A Educação foi e tem sido usada desta forma, assim, se coloca sobre os ombros dos profissionais da educação a quase total responsabilidade de "educar" que hoje é mais forte do que a responsabilidade de "ensinar". A sociedade, que compra facilmente este modelo, também o faz por interesse, afinal de contas quem não quer transferir a responsabilidade e educar uma criança? Com tantos afazeres e responsabilidades, fica fácil entender porque a cada ano recebemos crianças com maiores déficits de educação familiar, problemas de comportamento, falta de valores, crenças e princípios, enfim, o ambiente da escola reflete o ambiente da família, escola ruim, famílias ruins.
Este CONGRESSO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL proposto é justamente um esforço para colocar os "pingos nos is" DAR UMA FORMAÇÃO com a essência das habilidades e responsabilidades de cada parte, isso mesmo, uma formação. Estamos habituados a esta atividade no campo docente, mas formar professores sem dar abrangência nos outros participantes do processo é meio que, insistir em um trabalho inútil, o centro do problema é humano e não técnico em todos os atores.
ESTE CONGRESSO PROPÕE INTERFERIR NO PROCESSO EDUCACIONAL E COLOCAR CADA UM EM SEU LUGAR, demonstrar que a ineficácia de um interfere na parte do outro, jamais teremos uma educação eficaz sem a participação "competente e frequente" de todas as partes.
AGUARDO SEU CONVITE!