TRANSFORME SUA EMPRESA EM UMA MÁQUINA DE VENDAS - Múcio Morais

Estive recentemente em uma CDL no interior Paulista, fui convidado por um grande amigo que por anos tem emprestado seu talento a esta tão importante instituição. Na visão dele, havia um “emperramento” do processo de vendas na cidade e região, os consumidores estavam apáticos, equipes cansadas e desmotivadas, gerentes e supervisores insistindo em planejamentos desgastados,

empresários mudando de atividade, enfim, uma “Pandemia” do vírus de desilusão comercial, a boa notícia que pude dar ao meu amigo é que eles não estão sozinhos, em muitas regiões do Brasil encontrei o mesmo “vírus” e profissionais dedicados trabalhando na vacina.
Antes do evento na CDL, pedi ao meu amigo para convocar alguns empresários da cidade, aqueles mais envolvidos, interessados, ativos, para um encontro comigo, queria conhecer de perto a situação e entender o processo pelo qual estavam passando, após ouvir atentamente, até mesmo as discordâncias entre eles, percebi, entre outros, alguns erros básicos, e foi destes erros que tratei durante os três dias de workshop no CDL, deixe-me expor alguns:

1.  A Ideia de que na empresa temos uma “Equipe de Vendas” e os demais tem funções administrativas e só isso! Quem alimenta a empresa são os Vendedores, eles geram lucros e respondem pela saúde financeira da empresa, se a coisa anda ruim nas vendas, isso é um problema deles, e, a empresa que contrate um treinamento, mude a gerência, altere a equipe, crie alguma campanha de vendas, mude o marketing, enfim, o problema está localizado no setor de “Vendas” e eles precisam resolver isso logo.

ONDE ESTÁ O ERRO? 

Considerar a equipe comercial como a única força de vendas de uma empresa é no mínimo uma inconsequência, um enfraquecimento absurdo, a FORÇA DE VENDAS DE UMA EMPRESA É A PROPRIA EMPRESA, o todo, clientes não compram apenas produtos e serviços, eles compram pessoas, relações, momentos, emoções, experiências, sentimentos, impressões.

Quantos de nós já adquirimos, por exemplo, um plano telefônico, TMKs gentis e animadas te venderam um plano incrível, sim, mas após esta venda você descobre que comprou uma péssima “EMPRESA” o suporte é ruim, eletrônico, frio e não resolve. Qualquer situação envolvendo sua compra é uma via crucis para ser resolvido, e você passa a esperar uma oportunidade para “abandonar aquela empresa”.

Os Funcionários administrativos destroem literalmente os melhores sentimentos criados pelos vendedores, então as coisas ficam assim: Equipe de Vendas “vendem” e os administrativos “desvendem.” São equipes com funções distintas e que trabalham uns contra os outros. Vendedores ecantam e demais funcionários apavoram!

UMA HISTÓRIA ABSURDA DE FALTA DE ENTENDIMENTO

Em 2002 estive na cidade de Uberlândia treinando a equipe de vendas de um grande atacadista, escutei a seguinte história: Havia um grande cliente na região, um supermercado que comprava fielmente a cada mês, eles utilizavam a forma de pagamento em “Cheque pré-datado” era esta uma prática muito comum até alguns poucos anos. O Comprador emitia um cheque com uma data futura para ser descontado, simples assim. Naquele mês e pela primeira vez, aquele supermercado teve dificuldades para honrar os pagamentos, então, ligaram para o setor financeiro do Atacadista e pediram uma prorrogação no prazo do cheque por 10 Dias, inclusive com pagamento de correção sobre o valor. A “MENINA” do setor disse “NÃO PODEMOS PRORROGAR,” temos normas internas que não permitem prorrogação de prazo de cheques.

Após muitas explicações a resposta continuou a ser “NÃO” então aquele Cliente, desiludido com a empresa e sem os recursos para cobrir aquele cheque no prazo, permitiu que o mesmo entrasse “sem fundos” isso gerou transtornos para ambos, Cliente e Fornecedor.

Na data solicitada pelo Cliente este procurou a empresa e quitou o cheque pagando ainda multas e juros, mas, o Atacadista perdeu o cliente. Por que? Simples, faltou sensibilidade, integração de objetivos, a administração financeira não entendeu que quando perdemos um cliente, não é o setor de vendas quem perde, são todos os setores que perdem, a empresa se torna mais fraca, a animosidade entre colegas aumenta, o sentimento de ser parte, tão importante na empresa, se vai, e ao final todos acabam pagando um alto preço. Durante aquele treinamento o gerente do Atacadista contou-me que aquele supermercado é hoje um dos maiores da região, mas sequer recebe os seus vendedores.

A Administração perdeu uma boa chance de vender produtos que nunca acabam, boa vontade, confiança, assertividade, empatia, carinho, esforço, quem compra estes produtos, compra tudo que a empresa vende.

Este, a meu ver era o erro primário mais grave que aqueles empresários do CDL cometiam em suas empresas, não conscientizar toda a empresa do papel de vendas que TODOS devem perceber e assumir de maneira radical, vender deve ser o modo Modus operandis de uma empresa, na sua totalidade.

2. O SEGUNDO ERRO TRATA-SE DO AMBIENTE EMPRESARIAL ADEQUADO (AEA)

Em toda atividade humana é necessário se criar um ambiente adequado para que a atividade fim possa acontecer, veja, por exemplo, nos esportes coletivos, futebol, voleibol, Futsal, as equipes treinam, estudam diariamente sobre seus adversários, estudam estratégias, são motivados, ensaiam novas jogadas, se preparam fisicamente e emocionalmente, se concentram, mantêm a disciplina e o foco, tudo é feito para que haja um ambiente vencedor, onde tudo aponte para a vitória, mas e nas empresas?  

Em geral as empresas mantem no máximo um ambiente “agradável” e mais nada, cada setor pensando em seus problemas, cada colaborador envolvido com suas atividades somente, e, sobre as vendas, no máximo “ouve falar” mas isso é um erro, a atividade comercial da empresa será sempre a atividade fim, todos os setores devem ser motivados dentro do processo, treinamentos e conscientização de ações conjuntas devem ser implementadas, toda a empresa deve respirar o ar das vendas. O Foco é o Cliente, não o nosso umbigo!

OUTRO CASE

Em 2011 uma grande concessionária de veículos fez mudanças profundas em seu sistema de vendas, integrou processos, criou incentivos para todos que de alguma maneira contribuíam com as vendas, colaboradores de todos os setores procuravam uma maneira de trazer clientes, levantar necessidades, descobrir nichos, e toda este trabalho de inteligência de vendas acabou por gerar um aumento de 22% no primeiro semestre deste novo modelo. Havia uma motivação em comum no ar, em Dezembro daquele mesmo ano fui convidado a falar para todos os funcionários em uma festa de comemoração por metas superadas. Um festival de sorrisos, abraços, High five (batidas de mãos no ar); Lembro-me de uma senhora que trabalha  na copa, servindo café aos clientes, ganhando um cheque por participação nas vendas, ela não cabia dentro de si mesma com tanta alegria, durante a Palestra, convidei-a a dar uma mensagem aos colegas, foi emocionante vê-la sentindo-se parte daquele sucesso. Ao final do seu pequeno depoimento a gerencia a abraçou e vários colegas chegaram para um abraço de urso de uma empresa vencedora. O Ambiente de vendas estava estabelecido e todos entendiam o seu papel prioritário na empresa, VENDER E VENDER BEM!

UMA CULTURA QUE FAZ TODA A DIFERENÇA

Entre estes erros básicos daqueles empresários aos quais falei no CDL, percebi também outros, mas estes seriam corrigidos por consequência, a base de uma CULTURA COMERCIAL serve como plataforma para as mudanças no processo de vendas, e, sem esta cultura não se pode fazer muito, senão continuar dependendo de uma única força na empresa, a equipe de vendas.

PENSE NISSO, transforme sua empresa em uma “MÁQUINA DE VENDAS”. Este é o grande desafio de mudança da cultura e postura de sua empresa, quanto mais cedo começar, melhor!  As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, mas sim as que se adaptam melhor às mudanças. Charles Darwin

Múcio Morais | Palestrante e Escritor

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