Como ser um bom Estudante – Síntese da Palestra – com o Prof. Múcio Morais
O típico campus da faculdade é um lugar amigável; mas também é um ambiente competitivo. A educação que você recebe lá e as atitudes que você desenvolve irão guiá-lo pelo resto de sua vida. Suas notas serão especialmente importantes para conseguir seu primeiro emprego ou ao se inscrever para a pós-graduação. Para ser um aluno bem-sucedido, são necessárias certas habilidades; mas, essas são habilidades que podem ser aprendidas.
O básico para ser um
bom aluno:
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Priorize sua vida: Ir bem na escola deve ser sua
prioridade.
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Estudo: Não há substituto.
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Sempre assista às aulas.
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Faça todos os deveres de casa e as leituras
atribuídas.
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Desenvolva autodisciplina.
·
Gerencie seu tempo.
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Autodisciplina facilitada
Os seres humanos são criaturas de hábitos. Portanto, adquira
o hábito de fazer o que você pensa que deve fazer. Não é tolice seu
comportamento contradizer seu próprio raciocínio? E o que poderia ser mais
harmonioso do que se descobrir querendo fazer o que sabe que deveria?
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Treine-se para que haja um mecanismo de reação
imediato dentro de você:
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Você raciocina que deve fazer algo e, portanto,
o faz.
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Outras pessoas que parecem ter menos dificuldade
com autodisciplina provavelmente simplesmente têm mais prática nisso,
tornando-a menos difícil; porque, prática é o que é preciso.
Gerenciamento de
tempo
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Não importa como você o faça, há apenas 24 horas
em um dia. Uma boa gestão do tempo requer:
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Observe assumir mais do que você pode suportar.
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Estimando razoavelmente o tempo necessário para
realizar cada uma das tarefas em mãos.
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Na verdade, fazendo o que precisa ser feito.
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Só você pode fazer essas coisas. Algumas ideias,
porém, que podem ajudar a estimulá-lo:
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Um minuto agora é tão precioso quanto um minuto
depois. Você não pode colocar o tempo de volta no relógio.
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Se você não está adiantado, está atrasado.
Porque, se você tentar permanecer dentro do cronograma, qualquer contratempo ou
erro de julgamento fará com que você fique para trás - talvez no prazo final,
quando nenhuma recuperação é possível.
Introspecção
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Compreenda e seja honesto consigo mesmo. Tudo o
mais decorre disso.
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Seja atleta e técnico: fique de olho no que você
está fazendo e outro em si mesmo.
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Assuma o comando e a responsabilidade por você
mesmo.
Enfrente suas inseguranças de frente. Alguns sinais comuns
de insegurança: Fazer uma pergunta para a qual você já sabe a resposta; sendo
artificialmente social com instrutores ou outros alunos, quando o verdadeiro
motivo é matar temporariamente a dor.
Forme uma autoimagem positiva: os alunos que estão entrando
pela primeira vez na faculdade provavelmente terão dúvidas sobre como se sairão
bem. Tente se sair bem imediatamente para criar a expectativa de continuar se
saindo bem. Não se contente com nada menos. No entanto, tente não se restringir
ao seu desempenho e experiências anteriores, boas ou ruins. Aprenda com o
passado, mas não se limite a ele. Procure seus pontos fracos e ataque-os. Seja
realista sobre suas limitações; mas, não deixe que isso o leve a ficar
satisfeito com eles.
Fazendo um curso,
A atitude de cada aluno é uma mistura do seguinte:
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Ele / Ela quer aprender o material.
·
Ele / ela quer tirar uma boa nota.
·
Ele / Ela não se importa.
A atitude de cada
instrutor é uma mistura do seguinte:
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Ele / Ela quer que os alunos aprendam o
material.
·
Ele deseja que as notas sejam justas e reflitam
o conhecimento e as habilidades dos alunos.
·
Ele / Ela não se importa.
Para se sair bem em
um curso, cabe a você (o aluno) fazer duas coisas:
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Aprenda o material.
·
Aprenda o instrutor.
Quanto a este último, preste atenção em aula aos padrões do
instrutor, ao que ele enfatiza, etc. Reúna informações sobre o instrutor com
outros alunos. Um bom instrutor, entretanto, apresentará seu curso de forma que
seja de pouco proveito para o aluno tentar aprendê-lo, forçando assim seus
alunos a aprenderem o material.
Trabalho de casa
Lembre-se de que seu trabalho está sendo avaliado por um ser
humano. Desse modo:
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Escreva de forma legível, ordenada e coerente.
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Forneça qualquer comentário necessário para
deixar claro o que você está tentando fazer.
·
Facilitar o trabalho da avaliadora provavelmente
fará com que você obtenha o benefício da dúvida quando ela ocorrer.
Não pense que obter a resposta certa para um problema de
lição de casa implica que você domina o material correspondente. Tudo o que
você fez foi resolver um problema específico; isso não significa que você
necessariamente aprendeu como resolver todos esses problemas (como os que
aparecem em seus exames). Depende de você ver os problemas do dever de casa a
partir dessa perspectiva mais ampla.
Se disponível, sempre analise as soluções fornecidas pelo
instrutor, mesmo se você se saiu bem na tarefa. Ele / ela pode demonstrar
métodos (talvez mais eficientes) ou fornecer informações úteis que você não
tinha pensado.
Exames, Preparação:
Priorize aproximadamente o material quanto à sua importância
(primário, secundário, terciário) e concentre seus estudos nos tópicos mais
significativos. Lembre-se de que o instrutor tem apenas um tempo limitado para
testar o que você sabe e pode fazer. Portanto, ao se preparar para um exame,
lembre-se de que os problemas não podem ser muito complicados para que se
ajustem ao tempo estipulado.
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Estude de maneira seja adequada a você.
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Estude com um grupo ou sozinho com base no que
for realmente melhor para você.
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Faça o seu trabalho mais árduo e importante nas
horas do dia em que trabalha melhor.
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Resuma ou esboce o curso ou o material do texto
com suas próprias palavras. Escrever um resumo não apenas força você a examinar
o assunto em detalhes, mas fornece um compêndio para revisar antes do exame.
·
Jogue pelo seguro: memorize um pouco mais do que
o que o instrutor diz que é necessário. Traga uma calculadora, mesmo que não
seja sugerida. Etc.
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Estude exames antigos se o instrutor for
conhecido por dar exames semelhantes. Mas, não se iluda pensando que, como você
conseguiu fazer um exame antigo, isso significa que você entende todo o
material do curso em geral e pode se sair bem em uma situação de teste.
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Traga seu próprio jornal e um relógio.
Combatendo a
ansiedade do exame: Convença-se de que tudo o que você pode fazer é tudo o
que você pode fazer; mas, não deixe que isso o leve a se tornar complacente.
Basta ser determinado para estar "ligado" durante o exame. (Dê a si
mesmo uma palestra sobre esse assunto antes de cada exame.)
Iniciando o exame:
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Leia as instruções completa e cuidadosamente.
·
Dê uma olhada em todo o exame antes de começar a
trabalhar.
·
Não faça necessariamente os problemas em ordem.
Em vez disso, elimine esses problemas do caminho que você tem certeza de que pode
resolver com rapidez e qualidade. Observe como os problemas são avaliados e
direcione seus esforços para onde você acredita que pode pegar pontos com mais
facilidade. Isso não significa necessariamente tentar primeiro o problema de
maior peso; em vez disso, significa resolver primeiro o problema pelo qual você
pode acumular pontos na taxa mais rápida. Na verdade, há uma boa chance de que
este não seja o problema mais pesado, uma vez que muitos instrutores não gostam
de dar a qualquer problema significativamente mais ou menos pontos do que a
média, subestimando os problemas mais difíceis e pesando mais os mais fáceis.
·
Antes de escrever sobre qualquer problema,
pense. Um pequeno investimento de tempo no início pode economizar tempo geral
(pois você pode escolher um método mais eficiente de resolver o problema).
·
Faça exatamente o que é solicitado. Em
particular, não perca tempo fazendo coisas que não receberão crédito. Por
exemplo, a menos que seja explicitamente exigido, não reescreva os problemas do
exame em seu papel.
·
Acompanhe o seu ritmo no exame. Exemplo: em um
exame de 50 minutos que vale 100 pontos, você deve estar acumulando 2 pontos
por minuto; portanto, um problema de 26 pontos deve ser concluído em 13
minutos. Faça este cálculo no início do exame se os pesos do problema forem
fornecidos.
·
Mesmo que apenas por razões psicológicas, a
maioria dos alunos usa a classificação não linear, pela qual os pontos iniciais
de um problema são mais fáceis de obter:
·
Portanto, sempre escreva algo (significativo) para
cada problema, mesmo que seja um pouco. Na outra extremidade, mesmo com
graduação linear, há retornos decrescentes em termos de pontos por esforço ao
tentar espremer até o último ponto de um determinado problema; se o tempo
estiver acabando, pode ser melhor seguir em frente.
·
Em particular, se o tempo estiver se esgotando,
indique as etapas que você executaria se continuasse com o problema.
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Deixe claro seu raciocínio para ter a chance de
receber crédito parcial.
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Tal como acontece com o dever de casa, e ainda
mais importante, a limpeza conta.
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Sempre verifique suas respostas se tiver tempo.
Sugestões adicionais
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Unifique e simplifique seu conhecimento: um
livro-texto apresenta o assunto de uma forma particular, assim como um
instrutor. Por sua própria natureza, no entanto, os livros e palestras tendem a
apresentar os assuntos sequencialmente. Dê um passo adicional para entender o
material em seus termos, o que pode envolver o reconhecimento de relações que
não poderiam ser convenientemente expressas na ordem apresentada no (s) texto
(s) e nas palestras.
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Lembre-se de que quase todos os tópicos
logicamente consistentes são simples em sua base. Tente reconhecer as relações
subjacentes simples no assunto em questão; muitas vezes não são declarados por
instrutores e livros didáticos.
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Tente aprender princípios e métodos gerais.
Aprender por exemplos (colocando o novo em termos do familiar) só pode levar
você até certo ponto.
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Aprenda todos os métodos de resolução de
problemas que puder. Isso é especialmente útil para exames, quando o tempo é
essencial.
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Faça perguntas a si mesmo. Por que o instrutor
ou os textos não fizeram isso ou aquilo? Explore suas próprias ideias. Tente
entender o material do curso em detalhes.
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Costuma-se dizer que a melhor maneira de
aprender algo é ensinando. Você conhece o assunto bem o suficiente para
explicá-lo clara e completamente para outra pessoa?
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Aprenda observando os outros. Observe o que
funciona para eles e considere incorporar esses métodos em você. Pergunte a si
mesmo "Por que não pensei nisso?" E tente desenvolver a habilidade
relacionada.
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Tente ser metódico, organizado, legível,
deliberado, preciso, conhecedor e confiável, por um lado, e criativo,
espontâneo, imaginativo, inteligente, inteligente, articulado e flexível, por
outro. A primeira mentalidade prospera na ordem e inerentemente tenta fazer bem
o que já sabe fazer; a segunda mentalidade prospera na desordem e inerentemente
tenta expandir suas habilidades. Adote o melhor dessas duas mentalidades.
Lembre-se de que toda ferramenta é uma muleta em potencial. A primeira
mentalidade pode depender muito de habilidades já dominadas; mas, a segunda
mentalidade pode falhar em aplicar cuidadosamente essas mesmas habilidades.
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Pense e questione tudo, até mesmo as declarações
que aparecem aqui (e você!). Mas, perceba que é igualmente tolo ser diferente
meramente por ser diferente, assim como se conformar sem pensar à norma.
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Para máxima eficiência, tenha vários projetos em
andamento ao mesmo tempo. Então, se você ficar cansado, frustrado ou entediado
trabalhando em um item, poderá facilmente passar para outro, permanecendo produtivo
e dando aos problemas pendentes a chance de se resolverem subconscientemente.
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Antecipar. Por exemplo, você pode precisar
perguntar ao instrutor sobre a tarefa atual, mas ele / ela só estará disponível
em determinados horários; portanto, você deve examinar a tarefa com
antecedência.
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Esqueça de fazer "noites inteiras".
Isso apenas equivale a um empréstimo de amanhã, momento em que você se sentirá
consideravelmente menos funcional. As noites noturnas são, na verdade, uma
indicação de que você não planejou adequadamente suas atividades.
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Se possível, leve seu (s) livro (s) para a aula.
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Faça suas anotações de aula a lápis, uma vez que
quaisquer modificações podem ser feitas de forma rápida e organizada.
No geral, há uma característica básica que distingue os
alunos bem-sucedidos daqueles que não são:
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Os
ESTUDANTES bem-sucedidos se obrigam a compreender.
Eles não se limitam a ir às aulas, ler o (s) texto (s) e
fazer o dever de casa, esperando que essas ações sejam necessariamente
suficientes. Em vez disso, eles estão continuamente perguntando: "Eu
realmente entendo o que está acontecendo aqui?" Eles se perguntam
honestamente, aplicando um barômetro interno formado a partir da experiência
para detectar a menor falta de compreensão, seja ela ignorância ou confusão. E,
se a resposta for "Não", então a situação é vista como inaceitável e
mais esforço é a resposta.
* Inclui-se nesta Palestra a parte emocional, comportamental e os processos de visão e realização para os estudantes em todos os níveis. Esta Palestra pode ser realizada como Curso ou Workshop, aproveite as capacitações dos Professores e Capacite também os alunos.
Como ser um bom aluno © 1997 Jerome R. Breitenbach. Todos os direitos reservados, traduzido e adaptado pelo Prof. Múcio Morais, 2021-04, muciomoraisblogspot.