MUNDO DE PENSADORES X MUNDO DE ECOLHEDORES - PROF MÚCIO MORAIS


Estamos na era da oferta, o sistema digital nos oferece, nos dá opções, mas, fecha o cerco e nós temos apenas em um clique, escolher o que desejamos vestir, dirigir, usar como apoio no dia a dia, aonde ir, como ir, e, os motivos para tudo isso também é apresentado, geralmente a ideia é: PORQUE ISSO VOCÊ QUER; em sublimação, pulando a etapa do pensar, avaliar, deduzir, aplicar suas crenças e valores e buscar em si o real desejo e os reais motivos. 

A era dos escolhedores nos molda e despersonaliza criando uma sociedade cada vez mais uniforme e fácil de se atender, afinal de contas, todo mundo quer o que todo mundo tem, todo mundo faz o que todo mundo faz, todo mundo gosta do que todo mundo gosta, a coletividade nos despersonaliza e nos inclui numa manada; 
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

E em que isso afeta nosso processo de educar, formar uma nova geração? Para mim é obvia a resposta, desde a convivência familiar, esta facilidade para ter acesso ao que se deseja, seja uma informação (que em tempos passados exigia pesquisa, livros, busca em diversas fontes), hoje é conseguida com um clique, uma mãe ha poucos dias comentou que agora esta fácil ajudar a filha no "para casa" bastava consultar o Google, ou seja, o ensino em sala de aula sequer é considerado, o aluno pode dispersar sem prejuízos, depois ele procura no Google. 

Sem demonizar os avanços tecnológicos, a questão aqui é o avanço humano, mental, emocional, intelectual e acadêmico no âmbito cognitivo, conviver em sociedade e moldar as experiências diversas. Este ambiente é essencial para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, pois através dele é possível trabalhar a empatia e o vínculo com outras pessoas. 

Creio que um caminho essencial na educação, desde a família e passando pela escola, é fazer reflexões com profundidade nesta questão e transformá-las em ações práticas, a meu ver, isso é muito simples, afinal de contas um certo primitivismo, saudosismo, romantismo, heranças emocionais, ligações familiares estão presentes em quase toda a geração de professores que continuam na ativa, hora de chamar a vovó e o vovô e aprender com a sabedoria deles.

Aprenda a pensar fora da caixinha, inove, invente, recrie, refaça, busque opções e transforme-as em ações, renove o compromisso com a simplicidade, abandone um pouco esse papo "tecniquês" fale a linguagem das pessoas comuns, ame mais, e não acredite em tudo que sua faculdade de pedagogia de ensinou, como já disse, PENSE AO INVÉS DE SIMPLESMENTE ESCOLHER MODELOS PRONTOS. 

Bora lá, o sucesso começa e termina todos os dias!

Professor Múcio Morais

ESTE TEXTO É PARTE DA PALESTRA PENSADORES X ESCOLHEDORES e pode ser aplicada a todas as atividades humanas. Educação, Gestão Empresarial, Negócios, Terceiro Setor, Liderança, etc. 

 

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão caindo por terra, as mudanças vem a reboque de ...