DIA A DIA PARA O SUCESSO – MÚCIO MORAIS


Quantos são os nossos projetos pessoais, desde ações no campo da saúde, estética, bem-estar emocional, aumento do conhecimento, relações interpessoais, família, profissão, finanças, espiritualidade, enfim, estes projetos estão constantemente no cobrando resultados, promovendo uma verdadeira caça interior aos culpados e incompetentes, que nesse caso somos nós mesmos.

Um fator decisivo nesta questão é a nossa facilidade para fazer “listas de projetos” e quem não gosta ade fazer uma bela lista? Na infância muitas crianças têm o privilégio de fazer sua listinha de presentes, não foi o meu caso, mas, UAUUUUU!!! Deve ser uma experiência das mais agradáveis. No amigo oculto de final de ano, em minha casa, quando podemos colocar até cinco presentes, e, o amigo oculto vai escolher um, ou a lista de convidados para uma festa onde podemos nos lembrar de amigos e parentes que estão sumidos até de nossas lembranças, anotamos aqueles nomes com muito entusiasmo, e, o que dizer da lista de desejos para o “Ano Novo”, somos generosos com listas, afinal de contas é só uma lista, pode acontecer ou não, mas por favor, deixe sonhar!

Esta sensação de dono do futuro é ótima, mas tem suas cobranças, no caso em que abordo agora, “O Sucesso pessoal” a cobrança vem mais rápida do que sua capacidade de planejar cada item. Como disse anteriormente, “estes projetos estão constantemente no cobrando resultados, promovendo uma verdadeira caça interior aos culpados e incompetentes, que nesse caso somos nós mesmos”. Você já foi questionado por alguém a respeito de um projeto ainda não realizado? Alguém que chega e diz: E aí? Você já começou a perder peso? Ou coisas do tipo, aquele curso que você programou, já está fazendo?

Coisas pequenas, mas que nos levam a um constrangimento e estado de culpa, no geral lançamos uma “desculpa” jogando para cima das circunstâncias a nossa incompetência, coisas do tipo: Ahhh amigo, com esta Pandemia deu tudo errado! Ou Hummm você nem imagina o preço daquele curso! E ainda coisas do tipo: Calma aí, já estou me organizando para isso! Dificilmente daremos uma resposta do tipo: sabe amigo, exagerei na lista, este e mais este projeto ficarão no papel mesmo. Nem tentei fazer. Esta resposta seria libertadora, pode acreditar, assumir a nossa incompetência nos tira o peso de ter que vencer e ter sucesso sempre, uma bobagem da “Guruzagem” do século XXI; ninguém acerta sempre.  

Este artigo não é um desmotivador, mas um leve toque nas sutilezas da culpa e do empoderamento exagerado que fazemos de nós mesmos com base em intuições, desejos, visão de futuro, ou seja, abstrações mentais que nos fazem viajar no mundo do realizável e descer na estação da frustração da realidade. Tudo isso alimentado por novos modelos de realização que nos transformam em máquinas repetidoras de fórmulas, e, não funcionamos assim. Receita de bolo para a vida não funciona, receita de bolo só funciona para bolo mesmo.

Mas qual a possibilidade de Sucesso? Quase tudo que escutamos sobre projetar, acreditar, planejar, agir com energia e convicção, avaliar os resultados e as ações, refazer para melhorar, aumentar sua crença com as vitórias, recomeçar este ciclo mais forte a cada projeto realizado, isso não é ficção, funciona mesmo, é este o caminho para se chegar onde desejamos, a questão da lista, que acaba trazendo cobranças, culpa e perda de energia, está na própria lista. Vou explicar.

Você projeta 20 acontecimentos para sua vida, uma lista do tipo:

1.      Perder peso;

2.      Melhorar minha área emocional;

3.      Fazer o Curso “Tal”;

4.      Começar a namorar; (Este ano vai dar)

5.      Ler um livro;

6.      Trocar de carro;

7.      Fazer o Jardim na entrada de casa;

8.      Frequentar o Clube uma vez por semana;

9.      Comprar uma TV nova, 55 polegadas;

10.   Trocar de Celular;

11.   Mudar de emprego;

12.   Voltar para a academia;

13.   Melhorar meu guarda roupa;

14.   Tirar férias na Praia. (Este ano tem que dar);

15.   Juntar Dinheiro;

16.   Voltar a frequentar a Igreja;

17.   Visitar Tia Arminda no Interior;

18.   Dar um XBOX para meu sobrinho;

19.   Fazer Terapia; (Voltar na Dra. Angélica)

20.   Visitar a Casa de Idosos e fazer uma doação;

Uma lista interessante, mas em alguns meses estará cobrando de você tudo que não foi feito, obviamente se você colocar a frente de cada desejo o quando, como e porque existirá uma grande possibilidade de realizar a maioria. Mas este não é o ponto, o que sugiro é uma lista menor, mais simples, realista, e que sua execução seja possível a curto e médio prazo, você pode fazer duas, três ou mais listas por ano, não importa quantas, mas que sejam realizáveis, menores, se em dez anos você realizar um projeto a cada ano, terá dez projetos realizados em sua vida, a questão é que ao final dos dez anos costumamos não ter muita coisa, e, descobriremos que nossa velha e frequente companheira foi a culpa e agora as desculpas.

Seja simples, não pequeno, em seus planos, dê a você mesmo a chance de realizar, faça poucas escolhas, mas faça, suba, mas um degrau por vez e não se esqueça de certificar-se que cada degrau está firme e não vai quebrar quando for subir o próximo. Faça isso e suas realizações serão mais frequentes, a cobrança muito menor, as desculpas praticamente desaparecerão, e suas poucas e firmes escolhas te trarão uma realidade de sucesso chamada “dia a dia” isso mesmo, aprender a viver cada dia com ações planejadas ou não, afinal nem tudo na vida é previsível, mas com objetivos simples a vida será mais confortável emocionalmente, mais prazerosa e inspiradora. A motivação será natural, quase óbvia, o sentimento de contentamento achará um lugar em sua mente.   

Sucesso não tem tamanho, só tem dono!

Múcio Morais

PALESTRAS MOTIVACIONAIS / QUALIDADE DE VIDA / MOTIVAÇÃO PARA VENCER /


ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão caindo por terra, as mudanças vem a reboque de ...