita e
valoriza? Pelo que lhe dá prazer e qualidade de vida?
_Nosso tempo; Qual a relação TEMPO X IMPORTÂNCIA/RELEVÂNCIA?
Quanto de seu tempo é gasto com coisas que você acredita ser importante ou
essencial? Existe um equilíbrio?
_ Nosso sistema de crenças; Eu realmente acredito nessa
divisão de tempo? Eu acredito no que estou fazendo? Estou satisfeito com os
resultados? Isso é vida satisfatória? O que está faltando? Como completar
agora?
_ Nosso íntimo; Estou fortalecendo meu interior? Estou me
preparando para os momentos difíceis da vida? Estou me fortalecendo interiormente
para ajudar a outros? Faço diferença pelo que “sou” como ser humano, como
gente? O Que é mais importante para mim e para os outros, “EU GENTE ou EU
PROFISSIONAL, STATUS?...
_ Nossa Paz interior; Estou suficientemente em paz interior
para perceber os valores espirituais da vida? Minha sensibilidade está
conseguindo captar as mensagens da família? dos amigos, da natureza, Posso
ouvir a voz do Criador? Percebê-lo? Posso perceber algo além do meu campo
material de visão? Posso curtir o amor, a alegria, a paz, a harmonia, a
felicidade, a bondade, a generosidade? E quanto a uma boa música? As artes? Um
livro?
Não tenho tempo pra isso pode ser uma amostra muito séria de
quanto você valoriza a si mesmo e o quanto seu mundo interior precisa ser
reeducado;
Procure fazer um autodiagnostico e nas próprias perguntas encontre as respostas, esse também será um ótimo exercício para quem quer encontrar o equilíbrio da vida e nesse encontro ter a oportunidade de um recomeço; Você pode se quiser. Esse exercício "não é" mais uma forma de pressão, mas um espaço reservado a busca da paz e equilíbrio.
Minha proposta
é o desenvolvimento de um “Programa de monitoramento da QUALIDADE DE VIDA do
Educador” PROEDUCADOR; cujas bases estão descritas no texto do
Programa, solicite para sua SEMED ou SEDUC, será um prazer atendê-los.
Sucesso a todos!
Palestrante Múcio Morais
Este texto integra do Workshop "NEUROLINGUISTICA NA
SAUDE DO EDUCADOR / HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO"; Para contratar esta palestra
ou workshop faça contato pelo fone: 31 9389-7951; ou por nosso formulário de
contato;