Também se tornaram cansativos e inócuos muitos métodos de marketing que acabam virando o jogo para o negativo, barulho e sujeira nas ruas e nos muros não é algo tão apreciado mais, os papagaios de pirata são vistos como idiotas, as expressões "estamos juntos, vamos nessa, vamos nessa caminhada, vamos isso e vamos aquilo" tem tom de hipocrisia e falsidade, "juntos uma ova" é assim que o eleitor responde, precisamos aprender como a sociedade responde para sabermos como fazer as perguntas.
O QUE É MENTORIA ELEITORAL?
Trata-se de um processo de acompanhamento do comportamento, planejamento,
estratégias, ações e adaptações ao meio em que acontece a Campanha de cada
candidato. Estes processos são imprescindíveis na conquista dos votos do “NOVO
ELEITOR” que foi afetado pelas polarizações e pelo efeito ético-histórico fortemente
plantado no Brasil.
A QUEM SE
DESTINA
Neste caso, aos candidatos a VEREADORES, PREFEITOS E DEPUTADOS.
DIAGNÓSTICO
/ OBSERVAÇÃO E PESQUISA INTERNA
Nos primeiros dias de Campanha, acompanho de perto diversos candidatos em diversas regiões, percebendo suas forças e fraquezas no processo de conquista de NOVOS ELEITORES, só para se entender, quero citar algumas das falhas geralmente encontradas:
1. COMUNICAÇÃO antiquada e de falsa intimidade;
2. Processo de indução por falsas promessas, desconhecimento das atribuições da função que incluem: Promessa de construção do hospitais, asfaltamentos, aumento nas vendas no comercio central, lançamento de cursos, empregos, melhoria de salários dos professores, etc.
3. Falta de propostas reais e históricas que trazem desconfiança e produzem indiferença do eleitor;
4. Uso inadequado dos materiais da campanha, estilo panfletagem;
5. Falta de processo filosófico-comunicativo não gerando convicção no eleitor;
6. Superficialidade de objetivos e lugar comum;
7. Propostas complexas e que dependem de negociações, parcerias, adesões etc etc;
8. Participação nas caminhadas com entrega de material em massa, sabemos pra onde isso vai neh? Para o lixo.
9. Inconstância na campanha. (Liguei para um candidato para convida-lo a uma reuniçao de mentoria, ele me informou que estava sem tempo pra campanha... )
10. Metodologias obscuras e sem objetivos;
11. Metodologias em contra mão;
12. Ignorância (no caso dos vereadores) quanto a ancoragem com a candidatura para Prefeito, não sabem tirar proveito e produzir robustez na própria Campanha;
13. Necessidade de estratégias simples e eficazes com urgência; Redes multicontatos, uso adequado das redes sociais, uso adequado do WhatsApp, Entrega de material inteligente, fatores de multiplicação de contatos, micro ações comunitárias, fidelização filosófica, desvendamento circular, Break brain, e outros processos de captura de votos;
14. Alinhamento com o discurso central;
Estas são algumas constatações de necessidades na fase final da Campanha para vereadores; considere que a MENTORIA adequada seria iniciada logo após a confirmação dos candidatos.
1. Abriremos uma comunidade EXCLUSIVA no WhatsApp para comunicação entre o Mentor (Prof. Múcio) e os candidatos, estes podem buscar apoio das 08:00 às 20Horas, tirar dúvidas, melhorar desempenho, buscar motivação, conselhos, apoio etc etc
2. Um enconco semanal presencial às quintas-feiras no diretório da Campanha;
3. Um encontro extra, quando solicitado, para discutir e resolver questões das estratégias etc.
4. Artigos e matérias voltadas para o desempenho da campanha colocadas diariamente na comunidade do WhatsApp;
5. Apoio e orientação à outras ações direcionadas aos candidatos;
6. Micro eventos ( quick decision )
7. Outras atividades ligadas às ações estratégicas e comportamentais;
A seu dispor!