Viver é estar presente enquanto o tempo e os eventos acontecem, existem várias opções para participar, passivamente deixando acontecer, ou, ativamente, provocando, procurando, calculando nossas ações, mesmo que em algumas ocasiões a melhor ação seja nenhuma.
Tenho tratado da saúde mental de várias pessoas que aparentemente estão trocando os pneus com o carro em movimento, na verdade, todos nós fazemos isso, escolhas, decisões, interpretações, inconsequências, e deixamos a vida rolar para ver no que dá, o incrível é que as consequências parecem óbvias, mas mesmo assim insistimos, em nome do amor, do bem-estar das pessoas, da conformação com os padrões estabelecidos...
Casamento, este é o assunto central entre as mulheres, maridos alcoólatras, desinteressados da família, superficiais, grosseiros, sem romantismo, distantes. Mas, não havia sinais destes comportamentos nos tempos de namoro? Sim, certamente, mas a emotividade, o modelo de amor midiático (Formado em especial pelas novelas e historietas de amor), acabam sendo uma armadilha e estas mulheres pagam um alto preço por fazerem escolhas bem duvidosas e que agora se mostram um desastre de vida.
Uma de minhas pacientes disse: Ele bebia muito, se envolvia o tempo todo com os amigos, não me tratava muito bem não, exceto no sexo, mas "eu achei" que no casamento ela "mudaria" e seríamos muito felizes. TINHA TUDO PARA DAR CERTO, Tinha mesmo? Eu discordo, penso que NÃO TINHA NADA PARA DAR CERTO. Mas, decisões tomadas sem bases lógicas e neutralidade emocional não é bem a característica desta sociedade alienada.
A alienação social incapacita o pensamento independente do indivíduo e ele passa a aceitar tudo como algo natural, racional ou divino. Isso significa que ele não possui plena consciência de que também faz parte da sociedade, de seus processos e relacionamentos sociais. Esta alienação responde hoje por inúmeras tragédias, desde familiares, profissionais, emocionais, etc.
Desalienação é um processo doloroso, sair do estado de alienação é tão necessário quando saber andar, é um processo de troca de valores, crenças e referências, é passar a fazer porque faz sentido com base em lógica, ação e reação. Nossas emoções e sentimentos devem sempre fazer sua parte, desde que não se torne exageradamente "parte de decisão" as lógicas não mudam só porque sentimos.
O enunciado da Terceira Lei de Newton (Princípio da Ação e Reação) é descrito da seguinte forma: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”
Isso vai acontecer, mais cedo ou mais tarde, as forças ignoradas estarão reagindo opostamente quando a vida exigir um pouco mais do que emoções, sentimentos e intuições. E vamos ter que lidar com os desastres, desta vez mais racionalmente para restabelecer alguma normalidade ou uma nova realidade.
Quer ter uma vida mais equilibrada? Seja estratégico, aprenda a pensar colocando o coração quietinho enquanto o que faz sentido prevaleça, aprenda o valor da matemática aprendida na escola:
1 bomba + 1 faísca + 1 ambiente inflamável = INCÊNDIO,
Sua vida já é um incêndio? Então faça o que precisa, apague o fogo, faça o rescaldo (retire tudo que possa reacender o fogo), só permita em sua vida aquilo que realmente ajuda, constrói, faz sentido. Manter seu ambiente, sua vida, em meio a um incêndio é uma tarefa impossível.
Então, seja simples, tente seguir estes passos:
Evite os Atalhos, defina as coisas que precisam ser feitas e faça! Seja realista, ainda que sejam situações que já perdurem por anos, não tenha problemas de estimação, resolva, seja direto(a).
Planeje-se! Pense e decida como será sua vida após a(s) decisão(ões) que vai tomar,
Crie Novos Hábitos e Novas Fórmulas de Vida, se a proposta é mudança então seus hábitos precisam também de uma repaginada, novos "eventos" devem entrar em sua vida, movimentar sua vida, perceba áreas que foram negligenciadas e comece por aí.
Automotivação e Determinação. Motive-se, seja determinado(a) não pare, tome cada decisão, execute, pague o preço, e passe para a segunda fase, cada decisão traz outras, então não pare, reorganize, conserte, reestruture sua vida até estar satisfeito(a) com ela.
Projete, onde você quer chegar? O que você quer alcançar com esta(s) mudanças, sua nova vida? Cuidado com a megalomania, sonhos não tem tamanho, sotem dono! Uma amiga me disse certa vez, em um processo de mudança, "Se eu tiver paz de espírito e me amar" já alcancei quase tudo que preciso.
Concentre-se em você, as pessoas vão opinar, criticar, se afastar de você, sim, pode acontecer, apenas esteja certo de não estar causando prejuízos desnecessários às pessoas, mas, concentre-se em você e o quanto você será um ser humano melhor em breve. Com a vida funcionando melhor.
Comprometa-se com o autoaperfeiçoamento contínuo. Cresça! Melhore-se, mudança deve trazer crescimento, novas responsabilidades, novos horizontes, novos sentimentos e até mesmo algumas mudanças de rumo durante o trajeto. Veja os desafios como oportunidades.
DAQUI PARA FRENTE, SEJA MAIS PRUDENTE, ESTRATÉGICO, INTELIGENTE E APRENDA A COLOCAR SEUS SENTIMENTOS NAQUILO QUE FAZ SENTIDO.
Abraço a todos!