TRANSIÇÃO DE GOVERNO - O QUE FAZER?


O QUE FAZER NA TRANSIÇÃO

Certamente a primeira pergunta que vem à cabeça dos futuros administradores municipais, é o que fazer no período entre a vitória nas eleições e a posse em 1° de janeiro.

No período da transição, o eleito tem oportunidade de adotar medidas que contribuirão para que ele possa iniciar seu mandato com mais segurança.

Isto posto, algumas medidas são essenciais para que esta transição de governo seja realizada de maneira harmônica, visando a continuidade dos serviços prestados aos munícipes.

Dentre estas medidas podemos citar: (i) a nomeação de uma Comissão de Transição; (ii) a promulgação de um Decreto de Transição (iii) a solicitação de informações e documentos perante à atual administração.

ANO NOVO, NOVAS FASES? É ASSIM QUE FUNCIONA? - MÚCIO MORAIS

            

  1. O que um "novo ano" representa?
  2. O que posso fazer para me desfazer dos erros e enganos cometidos no ano que passou?
  3. Como definir metas e objetivos para um novo ano?
  4. Qual a influência emocional da perspectiva de um novo ano.

PALESTRA SHOW PARA FINAL DE ANO - MOTIVAÇÃO E MUDANÇAS - MÚCIO MORAIS

                                            FAÇA UM MOMENTO ESPECIAL COM MUITO CARINHO PARA SUA EQUIPE NESTE FINAL DE ANO, vamos valorizar quem nos ajudou neste ano tão complexo, reconhecer o esforço e a dedicação, renovar as forças e o compromisso de manter nossa empresa lucrativa e encantando a clientela, dar ao cliente uma nova e cada vez melhor experiência conosco, refletir sobre a vida, pensar mudanças, acreditar, tomar decisões para restaurar o caminho da felicidade na vida!

FALE COM MÚCIO ||  e-mail: muciomorais@GMAIL.com 

VOCÊ QUER MUDAR? ENTÃO DECIDA-SE E MUDE! - MÚCIO MORAIS

Mudança, muito mais que uma possibilidade, uma realidade; uma das poucas certezas que podemos ter em nosso dia a dia é de que nós vamos mudar e “as coisas também vão mudar”. 

Mudança faz parte do cotidiano de qualquer pessoa, mudam-se procedimentos, regulamentos, normas, sistemas, modelos, valores, referências, enfim tudo muda. O que é bom hoje já não é tão bom amanhã, o que é eficiente hoje se torna ineficaz amanhã e até mesmo o que é bonito hoje se torna horrível amanhã, lembra-se da calça pantalona? (Acho que é assim que se escreve), que coisa linda, eu quase tive um ataque de ansiedade na adolescência para ganhar a minha, e hoje, não usaria nem se me pagasse, feia demais. 

Minha 'Mente" aqui é o meu melhor lugar de descanso - Múcio Morais

(Síntese da Palestra) 
Sua mente é o lugar mais importante de seu corpo, por isso é o mais atacado, se pudermos encontrar um suposto "inimigo" em nossas vidas, seria lá o lugar onde minaria nossas forças, nossos pensamentos seriam transformados em bombas contra nós mesmos, toda matéria prima para derrotar-nos estaria em um único lugar, em nossa mente.
 

BORA SER FELIZ - MÚCIO MORAIS

Esta foi uma boa semana, pude conversar com amigos que há muito não os via, além das atualizações sobre cada um, pude perceber com clareza que a maior parte deles estavam "gritando silenciosamente" por socorro, sim, pude perceber as frustrações, angústias e dores em meio às situações de vida de cada um.

Autolesão, automutilação e autoagressão! A mesma definição?

Autolesão, automutilação e autoagressão. A mesma definição?

Resumo
Muitas vezes utilizam-se termos como automutilação, autolesão e autoagressão como tendo uma definição comum. O presente artigo visa clarificar estes conceitos e chamar a atenção para o que a sociedade aceita e recrimina.

Introdução A história tem dado inúmeros exemplos de comportamentos autoagressivos, identificados em várias culturas e ao longo do tempo, desde a amputação dos dedos no Pacífico e África, a perfuração da cartilagem nasal em algumas tribos africanas e americanas, o esticar do pescoço e lábios nalgumas culturas africanas, apertar os pés com sapatos pequenos para evitar o seu crescimento numa tribo da Ásia, a crucificação e autoflagelamentos num contexto religioso nas Filipinas, a perfuração dos lobos das orelhas, tatuagens e piercings nas civilizações ocidentais (Cordeiro & Venâncio, 2004).

ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE SAÚDE EMOCIONAL E SAÚDE MENTAL

Um dos assuntos que mais têm sido discutidos atualmente, em especial durante a pandemia, é a questão da saúde mental. Porém, existe também a saúde emocional, sobre a qual não se fala tanto. À primeira vista, pode parecer que ambas são a mesma coisa, mas existem diferenças significativas entre elas., vamos descobrir quais são...

Resenha na firma, Pessoas doentes, empresas debilitadas - Programa de saúde mental na empresa - Múcio Morais

SOCORRO, NOSSA EQUIPE ESTÁ CHEIA DE PROBLEMAS, POR ONDE COMEÇAR A AJUDAR?

Este pode estar sendo o grito em sua empresa e que em muitos casos está sendo tratado como "problemas corriqueiros", mas geralmente não é, as pessoas estão sofrendo de verdade, não estamos vivendo atualmente dos pequenos focos de incêndios comportamentais, estamos vivendo uma histeria, e não falo das consequências da recente COVID 19, isso faz parte, mas existe algo muito maior adoecendo as pessoas e por consequência as empresas.

A VELOCIDADE E AS INCONSEQUÊNCIAS DAS MUDANÇAS

Como já dizia Lulu Santos, nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará... Tudo muda o tempo todo no mundo. 

PESSOAS FRIAS EMOCIONALMENTE / FREQUENTE OU OCASIONALMENTE; Múcio Morais

                                                
Pessoas frias emocionalmente ou tendo este traço em sua personalidade, possuem algumas características, tais como: timidez, introversão e falta de empatia e compaixão. Este não é o caso de pessoas que conseguem “esfriar” emocionalmente para resolver questões importantes da vida. Mas, pelo menos nesse período esta pessoa também faz uso do isolamento, fechar-se para os outros, não demonstrar empatia ou mesmo sentimentos de afeto, e, ser fortemente crítico ou mesmo  legalista.

SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA, O QUE OS JOVENS PODEM APRENDER? Múcio Morais

SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA, O QUE OS JOVENS PODEM APRENDER? Múcio Morais

 “O Mito da sexualidade associada”, a sociedade criou um monstro e hoje parece-me que não tem mais como controlar, “o mito da sexualidade” é a visão extremamente machista, desvinculada de quaisquer valores humanos e espirituais, que associam a mulher e sua sensualidade a qualquer tipo de produto, serviço e outras atividades de uso geral, especialmente masculinos.

PESSOAS ADOECIDAS; EMPRESAS, AMBIENTES E RESULTADOS DEBILITADOS - Múcio Morais

E que momento é esse que vivemos?

Dificilmente encontramos alguém que não esteja sofrendo emocional e mentalmente, parece que temos duas vertentes de acontecimentos, "as coisas estão muito mais complicadas ou nós é que estamos mais enfraquecidos", creio que ambas refletem a realidade.

Por nossos processos de pensamento e avaliação julgamos que nossos problemas estejam mais complicados, e, por nossas escolhas e modelo de comportamento nos sentimos cada vez mais impotentes, fracos e desajustados, adquirimos um medo de agir fóbico(1), é por aí que o sofrimento entra, e, em nosso momento de (2)desespero largamos os sonhos pra trás.

RELAÇÕES SAUDÁVEIS (I) “O NÓS” - Múcio Morais

Não há como negar a importância fundamental de nossas relações no campo do sentimento, do amor, da intimidade, aquilo que costumamos chamar de “relações amorosas ou românticas” Estas relações de amor são a base da melhor saúde emocional, amar e sentir-se amado é um pilar que nos sustenta, reforça nossa autoestima, nos traz a sensação de importância, proteção, ser parte, ser admirado, numa relação saudável nos tornamos mais fortes.

Qual o perfil ideal do estudante de medicina? * Múcio Morais

Por muito tempo venho trabalhando na questão da “humanização na saúde” fiz diversos seminários abordando as diretrizes do Política Nacional de Humanização (PNH) que existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

Em muitos estados fui convidado a estar nos cursos de medicina e nas unidades de atendimento onde se realizam as residências, falei para milhares de professores e alunos, e pude constatar a dificuldade da nova geração de estudantes e médicos em assimilar os princípios fundamentais do programa de humanização.

Educação, está na hora de "pôr os pingos nos is", - Múcio Morais

O Ano letivo começando, um tempo movimentado, encontros pedagógicos, seminários, colóquios, redirecionamentos, avaliação dos últimos resultados, novos objetivos e metas. Tudo caminhando para um ano de sucesso, exceto por alguns pequenos detalhes deixamos de fora neste momento, alguns dos principais atores da roda da educação, são exatamente aqueles que tem pelo menos a metade da responsabilidade e participação no sucesso, estou falando de PAIS E ALUNOS!

O PODER DESTRUTIVO DAS FALSAS EXPECTATIVAS NAS EMPRESAS; (PALESTRA) MÚCIO MORAIS

                                           

Criar expectativas nas pessoas, especialmente dentro das empresas, tem sido uma metodologia cansada pelo uso, quem nunca trabalhou em empresas que "prometiam" crescimento, promoção, enriquecimento, desenvolvimento profissional, enfim, e nada disso acontecia? Muitos processos de gestão são "politizados" cheio de armadilhas, meias palavras, conceitos vagos, e, geram nas pessoas, no início, um sentimento de "achei o meu lugar" mas a realidade desmonta esta crença. 

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão caindo por terra, as mudanças vem a reboque de ...