A meninada está em casa, o grande sonho da vida de quase todos eles, como eu gostaria de ser Criança nessa Pandemia, brincar, ver TV, jogar, dormir até mais tarde, dormir tarde, fazer nada, deixar a cama e o quarto bagunçado, não ver alguns dos meus professores chatos, aquele ônibus caindo aos pedaços, que maravilha, uma pandemia seria um sonho,
já escutei muitas coisas assim de meus filhos quando crianças e adolescentes, agora escuto de minha neta, se alguém acha que eles estão sofrendo demais, engana-se. Quem não está bem são os Pais.
Também escutei histórias hilárias de aulas com interrupções esquisitas, divertidas e surpreendentes, após este período teremos muitas histórias pra contar, veja nesse clipe algumas experiências de nossos colegas Americanos.
Mas, o que tenho escutado de muitos professores é que estes
alunos se mostram desmotivados nas aulas remotas, pergunto: Quantos alunos
motivados você conhece na modalidade presencial? Pois é, uma boa turminha mas
não é o melhor que temos na escola. Então é procurar um remédio novo para uma
doença velha, agravada pelas opções do dia, querem acabar logo a aula para
fazerem outra coisa em casa. Essa é a desmotivação. Concorrer com o tempo
livre. A escola me persegue até aqui em casa. Grita um adolescente.
Exceto se você é um “show” de professor, imita, canta, faz
mágicas, dança, conta piadas, toca algum instrumento, vai precisar criar alguns
elementos que motivem a garotada, cada um em seu nível, mas é possível.
Como disse, se tem algum talento e quer experimentar se tem,
use-o, coloque suas habilidades artísticas a serviço de nossa boa e velha
educação, associe a matéria de maneira lúdica, faça a turminha dar rizada,
AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA MOTIVAR
Personalizar o ensino e a interação com os alunos
Pode parecer até irreal, principalmente no cenário em que o
ensino online (apenas uma extensão do que acontecia em sala de aula
presencialmente, porém, no universo digital) está tão em alta.
No entanto, personalizar o ensino e a interação com os
alunos permite que as instituições adequem processos eficientes para realizar
uma migração bem sucedida ao EAD.
Você pode se interessar: Entenda as diferenças entre o
ensino online e ensino a distância
Implementar metodologias ativas
Elencando o tópico anterior, apenas é possível customizar o
ensino por meio da implementação de metodologias ativas.
Dentre as principais, podemos criar "Trilhas de aprendizagem" que são caminhos personalizados que cada aluno faz de acordo com as suas necessidades e tipos de inteligência;
Seguem aqui 28 Dicas quentes:
1- Sala de aula invertida: essa é uma das metodologias mais comuns dentro das instituições de ensino. Basicamente, ela se caracteriza pela troca do papel do aluno e do professor nas aulas. Ou seja, nesse sentido, o aluno é responsável por aprender os conteúdos e o professor se torna um intermediador nos momentos de trocas de informações;
2 - Gamificação: consiste em um método que os conteúdos são baseados nos conceitos de jogos. Com isso, o aluno ganha pontos ou prêmios por avançar nos estudos. Em muitos casos, é possível criar um ranking com os melhores estudantes de cada disciplina, de modo a suscitar o engajamento desses alunos. A implementação de metodologias ativas depende diretamente de um planejamento educacional eficiente, considerando a realidade das IES e necessidades dos estudantes.
3 – Abrir um canal de comunicação e colher a percepção dos alunos
Um dos caminhos para garantir a motivação dos alunos em
tempos de pandemia é sempre colher a percepção desses estudantes a respeito da
própria instituição, materiais, tecnologias adotadas ou outros assuntos que
estejam diretamente relacionadas com a experiência de ensino.
Para tal, é possível abrir um canal de comunicação e
interação com os alunos, que garante não apenas uma troca transparente de
informações, mas também feedbacks que podem orientar melhorias nos processos
internos das IES.
4 – Implementar treinamento para preparar os professores
Não podemos falar a respeito de como motivar os alunos em
tempos de pandemia sem citar o papel dos professores nessa missão.
De modo geral, é fundamental que as instituições de ensino
implementem treinamentos para os docentes, seja em relação às metodologias
utilizadas ou ferramentas.
Quanto mais integrados os professores estiverem, melhores
serão as aulas e mais engajados os estudantes se sentirão.
5 – Adotar ferramentas apropriadas
Por fim, para alcançar a motivação dos estudantes é preciso
adotar ferramentas apropriadas para a disseminação das aulas, aplicação de
avaliações, feedback, trabalhos práticos e outras necessidades envoltas ao
processo de ensino. (O trecho que trata das ações Pedagógicas para motivar foi
extraído do artigo de Tomas Bonfim, https://www.d2l.com/pt-br/blog/como-motivar-os-alunos-em-tempos-de-pandemia/)
6 - Criação de um tema especial para sessões de zoom;
Esta é uma forma de despertar o interesse dos alunos e
tornar o aprendizado remoto divertido para todos. Por exemplo, eu organizei uma
caça ao ovo de vocabulário virtual no Zoom. Criei um desenho do Google e importei
ovos com vocabulário Inglês. Enquanto estávamos no Zoom, projetei o desenho do
Google e os alunos tiveram que traduzir os ovos.
Outra sessão de Zoom de sucesso foi nossa “Festa das Patas”.
Os alunos foram incentivados a trazer seu amigo peludo e / ou bicho de pelúcia
para o Zoom. Todos se divertiram muito, pois continuamos a construir nossa
comunidade de sala de aula on-line e a se divertir. Os cães e gatos estavam
literalmente em todas as telas. Notei muitos sorrisos durante esta sessão em
particular.
Podemos envolver todas as partes interessadas durante o
Aprendizado Remoto e ter um tema especial definitivamente despertando dúvidas
em seus alunos!
7- Invites (Convites):
Zoom de Laura "Paw Party" Evite.
Criei convites eletrônicos usando modelos Evite. Em seguida,
enviei para meus alunos para nossas sessões de Zoom. Esses Convires ajudam os
alunos a se sentirem parte de nossa comunidade de sala de aula e os empolgam
para as próximas sessões do Zoom.
8 - Giz na calçada
Tenho escrito mensagens inspiradoras e palavras do
vocabulário na minha calçada e depois posto no Google Classroom.
9 - Google Classroom Daily Posts Screenshot mostra Laura
fazendo check-in com sua turma via Sala de aula.
Todos os dias eu posto um check-in diário com meu Bitmoji
para animar as crianças e checá-las. Eles geralmente respondem com uma curta
saudação, dizendo-me como estão. É bom para nossos alunos saber que estamos
pensando neles!
10 - Bitmoji
Mantenha os alunos motivados usando seu próprio Bitmoji personalizado para deixar mensagens inspiradoras, dar feedback positivo aos alunos quando eles entregam o trabalho on-line e verificar mensagens para ver como estão se saindo diariamente.
11 - Kahoots, Quizalize, Quizizz e Quizlet Live
Essas são maneiras maravilhosas de envolver todos os alunos e ter uma competição saudável entre seus colegas. Esses são os favoritos de meus alunos e os ajudam a se manter engajados e competir uns com os outros. Também considero esses recursos benéficos porque você pode fazer com que os alunos joguem “ao vivo” no Zoom ou eles podem concluir essas atividades em seu próprio tempo.
Também posto uma pergunta trivial diária para os alunos
(cultura, pontos de referência famosos, vocabulário, etc.) em nosso Google Sala
de aula. As perguntas mudam diariamente e as crianças ficam ansiosas para
responder diariamente. Tive muito sucesso com isso em particular e recebi uma
tonelada de respostas. Eles gostam de competir entre si para ver quem consegue
adivinhar a resposta correta mais rápido.
13 - Modelos de slides
Torne os slides esteticamente agradáveis usando esses
modelos incríveis de slidesmania.com, slidesgo.com e slidescarnival.com. Esses
sites têm belos modelos que tornam seus slides muito legais para seus alunos
verem!
14 - Flipgrid
Enviei um e-mail para as famílias de todos os meus alunos
para gravar uma mensagem de incentivo usando o FlipGrid. Tem sido muito
divertido ver os alunos e muitos de seus familiares.
15 - Tabuleiro de Bingo
Também fiz um quadro de BINGO que tem várias atividades gratuitas para os alunos praticarem a língua Portuguesa e Inglesa em casa. A maioria dessas atividades pode ser concluída sem tecnologia. O objetivo é que os alunos interajam com o material de forma divertida e envolvam seus familiares no processo de aprendizagem. Algumas atividades incluem: seguir uma receita em Inglês ou escrita em Português arcaico, ensinar frases em Inglês para seu irmão, pais, avós, etc.
16 - Outra dica, (1) Faça uma gincana permanente, (2) faça equipes equilibradas e coloque tarefas que tenham a ver com o plano de aulas, (3) mande ilustrar, (4) contar usando o NÃO no início de cada frase, (5) cada equipe refazer a aula em 3minutos, se passar não pontua,
17 - Tarefas Sociais
18 - Tarefas Culturais
19 - Tarefas Familiares
20 - Tarefas artísticas, em uma escola de Belo Horizonte, enviei uma lista de tarefas possíveis e uma delas era a turma assistir a aula remota fantasiada, quanto mais ridículo, melhor, e ao final a própria turma declararia o vencedor. Agora eles fazem a sexta da fantasia, todas as sextas a turma aparece na telinha fantasiada.
21 - Tarefas em vídeos, fazer vídeos sobre o tema da aula, porém, dramático, humorístico ou morno, sem graça!
22 - Cada aula terá um aluno fazendo a abertura, cantando, lendo um poema, um texto da Bíblia, contando uma piada, uma história, enfim;
23 - Aula cantada, desde o professor até os alunos só se comunica cantando durante toda a aula.
24 - Aula de Inglês toda em Inglês, os alunos podem usar dicionário etc;
25 - Rodizio de monitores;
26 - Professor substituto (Aluno)
27 - Hoje a mãe/Pai/Avós do aluno (Fulano) vai dar aula;
28 - Teste do errado; Você dá um teste e todas as respostas tem que ser dadas "erradas". Após o teste os alunos irão discutir as respostas, este é um dos melhores jogos de fixação, criados por mim e minha equipe, peça orientação em como executá-lo;
NOTA; CLARO QUE ESTE PROCESSO VAI EXIGIR QUE OS PROFESSORES SE APROFUNDEM
NA INFORMÁTICA, MAS PODE ACREDITAR, SEUS ALUNOS CONHECEM QUASE TUDO QUE
MENCIONEI AQUI.
ALGUMAS DICAS:
Você conhece Ivan Mesquita? Dê uma olhada nisso, ele
transformou em Cordel as aulas de história, https://www.youtube.com/user/ivanmesquita1; (Este é o link do Canal de Ivan Mesquita) pode utilizar as aulas dele ou fazer algo parecido, imite-o, faça parecido, ou
desafie seus alunos a imitá-lo, dê o tema da aula e um link do vídeo, qualquer
dos vídeos dele, e peça-os para fazer a paródia da aula imitando Ivan Mesquita,
é um desafio artístico, sim, e qual jovem não quer ser artista? Depois envie o vídeo ao Ivan, garanto que ele vai gostar e até postar, vou postar uma
das aulas que mais gosto. https://www.youtube.com/watch?v=7jLCt6VWDgY
– Este vídeo é sobre a INDEPENDENCIA DO BRASIL, veja que show.
Enfim a ideia é criar, fazer
coisas que eles gostem, quase tudo que se fazia presencialmente podemos adaptar
para o virtual, a questão é mesmo chamar atenção e inseri-lo em algumas
atividades interessantes e inusitadas.
Invente, tente, faça uma escola
virtual diferente!
Quer ideias e caminhos para
melhorar as aulas remotas? Fale comigo pelo e-mail: contato@muciomorais.com
CONTRATE A PALESTRA ou WORKSHOP “SHOW DE
AULAS” Transformando suas aulas em um show de aprendizagem! Com MUCIO MORAIS