A crise de Liderança é uma realidade e coloca em risco o destino e o futuro das organizações, empresas que não contam com uma liderança preparada e capacitada, caem quase sempre nos mesmos erros:
foco no curto prazo, gestores gananciosos e desonestos e ausência de valores éticos, que gera a falta de comprometimento dos colaboradores, onde 78% deles estão desengajados e 18% totalmente desengajados."O mais grave e urgente problema de nossas organizações
é a falta de líderes. Não temos líderes em número suficiente e à altura dos
problemas e desafios atuais. Essa crise é global e afeta todos os setores da
sociedade, como instituições religiosas, acadêmicas, militares e, principalmente,
empresariais".
Boa parte das empresas não sabe identificar, desenvolver e
manter novas lideranças. "As empresas precisam rever suas estratégias de
criação e desenvolvimento de novos líderes urgentemente. Necessitam de líderes
que inspirem, empolguem e devolvam às pessoas a autoconfiança, a autonomia e o
pensamento crítico; que conversem com as pessoas e demonstrem o quanto aprecia
o seu trabalho; que sejam cultos, e façam do aprendizado um hábito diário e não
sejam um pregador do ante intelectualismo".
Algumas características são indispensáveis para quem
pretende exercer uma posição de liderança ou a exerce atualmente. São elas:
1) Cultura - o líder deve ser uma pessoa culta, conhecer o seu
País, as leis, a geografia e suas carências. Exemplos de líderes são Fernando
Henrique Cardoso, Bill Clinton, Barack Obama e outros.
2) Convicção profunda sobre suas crenças e valores - o líder
não pode ser um oportunista que muda de acordo com as conveniências e
circunstâncias do momento. Ele deve ter posições firmes e claras sobre os
assuntos que supostamente precisa opinar e gerenciar.
3) Conhecer a psicologia humana - nenhum gestor, por melhor
preparado que seja academicamente, se tornará um líder eficaz se não conhecer a
natureza humana. O conhecimento da psicologia humana é condição indispensável e
sobrepuja todos os outros conhecimentos - finanças, tecnologia da informação,
engenharia. Os profissionais que tentarem liderar seus negócios com olhos
voltados apenas para apresentações e relatórios de resultados financeiros
fracassarão e, infelizmente, é o que se vê diariamente no dia a dia das
organizações.
4) Não deve compactuar da mediocridade - ele deve exigir
sempre o melhor de seus liderados e comemorar a cada conquista, não importa o
tamanho e o impacto sobre os negócios e colaboradores. As pessoas se sentirão
valorizadas e orgulhosas de seu trabalho.
É fundamental que o líder tenha controle emocional para
gerir sua posição empresarial.
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