SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, O QUE É! O QUE NÃO É? Professor Múcio Morais


Nestes quase 30 anos de carreira dedicados na maioria a educação por todo Brasil e em alguns países da América Latina, encontrei os mais diversos modelos de gestão da educação, vi projetos ótimos darem errado, também vi improváveis dando certo.

A educação é um setor ultra sensível, nossos clientes são permanentes e frequentes. Não temos muito tempo para recuperar ações mal feitas, as consequências refletem rapidamente na qualidade da sociedade que educamos, por isso todo planejamento precisa ser minucioso, cuidadoso e tecnicamente preparado, não há espaço para amadorismo e nem para “representatividade igualitária” na discussão de metodologias, processos e modelo de gestão, querer abrir este espaço sem um planejamento é o mesmo que convidar a sociedade a opinar sobre técnicas cirúrgicas, equipamentos de diagnóstico e metodologias terapêuticas.

Conversar e levantar necessidades, sim, escutar ideias e sugestões sempre é bem-vindo, mas são técnicos que devem se debruçar sobre estas questões, discutir temas, organização e métodos, e, apresentar a sociedade os caminhos para se enfrentar as demandas apresentadas, sim, aquelas que forem da alçada da educação.

Quanto aos políticos, no caso da educação municipal? Devem ser instruídos sobre sua atuação, nestes últimos 30 anos nunca encontrei um vereador na escola, somente duas vezes fui convidado por uma Câmara de Vereadores para discutir e apresentar soluções para a educação, nem mesmo para explicar ou defender um projeto de lei de minha autoria em favor da educação de um determinado município, será que os nossos vereadores entendem seu papel na educação?

Fiscalizar a aplicação dos recursos, a alimentação e o transporte escolar; a formação de docentes, as condições de ingresso, a progressão e o piso salarial das carreiras; a qualidade da educação oferecida e o direito de acesso universal à escola, entre outras atividades.

Quando abrimos a porta para que pessoas não preparadas tecnicamente interfiram no planejamento, acabamos dando espaço para que questões não vinculadas à secretaria de educação sejam levantadas, portanto, se você está organizando uma futura secretaria, faça-o com cuidado, seja prudente e não trate a questão como se um bom planejamento tenha que ser “construído por todos”, filosoficamente bonito, mas, na prática, um desastre.

O que a Secretaria de Educação, não é?

Em minhas andanças vi alguns Titanics da educação afundando, não caia nesses enganos. Obviamente algumas dessas questões poderão ter espaço, desde que não interfira no processo educacional, secretaria de educação, cuida de educação, simples assim.

7 "COISAS" QUE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NÃO É OU NÃO DEVERIA SER:

1.      Abrigo político para fortalecer parcerias e apoios;

2.      Ação entre amigos;

3.      Sindicato, fórum de discussões constantes para questões trabalhistas;

4.      Associação, defensora dos interesses da sociedade escolar;

5.      Reduto de ativistas;

6.      Casa da mãe joana, onde todos mandam;

7.     Um órgão sem autonomia com forte dependência política em suas decisões;

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO É:

1.   Em articulação com os sistemas de ensino e participação da sociedade, planeja, orienta e coordena a implementação das políticas de educação por meio da cooperação didático-pedagógica, tecnológica, técnica e financeira, respondendo pelos resultados obtidos nesse processo. Faz uma gestão participativa integrando diretores e demais lideranças escolares no processo educativo. Liderança no sentido de manter o foco das ações que devem ser realizadas. Mobiliza os recursos humanos e financeiros necessários para assim garantir que as escolas obtenham os resultados esperados.

Simples assim,

Então, é preciso ter os cuidados necessários para organizar uma secretaria que de fato vai funcionar com suas engrenagens em perfeito estado, nesse processo cuide para não educar erradamente a sociedade na maneira de tratar a secretaria. Abra demais as portas agora, e, futuramente, terá uma multidão querendo entrar, dê espaços inadequados agora e terá um grupo de críticos à sua porta, a sociedade precisa encarar a educação como algo sério, complexo e confiar em seus técnicos. Não destrua a mística da educação, precisamos dela.  

Entendeu? Este artigo trata de processos políticos, comportamentais e sociológicos para implementar de maneira saudável e sem maiores problemas a gestão da educação em um município.

Precisa de ajuda? Quero ajuda-lo!

·        IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS DE EDUCAÇÃO:

·        IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS DE GESTÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO;

·        ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS ADMINISTRATIVOS;

·        PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO;

·        PARCERIAS SOCIOEDUCATIVAS

·        TRABALHO INSTITUCIONAL COM A INICIATIVA PRIVADA;

·        PROCESSOS, ATIVIDADES E METAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO;

·        GESTÃO DE METAS PARA MOBILIZAÇÃO DE FINANCIAMENTO EDUCACIONAL

·        DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS PARA O SISTEMA INTEGRADO DE MONITORAMENTO EXECUÇÃO E CONTROLE – SIMEC;

·        OUTROS MOVIMENTOS ADMINISTRATIVOS E GESTÃO NA EDUCAÇÃO;



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