“Motivação pode ser entendida como um motivo que leva o
indivíduo à ação”. “Motivação é uma força que aciona e direciona o
comportamento”. “Motivação é uma energia que aciona e direciona o
comportamento”. “Impulso é uma energia que aciona e direciona o comportamento”.
Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para
atingir seus objetivos. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e
sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter
comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.
Confira a seguir 6 tipos de motivação:
INCENTIVO. Uma forma de motivação que envolve recompensa,
monetária ou não. ...
MEDO. A motivação por medo envolve consequências. ...
CONQUISTA. A motivação por conquista é comumente pensada
como um impulso por competência. ...
CRESCIMENTO. É movida pelo desejo de crescer, subir, ter “sucesso”...
PODER. É a possibilidade de dominar determinada área,
assunto, setor, pessoas, este tipo de motivação é característica de pessoas muito
ambiciosas,
SOCIAL. Quem por ascensão, introdução ou sentir-se parte;
Dentro do nosso processo
psicoemocional posso ainda
acrescentar:
Motivação intrínseca: também conhecida como motivação
interna, está relacionada à força interior que é capaz de se manter ativa mesmo
diante de adversidades. Este tipo de combustível se relaciona aos interesses
individuais e que podem ser alterados apenas por escolha da pessoa. Geralmente,
a motivação interna está associada a metas, objetivos e projetos pessoais que
estimulam o indivíduo a acordar todos os dias, enfrentar o trânsito e se
dedicar a horas intensas de trabalho. Este é um tipo de sentimento que está
presente na maioria das pessoas, pois é o que gera força para estar em
movimento, conquistar coisas e escrever sua história, tornando-se o
protagonista da própria vida.
Motivação extrínseca : Motivação extrínseca: também
conhecida como motivação externa, o termo está conectado ao ambiente, às
situações e aos fatores externos. As premiações de campanhas para a equipe
comercial ou o bônus oferecido para vendedores que alcançarem determinado valor
de faturamento, são bons exemplos. No ambiente corporativo, o clima
organizacional, as atividades diversificadas, os treinamentos de aprimoramento
e outros benefícios se destacam como formas eficientes de estímulo externo.
Elas contribuem para manter o quadro de funcionários comprometido e produtivo.
Este tipo de incentivo é uma maneira de ajudar as pessoas a se manterem engajadas
e ainda serve como um fator complementar. Isso significa que, em hipótese
alguma, os indivíduos podem ser dependentes da motivação extrínseca. Eles
devem, na verdade, sempre encorajar a automotivação.
Estimular seus colaboradores a identificar suas motivações,
pessoais e profissionais, ajuda-os a se manterem engajados. Dispostos e prontos
para os desafios que a rotina no trabalho pode apresentar.
Geralmente, a motivação pessoal está relacionada ao seu
propósito, à sua satisfação pessoal e aos seus valores. Ou seja, diz respeito
àquilo que te move a ir atrás dos seus objetivos e metas.
Em muitos casos o processo motivacional pode gerar “desmotivação”
e isso acontece com muito mais frequência do que imaginamos, na verdade
considero diversos dos métodos atuais verdadeiros baldes de agua gelada na
equipe.
Estive em uma convenção de uma empresa de médio porte no Rio
de Janeiro, como sempre fiquei encantado com o carioca e sua cidade
maravilhosa, mas, foi irônico ver aquela distribuição de prêmios por “tarefas”,
um show de mediocridade, para uma empresa que fatura R$160 Milhões por ano, e,
tem um lucro líquido de R$100 Milhões, dar caneta, torradeira, TV de Plasma 40polegadas,
e pasmem, o primeiro prêmio para equipe de vendas, que levou um faturamento de
R$160 Milhões, foi um NoteBook, eu fiquei com vergonha para o Presidente da
empresa, as falas dos funcionários
premiados traziam um tom de decepção indisfarçável, teria sido melhor não
oferecer nada, apenas uma troféu, diploma, placa, enfim.
Esta percepção é fundamental para motivar pessoas em todos
os setores, entender aos fatores motivadores das pessoas e diversificar por
interesse. Entender também que a motivação
por metas tem limites e particularidades. E que um processo motivacional que
seja aplicado “durante o processo de trabalho” é muito mais eficaz do que
correr para alcançar no final, nem todo mundo tem espírito de atleta. Dividir o
processo motivacional em fazes é um pulo do gato para empresas que trabalham
com inteligência de gestão.
Espero ter ajudado!
Múcio Morais
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