A administração escolar é um fator variável, sofre um processo de mutação constante, isso para se adaptar, enquadrar, à necessidade não só dos nossos dias, como também para os dias vindouros.
O que é tido certo, hoje, daqui a um mês já pode estar errado.
Essa nova era está repleta de trabalhadores esperando oportunidade de demonstrar as suas habilidades e quem não estiver preparado para essa competição será “pisoteado” pelos demais.
A ideia de que vivemos em um clima de competição aborrece muita gente, o que é normal, mas quem não tiver mentalizado que a competição é um fator de sobrevivência será um perdedor e não um campeão. Então em vez de reclamar deve-se batalhar, melhorar produtos, aprimorar o atendimento e, principalmente, renovar.
A escola é o retrato da sociedade, de seus líder, ou seja, é o reflexo de suas ações. Se o líder for organizado, for criativo, a escola também assim o será.
A escola depende diretamente de seus líderes, para ela crescer seus líderes têm de crescer primeiro. E para uma escola permanecer viva deve estar em crescimento permanente.
O que normalmente impede as escolas de crescer são os hábitos, costumes e preconceitos de seus líderes, o que certamente ocasionará a “morte” da escola. Esses hábitos e costumes devem ser reavaliados pelos líderes, para que possam administrar com maior convicção, mas o mais importante do que reavaliar os costumes e hábitos é o desejo e comprometimento com a mudança.
O administrador que anseia pelo sucesso, pela consideração de seu trabalho, é acima de tudo dedicado. Tem prazer em trabalhar ou fazer negócios, sempre pensa no que pode oferecer e não se o que ofereceu já esta bom.
Agrega valores e desenvolve o maior número possível de habilidades, torna-se um profissional polivalente.
Uma das características do Administrador escolar campeão é ter uma visão futura, é enxergar antes dos outros, o que lhe permite planejar e ter estratégias e principalmente colocá-las em prática, pois uma boa estratégia não é nada até que se realize.
O campeão não tem vergonha do que fez até chegar ao nível que está, muito pelo contrário, tem orgulho, pois tudo contribuiu para a sua formação profissional.
Criar uma escola campeã é um trabalho árduo, porém, gratificante.
Os Professores e administradores devem se dedicar ao máximo à escola, deve ter certeza dos passos que está dando, deve ser confiante e ter fé me si próprio.
Deve planificar os gastos e verificar os meios de obter receita, deve associar-se, deve buscar cooperação e parceria visando o “lucro” final do empreendimento.
A escola deve valorizar sua imagem, prezar pela qualidade de seu ensino, escutar, interpretar e atender o que seus alunos tem a dizer e trata-los como seus colaboradores, como uma família e não como meros “alunos”.
A escola deve ser capaz de atualizar seus conceitos e manter-se bem informada conquistar seus aliados; Ser veloz e manter a excelência no que faz, ser ética e alerta às oportunidades. Não deve desperdiçar nada e deve estabelecer metas que sejam: claras, objetivas e motivadoras, precisam acenar com perspectivas de desenvolvimento para a equipe e quanto mais audaciosas e sedutoras melhor.
A escola campeã é formada por todo um quadro de funcionários, professores, alunos, pais e parceiros campeões que exercem uma dependência mútua entre si. Onde cada parte contém o todo e o todo contém as partes. Ela trata o aspecto humano como o principal, criando um clima agradável e prazerosa para aquela comunidade. Fazendo com que todos tenham o mesmo sonho e os mesmos objetivos. Tendo na sua linha de frente líderes que tem contato direto com os alunos e seu contexto; Profissionais capacitados e com condições de trabalho, e, quando estas não existem, eles a criam.
As vitórias são obtidas por seres humanos e não apenas por planos e estratégias. Basta dizer o que se espera deles e eles farão exatamente o que lhes foi pedido, a questão em geral está em como se comunica.
A motivação em uma escola campeã é ponto fundamental. Pessoas motivadas brilham. As pessoas são únicas e precisam ser tratadas assim, dispensando a atenção necessária à todos e não a um determinado grupo.
Como citei anteriormente a escola deve ter um sonho comum e seguir o trajeto para realizar este sonho. Não abandonar seus objetivos e estar ciente que a comunidade precisa de você e de todos os outros colaboradores, porém. em uma única condição, unidos.
Múcio Morais