COMPETÊNCIA E CONHECIMENTO X IMATURIDADE - LIDERANÇA DE RISCO - MÚCIO MORAIS


Competência e conhecimento já são artigos consagrados no mercado, no mundo das decisões, sem estas habilidades não se chega muito longe. Agregados a estas estão as capacidades de manter-se atualizado, interpretar e transmitir conhecimentos adquiridos, motivar e criar o ambiente adequado para boa convivência e cumprimento de metas. Mas, pessoas chegam cada vez mais cedo em cargos e funções que exigem liderança, mas um fator que está embutido nesta diversidade é a MATURIDADE, e isso, não vem com os certificados. 


Maturidade é o estado de ter atingido a forma adulta ou amadurecida, ou seja, é o pleno desenvolvimento de inteligência e processos emocionais. Às vezes vem com a idade, a vivência, experiência, e, outras vezes, nos surpreende com pessoas jovens, mas com esta característica. 

A Maturidade no leva a tomar decisões de forma consciente, pensando nas consequências, lidando com diplomacia e cuidado com as pessoas, ao mesmo tempo assumindo responsabilidade e mantendo uma postura determinada e não agressiva. 

A Maturidade no faz ter uma autocrítica, uma percepção de si como humano, incluindo suas necessidades e imperfeições, ponderando e tendo empatia nesse entendimento, encarar a dificuldades e tropeços da vida como desfio de aprendizagem, sem florilégio, com realismo sereno e profundo. (Leia Artigo Kintsugi, clique aqui)  

A Tolerância é um dos frutos da maturidade, e vem justamente do aprendizado e interiorização das realidades pessoais aprendidas, nesse momento aparece a capacidade de lidar com frustrações, fracassos e perdas, controlando as emoções e aceitando a realidade como ela é, sem que isso se transforme em uma autoflagelação ou em um instrumento de comando, para a equipe, com base na dor emocional da perda. 

A maturidade é um conceito multidimensional, que envolve diferentes aspectos de um indivíduo, a definição de maturidade pode variar conforme o contexto, podemos ser maduros para algumas situações e em outras nem tanto. Mas, o ideal é que se busque equilíbrio e aplique os mesmos comportamentos na diversidade.

É fundamental que no caminho da maturidade tenhamos cuidado com nossa saúde mental, e o que se chama de inteligência emocional, nessa fase nos desvinculamos da fórmula drástica de dependência dos outros como validação de nossa vida, fugimos das comparações, assumimos nossa personalidade de maneira consciente, evitamos discussões sem sentido e o ter razão se torna secundário. 

A Maturidade é o marco que nos coloca em condições de utilizar nossos conhecimentos e habilidades como fator de crescimento, interferir e motivar pessoas, ser inspiração e porto seguro para alguns, não sendo tão interpelado pelo currículo, mas pela essência humana, capacidade de agregar e amor. Isso mesmo, não tenho medo desta palavra. Sem amor qualquer líder cai, mais cedo ou mais tarde. Só gente madura consegue entender a dimensão e o poder do amor em tudo o que fazemos.  

O Ideal para uma liderança? Competência, Conhecimento e Maturidade! Este perfil é multidimensional, serve para tudo.

Fique em paz, apenas entenda e busque!


ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão caindo por terra, as mudanças vem a reboque de ...