A QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO! - Múcio Morais

Entendo a qualidade de vida do profissional da Educação como a harmonia entre a saúde física, emocional e mental, associada às práticas internas e externas de “gestão de vida, autossustentabilidade e seus resultados” esta tem sido uma discussão em todo o mundo. 


A atividade intelectual, pedagógica e educacional é desgastante, tendo ainda diversos fatores agravantes como excesso de trabalho, baixa remuneração, fatores de estresse, precariedade das estruturas e a formação deficitária no que diz respeito às melhores práticas para se manter a saúde emocional. 

Além disso, os educadores estão em contato permanente com todo tipo de conflito e sofrimento, desde familiares até os problemas ligados a marginalidade, criminalidade e comportamentos inadequados em diversos níveis tendo muitas vezes que intervir, amparar e conviver, gerando transtornos psicológicos, processos de somatização, estresse e doenças crônicas. 

Não temos ainda uma cultura de cuidado com os nossos profissionais na educação, nem mesmo programas voltados para sua saúde e harmonia. É como se intuíssemos que todos sabem como orientar a própria existência livrando-se por conta própria de traumas, medos, dificuldades emocionais, auto desconhecimento, inabilidades, falta de energia pessoal, baixa autoestima e as diversas perdas resultantes dos fatores profissionais e vivenciais mal administrados. 

Minha proposta é o desenvolvimento de um “Programa de monitoramento da QUALIDADE DE VIDA do Educador” PROEDUCADOR; cujas bases estão descritas no texto do Programa. 

Múcio Morais Palestras para Educação, 
Workshop "Autoconhecimento e Educação Emocional para Educadores" 
Faça contato: e-mail: muciomorais@gmail.com  fone-Whatsapp: 31 99389-7951 

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão caindo por terra, as mudanças vem a reboque de ...