CLIMA ORGANIZACIONAL, O QUE É?

por Amanda Silva

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é a percepção que os colaboradores têm da empresa, formado a partir de diversos fatores. Portanto, esse conceito significa o que a equipe sente sobre o dia a dia no trabalho, influencia em diversos pontos, como satisfação no trabalho, motivação e desempenho, entre outros

Podemos comparar o conceito de clima organizacional a um farol: ele pode estar verde, o que indica que está tudo bem para seguir; amarelo, sinalizando que é preciso ter atenção e realizar melhorias; ou vermelho, quando é necessário tomar atitudes rápidas e eficazes.

Dessa forma, todas as ações e escolhas da empresa influenciam no clima organizacional, positiva ou negativamente. Mas como isso acontece no dia a dia? Esse conceito considerado “invisível” por muitos profissionais de RH pode ser representado na prática, como veremos a seguir.

Tipos de clima organizacional

Acima, comparamos o clima a um farol certo? Isso porque, ele é uma ótima representação dos tipos de clima organizacional, que são:

Clima organizacional bom;

Clima organizacional mediano;

Clima organizacional ruim.

Clima organizacional bom

Ou clima organizacional positivo, quando a empresa atinge esse nível, indica que os colaboradores se sentem valorizados, motivados e comprometidos com a organização. Portanto, é muito provável que eles terão um desempenho, dedicação e resultados acima da média;

Clima organizacional mediano

Aqui, os colaboradores estão neutros em relação ao seu trabalho. Sendo assim, não podem ser considerados realizados e nem desmotivados. Porém, isso pode refletir em resultados mais “mornos” e, sem atenção para mover esse ponteiro, pode ser que essa percepção se torne negativa ao longo do tempo.

Clima organizacional ruim

Neste indicador, o farol está totalmente vermelho. É possível encontrar colaboradores mais descontentes, desmotivados e com entregas bem abaixo do esperado. Outras consequências para a empresa podem ser alto turnover, RH sobrecarregado, imagem prejudicada diante dos clientes, etc.

Alguns exemplos de clima organizacional 💬

Exemplos de clima organizacional positivo são:

  • Locais com reuniões produtivas e respeitosas;
  • Ambientes em que é possível contar desafios e receber apoio;
  • Empresas com sentimento de equipe;
  • Colaboradores que são “embaixadores da marca” e tem orgulho de onde trabalham.

Já exemplos de clima organizacional negativo podem ser:

  • Chefes autoritários e que não aceitam opiniões;
  • Espaços de trabalho sem o ambiente adequado para a realização das tarefas;
  • Organizações sem espaço de desenvolvimento e crescimento;
  • Colaboradores que não sentem ou não entendem a importância de seu trabalho.

Além disso, é importante ressaltar que diversos fatores compõem o clima, por isso, se você identificou um ou mais itens dos exemplos citados, não se preocupe. Ainda iremos ver em detalhes como você pode ter um diagnóstico assertivo.

Qual a importância do clima organizacional?

O clima organizacional é um dado importante que ajuda o RH a saber se seus esforços relacionados a engajamento, retenção de talentos e promoção do desempenho estão no caminho certo, entre outros fatores.

Assim, sem essa informação, a Gestão de Pessoas pode sofrer com diversos problemas com causas aparentes, ou não entender, por exemplo:

Forças e fraquezas e como marca a empresa;

  • Motivos de rotatividade;
  • Estilo de liderança aplicado;
  • Ideias de condução de treinamentos;
  • Níveis de satisfação no trabalho;
  • Como estão as relações interpessoais na empresa, e mais.

Os dados do clima organizacional representam uma vantagem estratégica para o RH, além de ajudarem você a tomar decisões assertivas, que tragam os melhores resultados.

Quais as vantagens de ter um clima organizacional bom?

Enfim, como o clima organizacional afeta a empresa, o RH e seus colaboradores? Pode ter certeza de que todos saem ganhando. Ao melhorar o clima da empresa, alguns dos ganhos são:

  • Aumento dos resultados: 89% das companhias reconhecem que bons resultados estão diretamente ligados à motivação e à felicidade dos colaboradores;
  • Redução de turnover: o DIEESE constatou que empresas com um clima organizacional positivo têm um turnover três vezes menor;
  • Melhores relações interpessoais e menos conflitos no trabalho: um ambiente com um nível menor de estresse tem maior segurança psicológica e, portanto, menos conflitos;
  • Retenção de talentos: em um ambiente em que a valorização dos colaboradores está em foco, eles sentem-se mais motivados a permanecer.
  • Employer Branding: organizações com um bom Employer Branding tem uma alta vantagem competitiva na atração dos melhores talentos;
  • Resiliência diante desafios: uma equipe unida e engajada é capaz de unir forças para superar desafios, além de ser mais inovadora;
  • Diminuição no estresse e na ansiedade: a dificuldade em lidar com as exigências de um ambiente com um negativo podem levar ao desenvolvimento dessas condições;
  • Aumento na produtividade: ao vestirem realmente a camisa da empresa, os colaboradores esforçam-se mais para alcançar altos resultados.

Tudo isso ajuda o RH a otimizar seu tempo, ser protagonista de mudanças e resultados positivos, além de ter uma atuação cada vez mais alinhada aos objetivos do negócio!

Clima organizacional x cultura organizacional: qual é a diferença?

Embora tenham conceitos semelhantes, é importante que o RH conheça as diferenças entre cultura e clima organizacional para a tomada de decisões. A primeira está ligada às necessidades humanas da empresa, reunindo valores, comportamentos, hábitos e pontos de vista em comum no ambiente de trabalho.

A cultura é preestabelecida com os valores organizacionais, que funcionam como base e distingue uma empresa da outra. A entrada de novos colaboradores pode fazer ela se adaptar até determinado ponto, conforme as características trazidas como contribuição por esses profissionais. O clima organizacional é a percepção de cultura, que pode ser mensurada e seus dados utilizados na melhoria do ambiente e ações conforme a cultura da empresa. 

A questão que se coloca é: A Empresa devem adaptar-se as pessoas ou as pessoas às empresas.

PALESTRAS / WORKSHOPS CLIMA ORGANIZACIONAL - PALESTRANTE MÚCIO MORAIS Whatsapp 031 99389-7951 

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão caindo por terra, as mudanças vem a reboque de ...