GESTÃO DE CARREIRA – Desafios e Perspectivas na busca da excelência - MÚCIO MORAIS

Gestão de Carreira – Desafios e Perspectivas na busca da excelência - 

Múcio Morais - O Processo de gestão de carreira passa por uma adaptação de rota devido às emergentes necessidades no ambiente empresarial, o foco técnico enfatizado como guia fundamental recebe hoje um aliado importante: O Desenvolvimento de competências humanas, de valores de caráter e comportamento.

Percebe-se que os investimentos na formação técnica e desenvolvimento profissional feito pelas organizações, podem se perder pela falta de competência dos profissionais nas relações humanas, ou seja, forma-se um excelente técnico e o perde em seguida devido a problemas nas relações com cooperadores e clientes.

Lembro-me bem de um empresário demitindo um excelente cooperador, no qual havia investido muito tempo e dinheiro, com cursos de especialização, estágios internos e mentorização, por anos nutriu altas expectativas de suprir uma séria deficiência em seu empreendimento através daquele colaborador, mas findo o período de formação, aquele profissional mostrou-se inapto para se relacionar com sua equipe, em seguida criou alguns impasses com clientes e fornecedores devido a sua inflexibilidade, seus colaboradores se tornaram adversários internos e o meu amigo empresário teve que desenvolver um “esquema” especial na relação com este funcionário para não perdê-lo, dando a este sempre a impressão de que estava no controle, o resultado foi um grande desastre, perderam-se outros profissionais, clientes e acreditem, até fornecedores endureceram o jogo.

A única alternativa foi demissão, que prejuízo por falta de investimento e avaliação adequada na questão fundamental: O Caráter e a personalidade, aspectos que fazem parte obrigatoriamente de uma nova mentalidade de excelência profissional.

Um processo de Gestão ainda com os ranços e vínculos do passado, a “Gestão de Carreira” também tem sido muitas vezes vista como antiquada, retrógrada, de mão única, sindicalista, que no final das contas não acrescenta quase nada às empresas, exceto números na conta da mão de obra, onerando a produção e trazendo os chamados benefícios.

Dentro desta perspectiva de carreira está aquela visão acomodada de promoção, aumento de salários como resultado do “tempo de casa”, esta linha acaba por engessar o processo de gestão de RH diante dos inúmeros direitos adquiridos com a CLT debaixo do braço.  A inovação se torna uma tarefa distante e quase impraticável diante das obrigações trabalhistas assumidas e o aumento da folha de pagamento, sem que isto represente melhoria efetiva das pessoas e processos. Este modelo já faliu, embora muitas organizações insistam em permanecer nesta prática,

A nova mentalidade da Gestão de Carreira despreza completamente o foco e a maioria das ações vinculadas a mentalidade descrita acima, é um processo moderno, eficiente e economicamente viável, mais que isso, altamente lucrativo. Empresas bem estruturadas e que primam pela eficiência administrativa já trabalham nesta perspectiva vinculadas aos macro objetivos  da organização.

Neste momento a Gestão de carreira deve contemplar como disse no início, os aspectos fundamentais do ser humano, pois ele é o foco inicial e final de qualquer projeto, os preceitos aplicados pelas empresas que já trabalham nesta visão tratam essencialmente da:  Gestão de Talentos, Gestão de Resultados, Gestão de Competências e Habilidades, Gestão de Conhecimentos, Remuneração Estratégica, observe que dentro do atual contexto estão sendo administrados as expectativas e projetos dos indivíduos diante das demandas e projetos da organização. 

Desenvolvem-se e avaliam-se as competências, habilidades, expectativas, posturas, visão e comportamentos em todos os aspectos a luz dos projetos e focos da organização, isso feito de forma muito particularizada, permitindo casamentos duradouros, estáveis e satisfatórios para as partes, pois os interesses e motivos são comuns. Nesse contexto se mantém a motivação e é natural o desenvolvimento de um ambiente com os ingredientes necessários ao sucesso.

Vale ainda dizer que este modelo de gestão de carreira traz o aspecto da responsabilidade mútua sobre os resultados, tirando da empresa a carga de protagonizar a história de sucesso ou fracasso de sua equipe. Esta visão traz a Gestão de Carreira para o campo estratégico, tornando a empresa competitiva e atualizada, deixando de ser um processo rígido de reconhecimento por constrangimento.

Ao investir no desenvolvimento de carreira de sua equipe, trate evidentemente das questões técnicas com o máximo de excelência, mas dê também ênfase especial as questões humanas, antecipe situações avaliando o caráter e o comportamento de seus colaboradores, perceba as forças e deficiências de personalidade, decida se vale a pena investir nas personalidades mais complexas, envolva as pessoas, exponha-as à situações diversas, avalie o comportamento, faça correções, eduque, reavalie.

Quando tratamos da Gestão de Carreira, seja na busca de uma colocação no mercado ou no desenvolvimento profissional dentro de uma empresa, estamos inicialmente falando de gente, de relações interpessoais, de diversidade na formação, cultura e visão da vida, são as pessoas motivadas e comprometidas que fazem o sucesso dos empreendimentos.

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