Às
vezes, a ansiedade é fácil de identificar - como quando uma criança está se
sentindo nervosa antes de uma prova na escola. Outras vezes, a ansiedade na
sala de aula pode parecer algo totalmente diferente - uma dor de estômago,
comportamento perturbador ou raivoso, TDAH ou mesmo um distúrbio de
aprendizagem.
A ansiedade tende a bloquear o cérebro, tornando a escola difícil para crianças.
(e Professores).
Existem
muitos tipos diferentes de ansiedade, e esse é um dos motivos pelos quais ela
pode ser difícil de detectar em sala de aula. O que todos eles têm em comum,
diz o neurologista e ex-professor Ken Schuster, PsyD, é que a ansiedade “tende
a bloquear o cérebro”, tornando a escola difícil para crianças ansiosas.
As crianças podem lutar com:
Ansiedade
de separação: quando as crianças estão preocupadas em serem separadas de seus
cuidadores. Essas crianças podem ter dificuldade em abandonar a escola e ao
longo do dia.
Ansiedade
social: quando as crianças são excessivamente autoconscientes, tornando difícil
para elas participarem das aulas e socializarem com os colegas.
Mutismo
seletivo: quando as crianças têm dificuldade em falar em alguns ambientes, como
na escola perto do professor.
Ansiedade
generalizada: quando as crianças se preocupam com uma grande variedade de
coisas do dia a dia. Crianças com ansiedade generalizada geralmente se
preocupam especialmente com o desempenho escolar e podem lutar contra o
perfeccionismo.
Transtorno
obsessivo-compulsivo: quando a mente das crianças está cheia de pensamentos
indesejáveis e estressantes. Crianças com TOC tentam aliviar sua ansiedade
realizando rituais compulsivos, como contar ou lavar as mãos.
Fobias
específicas: quando as crianças têm um medo excessivo e irracional de coisas
específicas, como medo de animais ou tempestades.
Aqui
estão algumas dicas para reconhecer a ansiedade em crianças na escola e o que
pode estar causando isso.
O que
fazer (e nao fazer) quando as criancas estao ansiosas
As taxas de
recusa escolar tendem a ser maiores depois de férias ou dias de licença médica,
porque as crianças têm mais dificuldade em voltar depois de alguns dias fora.
Ir à escola
também pode ser um problema para as crianças que têm dificuldade em se separar
dos pais. Alguma quantidade de ansiedade de separação é normal, mas quando as
crianças não se ajustam à separação ao longo do tempo e sua ansiedade torna a
ida à escola difícil ou mesmo impossível, torna-se um problema real. Crianças
com ansiedade de separação também podem se sentir compelidas a usar seus
telefones durante o dia para falar com seus pais.
Comportamento destrutivo
Atuar é outra
coisa que não podemos associar à ansiedade. Mas quando um aluno está
compulsivamente chutando a cadeira da criança à sua frente, ou faz um acesso de
raiva sempre que o cronograma é ignorado ou um colega não está seguindo as
regras, a ansiedade pode muito bem ser a causa. Da mesma forma, crianças que
estão se sentindo ansiosas podem fazer muitas perguntas, incluindo as
repetitivas, porque estão preocupadas e querem ser tranquilizadas.
A ansiedade
também pode tornar as crianças agressivas. Quando as crianças estão se sentindo
chateadas ou ameaçadas e não sabem como lidar com seus sentimentos, sua reação
de luta ou fuga para se proteger pode entrar em ação - e algumas crianças são
mais propensas a brigar. Eles podem atacar outra criança ou um professor, jogar
coisas ou empurrar uma mesa porque estão se sentindo fora de controle.
Problemas para responder às perguntas na aula
Às vezes, as
crianças se saem perfeitamente bem nos testes e nas tarefas de casa, mas,
quando são chamadas na aula, os professores esbarram. Existem vários motivos
pelos quais isso pode acontecer.
“Na época em que eu estava ensinando, eu notava que, quando tinha que visitar alguém ou descobrir quem era a vez de falar, era como se a criança ansiosa sempre tendesse a desaparecer”, diz o Dr. Schuster. “A criança ansiosa está fazendo contato visual, eles estão dando a você algum tipo de sinal de presença física na sala".
Mas quando as crianças estão ansiosas para
responder às perguntas na aula, eles estão indo para quebrar o contato visual,
eles podem olhar para baixo, eles podem começar a escrever algo, embora não
estejam realmente escrevendo algo. Eles estão tentando quebrar a conexão com o
professor para evitar o que os está deixando ansiosos.
Se forem
chamados, às vezes as crianças ficam tão ansiosas que congelam. Eles podem ter
prestado atenção à lição e podem até saber a resposta, mas quando são chamados,
seu nível de ansiedade aumenta tanto que eles não conseguem responder.
Manifestações físicas, desconfortos e dores
A ansiedade
também pode se manifestar em queixas físicas. Se um aluno está tendo dores de
cabeça inexplicáveis, náuseas, dores de estômago ou mesmo vômitos, esses podem
ser sintomas de ansiedade. O mesmo pode acontecer com o coração acelerado, as
palmas das mãos suadas, os músculos tensos e a falta de ar.
Problemas assuntos e temas específicos
Quando uma
criança começa a duvidar de suas habilidades em um determinado assunto, a
ansiedade pode se tornar um fator que atrapalha seu aprendizado ou mostra o que
ela sabe. Às vezes, isso pode ser confundido com um distúrbio de aprendizagem
quando na verdade é apenas ansiedade.
No entanto, a
ansiedade também pode estar associada a distúrbios de aprendizagem. Quando as
crianças começam a perceber que algo é mais difícil para elas do que as outras
crianças e que estão ficando para trás, é compreensível que fiquem ansiosas. O
período anterior ao diagnóstico de um distúrbio de aprendizagem pode ser
particularmente estressante para as crianças.
Não entregando o dever de casa
Quando um aluno
não entrega sua lição de casa, pode ser porque ela não fez, mas também pode ser
porque ela está preocupada que não seja bom o suficiente. Da mesma forma, a
ansiedade pode levar a uma segunda suposição - uma criança ansiosa pode apagar
seu trabalho repetidamente até que haja um buraco no papel - e gastar tanto
tempo em algo que nunca termina. Temos a tendência de pensar no perfeccionismo
como uma coisa boa, mas quando as crianças são excessivamente autocríticas,
isso pode sabotar até mesmo as coisas em que elas estão se esforçando ao
máximo, como o trabalho escolar.
Você também pode
notar que algumas crianças ansiosas começam a se preocupar com os testes muito
mais cedo do que seus colegas de classe e podem começar a temer certas tarefas,
matérias ou até a própria escola.
Evitar socialização ou trabalho em grupo
Algumas crianças
evitarão ou até se recusarão a participar das coisas que as deixam ansiosas.
Isso inclui desencadeadores de ansiedade óbvios, como fazer apresentações, mas
também atividades como aulas de ginástica, comer no refeitório e fazer
trabalhos em grupo.
Quando as
crianças começam a pular coisas, pode parecer aos professores e colegas que
estão desinteressadas ou com baixo desempenho, mas o oposto pode ser verdade.
Às vezes, as crianças evitam as coisas porque têm medo de cometer um erro ou de
serem julgadas.
Observo que,
quando as crianças ficam ansiosas em situações sociais, às vezes é muito mais
fácil mostrar o que sabem quando os
professores os envolvem individualmente, longe do grupo.
- OBSERVE ESTES SINTOMAS EM SEUS ALUNOS, SENSIBILIZE-SE, ORIENTE OS PAIS E ENCAMINHE-OS A UM SERVIÇO DE CUIDADOS EMOCIONAIS.
- APRENDA MEDIDAS PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA ANSIEDADE EM SUA CLASSE, FAÇA ATIVIDADES ANTI-ANSIEDADE EM CONJUNTO;
- ATENÇÃO NO RITMO DE SUA AULA;
- ATENÇÃO NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS QUE PARECEM ANSIOSOS OU DESATENTOS DURANTE A AULA;
- TENHA CERTEZA DE ESTAR ATENDENDO AS NECESSIDADES BÁSICAS NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO X COLEGAS DE SALA;
- ASSEGURE O BEM ESTAR DOS ALUNOS;
- ASSEGURE SEMPRE A PERTINÊNCIA SEM JOGAR COM AS PRESSÕES;
- VERIFIQUE FATORES PEDAGÓGICOS QUE ESTEJAM PROVOCANDO ANSIEDADE EM SUA TURMA;
- FAÇA ADEQUAÇÕES NA FORM DE APRESENTAR E NO PROCESSO DE PEDIR FEEDBACK DA APRENDIZAGEM;
- TRABALHE OS VALORES DA NÃO COMPETITIVIDADE, EXALTE A INDIVIDUALIDADE E AS DIFERENÇAS INCLSIVE NOS RESULTADOS;
- ENSINE SEUS ALUNOS VALORES COMPORTAMENTAIS TAIS COMO ALEGRIA, FELICIDADE, HUMOR, LEVEZA, ASSERTIVIDADE, PERDÃO, ACEITAÇÃO, TIRE-OS DO CICLO VICIOSO DE NOSSA SOCIEDADE NEURÓTICA.
ESTE TEXTO É PARTE INTEGRANTE DA PALESTRA/WORKSHOP - NEUROEDUCAÇÃO O CAMINHO DA EDUCAÇÃO DE RESULTADOS.
🎤🎤🎤“PALESTRA DE ABERTURA:
PROCESSOS EMOCIONAIS EM SALA DE
AULA” COM
O PROF. MÚCIO MORAIS
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