OITO ESCOLHAS – para se viver uma boa vida – Múcio Morais

Existem centenas de boas escolhas para se viver bem, quero neste artigo salientar oito destas escolhas para servir como base de nossa caminhada por esta vida inacreditável.

A vida pode ser uma bela jornada, um passeio louco, e uma grande aventura, mas também pode ser um pesadelo vivo, uma luta constante, e um professor duro, tudo depende de nós.

Em cada momento, você escolhe qual lado dele abraçar, e isso afeta mente, corpo e alma,  presente e seu futuro, a pessoa que você se torna, assim como outras pessoas em sua vida. Aqui estão algumas das escolhas que você precisa fazer para ver no mundo o lugar maravilhoso que ele é, cheio de oportunidades, bondade e amor.

Em busca de significado – Múcio Morais

Esta é uma das questões essenciais do ser humano, minha e sua, qual o nosso significado, qual o significado da vida, da minha vida, minha existência, o que, de verdade, eu represento? As respostas ou a falta delas aos diversos ângulos desta questão, determinam nosso processo de vida. Seu significado para você mesmo, define sua maneira de viver e se sua vida contraria este princípio, está aí a origem de seus problemas, seus sofrimentos emocionais mais intensos refletindo em forma de angústias, dívidas, culpas, baixa autoestima, medos, falta de confiança, desequilíbrios, e até mesmo o desestímulo para viver.

SAUDE E QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO - Múcio Morais

Entendo a qualidade de vida do profissional da Educação como a harmonia entre a saúde física, emocional e mental, associada à práticas internas e externas de “gestão de vida, auto sustentabilidade e seus resultados” esta tem sido uma discussão em todo o mundo. A atividade intelectual, pedagógica e educacional  é desgastante,  tendo ainda diversos fatores agravantes como  excesso de trabalho, baixa remuneração, fatores de estresse,  precariedade das estruturas e a formação deficitária  no que diz respeito às melhores práticas para se manter a saúde emocional.

Sete Metáforas Terapêuticas que nos ajudam a viver melhor - Múcio Morais

As metáforas são um recurso muito usado na terapia. Segundo Lankton, uma metáfora é uma forma lingüística que faz uma comparação implícita entre duas entidades diferentes. Está comprovado que, no contexto terapêutico, as metáforas são um elemento essencial para que as mudanças no paciente apareçam antes e a nível mais profundo.

CINCO PALAVRAS QUE CURAM - Múcio Morais

É importante dizer estas palavras em voz alta para podermos escutá-las e assim poder acreditar e tomar consciência delas.

Pode-se dizer que o poder das palavras reside 50% em quem as pronuncia e a outra metade em quem as escuta. No entanto, neste artigo não queremos falar da comunicação que estabelecemos com outras pessoas. De modo algum.

Hoje, queremos mostrar a você as 5 palavras que curam, cinco termos que você deve dizer para si mesmo, para encontrar força no dia a dia, para se motivar e enfrentar os problemas, que muitas vezes tiram a alegria e inclusive a saúde.

SUSTENTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR, DESAFIOS E PERSPECTIVAS - Múcio Morais

              

Sem dúvida os maiores desafios no terceiro setor hoje estão nas questões voltadas para profissionalização e autossustentabilidade, vivemos por muito tempo ancorados na ideia de filantropia casual ou paternalista voltado para entidades que apelavam a uma imagem de falida, desamparada e necessitada, este processo colocou na linha do descrédito diversos braços do terceiro setor, especialmente porque suas ações na linha da autossustentabilidade carecem de elementos mais tangíveis e transparentes; Quero aqui apresentar algumas bases que considero fundamentais no ciclo de sucesso para os projetos do terceiro setor;

A maneira de enunciar um problema já sugere sua solução - Síntese da Palestra

Na busca por novas formas de solucionar problemas surgem invenções e ideias criativas. James Dyson encontrou uma maneira de adaptar o separador ciclônico para se livrar do saco dos aspiradores de pó. Pablo Picasso e Georges Braque desenvolveram o Cubismo como técnica para incluir diversas perspectivas de uma cena na mesma pintura. O sistema operacional desenvolvido na Xerox, o PARC, substituiu os comandos do computador por interfaces espaciais.

AUTOAVALIAÇÃO - RODA DA VIDA - MÚCIO MORAIS

Este É UM EXERCÍCIO para te ajudar a experimentar a melhor vida possível, viver de acordo com os seus valores ou perceber a necessidade de mudar, realizar objetivos satisfatórios, interferir em situações que estão te impedindo de caminhar melhor.

Um aspecto importante do caminho da autorrealização é criar equilíbrio entre nossos vários papéis e áreas da vida. Senão, nossos esforços podem levar a um desenvolvimento desproporcional em uma área, possivelmente em detrimento de outras.

RECUPERE SUA AUTOESTIMA

Frases de efeito sobre a importância da autovalorização. Seleção das melhores frases feita por Tom R. especialmente para o blog  MAIS DE MIL FRASES DE EFEITO.

É melhor ser odiado pelo o que se é, do que ser amado pelo o que não se é.

(Andre Gide) (colaboração de Tatiane Maris Gorska - amiga do Orkut)

O medo da crítica (...) Os fabricantes de roupas não perderam tempo em se aproveitar desse terror básico da humanidade. Em todas as estações as modas se transformaram, porque os fabricantes de roupas sabem que poucas pessoas terão coragem para usar as roupas da estação passada. Se o leitor duvidar disso, tente sair com um chapéu de abas estreitas, quando as abas largas estão em moda. Ou então, tente a leitora passear, no dia de Ano-Bom, com o seu chapéu do ano passado. Hão de observar como se sentirão mal, unicamente devido ao inimigo imortal, O medo da crítica.

(Napoleon Hill do livro “A lei do triunfo”)

As palavras que me tinham sido dirigidas não tinham importância alguma. O que importava era a minha reação.

(Catherine Ponder do livro “Leis dinâmicas da prosperidade”)

Enquanto você se esforça pra ser um sujeito normal e fazer tudo igual... eu do meu lado aprendendo a ser louco, maluco total, na loucura real.

(Raul Seixas/Cláudio Roberto na música “Maluco Beleza” interpretada por Raul Seixas)

Você já notou que as pessoas que se amam são naturalmente atraentes? Elas deixam claro que estão felizes com a vida e para elas as coisas parecem ir e vir sem o menor esforço. (Louise L. Hay do livro "O Poder Dentro de Você")

É comum não querermos aceitar certos aspectos de nós mesmos. Isso leva ao abuso de álcool, cigarros, drogas, comida etc. É uma forma de nos castigarmos por não sermos perfeitos. Mas... perfeitos para quem? De quem são as exigências e expectativas que continuamos tentando atender? Proponha-se a deixar ir embora de sua vida as exigências e os padrões de outras pessoas. Sendo apenas você mesmo, descobrirá que é maravilhoso, exatamente como é neste instante.

(Louise L. Hay do livro "O Poder Dentro de Você")

Não gostando de mim, eu atraía parceiros que só me magoavam.

(Louise L. Hay do livro "O Poder Dentro de Você")

Caso castigue a si mesmo como “ignorante”, em que se baseia essa acusação? Admitindo que tenha sido insensato, será que nunca foi sensato? Nunca foi inteligente? Então essa autocrítica é basicamente automutilação. (Maxwell Maltz)

 

Você não é a pessoa que sua culpa diz que é.

(Lee L. Jampolsky do livro “Atitude para ser feliz”).

Resista à tentação de comparar-se com os outros para descobrir se deve ser grato ou não. A comparação pode destruir a gratidão. O ódio, a inveja e o ciúme vêm da comparação e tornam difícil a gratidão.

(Lee L. Jampolsky do livro “Atitude para ser feliz”).

É trágico que na maior parte das vezes nossa cultura comece a ensinar as crianças desde cedo a comparar-se aos outros para verificar não só como estão se saindo mas até mesmo para saber quem são. As escolas dão notas, os times esportivos são escolhidos e alguém sempre fica por último. Os grupos dos “incluídos” se formam.

(Lee L. Jampolsky do livro “Atitude para ser feliz”).

Os outros nos veem como nós nos vemos. Quanto mais respeito você tiver por si mesmo, mais respeito os outros terão por você. Ninguém poderá fazer com que você se sinta inferior se você não o consentir interiormente.

(Marcio Kühne do livro “Em busca da autoconfiança”)

Fracassar ou ter sucesso num dado dia não constitui indicador de seu próprio valor ou de sua felicidade como pessoa.

(Dr. Wayne W. Dyer do livro “Não se deixe manipular pelos outros”)

Se teme que os amigos o odeiem simplesmente porque exerceu seu direito de fazer uma coisa que o deixaria infeliz, pergunte a si mesmo: “Será que quero mesmo amigos que me rejeitam por eu ser eu mesmo?”

(Dr. Wayne W. Dyer do livro “Não se deixe manipular pelos outros”)

Quando alguém falar que você devia ter feito algo diferente no passado, responda:

“Se você puder me arranjar uma passagem de ida e volta para o tempo de que está falando, terei prazer em fazer o que diz que eu devia ter feito. Mas se não puder...”

(Dr. Wayne W. Dyer do livro “Não se deixe manipular pelos outros.”)

Num mundo de indivíduos, a comparação é uma atividade sem sentido.

(Dr. Wayne W. Dyer do livro “Não se deixe manipular pelos outros.”)

Ninguém é nem mesmo remotamente parecido com você em termos de sentimentos íntimos, pensamentos, desejos. Se aceitar essa idéia, vai também se perguntar seriamente por que deveria usar o exemplo de alguém como motivo para fazer ou deixar de fazer alguma coisa. (Dr. Wayne W. Dyer do livro “Não se deixe manipular pelos outros.”)

Grandes espíritos sempre enfrentaram violenta oposição de mentes medíocres.

(Albert Einstein)

Ser grande é ser incompreendido. (Emerson)

As massas sempre o compararão com outras pessoas, pois essa é a arma que usam para manipular e exigir conformidade.

(Dr. Wayne W. Dyer do livro “Não se deixe manipular pelos outros.”)

Você já parou para pensar em como é tolo provar-se a um estranho completo e gastar seu tempo tentando convencê-lo da correção de sua posição? Isso geralmente acontece porque você está tentando convencer a si mesmo e usa o ouvinte como espelho.

(Dr. Wayne W. Dyer do livro “Não se deixe manipular pelos outros.”)

Pratique ignorar exigências, de estranhos totais, para que você se torne mais claro. Diga a si mesmo que é muito improvável que estranhos jamais o compreendam e sinta-se à vontade para continuar a ser incompreendido sem se sentir culpado ou fracassado como pessoa. Você pode perfeitamente desligar de sua consciência os ataques verbais de estranhos. Faça isso exatamente da mesma maneira que desliga um rádio que não quer ouvir. (Dr. Wayne W. Dyer do livro “Não se deixe manipular pelos outros.”)

Você é tratado da maneira como ensina as pessoas a tratá-lo.

(Dr. Wayne W. Dyer do livro “Não se deixe manipular pelos outros.”)

Se seu valor como ser humano depende de fazer as coisas bem, estar por cima, superar os demais, o que você fará quando cessarem os aplausos e você não estiver mais no alto? Desmoronará, porque não terá mais motivo para sentir que tem valor.

(Dr. Wayne W. Dyer do livro “Não se deixe manipular pelos outros.”)

A competição é uma das maiores causas de suicídio neste país (EUA). Suas principais vítimas são pessoas que sempre se julgaram valiosas porque estavam deixando os outros para trás. Quando fracassaram nisso, perderam todo senso de valor próprio e chegaram à conclusão de que não tinham mais razão para levar uma vida de sofrimento. (Dr. Wayne W. Dyer do livro “Não se deixe manipular pelos outros.”)

Pessoas que vivem plenamente não estão interessadas em fazer coisas melhor do que outras. Procuram dentro de si seus objetivos na vida e sabem que a concorrência reduzirá ainda mais seus esforços para atingir aquilo que realmente desejam.

(Dr. Wayne W. Dyer do livro “Não se deixe manipular pelos outros.”)

Claro que ganhar pode ser divertido, mais ainda do que perder. Mas se precisa vencer para provar quem é, então você perdeu toda a perspectiva sadia. Se o jogo se torna maior do que a vida, e você em vez de se divertir fica enraivecido, deprimido ou o que quer que seja, você vitimou a si mesmo. E, ironicamente, quanto menos ênfase puser em vencer, mais provável é que vença.

(Dr. Wayne W. Dyer do livro “Não se deixe manipular pelos outros.”)

Só os perdedores é que precisam ganhar, uma vez que precisar ganhar implica que o indivíduo não poder ser feliz a menos que derrote alguém. Se não puder ser feliz sem derrotar outra pessoa, você está sendo controlado por essa pessoa, o que o transforma no perdedor final, uma vez que indivíduos controlados por outros são, psicologicamente, escravos.

(Dr. Wayne W. Dyer do livro “Não se deixe manipular pelos outros.”)

Acabe com essas tolas exigências a si mesmo de perfeição em tudo o que faz e de exigi-la também em seus entes amados. Permita-se o prazer de simplesmente fazer. Pinte um quadro apenas para se divertir. Não se preocupe em “não ser pintor” – simplesmente divirta-se pintando.

(Dr. Wayne W. Dyer do livro “Não se deixe manipular pelos outros.”)

Muitas pessoas estão ocupadas só para disfarçar a ansiedade; seu ativismo é um modo de fugir de si mesmas. Elas obtêm um pseudo e temporário senso de vivacidade correndo de um lado para o outro, como se estivessem realizando algo só pelo fato de se movimentarem, ou como se estarem ocupadas fosse uma prova de sua importância. (Rollo May do livro “O homem à procura de si mesmo”)

Às vezes ouvimos falar de pessoas que cometeram suicídio porque perderam a fortuna ou tiveram sua reputação arruinada. Esses casos são extremos. Outras pessoas, ao sofrer uma grande perda, tornam-se profundamente infelizes e adoecem. Não conseguem distinguir a vida da situação da vida. (Eckhart Tolle do livro “O Poder do Agora”)

O homem superior busca em si mesmo o que quer, enquanto que o homem inferior busca nos demais. (Confúcio)

Não posso lhe dar a fórmula do sucesso, mas a do fracasso é querer agradar a todo mundo. (John Kennedy)

Os meios de comunicação adoram expor as imperfeições dos ídolos, como se esses defeitos anulassem seu valor. (Roberto Shinyashiki do livro “O sucesso é ser feliz”)

Jesus deixou bem claro que, a não ser que ele se fosse, o Espírito Santo não viria. Enquanto as pessoas estiverem se voltando para uma pessoa ou uma instituição, um homem ou uma religião, estariam ignorando a coisa divina dentro de si.

(Emmet Fox do livro “Planejando o seu futuro”)

É frequente ficarmos tão apegados a um professor, um amigo, um patrão, pai ou mãe, até mesmo a um emprego, que nos tornamos incapazes de sobreviver independentemente. Todos os grandes mestres, em todo o setor de conhecimento, têm dito: “Não dependa de mim, dependa dos ensinamentos”. E, no entanto, os estudantes continuam dependendo dos mestres. Jesus sabia disso, e sabia que, a não ser que fosse embora, pessoalmente, seus apóstolos jamais fariam a grande obra que ele queria que fizessem.

(Emmet Fox do livro “Planejando o seu futuro”)

Aquele que insiste em exigir a perfeição nos outros talvez esteja desejando a perfeição para si próprio. (Marcus Bach do livro “Serendipidade – o mundo do acaso”)

Cada homem é o seu próprio salvador, porque Deus está em todos os homens.

(Joseph Murphy do livro “SUA FORÇA INTERIOR”)

Se você não é grande antes de ocupar o cargo, você não se tornará grande por ocupá-lo. (Russel H. Conwell do livro “Uma fortuna ao seu alcance”)

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PALESTRANTE MOTIVACIONAL MÚCIO MORAIS / contato@muciomorais,com

PARA ACABAR COM A ANSIEDADE (Seleção de Tom R.)

               
Uma seleção de frases feita por Tom R. especialmente para o blog MAIS DE MIL FRASES DE EFEITO. 

Se tivesse de viver minha vida de novo, ousaria cometer mais erros na próxima vez. Seria mais relaxada. Seria mais flexível. Seria mais tola do que fui nesta viagem. Não levaria as coisas tão a sério. Correria mais riscos, conheceria mais lugares, escalaria mais montanhas, nadaria em mais rios. Tomaria mais sorvete, comeria menos vagem. Talvez tivesse mais problemas concretos, mas teria menos problemas imaginários. Afinal, fui uma dessas pessoas sensatas e equilibradas, hora após hora, dia após dia. Tive meus momentos, é claro. Só que se tivesse de fazer tudo de novo, teria mais momentos assim. Na verdade, tentaria não ter outra coisa - apenas momentos, um depois de outro, em vez de viver tantos anos à frente de cada dia. Fui uma dessas pessoas que nunca vai a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, uma capa e um paraquedas. Se pudesse fazer de novo, levaria menos coisas. Se tivesse de viver minha vida outra vez, começaria a andar descalça mais cedo na primavera, e continuaria assim pelo outono. Iria a mais bailes, andaria mais em carrosséis, e colheria mais margaridas. (NADINE STAIR)

Mas qual é a fonte das emoções? Você é a fonte de todas as suas emoções, é você quem as cria. Muitas pessoas acham que devem esperar por determinadas experiências, a fim de sentirem as emoções que desejam. Por exemplo, não se concedem permissão para sentirem amadas, confiantes ou felizes, a menos que seja atendido um conjunto específico de expectativas. Estou aqui para lhe dizer que você pode sentir qualquer coisa que quiser, em qualquer momento.

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

Estamos sempre esperando que apareça a pessoa certa, ou a situação certa, antes de nos sentirmos bem. Mas quem determina se é a pessoa ou situação certa? Quando você se sente bem, quem o está fazendo se sentir bem? Você mesmo! Mas tem uma regra que diz que deve esperar até que A, B ou C ocorra, antes de se permitir sentir bem. Por que esperar? (Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

Você não precisa esperar por qualquer coisa ou alguém! Não precisa de nenhuma razão especial para se sentir bem - pode decidir se sentir bem agora, simplesmente porque está vivo, simplesmente porque quer.

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

A ideia de que qualquer coisa que sente pode ser "errada" é uma ótima maneira de destruir a comunicação honesta consigo mesmo, e também com as outras pessoas. Seja grato por existir uma parte do cérebro que lhe envia um sinal de apoio, um chamado à ação para efetuar uma mudança.

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

AS PERGUNTAS QUE RESOLVEM PROBLEMAS

1. 0 que há de tão grande neste problema?

2. 0 que ainda não está perfeito?

3. 0 que estou disposto a fazer para que fique do jeito que quero?

4. 0 que estou disposto a não mais fazer para que fique do jeito que quero?

5. Como posso desfrutar o processo, enquanto faço o que é necessário para que fique do jeito que quero? (Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

Não estou lhe pedindo que leve uma vida sem sensações ou emoções negativas. Há circunstâncias em que podem ser muito importantes. Compreenda que o nosso objetivo é sistematicamente sentir menos dor em nossa vida, e mais prazer.

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

Se você quisesse, não poderia ficar deprimido de um momento para outro? Pode apostar que sim, só por focalizar alguma coisa em seu passado que foi horrível. (...) Se quisesse sentir como se estivesse em êxtase neste momento, não seria possível? Você pode fazê-lo com a mesma facilidade. É capaz de focalizar ou recordar um momento em que experimentou um êxtase total e absoluto? É capaz de focalizar como seu corpo se sentiu? É capaz de lembrar com detalhes tão vívidos que se torne de novo plenamente associado à esses sentimentos? Pode apostar que sim. E você também é capaz de focalizar as coisas em sua vida com que se sente extasiado neste momento, em tudo o que sente que é maravilhoso em sua vida. E pode focalizar as coisas que ainda não aconteceram e que você quer que aconteçam, e se sentir bem a respeito de antemão.

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

É importante para nós lembrar que a maneira como representamos coisas na mente vai determinar como sentimos. (Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

Focalize para onde você quer ir, não o que você teme.

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

Se você se sente triste, só há um motivo: é porque está suprimindo todas as razões que pode ter para se sentir bem. E se você se sente bem, é porque está suprimindo todas as coisas ruins que poderia estar focalizando.

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

Pergunte a si mesmo: "O que eu quero fazer em vez de me preocupar? (...) Crie uma alternativa fortalecedora. O que fará em vez de se preocupar? Pegue sua agenda, e escreva um programa do que pode fazer de imediato. Talvez deva sair para correr um pouco; e durante esse exercício, poderá pensar em novas soluções.

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário. (SÊNECA)

Se você se aflige com qualquer coisa externa, o sofrimento não é causado pela coisa em si, mas por sua própria avaliação a respeito; e isso você tem o poder de revogar a qualquer momento. (MARCO AURÉLIO)

 

Nada há de incerto no futuro. Ele é a resposta do presente.

(Lauro Trevisan do livro “O poder Infinito de sua mente 2”)

O pensamento é o mundo das causas e a matéria é o mundo dos efeitos. Se tudo o que existe se originou num pensamento, eu gostaria de lhe perguntar: “O que tem feito com seus pensamentos?”

Hoje você é o resultado de tudo o que pensou até aqui, e amanhã vai ser conseqüência de tudo o que você pensar até lá. Não é difícil deduzir que a melhor maneira de elevar a qualidade da vida de uma pessoa é, em primeiro lugar, elevar o padrão dos seus pensamentos.

Você gostaria que seus pensamentos atuais se transformassem em realidade? Se a resposta for: “Não, Deus me livre!”, então está na hora de melhorar o padrão dos seus pensamentos. (Evandro Mota do livro “O Prazer da vitória”)

Um cuidadoso exame de todas as nossas experiências passadas pode revelar o fato surpreendente de que tudo o que nos aconteceu foi para o nosso bem. (Henry Ford)

O homem precisa viver na alegre expectativa do melhor. Irá descobrir então que invariável e inevitavelmente o melhor acontecerá. Conseguimos o que esperamos na vida. Espere sempre o melhor. (Joseph Murphy do livro “SUA FORÇA INTERIOR”)

Dizem que a beleza está nos olhos de quem olha. Se seus olhos estão identificados com o agradável, você verá apenas o agradável.

(Joseph Murphy do livro “SUA FORÇA INTERIOR”)

Uma seleção de frases feita por Tom R. especialmente para o blog MAIS DE MIL FRASES DE EFEITO.  (Visite o Blog “Mais de mil frases de efeito, vale muito a pena,  http://maisdemilfrasesdeefeito.blogspot.com/

****** APRESENTAÇÃO de MÚCIO MORAIS *******

MUCIO MORAIS
PALESTRANTE,
 ¨ EDUCADOR, ESCRITOR e standuper ¨

¨ Motivando, Transformando, Educando, Divertindo, Ensinando,   Compartilhando, Convivendo e fazendo diferença! ¨ São 35 ANOS de experiência e aprendizado. Somente quem aprende, viveu! (Múcio Morais)
◄ 👀 031 99389-7951  -   muciomorais@gmail.com


Chega! Eu não me suporto mais assim - Múcio Morais

Somos responsáveis pelo nosso desenvolvimento pessoal, estamos no mundo para nos relacionarmos bem com as pessoas, a vida é favorável a quem se esforça para ter relacionamentos saudáveis.

Pare de sentir pena de si mesmo e comece a sentir pena dos outros, em especial daqueles que convivem com alguém que utiliza da auto piedade como plataforma para apoiar as suas necessidades e posições, rejeite pensamentos e arquivos interiores que dizem que você está sofrendo, decida também parar de sofrer, sim, isso mesmo, sofrimento é questão de opinião, uns sofrem porque perderam e outros se alegram porque podem aprender na perda, quem é você que se comporta como seu próprio algoz? Liberte-se, resolva, decida que já é feliz e mantenha a posição, pare de fazer as pessoas sentirem culpa por você ser tão infeliz.

ECOSISTEMA DE EMPREENDEDORISMO – Como é de Verdade?

O fomento do empreendedorismo tornou-se um componente essencial do desenvolvimento econômico em cidades e países ao redor do mundo. A metáfora predominante para promover o empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento econômico é o “ecossistema de empreendedorismo”. Não surpreendente, porém, que junto com ideias inovadoras, espalhem-se também equívocos e lendas. O que segue é um rápido teste de realidade com perguntas de verdadeiro ou falso sobre ecossistemas de empreendedorismos e sobre a conexão entre empreendedorismo e desenvolvimento em geral.

Você sabe que há um forte ecossistema de empreendedorismo quando há um número crescente de startups.

Falso. Não há evidências de que apenas aumentar o número de startups ou formar novos negócios estimule o desenvolvimento econômico. Há alguma evidência do contrário, ou seja, o crescimento econômico estimula a criação de novos negócios e startups. Há também alguns motivos para acreditar que o número de pequenas empresas está relacionado negativamente com a saúde econômica nacional. A Fundação Kauffman informou recentemente que, à medida que a economia dos EUA melhora e o emprego de qualidade aumenta, o número de startups diminui. Na verdade, incentivar startups pode ser uma má política.

Ao oferecer incentivos financeiros (por exemplo, créditos fiscais para investimentos de anjos) na fase inicial, o investimento de risco em empreendedores oferece um claro estímulo ao ecossistema de empreendedorismo.

Falso. Na verdade, há poucas — ou nenhuma — boas avaliações do impacto de crédito de imposto de anjos abundante. Um estudo com um dos planos mais antigos desse tipo, o Plano de Investimento Empresarial, iniciado na Inglaterra em 1994, sugere que ele estimulou um aumento significativo de pequenos investimentos (abaixo de US$ 10 mil) por investidores inexperientes que avaliaram ter recebido retornos piores do que as alternativas. De fato, a maioria dos investimentos em capital de risco está na Califórnia, Nova York, Massachusetts e Israel, sem incentivos financeiros diretos além dos lucros totalmente tributáveis.

A criação de emprego não é o principal objetivo de promover um ecossistema de empreendedorismo.

Verdadeiro. Como ninguém possui ou representa um ecossistema de empreendedorismo, não pode haver um objetivo comum que motive todos os atores. A motivação para promover o empreendedorismo depende inteiramente de quem é o ator ou o a parte interessada. Para os dirigentes públicos, a criação de emprego e as receitas fiscais (saúde fiscal) podem ser os principais objetivos. Para os bancos, uma carteira de crédito maior e mais rentável pode ser o benefício. Muitas partes interessadas devem se beneficiar para que um ecossistema de empreendedorismo seja autossustentável.

Para fortalecer seu ecossistema de empreendedorismo regional, é necessário estabelecer espaços compartilhados de trabalho, incubadoras e similares.

Falso. Não há evidência consistente de que espaços de trabalho compartilhado contribuam significativamente para o aumento do empreendedorismo. Existem, sim, muitas anedotas de empreendimentos de alto crescimento em todos os segmentos que começaram em incubadoras, mas também há muitos outros exemplos, menos visíveis, talvez, de empreendimentos muito bem sucedidos que não usaram espaços compartilhados de trabalho.

Se queremos ecossistemas de empreendedorismo fortes, precisamos de uma forte educação para o empreendedorismo.

Falso. Surpreendentemente, não há motivo para acreditar que a educação formal em empreendedorismo aumente o empreendedorismo ou o seu sucesso – há, no entanto, alguma evidência de que ela é irrelevante. Hotspots empresariais bem conhecidos, como Israel, Route 128, Silicon Valley, Austin, Islândia, entre outros, apresentavam alto empreendedorismo muito antes de terem cursos. Eles surgiram organicamente, acima de tudo devido ao acesso a clientes e talentos empregáveis, bem como pelo acesso ao capital.

Empreendedores impulsionam o ecossistema de empreendedorismo.

Falso. Ouve-se com frequência esta declaração, mas há uma diferença fundamental entre ser um elemento essencial entre muitos – algo que empresários claramente são – e ser o condutor. Não há um condutor de um ecossistema de empreendedorismo porque, por definição, um ecossistema é uma rede dinâmica e auto-reguladora de diversos tipos de atores. Em todos os hotspots do empreendedorismo há importantes conectores e influenciadores que podem não ser os próprios empresários.

Segundo empresários, os três principais desafios em todos os lugares são o acesso a talentos, a burocracia excessiva e o capital escasso na fase inicial.

Verdadeiro. Mas isso não significa que eles estão certos. Como argumentei, este é um fenômeno tão onipresente que provavelmente reflete algo fundamental sobre o processo do empreendedorismo em geral, em vez de uma deficiência do ecossistema. O processo de empreendedorismo gera, intrinsecamente, a sensação de que é difícil aumentar o capital de risco e que ele é escasso.

Empresas familiares esmagam a iniciativa empresarial para proteger sua “franquia”.

Falso. Pelo que ouvi dizer de conhecidos promotores do empreendedorismo, as empresas familiares aumentam a escala ou maximizam sua contribuição para mercados abertos mantendo-se como empresa familiar, porque, geralmente, conseguem crescer por meio de conexões e proteções especiais.

No entanto, a experiência até mesmo nas economias mais avançadas (por exemplo, a Dinamarca) sugere que empresas com estruturas de propriedade familiar, de capital aberto ou de cooperativa são essenciais e altamente facilitadoras para o ecossistema de empreendedorismo.

Como foi sua pontuação? Se você acertou mais de 50%, então está em companhia exclusiva. O teste de realidade acima é apenas um ponto de partida. O empreendedorismo cria, de fato, muitos efeitos econômicos e sociais positivos. Mas formuladores de políticas públicas, a sociedade civil, os líderes empresariais e os próprios empreendedores só podem realmente definir o contexto para o desenvolvimento econômico bem sucedido separando o mito da realidade e livrando-se dos muitos equívocos existentes.

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Daniel Isenberg / Harverd Business Review

Múcio Morais  /  Palestrante Motivacional / Consultor  / Telefax: (31) 99389-7951

e-mail: contato@muciomorais.com

Este texto é parte integrante da Palestra "Empreender em tempos de Crise! Tempo de duração: 2.30h. / Contrate para seu evento; Atendemos em Todo o Brasil

O QUE É ANSIEDADE | Síntese da Palestra | Múcio Morais

Considerado por muitos como o mal do século, a Ansiedade pode ser definida por muitos outros termos no dicionário, mas na prática, só quem sente de verdade esse mal pode traduzir o quão ruim é.

Suar, tremer, gaguejar… enfim, todos os piores sentimentos do ser humano ficam a flor da pele quando ele está sofrendo com a ansiedade. Entretanto, muitas pessoas acabam confundindo os sintomas da Depressão, uma coisa totalmente distinta, com o assunto que estou tratando neste texto.

MINDFULNESS – Múcio Morais

O que é Mindfulness?

Mindfulness é um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente.

Traduzido em português como “Atenção Plena” ou “Consciência Plena”, o mindfulness se popularizou nas grandes empresas entre os funcionários que buscam um alívio para o estresse do dia a dia, além de ajudar a melhorar as suas capacidades mentais e, consequentemente, a produtividade no trabalho.

Estratégias pessoais para canalizar e aliviar a ansiedade – Múcio Morais

(Síntese da Palestra) 

A ansiedade, em qualquer uma de suas tipologias, é vivida por parte de seus protagonistas de um modo intenso, devastador e imprevisível.

Há quem a defina como um monstro, como um inquilino incômodo que, de vez em quando, visita nossa mente para derrubá-la, para assumir o controle de nossa realidade e desafiná-la.

Assim, ela é capaz de nos tirar o ar, o equilíbrio e nossa capacidade de nos sentirmos competentes em cada lugar em que vamos.

Os pensamentos, em ocasiões, agem como nossos verdadeiros inimigos.

Prisões emocionais, o lado escuro das lembranças – Múcio Morais –

Em muitos anos de experiência lidando com o comportamento humano percebi em inúmeras situações o quanto as ligações emocionais trazem energias que atuam em nosso presente, podendo comprometer negativa ou positivamente em nosso processo de vida, sintonizamos nossas emoções em pessoas, acontecimentos, hábitos, processos e fatos que ocorreram no passado, e esta sintonia, se mantida e não resolvida, em geral, traz um travamento emocional para caminharmos rumo ao futuro que queremos e idealizamos.

Nove Comportamentos que podem mudar a nossa Vida - Síntese da Palestra - Múcio Morais

Os comportamentos que apresentamos no dia a dia são escolhas conscientes com base em nossas crenças e valores e em outras situações são reflexos subconscientes de informações gravadas em algum lugar no tempo e espaço da vida. 

Estas escolhas e comportamentos definem os resultados em nossas relações em todos os aspectos, inclusive conosco. O Comportamento repetido, tenha ele quaisquer motivações ou origens se transforma em hábitos, isso se os resultados forem positivos, satisfatórios, prazerosos. Dessa forma se cria o ciclo de comportamento “positivo” fortalecendo nossas crenças e valores com base em resultados obtidos nos comportamentos. Quanto mais resultados positivos, mais aquele comportamento será repetido e a cada vez com mais habilidade. Desta forma nossa mente se apodera deste ciclo e passamos a funcionar nesse sentido:

♂ SITUAÇÃO – PENSAMENTO /AVALIAÇÃO – ESCOLHA – AÇÃO – RESULTADO RESULTADO POSITIVO = FOTALECIMENTO DAS CRENÇAS E VALORES (ISSO FUNCIONA) = NOVAS ESCOLHAS NA MESMA BASE = AÇÕES MAIS PODEROSAS = RESULTADOS POSITIVOS = FOTALECIMENTO DA CRENÇA E VALORES...

Os comportamentos podem ser desenvolvidos em diversos sentidos, desde uma ação rotineira no trabalho até situações sociais e familiares. O importante é que o sentido positivo ganhe espaço e influencie em todos os setores, a isso chamo de desenvolvimento humano. O nosso sistema de crenças e valores, de onde emana a maior parte de nossas decisões comportamentais necessita desenvolvimento constante, este desenvolvimento só acontece se for consciente, ou seja, você só cresce como ser humano “se quiser”, é escolha de cada um, evoluir ou involuir.

Nosso desenvolvimento e fortalecimento do sistema de escolhas também são baseados em escolhas, parece redundante e é mesmo! Algumas escolhas transformacionais são simples e só dependem de um pouco de boa vontade, uma inclinação no sentido de ser melhor e esta é a meu ver a primeira decisão a ser tomada e praticada, A DECISÃO DE MUDAR, SER MELHOR, CRESCER, alertando que você terá um opositor em muitas escolhas “você mesmo, com seus interesses, ego, egoísmo e afins” seu maior adversário será sempre “você”.

EU ESCOLHO MUDAR, SER MELHOR, CERSCER: Uma escolha de ser mais consciente, e nesse ato expandir sua consciência percebendo a influencia de seus pensamentos em seu comportamento. Aqui se inicia um processo de seleção comportamental onde se fará escolhas com base no resultado de cada comportamento. Quais são benéficos e quais trazem prejuízos e resultados negativos. Lembre-se de um detalhe fundamental: VOCÊ QUER OBTER OS MELHORES RESULTADOS e esses melhores resultados devem envolver um todo. Observe suas palavras, sua postura, questione suas intenções, perceba quais são as pessoas de quem você se aproxima, admira, quando sua energia pessoal está em alta ou em baixa, elimine o máximo possível de coisas que te drenam, enfraquece e aproxime-se do que te acrescenta, fortalece.

ESCOLHA PERDOAR, O processo de ressentimento significa sentir novamente, replicar a experiência, sofrer, no caso do não perdão, sofre novamente. É como se pisássemos no mesmo prego todos os dias intencionalmente, aumentando e ativando a ferida, mantendo-a dolorida e sem possibilidade de cicatrização, assim funciona a falta de perdão, a dor repetida, e quem sofre com isso? O outro? Não, você sofre. Você fica estagnado. Você adoece. Você estaciona. Um desperdício de tempo e energia contra “coisa nenhuma” uma vez que a mágoa e ressentimento não mudam a realidade.

ESCOLHA NÃO RECLAMAR,  Quando você diz "Sim" a algo, você inclui algo que você quer em sua experiência. Quando você diz “Não” a algo, você inclui algo que você não quer em sua experiência. [Abraham] É simples, o sim te leva a ação e o não te leva a inércia e autopiedade. Quem passa os dias reclamando cria uma mentalidade orientada para o problema, para o negativo, um senso crítico desequilibrado e ativado que se transforma no primeiro “que chega na cena do crime”. A escolha de não reclamar representa o início de um processo de vedação nos buracos da vida por onde saem suas melhores energias, pensamentos, resultados, enfim, representa a renovação do seu estado de espírito para o estado ideal em direção ao crescimento.

ESCOLHA SER GRATO, em qualquer situação, avalie a partir da premissa de que “Não existem falhas, existem resultados”, portanto podemos ser gratos sempre, cada situação nos levará a entender, crescer e modificar comportamentos. No que diz respeito às pessoas, seja observador e mantenha uma postura de gratidão, toda ação que nos é dirigida merece um reconhecimento. Gratidão nos coloca na perspectiva do positivo, nos apresenta nossa própria realidade e dependência, nos afasta da onipotência, abre espaço para a entrada dos melhores e mais fortes sentimentos.

DESCUBRA-SE,  Bronnie Ware, em seu livro  The Top Five Regrets ofthe Dying, conta que um dos maiores arrependimentos das pessoas quando percebem que a vida chegou ao fim é o fato de não terem vivido nem aproveitado a vida do próprio jeito, mas ter se dobrado a vontade das pessoas, abandonando seus próprios sonhos, muitas pessoas só perceberão no final que a felicidade é, na verdade, uma questão de escolha. “O medo de mudar fez com que eles fingissem para os outros e para eles mesmos que eles estavam satisfeitos quando, no fundo, tudo o que eles queriam era rir e ter mais momentos alegres”. ESCOILHA SER VOCÊ MESMO  descubra-se, evolua, desafie-se e pague o preço seja ele qual for.

OLHAR ALÉM DOS SEUS MUROS, Descobrir-se não significa ignorar o outro, a capacidade de perceber e interferir na felicidade dos outros é um elemento fundamental para o desenvolvimento humano. Importar-se, sensibilizar-se, colocar-se em posição de apoio, estender as mãos, ter empatia colocando-se no lugar do outro, sentindo suas dores e agindo. Nosso território não pode ser completamente cercado, em alguns espaços criamos um viveiro e em outro um campo aberto onde outros possam desfrutar de nosso potencial.  

MANTER UM ESTADO DE ALEGRIA, Nosso estado interno define nosso comportamento, busque um estado de alegria, satisfação, contentamento, evite entrar na onda do “ter para ser feliz” isso é uma grande armadilha, novos hábitos e comportamentos só se estabelecem quando existe prazer. Aprenda a sorrir, aprenda a simpatia. A CONSCIÊNCIA EXPANDIDA traz uma visão de vida, do ser, do existir que reflete em nosso espírito produzindo Paz e como consequência a alegria, o sorriso fácil e espontâneo.

MODELAR EM PESSOAS QUE VOCÊ ADMIRA, Modelar desempenho bem-sucedido leva à excelência. Se uma pessoa pode fazer alguma coisa, é possível modelá-la e ensiná-la a outros. Assim, todos podem aprender a obter resultados melhores de sua própria maneira. Você não se torna um clone da pessoa que está modelando – você aprende com ela. (Manual de Programação Neurolinguística – Joseph O’Connor) Humildade e reconhecimento do valor do outro, dois fatores da consciência expandida em uma única decisão. O Primitivo modelo de aprendizagem utilizado pelas crianças, Observar, admirar e imitar.  

INTERAÇÃO MENTE CORPO, Mente e corpo formam um sistema. São expressões diferentes da mesma pessoa. Mente e corpo interagem e se influenciam mutuamente. Não é possível realizar uma mudança em um sem que o outro seja afetado. Quando pensamos de forma diferente, nossos corpos mudam. Quando agimos de forma diferente, modificamos nossos pensamentos e sentimentos. (Manual de Programação Neurolinguística – Joseph O’Connor)

Os resultados do desenvolvimento de novos hábitos e comportamentos irá fortalecer o seu ciclo de desenvolvimento, o tempo e a paciência são fundamentais. Cada decisão e cada passo têm direção certa, quer mudança quer aprendizado. A consciência em contínua expansão nos incorpora um estado de existência, nos aproxima do comportamento ideal, o bem se torna padrão, natural, obvio, e uma maior sensação de paz e felicidade enche a nossa vida!

Felicidade a Todos!                              

Múcio Morais

Palestrante Motivacional / Comportamental / (31) 99389-7951 / e-mail: muciomorais@gmail.com

·   Este texto é parte integrante da Palestra "Nove PASSOS QUE PODEM MUDAR A SUA VIDA" Tempo de duração: 1h40min. / Contrate para sua empresa/evento; Atendemos em Todo o Brasil.


Como ser um bom Estudante - Jerome R. Breitenbach

Como ser um bom Estudante  – Síntese da Palestra – com o Prof. Múcio Morais

O típico campus da faculdade é um lugar amigável; mas também é um ambiente competitivo. A educação que você recebe lá e as atitudes que você desenvolve irão guiá-lo pelo resto de sua vida. Suas notas serão especialmente importantes para conseguir seu primeiro emprego ou ao se inscrever para a pós-graduação. Para ser um aluno bem-sucedido, são necessárias certas habilidades; mas, essas são habilidades que podem ser aprendidas.

O básico para ser um bom aluno:

·        Priorize sua vida: Ir bem na escola deve ser sua prioridade.

·        Estudo: Não há substituto.

·        Sempre assista às aulas.

·        Faça todos os deveres de casa e as leituras atribuídas.

·        Desenvolva autodisciplina.

·        Gerencie seu tempo.

·        Autodisciplina facilitada

Os seres humanos são criaturas de hábitos. Portanto, adquira o hábito de fazer o que você pensa que deve fazer. Não é tolice seu comportamento contradizer seu próprio raciocínio? E o que poderia ser mais harmonioso do que se descobrir querendo fazer o que sabe que deveria?

·        Treine-se para que haja um mecanismo de reação imediato dentro de você:

·        Você raciocina que deve fazer algo e, portanto, o faz.

·        Outras pessoas que parecem ter menos dificuldade com autodisciplina provavelmente simplesmente têm mais prática nisso, tornando-a menos difícil; porque, prática é o que é preciso.

Gerenciamento de tempo

·        Não importa como você o faça, há apenas 24 horas em um dia. Uma boa gestão do tempo requer:

·        Observe assumir mais do que você pode suportar.

·        Estimando razoavelmente o tempo necessário para realizar cada uma das tarefas em mãos.

·        Na verdade, fazendo o que precisa ser feito.

·        Só você pode fazer essas coisas. Algumas ideias, porém, que podem ajudar a estimulá-lo:

·        Um minuto agora é tão precioso quanto um minuto depois. Você não pode colocar o tempo de volta no relógio.

·        Se você não está adiantado, está atrasado. Porque, se você tentar permanecer dentro do cronograma, qualquer contratempo ou erro de julgamento fará com que você fique para trás - talvez no prazo final, quando nenhuma recuperação é possível.

Introspecção

·        Compreenda e seja honesto consigo mesmo. Tudo o mais decorre disso.

·        Seja atleta e técnico: fique de olho no que você está fazendo e outro em si mesmo.

·        Assuma o comando e a responsabilidade por você mesmo.

Enfrente suas inseguranças de frente. Alguns sinais comuns de insegurança: Fazer uma pergunta para a qual você já sabe a resposta; sendo artificialmente social com instrutores ou outros alunos, quando o verdadeiro motivo é matar temporariamente a dor.

Forme uma autoimagem positiva: os alunos que estão entrando pela primeira vez na faculdade provavelmente terão dúvidas sobre como se sairão bem. Tente se sair bem imediatamente para criar a expectativa de continuar se saindo bem. Não se contente com nada menos. No entanto, tente não se restringir ao seu desempenho e experiências anteriores, boas ou ruins. Aprenda com o passado, mas não se limite a ele. Procure seus pontos fracos e ataque-os. Seja realista sobre suas limitações; mas, não deixe que isso o leve a ficar satisfeito com eles.

Fazendo um curso,

A atitude de cada aluno é uma mistura do seguinte:

·        Ele / Ela quer aprender o material.

·        Ele / ela quer tirar uma boa nota.

·        Ele / Ela não se importa.

A atitude de cada instrutor é uma mistura do seguinte:

·        Ele / Ela quer que os alunos aprendam o material.

·        Ele deseja que as notas sejam justas e reflitam o conhecimento e as habilidades dos alunos.

·        Ele / Ela não se importa.

Para se sair bem em um curso, cabe a você (o aluno) fazer duas coisas:

·        Aprenda o material.

·        Aprenda o instrutor.

Quanto a este último, preste atenção em aula aos padrões do instrutor, ao que ele enfatiza, etc. Reúna informações sobre o instrutor com outros alunos. Um bom instrutor, entretanto, apresentará seu curso de forma que seja de pouco proveito para o aluno tentar aprendê-lo, forçando assim seus alunos a aprenderem o material.

Trabalho de casa

Lembre-se de que seu trabalho está sendo avaliado por um ser humano. Desse modo:

·        Escreva de forma legível, ordenada e coerente.

·        Forneça qualquer comentário necessário para deixar claro o que você está tentando fazer.

·        Facilitar o trabalho da avaliadora provavelmente fará com que você obtenha o benefício da dúvida quando ela ocorrer.

Não pense que obter a resposta certa para um problema de lição de casa implica que você domina o material correspondente. Tudo o que você fez foi resolver um problema específico; isso não significa que você necessariamente aprendeu como resolver todos esses problemas (como os que aparecem em seus exames). Depende de você ver os problemas do dever de casa a partir dessa perspectiva mais ampla.

Se disponível, sempre analise as soluções fornecidas pelo instrutor, mesmo se você se saiu bem na tarefa. Ele / ela pode demonstrar métodos (talvez mais eficientes) ou fornecer informações úteis que você não tinha pensado.

Exames, Preparação:

Priorize aproximadamente o material quanto à sua importância (primário, secundário, terciário) e concentre seus estudos nos tópicos mais significativos. Lembre-se de que o instrutor tem apenas um tempo limitado para testar o que você sabe e pode fazer. Portanto, ao se preparar para um exame, lembre-se de que os problemas não podem ser muito complicados para que se ajustem ao tempo estipulado.

·        Estude de maneira seja adequada a você.

·        Estude com um grupo ou sozinho com base no que for realmente melhor para você.

·        Faça o seu trabalho mais árduo e importante nas horas do dia em que trabalha melhor.

·        Resuma ou esboce o curso ou o material do texto com suas próprias palavras. Escrever um resumo não apenas força você a examinar o assunto em detalhes, mas fornece um compêndio para revisar antes do exame.

·        Jogue pelo seguro: memorize um pouco mais do que o que o instrutor diz que é necessário. Traga uma calculadora, mesmo que não seja sugerida. Etc.

·        Estude exames antigos se o instrutor for conhecido por dar exames semelhantes. Mas, não se iluda pensando que, como você conseguiu fazer um exame antigo, isso significa que você entende todo o material do curso em geral e pode se sair bem em uma situação de teste.

·        Traga seu próprio jornal e um relógio.

Combatendo a ansiedade do exame: Convença-se de que tudo o que você pode fazer é tudo o que você pode fazer; mas, não deixe que isso o leve a se tornar complacente. Basta ser determinado para estar "ligado" durante o exame. (Dê a si mesmo uma palestra sobre esse assunto antes de cada exame.)

Iniciando o exame:

·        Leia as instruções completa e cuidadosamente.

·        Dê uma olhada em todo o exame antes de começar a trabalhar.

·        Não faça necessariamente os problemas em ordem. Em vez disso, elimine esses problemas do caminho que você tem certeza de que pode resolver com rapidez e qualidade. Observe como os problemas são avaliados e direcione seus esforços para onde você acredita que pode pegar pontos com mais facilidade. Isso não significa necessariamente tentar primeiro o problema de maior peso; em vez disso, significa resolver primeiro o problema pelo qual você pode acumular pontos na taxa mais rápida. Na verdade, há uma boa chance de que este não seja o problema mais pesado, uma vez que muitos instrutores não gostam de dar a qualquer problema significativamente mais ou menos pontos do que a média, subestimando os problemas mais difíceis e pesando mais os mais fáceis.

·        Antes de escrever sobre qualquer problema, pense. Um pequeno investimento de tempo no início pode economizar tempo geral (pois você pode escolher um método mais eficiente de resolver o problema).

·        Faça exatamente o que é solicitado. Em particular, não perca tempo fazendo coisas que não receberão crédito. Por exemplo, a menos que seja explicitamente exigido, não reescreva os problemas do exame em seu papel.

·        Acompanhe o seu ritmo no exame. Exemplo: em um exame de 50 minutos que vale 100 pontos, você deve estar acumulando 2 pontos por minuto; portanto, um problema de 26 pontos deve ser concluído em 13 minutos. Faça este cálculo no início do exame se os pesos do problema forem fornecidos.

·        Mesmo que apenas por razões psicológicas, a maioria dos alunos usa a classificação não linear, pela qual os pontos iniciais de um problema são mais fáceis de obter:

·        Portanto, sempre escreva algo (significativo) para cada problema, mesmo que seja um pouco. Na outra extremidade, mesmo com graduação linear, há retornos decrescentes em termos de pontos por esforço ao tentar espremer até o último ponto de um determinado problema; se o tempo estiver acabando, pode ser melhor seguir em frente.

·        Em particular, se o tempo estiver se esgotando, indique as etapas que você executaria se continuasse com o problema.

·        Deixe claro seu raciocínio para ter a chance de receber crédito parcial.

·        Tal como acontece com o dever de casa, e ainda mais importante, a limpeza conta.

·        Sempre verifique suas respostas se tiver tempo.

Sugestões adicionais

·        Unifique e simplifique seu conhecimento: um livro-texto apresenta o assunto de uma forma particular, assim como um instrutor. Por sua própria natureza, no entanto, os livros e palestras tendem a apresentar os assuntos sequencialmente. Dê um passo adicional para entender o material em seus termos, o que pode envolver o reconhecimento de relações que não poderiam ser convenientemente expressas na ordem apresentada no (s) texto (s) e nas palestras.

·        Lembre-se de que quase todos os tópicos logicamente consistentes são simples em sua base. Tente reconhecer as relações subjacentes simples no assunto em questão; muitas vezes não são declarados por instrutores e livros didáticos.

·        Tente aprender princípios e métodos gerais. Aprender por exemplos (colocando o novo em termos do familiar) só pode levar você até certo ponto.

·        Aprenda todos os métodos de resolução de problemas que puder. Isso é especialmente útil para exames, quando o tempo é essencial.

·        Faça perguntas a si mesmo. Por que o instrutor ou os textos não fizeram isso ou aquilo? Explore suas próprias ideias. Tente entender o material do curso em detalhes.

·        Costuma-se dizer que a melhor maneira de aprender algo é ensinando. Você conhece o assunto bem o suficiente para explicá-lo clara e completamente para outra pessoa?

·        Aprenda observando os outros. Observe o que funciona para eles e considere incorporar esses métodos em você. Pergunte a si mesmo "Por que não pensei nisso?" E tente desenvolver a habilidade relacionada.

·        Tente ser metódico, organizado, legível, deliberado, preciso, conhecedor e confiável, por um lado, e criativo, espontâneo, imaginativo, inteligente, inteligente, articulado e flexível, por outro. A primeira mentalidade prospera na ordem e inerentemente tenta fazer bem o que já sabe fazer; a segunda mentalidade prospera na desordem e inerentemente tenta expandir suas habilidades. Adote o melhor dessas duas mentalidades. Lembre-se de que toda ferramenta é uma muleta em potencial. A primeira mentalidade pode depender muito de habilidades já dominadas; mas, a segunda mentalidade pode falhar em aplicar cuidadosamente essas mesmas habilidades.

·        Pense e questione tudo, até mesmo as declarações que aparecem aqui (e você!). Mas, perceba que é igualmente tolo ser diferente meramente por ser diferente, assim como se conformar sem pensar à norma.

·        Para máxima eficiência, tenha vários projetos em andamento ao mesmo tempo. Então, se você ficar cansado, frustrado ou entediado trabalhando em um item, poderá facilmente passar para outro, permanecendo produtivo e dando aos problemas pendentes a chance de se resolverem subconscientemente.

·        Antecipar. Por exemplo, você pode precisar perguntar ao instrutor sobre a tarefa atual, mas ele / ela só estará disponível em determinados horários; portanto, você deve examinar a tarefa com antecedência.

·        Esqueça de fazer "noites inteiras". Isso apenas equivale a um empréstimo de amanhã, momento em que você se sentirá consideravelmente menos funcional. As noites noturnas são, na verdade, uma indicação de que você não planejou adequadamente suas atividades.

·        Se possível, leve seu (s) livro (s) para a aula.

·        Faça suas anotações de aula a lápis, uma vez que quaisquer modificações podem ser feitas de forma rápida e organizada.

No geral, há uma característica básica que distingue os alunos bem-sucedidos daqueles que não são:

·        Os ESTUDANTES bem-sucedidos se obrigam a compreender.

Eles não se limitam a ir às aulas, ler o (s) texto (s) e fazer o dever de casa, esperando que essas ações sejam necessariamente suficientes. Em vez disso, eles estão continuamente perguntando: "Eu realmente entendo o que está acontecendo aqui?" Eles se perguntam honestamente, aplicando um barômetro interno formado a partir da experiência para detectar a menor falta de compreensão, seja ela ignorância ou confusão. E, se a resposta for "Não", então a situação é vista como inaceitável e mais esforço é a resposta.

* Inclui-se nesta Palestra a parte emocional, comportamental e os processos de visão e realização para os estudantes em todos os níveis. Esta Palestra pode ser realizada como Curso ou Workshop, aproveite as capacitações dos Professores e Capacite também os alunos. 

Como ser um bom aluno © 1997 Jerome R. Breitenbach. Todos os direitos reservados, traduzido e adaptado pelo Prof. Múcio Morais, 2021-04, muciomoraisblogspot.

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