EU ESTOU DE "SACO CHEIO" DESSAS IDÉIAS FIXAS, das poderosas fórmulas "únicas" de sucesso, como se tratar o ser humano fosse o mesmo que fazer um bolo, simples, é só usar a receita; Afinal de contas somos todos exatamente iguais!
AFF quanto tolice e presunção.
Cansei do apelo para vencer, conquistar, conseguir, ser competente, ter eficácia, chegar na frente, deixem-me ser apenas "EU"... Se vencer é bom, perder faz parte, se conquistar é bom, deixar passar ensina, se ser competente é o ideal, a incompetência nos coloca em contato com nossas fraquezas, enfim, essa "NEURA COACHESCA" que invade nossos tempos é uma chatice, existe tempo pra tudo Senhores Coaches!
A SAÚDE EMOCIONAL DAS PESSOAS precisa equilíbrio, a vida não tem um lado só, sem esse equilíbrio nos acontecimentos e estados de espírito, formaremos uma sociedade "Louca, Neurótica e Ansiosa por estar presa ao futuro"... Isso mesmo, quem vive no futuro, vive ansioso e desequilibrado, o futuro é uma projeção, não é realidade, quem vive na projeção não vive, projeta!
"Coaches sem maturidade é pior que açougueiro com um manual de medicina operando a sua mãe";
A Voracidade financeira (Os empresários, ditos formadores estão milionários) para "formar" esses "Gurus de araque" elimina a seleção por maturidade e experiência de vida e lota o mercado com uma "meninada" sem noção e irresponsável, contribuindo muito mais para o adoecimento da sociedade do que para a cura; Com “Cursinhos” que variam entre 20 e 40horas um “Zé das couves, como eu” se transforma em Professional Coach, Analista Comportamental e outros títulos que garantem ao mercado estar diante de um e s p e c i a l i s t a.
Obviamente esta pessoa não é avaliada, não precisa de nenhum pré requisito, basta pagar e frequentar o tal “curso” mesmo que voando o tempo todo, E o mercado recebe uma mistura de Guru, Psicólogo, Psicanalista e Consultor, tudo em um mesmo pacote, de desalentado à sábio em duas uma semana. Este Profissional super habilitado vai entrar em sua vida, sua intimidade, seus conflitos emocionais, e dar “soluções”, algumas delas representando um agravamento e levando pessoas a conflitos irresponsáveis.
Estamos transformando o “Sucesso do outro” em negócio, caramba, onde vamos parar?
O Sucesso do outro deveria ser nossa missão, deveria fazer parte do contexto de ações humanas de todos nós, salvo a vida escolar e projetos de formação sérios, estamos substituindo a educação familiar e as características culturais por um monte de conceitos “absolutos” de comportamento que em breve transformará nossa sociedade em um campo de guerra.
Sim, porque no final da “bela história” tudo acaba em grana, competição, estresse, frustrações, sim, ou você acha que o percentual dos "VENCEDORES" é alto? Não, é super baixo.
Recebo quase diariamente ligações das tais escolas de Coaches, educadamente sempre pondero e expresso minha negativa em fazer este tipo de curso, na verdade não há nada de novo, apenas uma sintetização e ordenação de conhecimentos aliados a ferramentas muito interessantes de auto avaliação e descobertas de possibilidades, até aí está tudo bem, mas as coisas saem do trilho quando isso é colocado como “O Caminho” da excelência, a resposta absoluta, o dogma final e não é!
Toda unanimidade é burra, já dizia Nelson Rodrigues.
Quero chamar as pessoas a reflexão, a pensar suas vidas de forma simples, a rever conceitos e valores, especialmente nesses tempos de enxurradas filosóficas, muitas de ótimo conteúdo e outras de conteúdo esdrúxulo camuflado em moitas de sabedoria.
Quero chamar os empresários do “Negócio do Sucesso” para refletirem sobre sua importância social em um campo tão árido de conhecimento e sabedoria para viver, se é honesto o desejo de que as pessoas atinjam o sucesso, então levem esse pensamento de forma equilibrada e com a devida espiritualidade às escolas públicas, às comunidades carentes, aos excluídos, aos presídios, enfim, a quem de fato precisa deste acessório para mudança.
Não tenho compromisso com a "Perfeição" mas tenho com as pessoas e não sou político, sou gente, simplesmente gente!
Desejo a você o seu “Sucesso” como disse Paulo Coelho, “Sonho não tem tamanho, só tem dono”.
Abraço a todos!
------------------------------------------------------
Múcio Morais / Palestrante Motivacional
www.muciomorais.com
muciomorais@gmail.com
31 99389-7951 (Fone/zap)
--------------------------------------------------------