- 0:12 - 0:14Certo, meus amigos. Olá.
- 0:14 - 0:17Plateia: Olá.
- 0:18 - 0:22Quero começar fazendo algumas perguntas.
- 0:24 - 0:26Sei que muitos outros palestrantes
- 0:26 - 0:29já fizeram perguntas a vocês,
- 0:29 - 0:34e foram perguntas um tanto difíceis.
- 0:34 - 0:36Mas as perguntas que vou fazer
- 0:36 - 0:38são muito, muito simples.
- 0:38 - 0:42Prometo que vocês
conseguirão respondê-las. - 0:42 - 0:46Certo. Preparados
para a primeira pergunta? - 0:46 - 0:47Está bem.
- 0:47 - 0:50A primeira pergunta é...
- 0:50 - 0:53Vocês não precisam responder em voz alta.
- 0:54 - 0:57Vocês estão tendo um dia bom?
- 1:00 - 1:03Certo. Responderam?
- 1:03 - 1:05Muito bem.
- 1:07 - 1:10Minha segunda pergunta é:
- 1:12 - 1:13por quê?
- 1:13 - 1:16Se vocês estão tendo um dia bom,
- 1:16 - 1:19por que estão tendo um dia bom?
- 1:20 - 1:23Ou se estão tendo um dia ruim,
- 1:23 - 1:26por que estão tendo um dia ruim?
- 1:31 - 1:34Tenho mais uma pergunta para vocês.
- 1:35 - 1:38Essa será a mais fácil de todas.
- 1:38 - 1:41Minha última pergunta é:
- 1:41 - 1:43amanhã,
- 1:44 - 1:46vocês prefeririam ter um dia bom,
- 1:47 - 1:51ou prefeririam ter um dia ruim?
- 1:54 - 1:57Responderam essa?
- 1:57 - 1:59E depois de amanhã?
- 1:59 - 2:01No domingo?
- 2:01 - 2:03Vejamos... isso mesmo.
- 2:03 - 2:06Amanhã é sábado. Domingo.
- 2:06 - 2:08E na segunda-feira?
- 2:08 - 2:10Vocês gostariam de ter
um dia bom ou um dia ruim - 2:10 - 2:12na segunda-feira?
- 2:13 - 2:15Na terça-feira?
- 2:15 - 2:17Na quarta-feira?
Quinta-feira? Sexta-feira? - 2:17 - 2:19Daqui a uma semana?
- 2:19 - 2:22Um dia bom ou um dia ruim?
- 2:27 - 2:31A última pergunta,
- 2:33 - 2:35como eu disse,
é provavelmente a mais fácil - 2:35 - 2:37de responder,
- 2:37 - 2:40porque sabemos a resposta, não?
- 2:40 - 2:41Queremos ter um dia bom,
- 2:41 - 2:43todos os dias.
- 2:43 - 2:45Alguém aqui respondeu:
- 2:45 - 2:51"Sim, quero ter um dia ruim
na segunda-feira?" - 2:51 - 2:53Claro que não.
- 2:53 - 2:56Todos queremos
que todos os dias sejam bons. - 3:01 - 3:05Então, trata-se realmente
do tipo de felicidade - 3:05 - 3:07que todos desejamos
- 3:07 - 3:09em nosso íntimo.
- 3:09 - 3:12Temos um dia bom quando estamos felizes
- 3:15 - 3:19e queremos ser felizes todos os dias.
- 3:19 - 3:21Não há um só dia
- 3:21 - 3:24em que não queiramos ser felizes.
- 3:27 - 3:30Mas termos dias bons ou dias ruins
- 3:30 - 3:34realmente depende de como respondemos
- 3:34 - 3:36a segunda pergunta.
- 3:36 - 3:38Vocês se lembram da segunda pergunta?
- 3:38 - 3:40Qual foi a segunda pergunta?
- 3:40 - 3:41"Por quê?"
- 3:41 - 3:44Por que estou tendo um dia bom?
- 3:44 - 3:48Por que estou tendo um dia ruim?
- 3:50 - 3:53Uma coisa que meu professor diz
- 3:53 - 3:56-- o nome dele é Geshe Kelsang Gyatso --
- 3:57 - 4:00ele diz:
- 4:00 - 4:02"Na maior parte do tempo,
- 4:02 - 4:04nossa mente
- 4:04 - 4:07é como um balão ao vento,
- 4:07 - 4:09levado para lá e para cá
- 4:09 - 4:13por circunstâncias externas".
- 4:13 - 4:15Vocês conhecem essa sensação?
- 4:15 - 4:19Ele diz que, quando as coisas
estão indo bem, - 4:19 - 4:22quando estão do jeito que queremos,
- 4:22 - 4:24nós nos sentimos felizes.
- 4:24 - 4:27Mas se algo dá errado...
- 4:28 - 4:30Por exemplo, ele diz:
- 4:30 - 4:34"Se formos forçados a trabalhar
com alguém de quem não gostamos" -- - 4:36 - 4:40mas tenho certeza de que ninguém tem
um colega de quem não goste, certo? - 4:40 - 4:41(Risos)
- 4:43 - 4:46Ele diz que se somos forçados a trabalhar
com alguém de quem não gostamos, - 4:46 - 4:48ou se algo não acontece como queremos,
- 4:48 - 4:52nossa felicidade desaparece.
- 4:59 - 5:02Contanto que nossa resposta à pergunta
- 5:02 - 5:05"Por que estou tendo um dia bom?"
ou "Por que estou tendo um dia ruim?"... - 5:05 - 5:07Porque, sabe, essa é uma pergunta
que as pessoas fazem. - 5:07 - 5:10Talvez quando você chegar em casa hoje,
- 5:10 - 5:13alguém vai perguntar:
"Então, como foi o tal do TED? - 5:13 - 5:15Seu dia foi bom?"
- 5:16 - 5:19E diremos: "Sim, foi bom.
- 5:19 - 5:21Uma moça falou
- 5:21 - 5:26sobre como precisamos ter compaixão
para com ex-presidiários, - 5:26 - 5:32e um artista fez sons musicais
incríveis com a boca, - 5:32 - 5:35sabe, várias pessoas".
- 5:35 - 5:37Se nossas razões
- 5:37 - 5:44por termos um dia bom forem
uma lista de condições externas, - 5:44 - 5:47não teremos
- 5:47 - 5:51a felicidade estável que todos queremos.
- 5:52 - 5:54Faz sentido para vocês?
- 5:55 - 5:59Porque, se nossa felicidade
depender disso -- - 5:59 - 6:01porque não podemos controlar
- 6:01 - 6:05as pessoas e as circunstâncias
- 6:05 - 6:07todo o santo dia --
- 6:09 - 6:15então, nossa felicidade estará
nas mãos dos outros, não? - 6:16 - 6:21Ficará ao sabor das nossas circunstâncias.
- 6:24 - 6:26Então, se vocês realmente desejam
- 6:26 - 6:28ter um dia bom todos os dias,
- 6:28 - 6:31há duas coisas que precisamos fazer.
- 6:32 - 6:34A primeira coisa que precisamos fazer
- 6:34 - 6:37é parar
- 6:38 - 6:42de deixar nossa felicidade
- 6:42 - 6:45e de deixar nossa infelicidade
- 6:45 - 6:49à mercê dos outros e das circunstâncias.
- 6:49 - 6:51Em outras palavras,
- 6:53 - 6:57precisamos parar
de atribuir nossa felicidade - 6:57 - 7:00ao que acontece externamente,
- 7:01 - 7:06e precisamos parar de culpar os outros
- 7:06 - 7:09-- principalmente parar
de culpar os outros -- - 7:09 - 7:12por nossa infelicidade.
- 7:14 - 7:16Se fizermos isso,
- 7:16 - 7:18se deixarmos por conta
- 7:18 - 7:23das pessoas e das circunstâncias
- 7:23 - 7:25o papel de nos fazer felizes,
- 7:25 - 7:30ou se as culparmos por nossa infelicidade,
- 7:30 - 7:33nossa felicidade será muito instável,
- 7:34 - 7:37e ilusória.
- 7:40 - 7:42A segunda coisa que devemos fazer
- 7:43 - 7:47é cultivar ativamente
- 7:47 - 7:51uma fonte de paz e uma fonte de felicidade
- 7:51 - 7:55vindas de dentro da nossa própria mente.
- 7:59 - 8:02Então, vou dizer uma coisa
que quero que guardem na memória. - 8:02 - 8:04Preparados?
- 8:06 - 8:08É outra frase
- 8:08 - 8:10de um dos livros do meu professor,
- 8:10 - 8:12em que ele diz:
- 8:13 - 8:17"A felicidade e a infelicidade
- 8:17 - 8:20são estados de espírito
- 8:22 - 8:26e, portanto, suas causas reais
- 8:26 - 8:30não podem ser encontradas
em coisas externas". - 8:34 - 8:37Se tivermos um estado
de espírito tranquilo, - 8:37 - 8:39seremos felizes,
- 8:39 - 8:44independentemente
de pessoas ou de circunstâncias. - 8:44 - 8:48Se nossa mente estiver
intranquila e agitada, - 8:48 - 8:51mesmo que tenhamos
circunstâncias muito boas, - 8:51 - 8:54acharemos impossível sermos felizes.
- 8:59 - 9:01Em outras palavras,
- 9:04 - 9:07não é o que acontece
- 9:07 - 9:10que nos torna felizes ou infelizes.
- 9:11 - 9:16É a forma como reagimos a essas coisas
- 9:16 - 9:20que determina se somos
felizes ou infelizes. - 9:21 - 9:24É nosso estado de espírito
- 9:26 - 9:30que determina
nossa felicidade ou infelicidade. - 9:34 - 9:37Então, como vamos fazer isso?
- 9:37 - 9:39Todos podemos entender isso
intelectualmente. - 9:39 - 9:41Não é um bicho de sete cabeças, certo?
- 9:41 - 9:43Não é tão difícil de entender.
- 9:43 - 9:46Talvez, de certa forma,
- 9:46 - 9:48enquanto falo essas coisas,
- 9:48 - 9:50vocês estejam pensando:
"Sim, já sabia disso. - 9:50 - 9:53Eu já sabia disso."
- 9:54 - 9:56Mas como, de fato, fazemos isso?
- 9:56 - 9:59Como, de fato, cultivamos
- 9:59 - 10:02essa paz de espírito estável
- 10:02 - 10:05na qual possamos confiar,
- 10:05 - 10:08independentemente
das circunstâncias externas? - 10:10 - 10:15É aí que a meditação
realmente entra em cena. - 10:15 - 10:20Eu diria que seria necessária
uma outra palestra TED - 10:20 - 10:24-- olha a dica -- (Risos)
- 10:24 - 10:29para conseguir falar
apropriadamente sobre meditação. - 10:29 - 10:32Mas, para nosso propósito de hoje,
- 10:32 - 10:34podemos dizer que a meditação
- 10:34 - 10:37é uma ação mental.
- 10:37 - 10:41É a ação mental de se concentrar
- 10:41 - 10:45em um estado de espírito
positivo e tranquilo. - 10:45 - 10:49Se fizermos isso, se nos concentrarmos
- 10:49 - 10:52em um estado de espírito
positivo e tranquilo, - 10:52 - 10:54podemos dizer que estamos meditando,
- 10:54 - 10:57mesmo que seja como agora, certo?
- 10:58 - 11:01Contudo, vocês não sabem
se estou meditando ou não, - 11:01 - 11:04pois poderia estar pensando
na lista de compras de mercado. - 11:04 - 11:05(Risos)
- 11:09 - 11:10Só é meditação
- 11:10 - 11:13se eu realmente estiver me concentrando
- 11:13 - 11:15em um estado de espírito
positivo e tranquilo. - 11:15 - 11:18O segredo é que posso fazer assim.
- 11:18 - 11:21É a chamada meditação formal.
- 11:21 - 11:23Mas podemos aprender
a fazer isso o tempo todo, - 11:23 - 11:26em nosso dia a dia.
- 11:32 - 11:34Vejam, aqui é a oportunidade perfeita.
- 11:34 - 11:36(Risos)
- 11:36 - 11:39Nós nos concentramos
em estado de espírito de paciência. - 11:39 - 11:43Não estamos incomodados, nem infelizes.
- 11:43 - 11:45Então, por que não tentamos agora?
- 11:45 - 11:47Vocês aceitam? Só uma pequena meditação.
- 11:47 - 11:50De acordo com o relógio,
ainda tenho três minutos. - 11:50 - 11:52Então, vai ser bem rápida.
- 11:52 - 11:56Mas vamos tentar
- 11:56 - 12:00descobrir nosso próprio potencial
- 12:00 - 12:03para um estado de espírito
positivo e tranquilo. - 12:06 - 12:10Agora, vou pedir apenas
que se sentem confortavelmente, - 12:13 - 12:17com os pés horizontalmente
apoiados no chão, - 12:17 - 12:20e com suas mãos entre suas pernas.
- 12:24 - 12:28Então, podem fechar os olhos levemente
- 12:32 - 12:36e prestar atenção
na sensação da sua respiração - 12:38 - 12:40na ponta do seu nariz.
- 12:47 - 12:50E, enquanto expiram,
- 12:50 - 12:52podem imaginar
- 12:53 - 12:57que estão expirando toda agitação,
- 13:01 - 13:04toda carga mental,
- 13:08 - 13:09toda frustração
- 13:09 - 13:12ou infelicidade em suas vidas,
- 13:15 - 13:17expirando tudo isso
- 13:19 - 13:21como uma fumaça escura.
- 13:35 - 13:38E, enquanto inspiram,
- 13:41 - 13:44vocês podem imaginar e acreditar
- 13:47 - 13:52que estão inspirando
uma luz clara e brilhante, - 13:56 - 14:02que é a própria natureza da paz interior.
- 14:09 - 14:13Vocês podem imaginar
que essa luz clara e brilhante - 14:15 - 14:20preenche todo o seu corpo e mente.
- 14:37 - 14:40E durante alguns segundos,
- 14:42 - 14:44simplesmente aproveitem
- 14:47 - 14:51essa paz interior que vem de dentro.
- 15:11 - 15:13E agora, para terminarmos,
- 15:15 - 15:20tenham a determinação
de levar essa paz interior consigo, - 15:21 - 15:23para o resto do dia de vocês,
- 15:24 - 15:26para seu próprio benefício
- 15:26 - 15:28e dos outros.
- 15:30 - 15:34Agora, terminamos a meditação.
- 15:38 - 15:40Muito obrigada.
- 15:40 - 15:43(Aplausos)
- PALESTRANTE MÚCIO MORAIS / QUALIDADE DE VIDA / ESPIRITUALIDADE / MOTIVAÇÃO.
- cntato@muciomorais.com / fone/Whatsapp (31) 99389-7051
A felicidade está em sua mente: Gen Kelsang Nyema no TEDxGreenville 2014
A Neuroplasticidade pode nos dar o poder de moldar o nosso cérebro - Dra. Lara Boyd
A Dra. Lara Boyd, fisioterapeuta e neurocientista,
professora do programa UBC MPT em Vancouver, British Columbia, descreve como a
neuroplasticidade lhe dá o poder de moldar o cérebro que você deseja.
“Então, como aprendemos? E por que alguns de nós aprendem as coisas mais facilmente do que outros? Então, como acabei de mencionar, sou a Dra. Lara Boyd. Sou um pesquisador do cérebro aqui na Universidade de British Columbia. Estas são as perguntas que me fascinam. ”
O QUE SÃO INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS E COMO DESENVOLVER NAS CRIANÇAS - MÚCIO MORAIS Happycodes School

O que são inteligências múltiplas e como desenvolver nas crianças, assista ao vídeo e leia o artigo.
Leonardo da Vinci, Albert Einstein, Ludwig van Beethoven, Jane Austen… O que esses nomes têm em comum, além de serem alguns dos maiores gênios da humanidade?
Cada um deles é reconhecido em seu campo de conhecimento, o que nos ajuda a entender como funcionam as inteligências múltiplas, algo que precisa ser considerado na educação como um todo.
Neste artigo, falaremos mais sobre o assunto, além de explicarmos como desenvolver competências e habilidades. Também ressaltamos que as diferenças, nesse contexto, são normais e contribuem para uma sociedade mais diversa. Confira!
ESTILOS DE APRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas -
Pelo paradigma da inclusão, oferecemos uma educação de qualidade sem excluir nenhum aluno, atendemos a diversidade humana presente no mesmo espaço escolar e, para isso, respondemos ao estilo de aprendizagem e às múltiplas inteligências de cada aluno.
É, portanto, imprescindível valorizarmos a nossa crença de que “Todos poderão aprender se acolhermos os diferentes estilos de aprendizagem e as inteligências múltiplas de cada aluno”.
A HISTÓRIA DA "LEGO" PERSEVERANÇA, RESILIENCIA E CORAGEM - MÚCIO MORAIS
AS VELAS DO MUCURIPE - RAIMUNDO FAGNER
Mucuripe
A primeira, com letra e música frutos apenas da inspiração de Belchior, não é conhecida. Era cantada, pelo autor, em encontros boêmios de Fortaleza, principalmente, no Bar do Anísio, localizado na praia que deu o título à música e nas rodas de músicas do chamado “pessoal do Ceará”, grupo de talentosos artistas cearenses que faria história na MPB.
Posteriormente, Fagner fez uma nova versão em cima da mesma letra. Esta ficaria famosa ao ser gravada por dois monstros da MPB: Roberto Carlos (confira em ‘O tempo não apagou’) e Elis Regina (ouça adiante!), se tornando a definitiva.
Belchior, no livro, “No tom da canção cearense – Do rádio, e TV, dos lares e bares na era dos festivais (1963-1979)”, do historiador cearense Wagner Castro, conta como se inspirou para fazer a música: “Mucuripe” veio da ideia de fazer desde um filme antigo em que vi aconselhando a mulher de um marinheiro: dizendo que ela deixasse receber todos os seus sofrimentos, todas as suas mágoas […] Então resolvi fazer uma música sobre isso; a questão do Mucuripe, do significado do nome e porque naquela altura Mucuripe era um local muito poético, com suas dunas […].
Já a versão posterior de Fagner foi vencedora do Festival do CEUB de Brasília. O próprio Belchior admite, no citado livro, que a versão do conterrâneo era melhor que a sua: “[…] Eu fiz um scanner de “Mucuripe”, com letra e música e depois o Raimundo Fagner fez uma música bem melhor que a minha […]. Depois, com muito prazer, eu deixei de cantar a minha”.
Belchior aproveitou para fechar a música com uma conhecida frase de Augusto Pontes. “Vida, vento, vela, leva-me daqui” se ajustou com perfeição ao enredo da música se tornando um dos seus pontos fortes. Augusto, uma espécie de guru do pessoal do Ceará, declarou, em uma entrevista de 2006, não se importar com o uso do seu verso: “[…] Eu considero isso uma homenagem, não faz mal nenhum terem usado não.[…]Nunca pedi parceria por isso. São todos grandes amigos, é natural que um use uma frase ou outra […]”.
Outra curiosidade sobre a música: em torno de 1972, Fagner chegou a morar na casa de Elis Regina, que se tornara sua amiga. Naquele tempo, o cearense de Orós estava prestes a gravar o seu primeiro LP “Manera Fru-Fru”, quando conheceu Ivan Lins por meio de Elis. A convite de Fagner, Ivan, que na época ainda não tinha grande vivência em arranjos, mas se mostrava um estudioso de música, se transformou, curiosamente, no primeiro arranjador da versão gravada de “Mucuripe” (ouça adiante!) .
Estresse, O que é isso? - Palestra com Múcio Morais -
Há autores que definem a era
moderna como a Idade da Ansiedade, associando a este acontecimento psíquico a
agitada dinâmica existencial da modernidade; sociedade industrial,
competitividade, consumismo desenfreado e assim por diante.
Diz-se que a simples participação do indivíduo na sociedade contemporânea já preenche, por si só, um requisito suficiente para o surgimento da Ansiedade. Portanto, viver ansiosamente passou a ser considerado uma condição do homem moderno ou um destino comum ao qual todos estamos, de alguma maneira, atrelados.
PROCESSOS COMERCIAIS – SISTEMATIZANDO SUAS VENDAS - Múcio Morais
Superação e Crescimento em Tempos de Crise - Múcio Morais
Múcio Morais | Síntese da Palestra
Já está mais que evidenciada a
incompetência e a irresponsabilidade dos governos e do sistema financeiro
mundial, em especial em relação aos capitais fantasmas, aos investimentos
“virtuais” e à especulação com papeis podres, é inegável a grande ladeira em
que colocaram toda a humanidade;
Mais incrível ainda é saber que muitos desses gestores financeiros eram exatamente aqueles que orientavam as políticas econômicas do terceiro mundo, impostas em troca de “dinheiro novo” que agora sabemos de onde vinha e pra que servia;
BAIXA AUTOESTIMA E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA - Parte I - Múcio Morais
A baixa autoestima é basicamente a falta de estima por si mesmo, considerar-se menos valioso que os outros, ter dificuldade de aceitar-se como é, rejeitar suas características emocionais, físicas, econômicas, intelectuais e até de personalidade, considerar-se não merecedor do respeito, da admiração e até de atenção dos outros; achar-se incapaz de maiores conquistas, inadequado ao ambiente ou nas relações, a sensação de estar sempre devendo algo aos outros, ter o comportamento de encontrar culpados para seus problemas ou erros na vida...
O Melhor momento para fazer mudanças na vida foi há 20 anos, o segundo melhor momento é agora - Múcio Morais
Múcio Morais
Quem gosta de viajar de carro sabe do que estou falando, na estrada sempre tem aquela parada especial, com aquela iguaria especial, no meu caso tenho uma parada sagrada em minhas viagens, o “Pão com linguiça” temos em toda parte das estradas de Minas Gerais, e às vezes acontece uma distração na estrada e pronto, o “Pão com linguiça” favorito passou, ficou a quilômetros, já ficou tão longe que não dá mais para voltar, agora é se conformar e seguir viagem pensando naquele manjar dos Deuses, que por uma distração, ficou, passou.
Onde existe uma grande disposição não pode haver grandes dificuldades (Nicolau Maquiavel) – Múcio Morais
Viver sem filosofar, vida perdida - Múcio Morais
ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE
ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - (DICAS) Múcio Morais
O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão perdendo, as mudanças vêm a reboque de fatores ...

-
Estou chamando de SINDAV (Síndrome da dependência afetiva virtual) as percepções que tenho feito de um processo de interação emocional que g...
-
💬 100 TEMAS PARA EDUCAÇÃO / PALESTRAS & WORKSHOPS PARA EDUCAÇÃO - TODOS OS ARTIGOS TAMBÉM SÃO TEMAS!Parte e/ou esta programação na sua totalidade já foi realizada em mais de 250 Municípios e Escolas no Brasil e em Paí...
-
M U CIO MORAIS PALESTRANTE , ¨ EDUCADOR, ESCRITOR e standuper ¨ ¨ Motivando, Transformando, Educando, Divertindo, Ensinando, Compart...
-
Duas crianças viviam numa bela planície no interior do País. Brincavam e interagiam a natureza, conviviam com os animais e sabiam apreciar ...
-
I – Nome do projeto – II – Introdução Este é um projeto socioeducativo realizado na comunidade, podendo ser estendido às divers...