Múcio Morais
Palestrante e Coaching em
Motivação, Vendas, Negociação, Comportamento, Gestão, Negócios. WhatsApp (31) 99389-7951
- muciomorais@gmail.com
Estive recentemente em um evento muito bem realizado em Minas Gerais, um workshop de negócios, pertinente, inovador, interessante, vários colegas muito experientes, uma ótima chance para aprender mais e eu aproveitei ao máximo, até que resolvi ficar (após minha palestra) para assistir a mais um colega (Palestrante de Vendas) ainda não o conhecia;
A Palestra começou animada, umas
duas piadas muito boas. Começou então a discorrer sobre o tema VENDAS, opa,
vamos lá, pensei. Uns toques sobre apresentação pessoal, preparo emocional,
plano de trabalho, interiorização de algumas premissas e a coisa não andava,
não saía do “agrada empresário” do “produto perfeito” e do “você pode”, uns
belos jargões, mais risadas, mais piadas de clientes e vendedores. Já estava
incomodado, mas pra não criar constrangimento ao colega resolvi ficar até o
final, eu também já me embolei, acontece.
Uma parada para o coffe
break, o melhor momento naquele caso, o colega reconheceu-me e aproximou-se entusiasmado continuando a falar sobre o tema até que lhe fiz uma pergunta óbvia: “Você já foi
vendedor?” HUMMMM, BEMMM, na verdade não exatamente, trabalhei um tempo mas não
era minha praia, prefiro ser palestrante, sabe como é né? Eu sei como é,
respondi. Não quero ser inconveniente, mas se me permite um “toque”; Claro que
sim, respondeu o jovem.
Não é preciso ser policial para
falar de segurança, nem cozinheiro para falar de gastronomia, mas sem dúvida é
muito melhor ouvir alguém que sabe o que está falando porque já teve
experiência; Percebo que você sabe falar bem sobre questões técnicas, isso é
importante, mas sabe de uma coisa, você nem passou perto das coisas essenciais
para se ter sucesso em vendas;
Continue, me pediu o jovem já um
pouco constrangido. Não se chateie comigo, quero realmente te ajudar a colocar
seu talento à serviço do seu público; Você é bom para comunicar mas é preciso
ter conteúdo, analisar seu público e ver se o que você tem a oferecer vai
atender as necessidades. Aqui, você falou para profissionais
experientes e altamente qualificados em vendas, portanto não acrescentou muito
à eles; Sim, mas o senhor falou que nem passei perto das coisas essenciais para
se ter sucesso em vendas, não é nenhuma das que falei? Postura, planejamento,
foco.
Meu amigo, uma das coisas essenciais é justamente o contrário do que você está fazendo aqui; Eu não sou um cliente em potencial para você, seus clientes estão em volta de você, conversando entre si, dispersando, enquanto você está aqui comigo, polindo sua autoestima, estamos num bom papo, mas profissionalmente, para você, improdutivo, você deveria estar prospectando, colhendo feedbacks, escutando, percebendo, visualizando, isso te ajudaria muito na segunda parte de sua Palestra, você está desencontrado do seu Público, estes sim são exercícios para o sucesso em vendas;
Se você percebeu "pela manhã" eu estava entregando cartões de visita e o fiz durante a Palestra, usando meus cartões para uma dinâmica, onde cada pessoa escrevia um objetivo para este ano, no verso do cartão, e, deveria olhar este cartão e reler aquele objetivo todos os dias antes de sair. Até alcançá-lo, e após isso escrever outro objetivo, no mesmo cartão, Entendeu? Atenção, percepção e criatividade viram oportunidade!
Temos aqui mais de 200 empresários, todos têm uma equipe de vendas, todos precisam melhorar ou recriar, dinamizar seus procedimentos de vendas, todos estão cheios de ideias ou precisam se encher delas para melhorar sua produtividade e você (como vendedor) precisa ser o elo entre o caos e o sucesso; Este é o vendedor de sucesso.
O Elo entre o Caos e o sucesso;
Pense bem ao contratar um palestrante de vendas; falar sobre vendas é muito mais que apresentar uma receita de bolo, as receitas costumam funcionar, mas vender é quebrar paradigmas, é se colocar em posição de observador atento, é ouvir, é perceber, é sentir, estar preparado e ter a inteligência estratégica para negociar com cada tipo de cliente, sem sensibilidade comercial o sucesso é um acidente.
Vender na atualidade não é "coisa de esperto" mas de inteligente, criativo, proativo, ético e empático. O Vendedor não precisa aprender "truques" isso é coisa do passado, todos sabem que quando a mística se desfaz você tem um cliente insatisfeito que além de não voltar, fará com que outros não entrem. O desafio é ser "gente" e isso é mais difícil do que parece. Mas possível.
Trabalhei por muitos anos em
vendas, desde muito jovem carregando minha pasta, vendi Consultoria, Livros, Computadores, Serviços de Manutenção em Redes, Diário Oficial, Sistemas Jurídicos, em salas de negociação, telefone, internet, batendo de porta em porta e utilizando estratégias, métodos, técnicas das mais diversas, mas sempre com a marca da verdade e respeito ao cliente, sei o que é matar um leão por dia, já fui campeão Brasileiro de
Vendas, já fui o lanterninha da equipe, vi grandes e medíocres no ramo, assisti
homenagens e execrações, pude tirar minhas lições e incorporar muitas coisas
para ajudar a sua equipe; Sim, estou me
vendendo!
Sucesso!
Múcio Morais – Palestrante e Coaching em Motivação, Vendas, Negociação, Comportamento, Gestão, Negócios. (31) 99389-7951 - muciomorais@gmail.comPALESTRANTE DE VENDAS - PALESTRA DE VENDAS