A felicidade está em sua mente: Gen Kelsang Nyema no TEDxGreenville 2014

Toda a felicidade está em sua mente | Gen Kelsang Nyema | TEDxGreenville
  1. Certo, meus amigos. Olá.
  2. Plateia: Olá.
  3. Quero começar fazendo algumas perguntas.
  4. Sei que muitos outros palestrantes
  5. já fizeram perguntas a vocês,
  6. e foram perguntas um tanto difíceis.
  7. Mas as perguntas que vou fazer
  8. são muito, muito simples.
  9. Prometo que vocês
    conseguirão respondê-las.
  10. Certo. Preparados
    para a primeira pergunta?
  11. Está bem.
  12. A primeira pergunta é...
  13. Vocês não precisam responder em voz alta.
  14. Vocês estão tendo um dia bom?
  15. Certo. Responderam?
  16. Muito bem.
  17. Minha segunda pergunta é:
  18. por quê?
  19. Se vocês estão tendo um dia bom,
  20. por que estão tendo um dia bom?
  21. Ou se estão tendo um dia ruim,
  22. por que estão tendo um dia ruim?
  23. Tenho mais uma pergunta para vocês.
  24. Essa será a mais fácil de todas.
  25. Minha última pergunta é:
  26. amanhã,
  27. vocês prefeririam ter um dia bom,
  28. ou prefeririam ter um dia ruim?
  29. Responderam essa?
  30. E depois de amanhã?
  31. No domingo?
  32. Vejamos... isso mesmo.
  33. Amanhã é sábado. Domingo.
  34. E na segunda-feira?
  35. Vocês gostariam de ter
    um dia bom ou um dia ruim
  36. na segunda-feira?
  37. Na terça-feira?
  38. Na quarta-feira?
    Quinta-feira? Sexta-feira?
  39. Daqui a uma semana?
  40. Um dia bom ou um dia ruim?
  41. A última pergunta,
  42. como eu disse,
    é provavelmente a mais fácil
  43. de responder,
  44. porque sabemos a resposta, não?
  45. Queremos ter um dia bom,
  46. todos os dias.
  47. Alguém aqui respondeu:
  48. "Sim, quero ter um dia ruim
    na segunda-feira?"
  49. Claro que não.
  50. Todos queremos
    que todos os dias sejam bons.
  51. Então, trata-se realmente
    do tipo de felicidade
  52. que todos desejamos
  53. em nosso íntimo.
  54. Temos um dia bom quando estamos felizes
  55. e queremos ser felizes todos os dias.
  56. Não há um só dia
  57. em que não queiramos ser felizes.
  58. Mas termos dias bons ou dias ruins
  59. realmente depende de como respondemos
  60. a segunda pergunta.
  61. Vocês se lembram da segunda pergunta?
  62. Qual foi a segunda pergunta?
  63. "Por quê?"
  64. Por que estou tendo um dia bom?
  65. Por que estou tendo um dia ruim?
  66. Uma coisa que meu professor diz
  67. -- o nome dele é Geshe Kelsang Gyatso --
  68. ele diz:
  69. "Na maior parte do tempo,
  70. nossa mente
  71. é como um balão ao vento,
  72. levado para lá e para cá
  73. por circunstâncias externas".
  74. Vocês conhecem essa sensação?
  75. Ele diz que, quando as coisas
    estão indo bem,
  76. quando estão do jeito que queremos,
  77. nós nos sentimos felizes.
  78. Mas se algo dá errado...
  79. Por exemplo, ele diz:
  80. "Se formos forçados a trabalhar
    com alguém de quem não gostamos" --
  81. mas tenho certeza de que ninguém tem
    um colega de quem não goste, certo?
  82. (Risos)
  83. Ele diz que se somos forçados a trabalhar
    com alguém de quem não gostamos,
  84. ou se algo não acontece como queremos,
  85. nossa felicidade desaparece.
  86. Contanto que nossa resposta à pergunta
  87. "Por que estou tendo um dia bom?"
    ou "Por que estou tendo um dia ruim?"...
  88. Porque, sabe, essa é uma pergunta
    que as pessoas fazem.
  89. Talvez quando você chegar em casa hoje,
  90. alguém vai perguntar:
    "Então, como foi o tal do TED?
  91. Seu dia foi bom?"
  92. E diremos: "Sim, foi bom.
  93. Uma moça falou
  94. sobre como precisamos ter compaixão
    para com ex-presidiários,
  95. e um artista fez sons musicais
    incríveis com a boca,
  96. sabe, várias pessoas".
  97. Se nossas razões
  98. por termos um dia bom forem
    uma lista de condições externas,
  99. não teremos
  100. a felicidade estável que todos queremos.
  101. Faz sentido para vocês?
  102. Porque, se nossa felicidade
    depender disso --
  103. porque não podemos controlar
  104. as pessoas e as circunstâncias
  105. todo o santo dia --
  106. então, nossa felicidade estará
    nas mãos dos outros, não?
  107. Ficará ao sabor das nossas circunstâncias.
  108. Então, se vocês realmente desejam
  109. ter um dia bom todos os dias,
  110. há duas coisas que precisamos fazer.
  111. A primeira coisa que precisamos fazer
  112. é parar
  113. de deixar nossa felicidade
  114. e de deixar nossa infelicidade
  115. à mercê dos outros e das circunstâncias.
  116. Em outras palavras,
  117. precisamos parar
    de atribuir nossa felicidade
  118. ao que acontece externamente,
  119. e precisamos parar de culpar os outros
  120. -- principalmente parar
    de culpar os outros --
  121. por nossa infelicidade.
  122. Se fizermos isso,
  123. se deixarmos por conta
  124. das pessoas e das circunstâncias
  125. o papel de nos fazer felizes,
  126. ou se as culparmos por nossa infelicidade,
  127. nossa felicidade será muito instável,
  128. e ilusória.
  129. A segunda coisa que devemos fazer
  130. é cultivar ativamente
  131. uma fonte de paz e uma fonte de felicidade
  132. vindas de dentro da nossa própria mente.
  133. Então, vou dizer uma coisa
    que quero que guardem na memória.
  134. Preparados?
  135. É outra frase
  136. de um dos livros do meu professor,
  137. em que ele diz:
  138. "A felicidade e a infelicidade
  139. são estados de espírito
  140. e, portanto, suas causas reais
  141. não podem ser encontradas
    em coisas externas".
  142. Se tivermos um estado
    de espírito tranquilo,
  143. seremos felizes,
  144. independentemente
    de pessoas ou de circunstâncias.
  145. Se nossa mente estiver
    intranquila e agitada,
  146. mesmo que tenhamos
    circunstâncias muito boas,
  147. acharemos impossível sermos felizes.
  148. Em outras palavras,
  149. não é o que acontece
  150. que nos torna felizes ou infelizes.
  151. É a forma como reagimos a essas coisas
  152. que determina se somos
    felizes ou infelizes.
  153. É nosso estado de espírito
  154. que determina
    nossa felicidade ou infelicidade.
  155. Então, como vamos fazer isso?
  156. Todos podemos entender isso
    intelectualmente.
  157. Não é um bicho de sete cabeças, certo?
  158. Não é tão difícil de entender.
  159. Talvez, de certa forma,
  160. enquanto falo essas coisas,
  161. vocês estejam pensando:
    "Sim, já sabia disso.
  162. Eu já sabia disso."
  163. Mas como, de fato, fazemos isso?
  164. Como, de fato, cultivamos
  165. essa paz de espírito estável
  166. na qual possamos confiar,
  167. independentemente
    das circunstâncias externas?
  168. É aí que a meditação
    realmente entra em cena.
  169. Eu diria que seria necessária
    uma outra palestra TED
  170. -- olha a dica -- (Risos)
  171. para conseguir falar
    apropriadamente sobre meditação.
  172. Mas, para nosso propósito de hoje,
  173. podemos dizer que a meditação
  174. é uma ação mental.
  175. É a ação mental de se concentrar
  176. em um estado de espírito
    positivo e tranquilo.
  177. Se fizermos isso, se nos concentrarmos
  178. em um estado de espírito
    positivo e tranquilo,
  179. podemos dizer que estamos meditando,
  180. mesmo que seja como agora, certo?
  181. Contudo, vocês não sabem
    se estou meditando ou não,
  182. pois poderia estar pensando
    na lista de compras de mercado.
  183. (Risos)
  184. Só é meditação
  185. se eu realmente estiver me concentrando
  186. em um estado de espírito
    positivo e tranquilo.
  187. O segredo é que posso fazer assim.
  188. É a chamada meditação formal.
  189. Mas podemos aprender
    a fazer isso o tempo todo,
  190. em nosso dia a dia.
  191. Vejam, aqui é a oportunidade perfeita.
  192. (Risos)
  193. Nós nos concentramos
    em estado de espírito de paciência.
  194. Não estamos incomodados, nem infelizes.
  195. Então, por que não tentamos agora?
  196. Vocês aceitam? Só uma pequena meditação.
  197. De acordo com o relógio,
    ainda tenho três minutos.
  198. Então, vai ser bem rápida.
  199. Mas vamos tentar
  200. descobrir nosso próprio potencial
  201. para um estado de espírito
    positivo e tranquilo.
  202. Agora, vou pedir apenas
    que se sentem confortavelmente,
  203. com os pés horizontalmente
    apoiados no chão,
  204. e com suas mãos entre suas pernas.
  205. Então, podem fechar os olhos levemente
  206. e prestar atenção
    na sensação da sua respiração
  207. na ponta do seu nariz.
  208. E, enquanto expiram,
  209. podem imaginar
  210. que estão expirando toda agitação,
  211. toda carga mental,
  212. toda frustração
  213. ou infelicidade em suas vidas,
  214. expirando tudo isso
  215. como uma fumaça escura.
  216. E, enquanto inspiram,
  217. vocês podem imaginar e acreditar
  218. que estão inspirando
    uma luz clara e brilhante,
  219. que é a própria natureza da paz interior.
  220. Vocês podem imaginar
    que essa luz clara e brilhante
  221. preenche todo o seu corpo e mente.
  222. E durante alguns segundos,
  223. simplesmente aproveitem
  224. essa paz interior que vem de dentro.
  225. E agora, para terminarmos,
  226. tenham a determinação
    de levar essa paz interior consigo,
  227. para o resto do dia de vocês,
  228. para seu próprio benefício
  229. e dos outros.
  230. Agora, terminamos a meditação.
  231. Muito obrigada.
  232. (Aplausos)
  233. PALESTRANTE MÚCIO MORAIS / QUALIDADE DE VIDA / ESPIRITUALIDADE / MOTIVAÇÃO.
  234. cntato@muciomorais.com / fone/Whatsapp (31) 99389-7051 

A Neuroplasticidade pode nos dar o poder de moldar o nosso cérebro - Dra. Lara Boyd

DEPOIS DE ASSISTIR ESTE VÍDEO, SUA MENTE NÃO SERÁ A MESMA;
 A Neuroplasticidade pode nos dar o poder de moldar o nosso cérebro - Dra. Lara Boyd

A Dra. Lara Boyd, fisioterapeuta e neurocientista, professora do programa UBC MPT em Vancouver, British Columbia, descreve como a neuroplasticidade lhe dá o poder de moldar o cérebro que você deseja.

“Então, como aprendemos? E por que alguns de nós aprendem as coisas mais facilmente do que outros? Então, como acabei de mencionar, sou a Dra. Lara Boyd. Sou um pesquisador do cérebro aqui na Universidade de British Columbia. Estas são as perguntas que me fascinam. ”

O QUE SÃO INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS E COMO DESENVOLVER NAS CRIANÇAS - MÚCIO MORAIS Happycodes School

O que são inteligências múltiplas e como desenvolver nas crianças, assista ao vídeo e leia o artigo.

Leonardo da Vinci, Albert Einstein, Ludwig van Beethoven, Jane Austen… O que esses nomes têm em comum, além de serem alguns dos maiores gênios da humanidade?

Cada um deles é reconhecido em seu campo de conhecimento, o que nos ajuda a entender como funcionam as inteligências múltiplas, algo que precisa ser considerado na educação como um todo.

Neste artigo, falaremos mais sobre o assunto, além de explicarmos como desenvolver competências e habilidades. Também ressaltamos que as diferenças, nesse contexto, são normais e contribuem para uma sociedade mais diversa. Confira! 

ESTILOS DE APRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas -

Pelo paradigma da inclusão, oferecemos uma educação de qualidade sem excluir nenhum aluno, atendemos a diversidade humana presente no mesmo espaço escolar e, para isso, respondemos ao estilo de aprendizagem e às múltiplas inteligências de cada aluno.

É, portanto, imprescindível valorizarmos a nossa crença de que “Todos poderão aprender se acolhermos os diferentes estilos de aprendizagem e as inteligências múltiplas de cada aluno”.

A HISTÓRIA DA "LEGO" PERSEVERANÇA, RESILIENCIA E CORAGEM - MÚCIO MORAIS

Quantas vezes você já tentou?
Quantas vezes você já teve seus sonhos despedaçados?
Quantas vezes você teve que engolir seco e ir embora?
Quantas vezes você tentou, se esforço e ao final as coisas não aconteceram?

Esta é uma história de muitas superações, recomeços e aprendizagem com os próprios erros, esta é a características dos vencedores, não estou falando de milionários, nem campeões, temos uma ideia mítica de sucesso, na verdade não tem quase nada a ver com os estereótipos dos super heróis. Pessoas que podem sorrir após uma jornada, que podem contar histórias e ver lições para si e para outros, gente que não desistiu, este são pessoas de sucesso.

AS VELAS DO MUCURIPE - RAIMUNDO FAGNER

WWW.MUCIOMORAIS.COM

Mucuripe

Fagner & Belchior


A música “Mucuripe”, um grande sucesso composto pelos cearenses Fagner (1949) e Belchior (1946) teve, na verdade, duas versões.

A primeira, com letra e música frutos apenas da inspiração de Belchior, não é conhecida. Era cantada, pelo autor, em encontros boêmios de Fortaleza, principalmente, no Bar do Anísio, localizado na praia que deu o título à música e nas rodas de músicas do chamado “pessoal do Ceará”, grupo de talentosos artistas cearenses que faria história na MPB.

Posteriormente, Fagner fez uma nova versão em cima da mesma letra. Esta ficaria famosa ao ser gravada por dois monstros da MPB: Roberto Carlos (confira em ‘O tempo não apagou’) e Elis Regina (ouça adiante!), se tornando a definitiva.

Belchior, no livro, “No tom da canção cearense – Do rádio, e TV, dos lares e bares na era dos festivais (1963-1979)”, do historiador cearense Wagner Castro, conta como se inspirou para fazer a música: “Mucuripe” veio da ideia de fazer desde um filme antigo em que vi aconselhando a mulher de um marinheiro: dizendo que ela deixasse receber todos os seus sofrimentos, todas as suas mágoas […] Então resolvi fazer uma música sobre isso; a questão do Mucuripe, do significado do nome e porque naquela altura Mucuripe era um local muito poético, com suas dunas […].

Já a versão posterior de Fagner foi vencedora do Festival do CEUB de Brasília. O próprio Belchior admite, no citado livro, que a versão do conterrâneo era melhor que a sua: “[…] Eu fiz um scanner de “Mucuripe”, com letra e música e depois o Raimundo Fagner fez uma música bem melhor que a minha […]. Depois, com muito prazer, eu deixei de cantar a minha”.

Belchior aproveitou para fechar a música com uma conhecida frase de Augusto Pontes. “Vida, vento, vela, leva-me daqui” se ajustou com perfeição ao enredo da música se tornando um dos seus pontos fortes. Augusto, uma espécie de guru do pessoal do Ceará, declarou, em uma entrevista de 2006, não se importar com o uso do seu verso: “[…] Eu considero isso uma homenagem, não faz mal nenhum terem usado não.[…]Nunca pedi parceria por isso. São todos grandes amigos, é natural que um use uma frase ou outra […]”.

Outra curiosidade sobre a música: em torno de 1972, Fagner chegou a morar na casa de Elis Regina, que se tornara sua amiga. Naquele tempo, o cearense de Orós estava prestes a gravar o seu primeiro LP “Manera Fru-Fru”, quando conheceu Ivan Lins por meio de Elis. A convite de Fagner, Ivan, que na época ainda não tinha grande vivência em arranjos, mas se mostrava um estudioso de música, se transformou, curiosamente, no primeiro arranjador da versão gravada de “Mucuripe” (ouça adiante!) .

Fonte: drzem.blogspot
Extraído de http://museudacancao.blogspot.com.br/

Estresse, O que é isso? - Palestra com Múcio Morais -

Estresse, O que é isso?

Há autores que definem a era moderna como a Idade da Ansiedade, associando a este acontecimento psíquico a agitada dinâmica existencial da modernidade; sociedade industrial, competitividade, consumismo desenfreado e assim por diante.

Diz-se que a simples participação do indivíduo na sociedade contemporânea já preenche, por si só, um requisito suficiente para o surgimento da Ansiedade. Portanto, viver ansiosamente passou a ser considerado uma condição do homem moderno ou um destino comum ao qual todos estamos, de alguma maneira, atrelados.

PROCESSOS COMERCIAIS – SISTEMATIZANDO SUAS VENDAS - Múcio Morais

Toda empresa, não importa seu porte ou atividade tem algum sistema de comercialização de seus produtos ou serviços; Este processo, geralmente tem um controle informal, que não mensura a maioria dos aspectos vinculados à venda ou não-venda, ainda em geral os processos são intuitivos ou mecânicos, sendo o primeiro tipo desenvolvido a partir do talento, habilidade, experiência e intuição do vendedor e o  segundo tipo normalmente é um processo razoavelmente coordenado de ações, mas que encerra em si mesmo os segredo do sucesso  de cada indivíduo do processo, em geral o fracasso é atribuído à falta de disciplina ou habilidade para se aplicar o “processo infalível de vendas”;

Superação e Crescimento em Tempos de Crise - Múcio Morais

Múcio Morais | Síntese da Palestra

Já está mais que evidenciada a incompetência e a irresponsabilidade dos governos e do sistema financeiro mundial, em especial em relação aos capitais fantasmas, aos investimentos “virtuais” e à especulação com papeis podres, é inegável a grande ladeira em que colocaram toda a humanidade;

Mais incrível ainda é saber que muitos desses gestores financeiros eram exatamente aqueles que orientavam as políticas econômicas do terceiro mundo, impostas em troca de “dinheiro novo” que agora sabemos de onde vinha e pra que servia;  

BAIXA AUTOESTIMA E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA - Parte I - Múcio Morais


A baixa autoestima é basicamente a falta de estima por si mesmo, considerar-se menos valioso que os outros, ter dificuldade de aceitar-se como é, rejeitar suas características emocionais, físicas, econômicas, intelectuais e até de personalidade, considerar-se não merecedor do respeito, da admiração e até de atenção dos outros; achar-se incapaz de maiores conquistas, inadequado ao ambiente ou nas relações, a sensação de estar sempre devendo algo aos outros,  ter o comportamento de encontrar culpados para seus problemas ou erros na vida... 

O Melhor momento para fazer mudanças na vida foi há 20 anos, o segundo melhor momento é agora - Múcio Morais

O Melhor momento para fazer mudanças na vida foi há 20 anos, o segundo melhor momento é agora!

Múcio Morais

Quem gosta de viajar de carro sabe do que estou falando, na estrada sempre tem aquela parada especial, com aquela iguaria especial, no meu caso tenho uma parada sagrada em minhas viagens, o “Pão com linguiça” temos em toda parte das estradas de Minas Gerais, e às vezes acontece uma distração na estrada e pronto, o “Pão com linguiça” favorito passou, ficou a quilômetros, já ficou tão longe que não dá mais para voltar, agora é se conformar e seguir viagem pensando naquele manjar dos Deuses, que por uma distração, ficou, passou.

Onde existe uma grande disposição não pode haver grandes dificuldades (Nicolau Maquiavel) – Múcio Morais

Esta é um dos pensamentos de Maquiavel que definem bem a caminhada humana, de crise em crise, o que demonstra uma disposição não continuada, ou uma indisposição permanente do ser humano em lidar com os fatos da vida. Conheço pessoas que aparentemente não têm dificuldades ou crises, na verdade, não existe nenhum ser humano assim, o que existem são pessoas com alto nível de “disposição” e isso não se referindo somente a iniciativa para agir externamente em favor de si, mas na disposição mental de manter-se em paz ou sob equilíbrio para lidar com a vida,   

Viver sem filosofar, vida perdida - Múcio Morais

Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir.

Esta frase de Descartes diz muito sobre uma parcela enorme da humanidade, especialmente no Brasil, onde ainda impera a educação familiar precaríssima e uma cultura de anarquia, estupidez e desinteresse cultural. Nossa educação formal em meu entendimento tem avançado muito, mas não é na escola que se aprende a viver, este é um grande equívoco, quem ensina a viver é a família? Mas e as famílias? Vindas de uma educação urbana da periferia onde a lei do mais forte, do cão, do que grita mais alto e do que aparentemente tem algum poder impera sobre todos os direitos e os escassos deveres.

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - (DICAS) Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão perdendo, as mudanças vêm a reboque de fatores ...