ENFIM, chegou a hora de colocar a campanha nas ruas!
Muito barulho, movimento, correria, falatórios, e isso vai até o dia da eleição, parece uma tropa invadindo a cidade utilizando as mesmas estratégias, na verdade, em um certo ponto a população se confunde, a repetição dos jargões, a briga por espaços e as maracutaias de bastidores, tudo isso é esperado. Aqui ou em qualquer lugar do planeta onde exista uma liberdade relativa de opinar e se expressar.
Numa Campanha, acredite, tem chances quem pensa, não é só uma questão de repetir o óbvio, a mente das pessoas mudam, o jeito de ver, avaliar e decidir muda pelo menos 4 ou 5 vezes durante a vida de uma pessoa, isso significa que a mesma geração que se decidiu pelos carros de som, hoje decide por outro processo de empatia ou antipatia ao(s) candidato(s),
E, o que decide hoje? Século XXI ano 2024? (Atualizado)
A DINÂMICA DA CAMPANHA, É ISSO QUE DECIDE.
No geral o(s) partido(s) mantém um comitê de campanha com responsabilidades bem definidas, que em alguns casos não passa de um centro de falatórios com poucas ações organizadas e muita energia desperdiçada, sem nenhum esforço de integração dos candidatos, este espaço tem que ser "a casa do candidato" onde ele é importante, notado, imprescindível e sinta-se parte e não um estranho com gente dando risada passando por ele e mostrando onde fica a água e o banheiro.
Este escritório deveria ter funções bem definidas e apresentar resultados em todas as áreas sob sua responsabilidade, algumas delas:
Agenda com publicação na íntegra no Grupo de WhatsApp da Gestão da Campanha
Formação dos Grupos temáticos sob a liderança de especialistas com objetivos numéricos e estratégicos
Inteligência de Campanha / Centro estratégico / Marketing / Neuro especialista / Consultor político / Blogger, Jornalista /
Cadastros / Atendimento/Protocolo / Gestão de Documentos / Ofícios / Memorandos
Mala Direta / Etiquetas / Envio de Emails / Envio de SMS (Com metas diárias gerenciadas)
Geo mapeamento / Orientação aos candidatos por geo mapeamento / regionalizar processos
Relatórios (Gerenciador de Relatórios) / avaliar, reforçar e refazer
Painel / Dashboard / com informações vitais no formato motivacional
Tarefas / distribuição e organização
Verbas / gestão de verbas / avaliação de necessidades e retornos
Programa de Capacitação / Orientação / Motivação / Fazendo gerenciamento de nível de atuação, efetividade na comunidade, relações de parceria, ações geo mapeadas, mapeamento de eleitor / direcionamento aos candidatos via comunicação direta, / acompanhamento, proposituras legislativas enriquecendo o portfólio dos candidatos / suporte permanente aos candidatos via telefone e WhatsApp / (Flash Learning quinzenais) capacitação e orientação, mantendo e inovando na dinâmica das ações / implementado processo 5x5 e outros multiplicadores de rede / nortenado com objetivos e metas semanais /
Este CENTRO DE INTELIGÊNCIA, precisa funcionar numa dinâmica eficaz e que contagie diariamente todos os atores da campanha. Com um DETALHE DETERMINANTE: Sem sufocar os candidatos ou obrigá-los a sacrifícios desmedidos, com situações pontuais e não aleatórias, simplificando, dando o devido valor e atenção a cada situação. Festejando as pequenas conquistas, valorizando a dedicação de cada um dentro de suas possibilidades e limites, É A SOMA DAS PEQUENAS CONQUISTAS QUE PRODUZ O SUCESSO. Passo a passo.
Deu para entender? Valorizar os pequenos, acompanhando suas ações, dá o tom, a dinâmica, e, isso é o que produz resultados maiores.
A DINÂMICA MOSTRA A ENERGIA DA CAMPANHA, isso mesmo, informar aos candidatos sobre alguns processos, mostrar confiança e direcionar os movimentos é parte importante, sim, mas isso feito nas bases do "VAMOS VENCER, ESTAMOS JUNTOS" não serve para quase nada. A CAMPANHA PRECISA MANTER UMA DINÂMICA, ter ciclos, fases, processos integrados com o dia a dia da campanha e a evolução da opinião pública sobre as propostas e a empatia com as ideias do cabeça de chapa.
A DINÂMICA DA CAMPANHA deve ser um processo quase diário de direcionamento, motivação, e manutenção, por diversas vias, (meios físicos e eletrônicos) isso a ponto de conhecer as características humanas que movem os candidatos, é necessário estar juntos, algumas vezes no ambiente dos candidatos, escutar, permitir que se manifestem, incluí-los no processo de verdade e não apenas de forma periférica, doando atenção por conta-gotas,
A DINÂMICA PRECISA CONVENCER E MANTER A IDEIA DE UM OBJETIVO MAIOR, alguns candidatos sabem, bem lá, no fundo, que suas chances são mínimas, outros acreditam por pura intuição, outros ainda creem por algum tipo de fé, chamado, missão, e muitos já consideram a candidatura como um marco em sua vida.
NÃO IMPORTA, a questão é que todos precisam entender, interiorizar, que fazem parte de um GRANDE PROCESSO DE MUDANÇA, na vida da cidade, amigos, família e de sua própria. Isso precisa ser plantado dentro de cada um, como uma guerra onde muitos se doam, muitos se ferem, outros não voltam, mas temos que vencer a guerra e expulsar o inimigo de nossas famílias e de nosso futuro. E ISSO VAI FICAR NA HISTÓRIA DELE(A) PARA SEMPRE, ele(a) vai contar que fez parte desta campanha que livrou a cidade da tirania. Da vergonha. Do vexame. "EU ESTAVA LÁ" vai ser sua história de vida.
COM ISSO EM MENTE, mantemos uma dinâmica de ações estratégicas, mobilizando, treinando, motivando, direcionando ações individuais, coletivas, por evento, por práticas simples, mas constantes, se deixarmos simplesmente fluir, apenas uma parte vai manter o ritmo e estes vão diminuindo à medida que se sentirem cansados e com apoio apenas nominal, esta turma precisa manter a ideia de "GRUPO DE TRABALHO" caso contrário serão um bando soltos por aí e com um ajuntamento chato ocasionalmente para falar as coisas de sempre.
ESTA FÓRMULA CONSEGUE manter a "sequência e frequência" das ações, visto que nossa gente não tem a disciplina com característica, inclusive os candidatos, é uma maneira prática de cativar e manter o ritmo das pessoas envolvidas. Desfaz a ilusão das pesquisas, mas usa estas informações para alimentar a manutenção da dianteira ou correr para ultrapassar, é isso, disciplinamos ou dispersamos. O modelo de campanha depende desta decisão.
"VAMOS AJUDAR AS PESSOAS A ENTRAREM PARA A HISTÓRIA".
Sucesso aos bem intencionados, contem comigo!
* ÉTICA NA CAMPANHA ELEITORAL, É POSSÍVEL? ATÉ ONDE ESTE COMPORTAMENTO IMPACTA O ELEITOR? GESTÃO POR FATOS, NÃO FAKES!
*
MARKETING DIGITAL - COMO EXPLORAR CORRETAMENTE ESTA
FERRAMENTA
*
CAMPANHA 5X5 MULTIPLICADORES ANÔNIMOS
*
ORGANIZAÇÃO DE COMITÊ DINÂMICO E SEUS BENEFÍCIOS NA
CAMPANHA
*
30 SITES PARA MELHORAR SEUS CONHECIMENTOS NA GESTÃO
PÚBLICA
*
TREINAMENTO BÁSICO PARA FUTUROS SECRETÁRIOS
*
O NOVO SERVIDOR PÚBLICO QUE O BRASIL EXIGE
*
INTERPRETANDO FATOS E ACHANDO SOLUÇÕES
*
ESTRATÉGIAS DE CAMPANHA ELEITORAIS, FATOLOGIA E
NEUROCOMPORTAMENTO
*
MENTORIA ELEITORAL
E OUTROS TEMAS...