A ARTE DE FAZER ENTENDER E FIXAR CONTEÚDOS - PROF MÚCIO MORAIS


Creio que ninguém vai discordar que o maior desafio da educação nestes tempos está no binômio ENSINO/APRENDIZAGEM, muito pela insistência de educadores em metodologias inadequadas ou falta de evolução e entendimento nas novas complexidades para ensinar. 


Em minhas andanças pelas escolas na América Latina, incluindo o Brasil, vi quase de tudo, e confesso que conheci poucos professores com altos índices de resultados nesta questão, em geral, as turmas têm uma minoria de "bons alunos" alguns alunos médios, inconstantes e outro grupo dos alunos "fracos" esta configuração é tradicional e o que ela demonstra e provoca não ajuda em nada o processo educacional, não falo do sistema, falo das pessoas, dos alunos. 

Ensinar é simples, desde que consigamos encontrar os canais de aprendizagem de quem está aprendendo, mas anime-se professor, existem alguns canais comuns a todos os tipos de inteligência (em outros artigos trato dos tipos de inteligência, neuroeducação, etc.), e estes canais podem ser usados por toda a turminha, com resultados incríveis, são métodos, dicas, caminhos bem simples, alguns bem conhecidos e outros nem tanto, vou apresentar 13 Dicas: 

                    
    1. REPETIÇÃO DOS PONTOS-chave DA AULA, no plano de aula defina o(s) objetivo(s) da aula, defina os pontos que constroem esta definição, enfatize o objetivo no início da aula, se puder escreva no quadro em destaque, e, dê sua aula de forma organizada, ponto a ponto, ao final, repita com toda a turma cada ponto e a conclusão. Se puder, faça isso mais de uma vez. 
    2. CHAVES DE OURO, leve um exercício pronto, com as perguntas cujas respostas sejam os pontos-chave, e obviamente uma pergunta conclusiva cuja resposta seja o objetivo/tema da aula, corrija em voz alta, com a turma. Dê créditos para esse exercício, que seja 0,5 (meio ponto) que seja; •
    3. PARA CASA, as mesmas perguntas de sala de aula, o mesmo exercício, a ideia é "estudar é prazeroso, simples e fácil", na verdade, eles irão rever os mesmos temas após uma pausa, para fixar algo, o nosso cérebro precisa de um tempo de descanso para, em seguida, ser estimulado a lembrar. Isso acontece entre uma aula e outra ou mesmo a volta para casa.
    4. EMOÇÃO / AFETIVIDADE, frases simples podem estimular o coletivo e o individual em uma turma, quando o professor expressa esta afetividade, de forma verdadeira, me lembro de um professor que ao entrar na sala dizia, finalmente cheguei na "turma dos inteligentes" e ele mudava as frases para "esforçados, vencedores" e às vezes brincava dizendo algo como "turma sem noção que nem eu" hahaha não preciso dizer que era minha matéria favorita, sabe? Poucos amam a matéria, a gente ama mesmo é o professor. 
    5. LEITURA RADICAL, ensine os alunos a lerem aquele questionário assim que for possível, em casa ou no trabalho, enfim, este tipo de atividade faz uma fixação incrível; em todas as idades.
    6. INCITE, ESTIMULE, PROVOQUE, tenha perguntas fechadas prontas, crie no momento, não informe. Uma boa aula não termina em silêncio, ou com os alunos ansiosos para acabar, na verdade, uma boa aula não termina, ele continua na próxima,  
    7. APRENDA A SER LÚDICO, expressar-se com emoção e carinho, o canal das emoções são os mais eficazes na aprendizagem, todos nós nos lembramos de fatos cercados de grandes emoções, mas não nos lembramos de fatos comuns, rotineiros, salvo se houver emoção. Lembre-se, o impacto de uma aula tem: 55% estímulos visuais - como o professor se apresenta, anda, gesticula, olha, se aproxima ou distância; 38% estímulos vocais - como o professor fala, sua entonação, velocidade, expressões timbre; e apenas 7% de conteúdo verbal - o assunto sobre o qual o professor fala.
    8. CAÇA DÚVIDAS, esta é uma técnica muito eficaz, e, basta uma simples ação com os alunos, peça que façam uma pergunta que deveria cair na prova, ou algo que eles têm dúvida, anote e transforme em para casa. 
    9. ASSOCIAÇÃO, cada fato ensinado é reproduzido em um movimento; todos fazem o movimento enquanto falam o princípio aprendido. Por exemplo, fato: D. Pedro I proclamou a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, a turma repete o fato e levantam o braço como se empunhassem uma espada e gritam "independência ou morte" nunca mais vão esquecer a data e o fato. 
    10. APRENDIZAGEM POR EQUIPE, dividindo a turma em equipes, faz-se um "quiz" da aula anterior no início de cada aula, cada turma recebe a pontuação conforme os acertos e assim o professor motiva as cobranças, motivação e frustrações entre os alunos e provoca o espírito de competição, é uma maneira de ensinar, fixar e educar para a vida.
    11. FORCA TEMÁTICA, é o famoso jogo da forca, mas, com as palavras-chave da matéria, as sugestões das letras formam a resposta e enquanto isso a turma vai trabalhando o cérebro e ativando a memória. 
    12. MÚSICA TEMA, esta técnica é fantástica, cada grupo escolhe uma música e com as palavras ou frases-chave de cada tópico da matéria, substituem a letra da música original, depois cantam para os demais colegas, este método é super eficaz para época de revisão para prova. 
    13. PING PONG, este método é super divertido, o professor diz uma palavra relativa ao tópico e os alunos respondem rapidamente com outra palavra no mesmo contexto, isso feito rapidamente, em meio a uma bagunça mais ou menos organizada, o objetivo é dar velocidade e melhorar o raciocínio lógico, EX: Professor, núcleo. Alunos: Prótons, nêutrons. Professor, eletrosfera. Alunos: elétrons. 
Pois é, a aprendizagem é muito mais eficaz quando damos uma forcinha aos processos cerebrais de nossos alunos, estas técnicas são simples de realizar e custo zero, não exige tecnologia nem gastos, é só administrar bem o tempo e ter controle nas atividades. Os resultados serão significativos no desempenho escolar e em especial nos processos de crescimento, amadurecimento e saúde mental de nossos alunos. Arrisque-se ao simples!

Abraço a todos!

Este tema faz parte das PALESTRAS E WORKSHOPS EDUCADORES EFICAZES oferecido nas escolas de todo o Brasil pelo Professor Múcio Morais. 

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão caindo por terra, as mudanças vem a reboque de ...