Criar expectativas nas pessoas, especialmente dentro das empresas, tem sido uma metodologia cansada pelo uso, quem nunca trabalhou em empresas que "prometiam" crescimento, promoção, enriquecimento, desenvolvimento profissional, enfim, e nada disso acontecia? Muitos processos de gestão são "politizados" cheio de armadilhas, meias palavras, conceitos vagos, e, geram nas pessoas, no início, um sentimento de "achei o meu lugar" mas a realidade desmonta esta crença.
Algo parecido é quando estipulamos metas sem a metodologia adequada, exatamente, no geral este tipo de metas são causadoras de angústias, são irreais e meras expectativas, porém, a equipe não tem controle sobre o mercado e suas variantes, nem mesmo sobre os deslumbres de sua chefia, parece que somos autossuficientes para realizarmos aquilo que queremos, basta projetar, e não somos.
Qualquer movimento empresarial que provoque expectativas precisa ser calculado com cuidado, não é algo intuitivo, há poucos dias vi uma gerência estipular metas com base na intuição de um diretor, imagine isso, toda uma força de trabalho dirigida por uma "intuição", decepção na certa. Após a minha palestra ele mostrou um power point muito bem feito, mas com informações imprecisas e interpretações de mercado sem os cuidados técnicos necessários, enquanto apresentava as novas metas ele dizia, eu creio que, eu acho que, eu projeto que... Manobras empresariais precisam muito mais que isso.
No desenvolvimento de carreira temos as mesmas atitudes, um verdadeiro show de promessas, falas das mais promissoras, a empresa colocada na posição de reveladora de talentos e impulsionadora de carreiras, mas nada disso, alguns sortudos conseguiram em face as circunstâncias do momento, mas o crescimento dentro da empresa não é realidade, não há sequer um plano de desenvolvimento empresarial, sem critérios e sem investimentos estas empresas estacionam no mercado e quem está dentro segue o ritmo.
Expectativas dentro das organizações tem necessariamente que trazer uma boa dose de realidade, solidez e até mesmo sinais presentes de que serão atendidas. Não se trata processos empresariais como se fosse uma festa de casamento.
Enfim, cuidado com esta armadilha; Sucesso a todos!
Múcio Morais
PALESTRANTE MOTIVACIONAL