PROFESSORES E GESTORES ESCOLARES; O QUE ELES REALMENTE PRECISAM PARA SEGUIR EM FRENTE? Prof. Mucio morais

PROFESSORES E GESTORES ESCOLARES, O QUE ELES REALMENTE PRECISAM PARA SEGUIR EM FRENTE?

Prof. Mucio morais

Participei recentemente de um grande encontro pedagógico virtual, colegas de todo o Brasil e alguns do exterior deram suas contribuições, novas tecnologias, nova visão do ensino, muito animador, muitos caminhos para aperfeiçoamento para nosso desempenho com nossos alunos, estas iniciativas são sempre pertinentes, a educação não é uma ciência exata, e por se pensar diferente, cometemos muitos erros em nosso dia a dia.


Após quatro dias de Palestras e apresentações, inclusive minhas, ganhei um alento, me energizei, porém, como minha linha é em geral a questão do desenvolvimento humano, percebi diversos comportamentos nocivos à  vida dos Educadores e por tabela dos seus alunos, vi muitos colegas desequilibrados, com seu processo de autoconhecimento engatinhando, ou sequer percebido, também um consenso de baixos valores, verdadeiros clichês da educação que definitivamente não podem coexistir com um processo sério de mudanças para melhor.

Observei um sistema de avaliação homogêneo, desconhecendo as inúmeras diferenças das inteligências, das culturas, dos processos familiares, dos contextos diversos, e para minha surpresa, vi ainda a incapacidade de muitos para este tipo de percepção, uma limitação intelectual gritante, modelos de gestão de vida primitivos e o perigo na multiplicação de visões míopes da vida, enfim, me preocupei ao ver que havia muito interesse nas “técnicas e tecnologias” e quase nenhum interesse em questionar o próprio crescimento humano, que é essencial para a aplicação das tais tecnologias.

Nos próximos momentos de “Capacitações e Formações” seria, a meu ver, de muita valia nos dedicarmos ao desenvolvimento pessoal “humano” dos Educadores e demais profissionais da área, trabalhar:

     o   Autoconhecimento,

o   Valores,

o   Crenças,

o   Visão,

o   Limites,

o   Expansão mental,

o   Educação e inteligência emocional,

o   Gestão de vida,

o Processos para lidar com conflitos e impasses pessoais e de terceiros, linguagem e suas influências,

o   O uso de metáforas,

o   Posturas, entendimento do propósito,

o   Congruência de Vida,

o   Melhor entendimento do propósito da educação formal,

o   As desassociações,

o   Os caminhos da aprendizagem eficaz,

o   Automotivação e motivação dos atores da educação,

o   Harmonização do ambiente escolar,

o   Harmonização de vida,

o   Escolhas pessoais,

o   Educação de filhos,

o   Relacionamento conjugal,

o   Educação financeira,

o   Administração do estresse,

o   Prevenção / combate a depressão; (síndrome de burnout)

o   Mente renovada;

o   E outros temas pertinentes a vida pessoal e as atividades docentes;

 É aí que estão nossas maiores deficiências, na questão humana do Educador, Gestores e demais profissionais, o preparo técnico está de razoável a bom, mas o preparo humano está defasado e confuso, sem este, o processo técnico não passa de uma exposição fria, limitada e sem eco nas inteligências de nossos alunos, daí, mantemos aquele pequeno percentual de sucesso ou ainda nos contentamos em nos compararmos aos piores.

Pense nisso, nas próximas formações, dê prioridade as pessoas, ao humano, ao que move todo o processo. Professores preparados humanamente se tornam capazes de formar seres humanos excepcionais.

Intravox 360º na Educação

Uma formação especial, voltada para os processos de vida de professores, gestores e profissionais da educação, uma transformação para gerar resultados em todas as áreas. Sua equipe merece!

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão caindo por terra, as mudanças vem a reboque de ...