LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO NO
PÓS PANDEMIA!
Múcio Morais
Entrincheirados e
observando um inimigo invisível atacando impiedosamente e fazendo diariamente
suas baixas cada vez mais perto de nós, o combate era desproporcional, até
certo ponto nenhuma arma parecia eficaz e o inimigo seguia inabalável
bombardeando nossas cidades, as notícias chegavam a cada momento descrevendo o
caos que estava prestes a chegar em nossa casa.
Inevitavelmente a
insegurança tomou conta de todos, Pais tentavam minimizar com os filhos, em
diversos setores da sociedade havia uma espécie de negativa e muitas dúvidas
foram geradas, até mesmo sobre a possível arma que estava prestes a chegar para
resolver as coisas, vacina?
FAKE NEWS, BOATOS, DESINFORMADOS & CIA
Eu é que não vou me
vacinar, a da Pfizer te transforma em Jacaré, também desenvolveu um sistema de
rastreamento para vigiar as pessoas, Imunizados por esta vacina estão
condenados a morte nos próximos anos, A Moderna, é uma vacina Americana, e o
Presidente Trump poderia armar alguma coisa através da vacina, Já a vacina do
Butantã, vem com um CHIP implantado no momento da aplicação para vigiar as
pessoas e mudar o DNA, a Sputnik tem uma associação com o comunismo, qual? Imagine
o pavor nas crianças e pré-adolescentes escutando tanta bobagem, os idosos
inseguros e frágeis diante de tanta informação desencontrada, nunca
experimentamos tanta insegurança e medo.
E mesmo tomando diversas medidas cautelares, estas eram transmitidas
como medidas de guerra, havia até mesmo um certo sensacionalismo por parte de
“políticos tentando ganhar crédito para aparecerem como grandes líderes,
tomando grandes decisões, para salvar o povo brasileiro.” Estive recentemente
fora de meu estado e ví um outdoor de um político parabenizando a si mesmo pelo
aniversario e na legenda dizia “Parabéns Fulano, nosso grande líder da Pandemia”
nem vou comentar isso.
As medidas, no entanto, impuseram, e precisam impor mesmo, uma mudança
radical no estilo de vida, somando-se ao medo de ser contaminado, à
impossibilidade do contato físico, entre outros fatores, a situação acabou
trazendo transtornos também à saúde mental da população.
Estas sequelas tiveram diferentes
ações nas pessoas, gerando desde depressão, pânico, emoções reprimidas, angústia,
ansiedade, fobias, transtorno
explosivo intermitente (TEI), que é um comportamento agressivo,
também conhecida como síndrome de Huck, ataques de raiva, embotamento afetivo,
alexitimia, instabilidade emocional, transtorno de conduta e outras manifestações,
estas são novas realidades emocionais que emergirão em sala de aula, da parte
dos alunos e também dos Professores, é necessário uma avaliação frequente para
detectar possíveis necessidades de ajuda emocional. Um trabalho a mais? Sim é!
Seguindo em minhas observações percebo que questões comportamentais
ganharam novos contornos, alguns muito bons e outros precisa supervisão, por
exemplo, as crianças dormem menos, muitos relatos de insônia infantil, e isso
trás uma dificuldade de atenção em sala de aula, a interrupção do ciclo de
aprendizagem pode também levar ao desânimo, pois muitas crianças e adolescentes
não irão pegar o trem andando e ficarão pelo caminho, a escola precisa de uma
estratégia para esta turminha, levar apoio pedagógico adequado, percebemos
também a síndrome da gaiola, sabe aquele passarinho que você abre a gaiola e
ele não foge? Pois é isso, a segurança de casa voltou a ganhar importância, o
ninho cheio de opções, Celulares, TV, Streaming, Laptops, Computadores,
oferecem um número enorme de opções, recriam um mundo onde Snoop Dogg é o grande líder, e sinceramente,
com o nível dos nossos líderes, acho uma ótima escolha. Snoop para Presidente.
Sair de casa, que antes era TOP, agora não é mais, significa abandonar
um mundo agradável e organizado. Escolas, se virem para reproduzir estas
emoções. Sei que é possível. Bora lá?
Autonomia, é algo também desenvolvido por boa parte de nossos alunos,
antes dependentes por opção, agora livres por imposição, eles estudam à moda
deles mesmos, desenvolveram métodos pedagógicos tabajaras, andaram pelo caminho
das escolhas, tiveram uma avaliação complacente, agora estão de volta, melhor
não os ignorarmos, eles aprenderam muito sobre autonomia pedagógica e escola
livre, há um novo aluno que pode ser ajudado à partir daí, motivado,
reconhecido e bem orientado, podemos estar criando uma nova classe de alunos,
podemos finalmente estar diante da possibilidade de termos “estudantes” e isso
revolucionaria todo o sistema “fessor eu não entendi nada!”
No campo das lições, percebo uma oportunidade para nós Professores
contribuirmos conduzindo reflexões mais aprofundadas da vida com nossos alunos,
momento para fazê-los pensar em família, lar, valor do outro, amizade,
resiliência, e até mesmo na futilidade dos conceitos do sucesso vinculado à
riqueza e poder, boa oportunidade de resignificar e dar um sentido holístico, compreendendo
os fenômenos na sua totalidade e globalidade, enfim, um momento filosófico muito raro e que
vem amparado por experiências comuns a todos e inegavelmente profundas. Se não
trouxermos alguma espiritualidade neste contexto teremos jogado a embalagem
junto com o chocolate no lixo.
Esta geração que não sabe pensar mas resolve
a vida através de “cliques” pode ganhar muito em potencial se soubermos
COnVIDá-los a refletir. Sugiro que haja muito diálogo e momentos de trocas
filosóficas na escola, entre professores e demais colaboradores, enriquecendo
o arsenal cultural, experiencial e vivencial docente, exercitando a compreensão
e interpretação sempre implicado à sabedoria prática. Sabemos que este não é
exatamente um potencial comum entre os colegas. Infelizmente grande parte dos
Professores simplesmente passaram por uma formação acadêmica mediana e estão
em sala de aula, não têm uma cultura geral e nunca foram adeptos ao
conhecimento e a pesquisa. Como disse uma Professora em um de meus
seminários: “O Senhor está me pedindo demais, eu sou só uma simples Professora”. Preciso explicar? |
Um outros aspecto positivo a ser trabalhado no Pós Pandemia é a
inteligência emocional, as emoções são o ponto crucial nas relações em todos os
níveis, mas em especial na educação, podemos ensinar nossos alunos a lidar com
as emoções, trazendo os fatores críticos e aplicando as emoções adequadas,
identificando as inadequações e excessos, mostrando as consequências das
desproporcionalidades, induzindo a mais ação do que falação, a identificação e
comunicação equilibrada das emoções, expondo a resiliência e frustrações na
prática, ajudando os alunos a adquirirem o “respeito” pelos sentimentos e
comportamentos dos outros.
Este é o momento para aparecerem os verdadeiros líderes de mudanças fundamentais, é a hora do protagonismo inteligente e sensível, e, este papel a meu ver é do Professor, obviamente com todo apoio técnico pedagógico, mas na ponta da lança, como sempre foi e sempre será, nossos Professores, com limites, com suas próprias lutas, com suas próprias sequelas emocionais, perdas e medos. Um novo Professor aparece agora, teve que se reinventar, superar, crescer à duras penas, nossos docentes tiveram que aprender, do dia para a noite, a lidar com a tecnologia e fazer dela uma aliada, com um detalhe: Não foram preparados para isso! Mantiveram o cuidado da família e de repente também tiveram que ser mães e pais remotos, lutando para manter seus alunos longe do perigo. Eu poderia fazer uma lista de novas atribuições que estes heróis assumiram, mas, como é próprio dos Mestres, apenas queremos que a educação prevaleça. Somos neste momento tão atípicos e incertos, 2,2 milhões de professores, apenas isso. |
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A MEU VER, DEIXAR PASSAR ESTA EXPERIÊNCIA INÉDITA É UMA PERDA
IRREPARÁVEL, E A EDUCAÇÃO FORMAL PRECISA SER PROTAGONISTA.
Pois bem, ficarei por aqui!
Estou Oferecendo às Escolas e Secretarias de Educação esta Palestra,
obviamente muito mais completa que esta introdução, nesta Palestra entrego mais
sobre as patologias com origem nesta Pandemia, discorro sobre os “novos
normais” e os “novos anormais” dicas e ações para uma escola diferente,
motivação para os Professores e demais profissionais, além de direções para a
vida!
PALESTRA PARA PROFESSORES NO PÓS PANDEMIA!
PALESTRA PARA PROFESSORES NO PÓS PANDEMIA!
Fone/WhatsApp 031 99389-7951 ou e-mail: contato@muciomorais.com