Lembro-me do meu tempo de ensino fundamental e médio, eu não era dos melhores, me contentava em ser um aluno medíocre e às vezes brilhante quando por um lapso resolvia usar minha inteligência, até que por obra de uma professora muito sensível fui integrado a um grupo de trabalho, trabalhamos por quase um mês desvendando o período feudal no Brasil.
Naquele grupo só tinha feras, me lembro até mesmo dos nomes, eram os melhores, bom comportamento, boas notas, respeito dos professores, visibilidade na escola, enfim, um seleto grupo de estudantes, pude perceber no início uma certa rejeição a mim, mas, acabei me integrando, percebi que precisava ser com o eles, pensar e agir como eles faziam, e foi assim, me tornei um estudante, tiramos uma nota incrível naquele trabalho e meus colegas pediram à professora que me mantivesse no grupo.
Este foi o meu primeiro grande salto de sucesso, permiti que minha mediocridade me questionasse, me juntei aos bons e me tornei um deles, pelo menos acreditei que sim, e, segui em frente.
Esta experiência tem me incomodado, sei que isso acontece quase que naturalmente conduzido por professores sensíveis e visionários, mas, não acontece com tanta frequência assim, não é um processo organizado e devidamente estabelecido. A meritocracia e a performance individual ainda é o usual na educação,
Sendo um visionário, sonho com empresas contratando "Grupos" com currículos que se completam e com uma relação estabelecida, desde a liderança até cada função, propondo objetivos e metas, imagine isso, que ganho, que eficaz.
Tenho em mente que este deva ser um processo integrado ao planejamento pedagógico das escolas, quero chamar de GRUPO de MENTORIA, integrando uma maioria de bons e médios alunos, preparados pelos professores a desenvolverem suas habilidades, aptidões e troca de experiência, estes grupos minimizariam o trabalho dos professores considerando um atendimento por grupo, tarefas por grupo, metas, objetivos, avaliação, etc.
Penso que um trabalho nesse formato poderá influenciar alunos a se tornarem estudantes, mesmo com as previsíveis dificuldades para implementação e gestão, e, são mesmo estas dificuldades que pretendo combater nos Grupos de Mentoria.
Se minha presença não altera o ambiente, talvez eu não seja necessário naquele lugar! Múcio Morais
Imagino que estes grupos possam ser avaliados, receber algum tipo de graduação, monitorar outros grupos, sem um processo competitivo instituído, porque, logicamente, eles irão competir, é parte de nossa natureza e nada impede uma competição saudável vez ou outra.
Vejo este horizonte se abrindo com muitas possibilidades, os estudantes orientados para focos muito maiores e mais nobres na educação, afinal, o que estamos dando a estes jovens e crianças no que diz respeito a trabalhar em favor de outros, começando pelo que está mais próximo? Pouco!
Este sistema faz uma boa parte da inclusão, tão necessária em nosso momento social, integra "todos" os alunos da escola, todos "fazem parte de um grupo" tem uma denominação, uma identidade, um propósito, objetivos, metas e reconhecimento. Alguns grupos passam a ter vida própria organizando encontros e atividades extra classe.
Prefiro a culpa de ter errado do que o peso de não ter tentado! Múcio Morais
Quanto aos estudantes NEE recebem apoio e se integram ao grupo facilitando o monitoramento, dividindo as ações mais simples com o grupo, recebendo carinho e acolhimento por parte dos colegas, tendo parte no trabalho e nas glórias.
Os professores, ao invés de monitorarem 40 alunos por sala, cuidam de 4 grupos, delega ações, coloca limites, intervem, modifica, administra melhor sua classe e tem nos grupos o apoio para fazer um trabalho consistente.
Dentro das metodologias aplicáveis no processo educacional, confesso que esta é uma das que mais me entusiasmam, pelos seus possíveis resultados na disciplina, desenvolvimento humano, comportamental, desenvolvimento cognitivo, processo psicossocial, socio-emocional e outras possibilidades igualmente importantes.
Dividi este sistema em 7 PILARES-base, estes são sustentáculos do processo, cada pilar deve ser construído e mantido ao longo das atividades de cada grupo, no processo de tentativa, acerto e erro, pude aperfeiçoar o funcionamento dos grupo e até mesmo entender que existirão grupos distintos com finalidades e progressões diferenciadas. Mas isso é assunto para outro momento. Fica aí a sugestão para seu município.
Sucesso!
Múcio Morais
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