PORQUE AS RELIGIÕES CHAMADAS NÃO CRISTÃS AVANÇAM TANTO NO BRASIL? Múcio Morais

Estava recentemente em uma conferência de líderes religiosos com amigos muito especiais, debatíamos sobre o crescimento das religiões chamadas "não Cristãs" na América Latina e em especial no Brasil. Escutei muitos argumentos interessantes, coisas como o poder da educação religiosa organizada e familiar, a característica proselitista de muitos grupos, a abertura dos países para as novas crenças, a fraqueza da educação cristã, em especial na família, o secularismo de nossa sociedade etc... 

E, um fato obvio,  muitas religiões chamadas de "Não Cristãs" tem muito mais de Cristo do que as que se consideram baluarte da verdade, tenho estado em alguns grupos religiosos da categoria "Não Cristã" e tenho me impressionado com o quanto de Jesus Cristo encontro nestas pessoas queridas, parece que estamos percebendo que Deus não tem religião e que ele pode estar com pessoas diversas. 

Concordo com todas essas questões, mas para mim tenho por motivo muito forte o enfraquecimento da autoridade espiritual em nossa sociedade. Igrejas, seitas, movimentos surgem a cada segundo, como se fossem empresas. "Vou montar uma Igreja" foi o que ouvi de um dissidente à poucos dias... A Fé se transforma a cada dia em um produto, com formato, embalagem e propósito de acordo com o interesse deste ou daquele "Líder".

Temos a volta à quase venda de indulgências na Igreja Católica, hoje Católicos vendem de tudo, Medalhas, Mantos Sagrados, Viagem à terra santa, Excursão com o Padre fulano de tal, Caravana com o Padre Ciclano de tal, DVD do Padre X, CD do Padre Y, Show do Padre Z... OU seja, estamos diante de uma guerra de vaidades, lideranças espiritualmente fracas, inoportunas, sem influência. 

Os "Líderes" da Igreja de hoje não têm mais seguidores, no máximo têm "Fãs"... Estes não imitam (como os Discípulos imitavam Jesus) apenas admiram e nada mais. O conceito básico do "Discípulo" é ser como o Mestre, assim eram os Rabinos e seus discípulos nos tempos Bíblicos e foi daí que extraímos o modelo de discipulado, este princípio nos dias atuais já está agonizando. 

Fui convidado por um grupo de oração na Cidade Administrativa de Minas Gerais a dar uma lição sobre a questão das bases fundamentais da Ciência Razão e Fé, falei por 40 minutos e ofereci a eles a oportunidade de passar "UM DIA INTEIRO COM UM LÍDER ESPIRITUAL, POLÍTICO, FILOSÓFICO..." passei uma lista de líderes "Cristãos" bem extensa, com nomes conhecidos e reconhecidos, Padres, Pastores, Guias Espíritas e outros, também passei uma lista paralela com nomes de líderes de outros seguimentos religiosos, filosóficos e políticos, tais como Gandhi, Buda, Maomé, Nelson Mandela, Tiradentes, Platão, Sócrates, Paulo Coelho, Juscelino Kubitschek, Friedrich Wilhelm Nietzsche, René Descartes, Aristóteles etc.; E não foi nenhuma surpresa quando aquele grupo não fez nenhuma escolha pelos líderes “Cristãos” todos escolheram passar um dia com um dos líderes seculares. Isso identifica algo não é mesmo?


Na Igreja Evangélica ocorre o mesmo fenômeno, Igrejas empresa construindo impérios, com apelos dos mais absurdos possíveis, comum é escutarmos na TV "Pastores" ensinando seus fieis a pedir a Deus "Restituição" (Deus não é descrito como alguém que cobra a mais, ou recolhe imposto na fonte e no final de cada ano você que se vire se não fica sem o seu, esta descrição é feita sobre outro ser, se não me engano o Diabo). 

Reivindicar seus direitos, tomar posse, falar para se cumprir e outras aberrações e criatividades mercadológicas sem nenhuma base teológica. (aliás, desconfio que não exista nenhuma preocupação ou compromisso com qualquer base teológica ou histórica); Deus não é um patrão endurecido e impiedoso que nos obrigue a reivindicar, Deus é ético, ele sabe o que é meu e seu, ele cumpre o prometido, não necessita de grevistas e piqueteiros com placas a sua porta reivindicando o que lhes pertence. Um Deus rabugento, intransigente e cheio de manias é uma invenção no mínimo oportunista e descabida, Reflita nisso. Que besteira. quanta ignorância. 

Eventos, cultos, missas, seminários, encontros, retiros, congressos, conferências, livros, revistas, cursos, DVDs, clínicas e outras programações tratando deste tipo de tema: Como reivindicar, como tomar posse, como mover, como receber, como isso, como aquilo... Fazendo de Deus um jogador que com o método certo e as palavras mágicas você consegue dobrá-lo, deixa-lo sem saída a não ser fazer aquilo que você quer. Simpatias camufladas. 

Superstições e magias em formato de espiritualidade Cristã. Ignorância teológica. Cegueira espiritual e Preguiça mental. Em minha visão isso tem muito mais a ver com o crescimento das religiões não Cristãs no Brasil do que qualquer outra coisa. Parece que na busca da ética, do respeito, da moral, da sinceridade, da seriedade e outros valores, nossa sociedade está se voltando para outras propostas espirituais e religiosas. O Milagre ético supera o milagre físico, Aleluia!

Digam o que quiserem dizer, mas um dos último lugares onde a sociedade Brasileira pensa em buscar esses valores é à porta de alguns desses pseudo "Líderes espirituais". Uma verdade é que: NÓS JÁ ENTAMOS CHEIOS DESSA GENTE... ESTAMOS CANSADOS DESSES "LÍDERES", PERDEMOS O RESPEITO E A CONFIANÇA NESTA TURMA DE ARTISTAS FRUSTADOS que montam seu palco (Chamam hoje de Igreja) para terem uma plateia cativa aos domingos (Chamam isso de membros, fieis, voluntários, obreiros, patrocinadores...) comprados a preço da vaidade por "cargos e posições" onde freneticamente se apresentam (Chamam isso de pregação, ensino, homilia, liturgia...) e receber os aplausos e elogios (Chamam isso de glorificação, manifestação, poder...) que suas mentes doentias tanto necessitam. 

O Efeito na vida do País? Nenhum. A Transformação de nossa sociedade? Nem preciso falar. Fico envergonhado cada vez que converso com amigos de outras crenças, eles percebem claramente o poço enorme em que se encontra o "Cristianismo" de nosso tempo. Consideram nossa sociedade "Cristã" promíscua e desonesta e quem pode negar isso? Somos um País Cristão? sim! Somos um País de corruptos? SIM! Somos um País promiscuo? Preconceituoso? Sectarista? Materialista? Consumista? Secularista? SIM! 

Então digam-me: ONDE ESTÁ O PODER DO CRISTIANISMO? Onde está a influência dos Líderes Cristãos? QUEM SÃO OS GRANDES LÍDERES CRISTÃOS, com autoridade de vida, de ações, de caráter, hoje em nosso País? Onde estão? Certamente existem muitos, mas ofuscados pelos picaretas da Fé, estão acuados. 

É hora de nos levantarmos para salvar nosso País dessa gente.  Estou falando dos Picaretas não das religiões e líderes honestos, íntegros e que de fato ajudam as pessoas a religarem-se a Deus, sejam de que origem for. 

Múcio Morais Consultor e Conferencista nas áreas de Desenvolvimento humano, Palestrante motivacional que utiliza oratória de impacto aliado a técnicas de PNL. Considerado um dos melhores atores em palestras shows do Brasil!

MÚCIO MORAIS PALESTRANTE
LEVE ESTA PALESTRA PARA SUA CONVEÇÃO
VOCÊ TEM CORAGEM? 


ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão caindo por terra, as mudanças vem a reboque de ...