Ione Luques - O Globo Online
RIO - Existem pessoas que não se
abatem por nada. Até mesmo os mais terríveis obstáculos são encarados como
novos e maravilhosos desafios. Assim começa a história de Joseph Klimber.
Vítima de vários percalços, o jovem não deixa que nada o desmotive e sempre
consegue dar a volta por cima, transformando as tragédias que se abatem sobre
ele em novos desafios.
(Quer ler mais notícias que mexem com seu bolso, clique aqui )
Na verdade, Joseph Klimber não é
real, mas sim um dos mais famosos personagens da Cia de Comédia Os melhores do
Mundo e protagonizado pelo ator Welder Rodrigues, que faz o Jajá, do Programa
Zorra Total, da Rede Globo. O quadro, com milhares de acessos no Youtube,
começa exatamente com as primeiras frases deste texto. Para contar a história
de Klimber, o grupo buscou inspiração nas palestras motivacionais, método muito
utilizado para treinar e estimular os funcionários a buscarem melhores
resultados dentro das empresas e que, após comemorar algumas décadas, vem sendo
alvo de críticas.
Especialistas da área de Recursos
Humanos acreditam que este tipo de programa de treinamento virou modismo, são
usados em excesso e acabam fugindo de seu propósito, como o coach Renato Ricci,
diretor- executivo da Qualitec Consultoria Empresarial, membro do ICF -
International Coaching Federation e um dos primeiros associados ao IBCO -
Instituto Brasileiro de Consultores de Organização. Segundo ele, os programas
motivacionais - palestras e eventos em geral - sempre existiram e continuarão a
existir, mas vêm ganhando adaptações por aqueles que se dizem especialistas e o
resultado é a banalização do segmento.
" Não tem propósito algum
colocar um grupo de executivos dentro de um bote, em um rio qualquer, só porque
é moda ou porque as grandes empresas estão fazendo. Se não há propósito, é
perda de tempo "
A seu ver, o maior problema é
que, ao invés de serem atores coadjuvantes de um programa de formação
profissional, esses programas passaram a ser encarados como atores principais e
com o objetivo de causar uma mudança de performance ou comportamento nas
pessoas totalmente irreal.
Antes, enfatiza, um bom programa
de treinamento tinha muito conteúdo e algumas dinâmicas para fixar alguns
conceitos. Hoje, o conteúdo foi deixado de lado.
- É incrível como as empresas
gastam rios de dinheiro para que seus executivos passem a noite na selva, subam
em árvores, atravessem sobre brasas, pulem de pára-quedas, etc. Que resultados
práticos e mudanças no estilo de liderar isto causa? Na minha opinião, este
resultado depende de cada um. Muitos participam destes eventos meramente porque
a empresa exige. No fundo, eles detestam, acham ridiculo, mas não expõem suas
opiniões com medo de serem taxados de retrógrados - afirma.
Coordenadora de Treinamento e
Desenvolvimento da Personal Service, Bianca Lemos, concorda que o método tem
passado por uma fase de banalização, mas lembra que as palestras motivacionais
e atividades ao ar livre são ferramentas excelentes . No entanto, frisa que,
como toda atividade de treinamento, precisa ser planejada com responsabilidade
e com objetivos bem definidos.
- Não tem propósito algum colocar
um grupo de executivos dentro de um bote, em um rio qualquer, só porque é moda
ou porque as grandes empresas estão fazendo. Se não há propósito, é perda de
tempo - afirma, acrescentando que, neste casos, a ferramenta se torna um
fracasso, pois, ao invés de motivar, acaba deixando os participantes
constrangidos, com medo, e não resolve as questões.
- É impressionante como
executivos e líderes são expostos a este tipo de programa com objetivos não
muito claros e, muitas vezes, inócuos. Saem de seu ambiente de negócios e
mergulham na profundeza dos programas motivacionais que prometem resgatar, em
algumas horas, tudo o que poderá transformar o profissional em um super gestor
- completa Renato Ricci.
Enfatizando a importância da área
de Treinamento e Desenvolvimento para as empresas, André Moraes, presidente da
Talento & Profissão, se diz a favor das empresas que valorizam e investem
neste tipos de programas de treinamento, mas concorda que, muitas vezes, os
investimentos são mal direcionados. Ele também acredita que há um modismo em
relação a palestras motivacionais e treinamentos que, algumas vezes, exageram
um pouco na dose.
A falta de entendimento de que
treinamento é coisa muito séria dentro das organizações também preocupa Bianca
Lemos, que afirma já ter presenciado situações que considerou bastante
difíceis.
" É um típico Big Brother
executivo. Recentemente, participantes de um programa motivacional acabaram
parando no hospital devido a queimaduras nos pés provocadas pelo exercício de
andar sobre brasas "
- Hoje, qualquer um acha que pode
reunir um grupo, ir para um hotel e fazer várias brincadeiras motivacionais. Só
que quando você percebe no grupo uma demanda, você precisa estar preparado para
lidar com as dificuldades, sejam elas físicas, emocionais ou pessoais. Já vi
algumas pessoas perderem o controle em um treinamento e o palestrante não soube
o que fazer.
Big Brother executivo
Os consultores também condenam
algumas atividades que são aplicadas. Cada vez mais ousados, obrigam os
participantes a subir em árvores, andar sobre brasas, praticar esportes
radicais, acampar na selva, dançar, atividades que, na maioria das vezes, acaba
expondo os participantes ao ridículo e, às vezes, ao perigo, tudo em nome da
esperada mudança.
- É um típico Big Brother
executivo. Recentemente, participantes de um programa motivacional acabaram
parando no hospital devido a queimaduras nos pés provocadas pelo exercício de
andar sobre brasas. Parece que o poder da mente não funcionou para todos da mesma
forma - afirma Ricci.
Para ele, investir nestes
programas ''acrobáticos'' é jogar dinheiro fora e tempo precioso das pessoas no
lixo. Seria muito mais barato e produtivo parar o trabalho no meio da tarde,
por 30 minutos, para que todos pensem livremente no que pode ser feito de forma
mais inteligentes, menos burocrática, mais inovadora, que realmente agregue
valor aos produtos da organização.
- O resultado é imediato e
ninguém precisa se expor ao ridículo ou ao medo para fazer isso.
MOTIVAÇÃO COM CONTEÚDO
Prof. Múcio Morais | Palestras Motivacionais / Comportamentais / Treinamentos Empresariais