A Crise brasileira, processos emocionais - Múcio Morais


Esta Palestra tem ajudado a milhares de pessoas em todo o Brasil, vamos fazer ai? Múcio Morais Como mais um pensador do mundo corporativo tenho recebido indagações de diversas lideranças sobre as questões que envolvem a Crise Brasileira.

Perguntas como: Como superar a Crise e crescer? Como ajudar minha equipe em tempos de Crise? Qual a perspectiva para mudança no Brasil? O que a Crise faz com as pessoas? Como estipular objetivos e metas em tempos de Crise? Mantenho as mesmas metas durante a Crise? Enfim, deixe-me fazer uma abordagem dentro de minhas observações e dar minha visão desse processo. 

A mudança dos focos da sociedade moderna, a meu ver, é um dos pilares fundamentais para o tamanho do impacto da “Crise”; Uma sociedade que considera o consumo e os valores ligados e este comportamento como fundamental para a felicidade, entra em Crise sempre que este modelo sofre ameaça. 

A Morte de Deus, anunciada pelo filósofo alemão Nietzsche, como uma constatação do modo de vida da sociedade, se mostra a cada dia mais real, matamos Deus e aquilo que nos identifica com seus valores e princípios, o homem moderno vive sob a égide da razão, do pensamento, empírico afastando Deus na própria essência da fórmula, com uma ponta cínica de fé e tutelagem de um “ser maior” um redentor, que no final da bagunça se mostrará vencedor. 

A convivência com esse conflito provoca impactos desesperadores nos vales da vida humana. O efeito dominó, fruto da globalização das crenças e valores, afeta rapidamente e provoca os mesmos efeitos em quase toda a sociedade. 

O Frágil ou inexistente sistema sofre o impacto de forma absoluta. Parece-me que a primeira providência na questão de motivar as pessoas ao trabalho, seria reestruturar este sistema, rever conceitos, fazer o simples, educar no processo de ver a vida como realmente ela é; Perguntar como superar a crise e crescer é o mesmo que perguntar como entrar em um prédio em chamas e sair vivo sem sequer estar chamuscado, parece-me que a melhor opção nesse caso é não entrar no prédio. 

Então, não entrar “em Crise” ou não entrar “na Crise” faz toda a diferença, no primeiro caso “em crise” o problema está interiorizado, arraigado em todo seu processo de pensamento e decisões, intimidando, afetando de forma negativa, segurando seu avanço. 

No segundo caso, “na Crise” o processo é externo, você entra se quiser, faz uma escolha, aceita ou não o convite, ganha a capacidade de observar, desviar, decidir, avançar em rumos diferentes. Parece um jogo mental? Sim, é isso mesmo, mas quase tudo na vida depende de como você se sai nesse jogo. O Processo de superação começa dentro de nós e não fora. Passar este modelo de pensar e comportar para sua equipe, família, amigos e colegas é desafiador, lembre-se que a peça de “dominó da crise” já passou, levantar alguém em meio ao caos pode ser uma tarefa que exige alguns passos, deixe-me sugerir alguns: 

1. PARE – Estou falando de parar mesmo, iphone, internet, TV, conversas de botequim, tudo sob controle; Falo de mente limpa, liberdade de pensamento;
2. Olhe em volta de si mesmo, pergunte-se o que está vendo; 
3. Olhe para dentro de si mesmo, pergunte-se o que esta vendo; 
4. Avalie, de onde está vindo sua direção? De dentro pra fora ou de fora pra dentro? 
5. Pergunte-se quais as atitude e comportamentos estão sufocados? 
6. Resolva, como quero que minha vida seja dirigida daqui pra frente! 
7. Pontue os comportamentos, a forma de pensar, suas reações etc. 

Vivemos como afogados procurando um raio de luz no fundo do mar, um rumo para respirarmos opiniões, visões e caminhos. É possível viver sobre o bote, curtindo os raios de Sol, olhando para o horizonte e remando com confiança. 

Seja qual for sua área de atuação, desde dentro de nossos lares até os resultados acadêmicos e empresariais, as respostas exigem um esforço interior enorme, reprogramar uma contra cultura, novas fórmulas e novos resultados. 

Viver nem sempre é uma receita de bolo! Sei disso, mas parece-me que o momento é de dar orientações simples, passo a passo, descomplicado, afinal de contas as respostas estão dentro de nós mesmos e a angústia desse momento também se dá pelo choque entre o que sabemos e o que fazemos na realidade. 

Este artigo é parte da Palestra “Superação em Tempos de Crise” do Prof. Múcio Morais. Podendo ser adaptada para diversas situações, comercial, vendas, administração, acadêmico, gestão de pessoas, trabalho em equipe, educação e outros.

Faça Contato: Tele / zap 31 99389-7951 | e-mail: muciomorais@gmail.com

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão caindo por terra, as mudanças vem a reboque de ...