Para algumas pessoas, a palavra “limpeza” evoca a limpeza de pisos e superfícies, remoção de poeira e organização da desordem.
Mas em um ambiente de trabalho, significa muito mais. O serviço de limpeza é crucial para locais de trabalho seguros.
Ele pode ajudar a prevenir lesões e melhorar a produtividade e o moral, bem como causar uma boa primeira impressão nos visitantes, de acordo com Cari Gray, consultora de segurança do Ohio Bureau of Workers ’Compensation.
Também pode ajudar o empregador a evitar multas potenciais por não conformidade.
A prática se estende de escritórios tradicionais a locais de trabalho industriais, incluindo fábricas, depósitos e fábricas que apresentam desafios especiais, como materiais perigosos, poeira combustível e outros materiais inflamáveis.
Os especialistas concordam que todos os programas de segurança no local de trabalho devem incorporar tarefas domésticas e que cada trabalhador deve participar. Além disso, a limpeza deve ter o compromisso da administração para que os trabalhadores percebam sua importância.
Aqui estão 11 dicas para uma limpeza eficaz no local de trabalho.
1 Previna escorregões, tropeções e quedas
Escorregões, tropeções e quedas foram a segunda principal causa de lesões ocupacionais não fatais ou doenças envolvendo dias de afastamento do trabalho em 2013, de acordo com dados do Bureau of Labor Statistics.
O Padrão de Superfícies Ambulantes da OSHA (1910.22 (a)) afirma que todos os locais de trabalho devem ser "mantidos limpos e em ordem e em condições sanitárias". A regra inclui corredores, almoxarifados e salas de serviço. O piso deve estar limpo e seco. A drenagem deve estar presente onde "processos úmidos são usados."
Os empregadores devem selecionar pisos adequados (por exemplo, cimento, cerâmica ou outro material), já que diferentes tipos de piso suportam melhor sob certas condições, disse Fred Norton, diretor técnico de ergonomia e tecnologia de fabricação para Serviços de Controle de Risco, Liberty Mutual Insurance em Walnut Creek, CA. Em seguida, desenvolva e implemente procedimentos de limpeza usando produtos de limpeza apropriados.
“Coisas como óleos e graxas - se você não usar o tipo certo de protocolos de limpeza, você apenas espalhará escorregadios em vez de levantá-los do chão”, disse Norton.
Para ajudar a prevenir acidentes com escorregões, tropeções e quedas, o Centro Canadense de Saúde e Segurança Ocupacional recomenda o seguinte:
Relatar e limpar derramamentos e vazamentos.
Mantenha os corredores e as saídas livres de itens.
Considere a instalação de espelhos e placas de advertência para ajudar com pontos cegos.
Substitua o piso gasto, rasgado ou danificado.
Considere a instalação de pisos antiderrapantes em áreas que nem sempre podem ser limpas.
Use bandejas e protetores.
Além disso, forneça tapetes, plataformas, pisos falsos ou “outros locais secos” onde for útil, de acordo com a OSHA. Todo local de trabalho deve estar livre de pregos salientes, farpas, buracos e placas soltas.
Gray acrescentou que os empregadores devem auditar os riscos de viagem e encorajar os trabalhadores a se concentrarem na tarefa em mãos.
2 Elimine riscos de incêndio
Os funcionários são responsáveis por evitar que materiais combustíveis desnecessários se acumulem na área de trabalho. Resíduos combustíveis devem ser "armazenados em recipientes de metal cobertos e descartados diariamente", de acordo com o Padrão de Materiais Perigosos da OSHA (1910.106).
O "Manual de Segurança dos Supervisores" do Conselho Nacional de Segurança inclui estas medidas de precaução para segurança contra incêndio:
Mantenha materiais combustíveis na área de trabalho apenas nas quantidades necessárias para o trabalho. Quando eles forem desnecessários, mova-os para uma área de armazenamento segura designada.
Armazene materiais inflamáveis de queima rápida em locais designados longe de fontes de ignição.
Evite contaminar roupas com líquidos inflamáveis.
Troque de roupa se ocorrer contaminação.
Mantenha passagens e portas corta-fogo livres de obstruções. As portas das escadas devem ser mantidas fechadas. Não armazene itens em escadas.
Mantenha os materiais a pelo menos 18 polegadas de distância de sprinklers automáticos, extintores de incêndio e controles de sprinklers. A distância de 18 polegadas é necessária, mas 24 a 36 polegadas é recomendada.
É necessária uma folga de 3 pés entre o material empilhado e o teto. Se o estoque estiver empilhado com mais de 15 pés de altura, o espaço livre deve ser duplicado. Verifique os códigos aplicáveis, incluindo o Código de Segurança da Vida, ANSI / NFPA 101-2009.
Riscos em áreas elétricas devem ser relatados e ordens de serviço devem ser emitidas para corrigi-los.
Leia o padrão da OSHA sobre superfícies de trabalho ambulantes.
3 Controle de poeira
O acúmulo de poeira de mais de 1/32 de polegada - ou 0,8 milímetros - cobrindo pelo menos 5 por cento da superfície de uma sala representa um risco de explosão significativo, de acordo com a Associação Nacional de Proteção contra Incêndios com base em Quincy, MA. Esse acúmulo de poeira é quase tão espesso quanto uma moeda ou um clipe de papel.
Um higienista industrial deve testar o local de trabalho quanto à exposição se a qualidade do ar e a poeira forem preocupações, disse Gray.
NFPA 654 - um padrão de prevenção de incêndio e explosões de poeira - aborda a identificação de áreas de risco, controle de poeira e limpeza. A norma afirma que aspirar é o método “preferido” de limpeza. Varrendo e água de limpeza. Varredura e lavagem com água são outras opções.
“Purgas” usando ar comprimido ou vapor são permitidas em superfícies inacessíveis ou inseguras.
Os aspiradores industriais podem limpar paredes, tetos, maquinários e outros lugares, observa o CCOHS.
“Você quer usar métodos úmidos ou ter sistemas de vácuo de alta eficiência”, disse Steve Ahrenholz, higienista industrial sênior da Divisão de Vigilância, Avaliações de Perigos e Estudos de Campo do NIOSH. “Você não quer usar apenas um aspirador de pó ou varrer a seco - definitivamente não usar ar comprimido para soprá-lo. [Então] você está apenas suspendendo novamente a poeira e distribuindo-a por toda parte. ”
A poeira também pode afetar a vida útil do equipamento e a qualidade dos produtos, acrescentou Ahrenholz.
4 Evite rastrear materiais
Os tapetes da área de trabalho - que podem ser de pano ou com cobertura adesiva - devem ser mantidos limpos e mantidos. Isso ajuda a evitar a propagação de materiais perigosos para outras áreas de trabalho ou casa, disse Gray. Verifique todos os tapetes para garantir que não haja perigo de tropeçar.
Além disso, protocolos de limpeza separados podem ser necessários para áreas diferentes para evitar contaminação cruzada, observa Norton.
Evite usar o mesmo esfregão para limpar um derramamento de óleo e em outra área, por exemplo.
Se os materiais forem tóxicos, testes de higiene industrial, uniformes e chuveiros podem ser necessários, disse Gray. Os funcionários que trabalham com materiais tóxicos não devem usar suas roupas de trabalho em casa, acrescentou Ahrenholz.
5 Impedir a queda de objetos
Gray observou que proteções como rodapé, corrimão ou rede podem ajudar a evitar que objetos caiam e atinjam trabalhadores ou equipamentos.
Outras dicas incluem empilhar caixas e materiais para cima e para baixo para evitar que caiam, disse Paul Errico, consultor de segurança de Fairfield, CT. Coloque objetos pesados nas prateleiras inferiores e mantenha o equipamento longe das bordas das escrivaninhas e mesas. Além disso, evite empilhar objetos nas áreas por onde os trabalhadores andam, incluindo corredores.
Mantenha o layout em mente para que os trabalhadores não fiquem expostos a perigos ao caminhar pelas áreas, acrescentou Norton.
6 Limpe a desordem
Um local de trabalho desordenado pode levar a problemas de ergonomia e possíveis lesões porque os trabalhadores têm menos espaço para se mover, disse Gray.
“Quando uma área está desordenada, você provavelmente terá um corte ou ferimento lacerado”, disse ela. “Você não terá tanto espaço para configurar sua estação de trabalho como deveria e se movimentar. Você vai torcer seu corpo ao invés de mover todo o seu corpo. "
O Bureau of Workers ’Compensation de Ohio recomenda que os trabalhadores devolvam as ferramentas e outros materiais ao armazenamento depois de usá-los e descarte os materiais que não são mais necessários.
Mantenha corredores, escadas, saídas de emergência, painéis elétricos e portas livres de bagunça e purgue as áreas desordenadas. Esvazie os recipientes de lixo antes que transbordem.
Armazene os materiais adequadamente
De acordo com o padrão de manuseio, armazenamento, uso e descarte de materiais da OSHA (1926.250), as áreas de armazenamento não devem ter um acúmulo de materiais que apresentem riscos de tropeço, incêndio, explosão ou pragas.
Alguns trabalhadores cometem o erro de armazenar escadas ou outros itens dentro de armários elétricos, onde podem bloquear um painel elétrico, criando um risco de incêndio e violando os regulamentos da OSHA, disse Errico.
“Eu encontrei isso em alguns lugares. Isso surpreenderia os empregadores se eles não estivessem procurando por isso ”, disse Errico. “É importante que eles fiquem por dentro disso; perceba que não é apenas o chão de fábrica, área de manutenção, armazém ou áreas de armazenamento principal, mas essas pequenas áreas em edifícios que criam um problema com o armazenamento. ”
Os materiais e equipamentos não utilizados devem ser armazenados fora do caminho dos trabalhadores.
7. Evite usar espaços de trabalho para armazenamento, de acordo com CCOHS. E lembre-se de colocar tudo de volta em seu devido lugar, acrescenta Ohio BWC.
Ahrenholz recomenda manter um espaço de armazenamento próximo para que os trabalhadores sejam incentivados a usá-lo.
“Há a responsabilidade de manter sua área de trabalho em ordem e devolver as ferramentas ao seu devido lugar”, disse ele. “O espaço de armazenamento, se facilmente utilizável, é projetado de forma que possa ser usado sem esticar muito ou levantar cargas pesadas. Eles são mais propensos a usá-lo do que se tivessem que percorrer vários caminhos para colocar algo. Ou eles vão guardar algo em vez de voltar, porque precisam de um tempo extra para pegá-lo. ”
8 Use e inspecione equipamentos e ferramentas de proteção individual
Errico viu casos de indenização trabalhista decorrentes de funcionários que não usaram EPI ao limpar derramamentos ou outro material, como vidro quebrado ou madeira compensada, e sofreram cortes ou lascas.
Use EPI básico - como sapatos fechados e óculos de segurança - ao fazer as tarefas domésticas, disse Gray. Determine que tipo de EPI usar com base nos riscos potenciais.
Inspecione, limpe e conserte as ferramentas regularmente, de acordo com o CCOHS. Remova todas as ferramentas danificadas da área de trabalho.
9 Determinar frequência
Todos os trabalhadores devem participar da limpeza, especialmente em termos de manter suas próprias áreas de trabalho arrumadas, relatando riscos à segurança e limpando derramamentos, se possível.
“Todo trabalhador tem um papel na limpeza”, disse Ahrenholz. “Se eles virem que algo está se tornando um problema, eles precisam relatá-lo.”
Antes do final de um turno, os trabalhadores devem inspecionar e limpar seus locais de trabalho e remover os materiais não utilizados. Essa dedicação pode reduzir o tempo gasto na limpeza posterior, dizem os especialistas.
A quantidade de detritos ou contaminantes que o local de trabalho libera pode ajudar a determinar a frequência das tarefas domésticas. A empresa deve ter uma mistura de limpeza profunda e limpeza mais frequente e mais leve, que envolve varrer e responder a derramamentos, disse Norton.
Leia o Centro Canadense de Saúde e Segurança Ocupacional guia para limpeza
10 Criar regras escritas
Os especialistas concordam que as políticas de limpeza devem ser postas por escrito. Dessa forma, disse Norton, eles são formais e definidos. Os protocolos escritos podem especificar quais produtos de limpeza, ferramentas e métodos devem ser usados.
“Descobrimos que há muitas lacunas na eficácia da limpeza do chão nas operações que pesquisamos”, disse Norton. “É uma área que às vezes passa despercebida. É por isso que consideramos importante a parte escrita dos protocolos e o treinamento definido para que as pessoas estejam cientes e sigam os procedimentos adequados. ”
11 Pense a longo prazo
A limpeza deve ser mais do que uma iniciativa única - deve continuar através do monitoramento e auditoria. Mantenha registros, mantenha um cronograma de inspeção passo a passo regular, relate perigos e treine funcionários para ajudar a manter a limpeza. Defina metas e expectativas e baseie a auditoria nessas metas, disse Gray.
“Problemas de limpeza são muito comuns. Eles podem ser fáceis de consertar ”, disse ela. “Vai ser preciso persistência e dedicação.”
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