ANSIEDADE EM SALA DE AULA - MÚCIO MORAIS


ANSIEDADE EM SALA DE AULA
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Às vezes, a ansiedade é fácil de identificar - como quando uma criança está se sentindo nervosa antes de uma prova na escola. Outras vezes, a ansiedade na sala de aula pode parecer algo totalmente diferente - uma dor de estômago, comportamento perturbador ou raivoso, TDAH ou mesmo um distúrbio de aprendizagem.

A ansiedade tende a bloquear o cérebro, tornando a escola difícil para crianças. 

(e Professores).

Existem muitos tipos diferentes de ansiedade, e esse é um dos motivos pelos quais ela pode ser difícil de detectar em sala de aula. O que todos eles têm em comum, diz o neurologista e ex-professor Ken Schuster, PsyD, é que a ansiedade “tende a bloquear o cérebro”, tornando a escola difícil para crianças ansiosas.

As crianças podem lutar com:

Ansiedade de separação: quando as crianças estão preocupadas em serem separadas de seus cuidadores. Essas crianças podem ter dificuldade em abandonar a escola e ao longo do dia.

Ansiedade social: quando as crianças são excessivamente autoconscientes, tornando difícil para elas participarem das aulas e socializarem com os colegas.

Mutismo seletivo: quando as crianças têm dificuldade em falar em alguns ambientes, como na escola perto do professor.

Ansiedade generalizada: quando as crianças se preocupam com uma grande variedade de coisas do dia a dia. Crianças com ansiedade generalizada geralmente se preocupam especialmente com o desempenho escolar e podem lutar contra o perfeccionismo.

Transtorno obsessivo-compulsivo: quando a mente das crianças está cheia de pensamentos indesejáveis ​​e estressantes. Crianças com TOC tentam aliviar sua ansiedade realizando rituais compulsivos, como contar ou lavar as mãos.

Fobias específicas: quando as crianças têm um medo excessivo e irracional de coisas específicas, como medo de animais ou tempestades.

Aqui estão algumas dicas para reconhecer a ansiedade em crianças na escola e o que pode estar causando isso.

O que fazer (e nao fazer) quando                                      as criancas  estao ansiosas

As taxas de recusa escolar tendem a ser maiores depois de férias ou dias de licença médica, porque as crianças têm mais dificuldade em voltar depois de alguns dias fora.

Ir à escola também pode ser um problema para as crianças que têm dificuldade em se separar dos pais. Alguma quantidade de ansiedade de separação é normal, mas quando as crianças não se ajustam à separação ao longo do tempo e sua ansiedade torna a ida à escola difícil ou mesmo impossível, torna-se um problema real. Crianças com ansiedade de separação também podem se sentir compelidas a usar seus telefones durante o dia para falar com seus pais.

Comportamento destrutivo

Atuar é outra coisa que não podemos associar à ansiedade. Mas quando um aluno está compulsivamente chutando a cadeira da criança à sua frente, ou faz um acesso de raiva sempre que o cronograma é ignorado ou um colega não está seguindo as regras, a ansiedade pode muito bem ser a causa. Da mesma forma, crianças que estão se sentindo ansiosas podem fazer muitas perguntas, incluindo as repetitivas, porque estão preocupadas e querem ser tranquilizadas.

A ansiedade também pode tornar as crianças agressivas. Quando as crianças estão se sentindo chateadas ou ameaçadas e não sabem como lidar com seus sentimentos, sua reação de luta ou fuga para se proteger pode entrar em ação - e algumas crianças são mais propensas a brigar. Eles podem atacar outra criança ou um professor, jogar coisas ou empurrar uma mesa porque estão se sentindo fora de controle.

Problemas para responder às perguntas na aula

Às vezes, as crianças se saem perfeitamente bem nos testes e nas tarefas de casa, mas, quando são chamadas na aula, os professores esbarram. Existem vários motivos pelos quais isso pode acontecer.

“Na época em que eu estava ensinando, eu notava que, quando tinha que visitar alguém ou descobrir quem era a vez de falar, era como se a criança ansiosa sempre tendesse a desaparecer”, diz o Dr. Schuster. “A criança ansiosa está fazendo contato visual, eles estão dando a você algum tipo de sinal de presença física na sala". 

Mas quando as crianças estão ansiosas para responder às perguntas na aula, eles estão indo para quebrar o contato visual, eles podem olhar para baixo, eles podem começar a escrever algo, embora não estejam realmente escrevendo algo. Eles estão tentando quebrar a conexão com o professor para evitar o que os está deixando ansiosos.

Se forem chamados, às vezes as crianças ficam tão ansiosas que congelam. Eles podem ter prestado atenção à lição e podem até saber a resposta, mas quando são chamados, seu nível de ansiedade aumenta tanto que eles não conseguem responder.

Manifestações físicas, desconfortos e dores

A ansiedade também pode se manifestar em queixas físicas. Se um aluno está tendo dores de cabeça inexplicáveis, náuseas, dores de estômago ou mesmo vômitos, esses podem ser sintomas de ansiedade. O mesmo pode acontecer com o coração acelerado, as palmas das mãos suadas, os músculos tensos e a falta de ar.

Problemas assuntos e temas específicos

Quando uma criança começa a duvidar de suas habilidades em um determinado assunto, a ansiedade pode se tornar um fator que atrapalha seu aprendizado ou mostra o que ela sabe. Às vezes, isso pode ser confundido com um distúrbio de aprendizagem quando na verdade é apenas ansiedade.

No entanto, a ansiedade também pode estar associada a distúrbios de aprendizagem. Quando as crianças começam a perceber que algo é mais difícil para elas do que as outras crianças e que estão ficando para trás, é compreensível que fiquem ansiosas. O período anterior ao diagnóstico de um distúrbio de aprendizagem pode ser particularmente estressante para as crianças.

Não entregando o dever de casa

Quando um aluno não entrega sua lição de casa, pode ser porque ela não fez, mas também pode ser porque ela está preocupada que não seja bom o suficiente. Da mesma forma, a ansiedade pode levar a uma segunda suposição - uma criança ansiosa pode apagar seu trabalho repetidamente até que haja um buraco no papel - e gastar tanto tempo em algo que nunca termina. Temos a tendência de pensar no perfeccionismo como uma coisa boa, mas quando as crianças são excessivamente autocríticas, isso pode sabotar até mesmo as coisas em que elas estão se esforçando ao máximo, como o trabalho escolar.

Você também pode notar que algumas crianças ansiosas começam a se preocupar com os testes muito mais cedo do que seus colegas de classe e podem começar a temer certas tarefas, matérias ou até a própria escola.

Evitar socialização ou trabalho em grupo

Algumas crianças evitarão ou até se recusarão a participar das coisas que as deixam ansiosas. Isso inclui desencadeadores de ansiedade óbvios, como fazer apresentações, mas também atividades como aulas de ginástica, comer no refeitório e fazer trabalhos em grupo.

Quando as crianças começam a pular coisas, pode parecer aos professores e colegas que estão desinteressadas ou com baixo desempenho, mas o oposto pode ser verdade. Às vezes, as crianças evitam as coisas porque têm medo de cometer um erro ou de serem julgadas.

Observo que, quando as crianças ficam ansiosas em situações sociais, às vezes é muito mais fácil mostrar o que sabem quando os professores os envolvem individualmente, longe do grupo.

  • OBSERVE ESTES SINTOMAS EM SEUS ALUNOS, SENSIBILIZE-SE, ORIENTE OS PAIS E ENCAMINHE-OS A UM SERVIÇO DE CUIDADOS EMOCIONAIS.
  • APRENDA MEDIDAS PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA ANSIEDADE EM SUA CLASSE, FAÇA ATIVIDADES ANTI-ANSIEDADE EM CONJUNTO;
  • ATENÇÃO NO RITMO DE SUA AULA;
  • ATENÇÃO NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS QUE PARECEM ANSIOSOS OU DESATENTOS DURANTE A AULA;
  • TENHA CERTEZA DE ESTAR ATENDENDO AS NECESSIDADES BÁSICAS NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO X COLEGAS DE SALA;
  • ASSEGURE O BEM ESTAR DOS ALUNOS;
  • ASSEGURE SEMPRE A PERTINÊNCIA SEM JOGAR COM AS PRESSÕES;
  • VERIFIQUE FATORES PEDAGÓGICOS QUE ESTEJAM PROVOCANDO ANSIEDADE EM SUA TURMA;
  • FAÇA ADEQUAÇÕES NA FORM DE APRESENTAR E NO PROCESSO DE PEDIR FEEDBACK DA APRENDIZAGEM;
  • TRABALHE OS VALORES DA NÃO COMPETITIVIDADE, EXALTE A INDIVIDUALIDADE E AS DIFERENÇAS INCLSIVE NOS RESULTADOS;
  • ENSINE SEUS ALUNOS VALORES COMPORTAMENTAIS TAIS COMO ALEGRIA, FELICIDADE, HUMOR, LEVEZA, ASSERTIVIDADE, PERDÃO, ACEITAÇÃO, TIRE-OS DO CICLO VICIOSO DE NOSSA SOCIEDADE NEURÓTICA.


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ESTE TEXTO É PARTE INTEGRANTE DA PALESTRA/WORKSHOP - NEUROEDUCAÇÃO O CAMINHO DA EDUCAÇÃO DE RESULTADOS.

🎤🎤🎤“PALESTRA DE ABERTURA: 

PROCESSOS EMOCIONAIS EM SALA DE AULA”                                                                         COM O PROF. MÚCIO MORAIS

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