Onde existe uma grande disposição não pode haver grandes dificuldades (Nicolau Maquiavel) – Múcio Morais
Viver sem filosofar, vida perdida - Múcio Morais
Como superar a Crise Mundial - Múcio Morais
Prof. Múcio Morais
Múcio Morais, Palestrante
Motivacional e Consultor Empresarial – Palestras, treinamentos, planejamento
estratégico; (31) 99389-7951,
Site: www.muciomorais.com; e-mail:
contato@muciomorais.com;
Uma das fases profissionais mais
produtivas em minha vida ocorreu durante o “plano Collor” justamente na época
em que aconteceu o confisco da poupança, restrição de crédito, alta de juros,
fuga de capitais, queda da bolsa, constatações horripilantes da incompetência
da indústria Brasileira (lembra-se das carroças que dirigíamos?)...
Lembro-me do comportamento dos
administradores, do pânico disseminado na população, da irresponsabilidade dos
formadores de opinião, dos videntes da desgraça econômica...
O País entrou em convulsão, a
população deprimida (muitos tiraram a própria vida) se preparava para viver o
pior, inerte, pasmados, o “admirável gado novo” rompia apaticamente a trilha do
pasto seco, tocado por peões incessíveis ao som do berrante de uma nota só:
ACABOU, FRACASSOU, e assistíamos diariamente mais e mais gente de todas as
origens entrando na boiada; Gente inteligente, mas que no momento de crise se
revelaram verdadeiros parasitas emocionais;
Comecei este artigo falando sobre
minha ascensão profissional nesse período, foi tudo uma questão de atitude, pra
começar me recusei a fazer parte da boiada e a cada soar dos berrantes do
Apocalipse eu me perguntava qual a melhor direção, qual a melhor atitude, quais
as alternativas, quais as oportunidades, quais as possibilidades, e o incrível:
“Aproveitei muitas oportunidades, encontrei muitos atalhos, descobri tesouros
escondidos ao redor das trilhas porque simplesmente me recusei a olhar somente
para onde os boiadeiros apontavam;
Sabe como superar crises ? A T I T U D E, parece batido, comum? Parece
sim, mas é a resposta pode acreditar. Comprar barato a opinião alheia pode
custar muito caro. Hoje pela manhã ouvi alguns jornalistas enquanto tomava meu
café, também escutei a entrevista de um economista, um especialista em bolsa de
valores e um consagrado jornalista econômico, e sabe de uma coisa? Se eu
tivesse engolido tudo que ouvi seria melhor ficar em casa, na cama esperando a
morte chegar, e, mesmo saindo, se tivesse levado todos aqueles sons para o meu
dia certamente perderia quase toda a minha energia e força para conquistar um
dia de vitórias, sim, porque não saio na rua para perder, nunca; Eu saio a cada
dia para ser um vencedor e não importa o que aconteça, todos os dias eu subo no
pódio e comemoro vitórias, não me importando se a base delas são os erros que
cometi e o aprendizado que isso gerou ou os acertos, frutos desse aprendizado,
que me levaram a conquistas;
Comportar-se como um gato
assustado é sua opção, mas, assumir o controle de seu destino é também sua
opção. Comprar a postura derrotista e alarmista de alguns formadores de opinião
é uma opção, mas, manter suas emoções sob controle e colocar-se em estado de
pro atividade e confiança também é sua opção;
Atitude não implica em ignorar os
riscos, nem minimizar o óbvio, tão pouco ser um otimista perdido do sentido da
realidade; Mas implica sim em assumir o controle, esta é a questão fundamental:
QUEM CONTROLA VOCÊ DURANTE A CRISE? Não dê a outros o direito de ditar seu
comportamento e sentimentos, assuma o controle de si mesmo, este é, a meu ver,
o grande segredo para superar qualquer embate;
Procure as oportunidades e olhe
para elas, aproveite enquanto a maioria está assistindo ao incêndio vá até o
pomar e coma algumas uvas,
Sucesso a todos,
Múcio Morais / Palestrante Motivacional / Leve esta
palestra para sua equipe!
HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE, COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA EM CADEIA E LOGÍSTICA DA CURA - MÚCIO MORAIS
"Logística é a parte do
Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, programa e controla o
fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados
e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de
origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos
clientes; “Council of Logistics
Management (Carvalho, 2002, p. 31).
É interessante perceber a evolução da retaguarda empresarial nos ultimo anos no Brasil, as grande e boas empresas estão percebendo que sem uma “Logística” adequada é impossível se obter um resultado final satisfatório, e mais, sem a especialização deste setor a concorrência ganha um fôlego extra para se estabelecer;
O Uso das metáforas terapêuticas no processo de cura - Humanização - Palestra Múcio Morais
Prof. Múcio Morais
Metáfora é uma figura de estilo (ou tropo linguístico), que consiste numa comparação entre dois elementos por meio de seus significados imagísticos, causando o efeito de atribuição "inesperada" ou improvável de significados de um termo a outro.
Palestras motivacionais passam por processo de banalização, apontam especialistas.
Ione Luques - O Globo Online
RIO - Existem pessoas que não se
abatem por nada. Até mesmo os mais terríveis obstáculos são encarados como
novos e maravilhosos desafios. Assim começa a história de Joseph Klimber.
Vítima de vários percalços, o jovem não deixa que nada o desmotive e sempre
consegue dar a volta por cima, transformando as tragédias que se abatem sobre
ele em novos desafios.
(Quer ler mais notícias que mexem com seu bolso, clique aqui )
AJUDANDO SEU MÉDICO A CURAR VOCÊ
O que estes pacientes não se dão conta é de que, sempre que procuramos um especialista, quer para tratar sintomas físicos ou fisiológicos, quer para nos ajudar a solucionar problemas emocionais ou de comportamento, (psicoterapeutas) deve existir uma parceria eficiente entre o profissional e o paciente.
Se não souber onde quer chegar, não saberá escolher o caminho; (Palestra para Jovens) - Múcio Morais
Artigo
é parte integrante da Palestra para Estudantes do ensino médio, contendo alguns elementos de nossa PROGRAMAÇÃO JOVEM, desenvolvida ao longo do ano com os alunos, solicite informações, uma coisa eu garanto, uma nova juventude vai surgir em seu município.
Múcio Morais
AUTOMOTIVAÇÃO – DESCOBRINDO SEUS MOTIVADORES INTERNOS – Múcio Morais
Temos um médico dentro de nós - Múcio Morais
Múcio Morais |
Síntese da Palestra
No processo
terapêutico, e no que considero o seu mais intenso fator, a relação
“médico/equipe x paciente” tenho percebido ao logo dos anos, trabalhando com
públicos de diversas idades e origens, conversando, aconselhando, aprendendo e
convivendo, a uma exploração mais aprofundada da conexão mente-corpo (lendo,
inclusive alguns livros do Dr. Daniel Redwood, Robert Diltz e outros),
Do ponto de vista
filosófico, espiritual e pessoal deveria haver
muitas influências na prática médica, isso porque a cada nova
descoberta, a cada evolução, descobre-se que o centro de orientação humana (a
mente e seu complexo sistema) tem muito mais poder do que se imagina.
A velha e boa
medicina mecânica de todo dia, medicina técnica ortodoxa. Medicamentos,
cirurgia e aplicações está se tornando
uma medicina “quase inadequada” se praticada exclusivamente nessa
forma. Em todas as vezes que falamos em
situações envolvendo mente e corpo numa pessoa, estamos falando em uma “Mente”
que afeta um cérebro, afetando um corpo, para o bem ou para o mal. É preciso
então dar um enfoque filosófico-emocional ao caso, e nesse rumo caminhar
terapeuticamente.
O presente com
toda nossa tecnologia e evolução humana é a prática de uma medicina envolvendo
mente e corpo. Percebendo, além, uma mente individual, formada por experiências
particulares, com crenças e juízo de valores próprios, uma mente localizada no
cérebro ou no corpo. É uma mente possivelmente afetando o corpo, através do
pensamento e das crenças e limitantes.
Porque algumas
terapias não funcionam? Simplesmente porque os pacientes não acreditam. Não
foram trabalhados para isso. Não foram percebidos em seus limites, inclusive de
crer nas orientações médicas: Por quê? Faltou-lhes a reeducação para a cura;
Faltou a intervenção filosófico-emocional; Dá trabalho? Sem duvidas, mas também
dá resultados.
Medicina não é uma ciência exata, como a física. E isso não deve ser motivo para um caso de complexo de inferioridade. Por volta de 1860, a década em que Lewis Thomas disse que a medicina se tornou uma ciência, a medicina queria incorporar a precisão e a previsibilidade das ciências exatas, cujo exemplo mais espetacular é a física.
Mas sua inexatidão é verdadeira não só para a medicina, mas também
para a economia, educação, psicologia e psiquiatria, muitas das ciências mais
“flexíveis.” Ter procedimento único, padronizado, engessado, pode comprometer
seriamente as ações médicas que necessitam, e isso deveria ser obvio tratar da
individualidade, em especial das questões envolvendo a experiência subjetiva do
paciente.
Daí me pergunto:
Porque muitos profissionais da saúde procedem como se fossem “físicos” tratando
de fenômenos totalmente previsíveis e explicáveis? Porque muitos procedimentos
são tão padronizados que fazem com que o paciente perceba muito mais a indiferença
do que a atenção? Porque, como uma mira a laser, muitos profissionais focam
exclusivamente no “ponto a ser tratado” esquecendo-se de que em torno do ponto
existe um ser, uma mente, uma experiência única, uma força extraordinária que
pode, se bem estimulada, fazer a maior parte do trabalho de cura?
Vivemos hoje uma
grande mudança de paradigma, estamos desenvolvendo a ciência até o seu extremo
lógico e isso será um grande bem para a humanidade.
Penso que a
natureza do empenho científico está mudando.
Estamos começando a enfocar o subjetivo, em especial o que a mente pode
fazer, coisa que a ciência anteriormente não considerava passível de
exploração. Foi criado um tremendo campo de batalha no interior da ciência
ortodoxa. Existe uma frase famosa de um cientista:
“Isto é o tipo de
coisa na qual eu não acreditaria mesmo se fosse verdadeiro.”
Porém mesmo assim
essas novas descobertas são científicas, (ainda que feitas empiricamente no dia
a dia dos hospitais e consultórios) À
medida que a ciência muda, focalizando diferentes temas subjetivos, isto cria
uma incrível possibilidade para a humanidade. Fatos, bons fatos e isto não vai
se perder. Ainda que muitos agentes da medicina ainda insistam que são
“mecânicos do corpo”.
Não me entendam
mal, não estou renunciando às descobertas médicas, às novas técnicas
cirúrgicas, aos novos medicamentos cada dia mais eficientes e confiáveis; Não
desacredito dos estudos científicos, da competência e experiência da prática
médica, isso é formidável, é excepcional e o Brasil é um celeiro de grandes
médicos; Meu intuito apenas é, como estudioso do comportamento humano o de
levar minha contribuição no sentido de agregar valor e eficácia ao que já é
extraordinariamente bem feito na medicina Brasileira.
Sucesso!
Prof. Múcio Morais
Estes princípios foram recentemente aplicados no CONGRESSO SULMINEIRO DA SAÚDE 1º MOBILISA. promovido pelo ISA - Instituto de Saúde dos Servidores Públicos de Varginha-MG, SEBRAE-MINAS, ACIV, UNIMED, SINDISA, COPASA-MG treinamento de Equipe de Atendimento/Médica do CGEM - Centro Geral de Especialidades Médicas de Minas Gerais - Belo Horizonte - MG. E diversos Congressos médicos pelo Brasil.
Depressão Sazonal ou Distúrbio Afetivo Sazonal ou Depressão de Inverno ou SAD (Seasonal Affective Disorder) e Fototerapia. Múcio Morais
Muitas pessoas
apresentam, em grau maior ou menor, alterações do sono, apetite, energia e
humor ligados às estações do ano. Algumas apresentam mudanças ("Winter
Blues") que incomodam, mas que não chegam a justificar a procura de um
médico. Outras sofrem da Depressão Sazonal, cujos sintomas podem precisar
tratamento.
Sintomas Típicos:
· Dormem
por mais horas por dia no inverno, mas mesmo assim se sentem cansadas e tem
dificuldade acordar de manhã.
·
Aumento
de apetite, vontade de comer carboidratos, Chocolate e "Junk food”.
·
Mudanças
na energia e motivação: dificuldade de concentração, execução de tarefas
rotineiras, fadiga, isolamento social e diminuição do impulso sexual.
·
Mudanças
no humor: irritabilidade, apatia, baixa auto estima, sensação de depressão.
·
Piora
da Tensão Pré-Menstrual.
Sintomas Atípicos:
·
Despertar
cedo demais pela manhã, ou insônia e intranquilidade.
·
Diminuição
de apetite e perda de peso.
·
Incidência:
·
Mais frequente em mulheres que homens.
Maior incidência
entre os 20 e 40 anos, mas pode ocorrer em todas as idades, inclusive em
crianças. Parece existir predisposição genética. Pessoas com familiares que
sofram de Depressão ou Distimia tem maior probabilidade de sofrer de Depressão
Sazonal. A incidência aumenta quanto mais longe do Equador.
Causas prováveis:
A causa mais
provável dessa depressão que ocorre nos meses mais escuros parece estar ligada
aos seguintes fatores:
·
Aumento
da Melatonina, um hormônio que regula o sono, é produzida no escuro.
·
Diminuição
de Serotonina, pois ela atinge nível seu pico de produção quando a pessoa é
exposta à luz brilhante.
A depressão
sazonal não ocorre apenas no inverno. Pode ocorrer em pessoas que passam os
dias em ambientes sem muita claridade e em pessoas fechadas em casa devido a
doenças e limitações físicas.
Princípio do tratamento:
Desde que a falta
de luz é a causa do problema, os pacientes são tratados com exposição à luz
brilhante por curtos períodos durante o dia. A luz precisa ser muito clara
(2,500 lux ou mais) e sem radiação ultravioleta (a luz de um ambiente interno
geralmente é da ordem de 250 a 500 lux).
Tratamento:
Como outras formas
de depressão, o principal tratamento é medicamentoso, mas muitas pessoas sentem
melhora tão grande com a Fototerapia que podem dispensar ou diminuir a dose dos
antidepressivos.
Não precisa olhar
diretamente para a luz, mas precisa ficar como olhos abertos, de modo que luz
ilumine os dois olhos por +- 30 minutos pela manhã. Por exemplo, lendo jornal ,
tomando café da manhã, trabalhando, etc.
O efeito da luz
acontece através dos olhos e não da pele. O tratamento parece ser mais eficaz
se administrado pela manhã, mas pode ser dividido em duas sessões, pela manhã e
à tarde. O ideal é se testar diferentes horários.
Efeitos no cérebro:
A luz, com
suficiente intensidade manda sinais para a glândula Pineal, e para o Núcleo
Supra Quiasmático. Quando ativada pela luz intensa, a Pineal diminui a
liberação da Melatonina, um hormônio que nos faz sentir cansados. A luz também
causa a liberação de Serotonina, um Neurotransmissor que controla o apetite,
humor e energia.
Eficácia:
·
Mais
de 80% das pessoas com Depressão Sazonal e Winter Blues sentem-se melhor com a
Fototerapia.
·
A
maioria percebe alguma melhora rapidamente, geralmente dentro de alguns dias
após ter começado o tratamento.
·
É
impossível prever com certeza quem irá se beneficiar, mas existem alguns
sintomas que em geral sugerem uma melhor resposta: pacientes com excesso de
sono e de apetite, que devoram carboidratos e que aumentam de peso.
·
Além
disso, a necessidade de comer doces no início da noite também pode ser um bom
preditor de resposta.
Segurança:
Um pequeno número
de pacientes pode desenvolver fase hipomaníaca. Em termos de segurança para os
olhos, tanto estudos de curto quanto de longo prazo demonstraram que não
existem efeitos adversos nos olhos em pacientes sem doenças oculares
pré-existentes. Como a maioria dos aparelhos disponíveis no comércio não emitem
raios ultravioleta, não existe risco de câncer nem de irritação de pele e nem
de bronzeamento.
Aparelhos de
Fototerapia também são usado em tratamento de alguns casos de Bulimia e de
Depressão na Gravidez, Depressão pós Parto e Tensão pré Menstrual (TPM) e no jet lag.
COMPULSIVIDADE - É possível ter uma vida equilibrada - Múcio Morais
Para ter uma vida equilibrada - Transtorno Obsessivo Compulsivo
As pessoas obsessivas, detalhistas, perfeccionistas tem
grandes qualidades: costumam ser trabalhadoras, competentes e confiáveis. Aqui
estamos falando de uma doença em que essas características atrapalham a vida da
pessoa. Ou seja, deixam de ser uma qualidade e passam a ser um problema.
1) Sintomas:
O DOC se caracteriza basicamente pela repetição de
gestos, rituais, pensamentos e atividades que a pessoa sabe que não fazem
sentido, mas que não consegue evitar.
Se não executá-los passa por uma ansiedade brutal ou acha
que poderá acontecer algo de ruim para si ou para outras pessoas.
Uma das características principais é que a pessoa tem
consciência de que os rituais ou pensamentos não tem lógica, não são
necessários porém são inevitáveis.
Quando conta para alguém, às vezes até dá risada do
absurdo, outras vezes tem medo de ser rotulada como louca, mas no instante em
que o DOC "ataca", toda a lógica cai por terra e a pessoa se comporta
como se fosse escrava dele.
Os sintomas podem ser os mais variados. Por exemplo:
Lavar as mãos muito mais do que o necessário.
Lavar a boca com água, sabão, álcool, etc.
Voltar para conferir portas, janelas, bico de gás, etc.,
mesmo tendo certeza que estão fechados.
Rezar, recitar, falar ou pensar em frases, palavras ou
músicas de modo repetido.
Não pegar em objetos que poderiam ter caído no chão, ou
tocado em algo sujo, ou terem sido tocados por alguma pessoa que poderia ter
alguma doença.
Ficar se remoendo por ter feito algo que pode ter sido
errado ou que poderia ter sido interpretado pelos outros como sendo errado.
Roer unhas.
Levar tempo demais para fazer coisas comuns, devido à
repetição ou conferência exageradas (por exemplo abrir e fechar coisas
repetidamente, conferir papéis e documentos muitas vezes).
Ficar se preocupando com a possibilidade dela ou de um
familiar ter pego alguma doença (hoje em dia a cisma mais freqüente é de estar
contaminado com AIDS).
Ele pode se manifestar com mais intensidade em fases ou
situações mais difíceis na vida.
Quem sofre de DOC está sujeito a ter fases de Depressão e
ataques de ansiedade com sudorese, palpitações e tremor, verdadeiros ataques de
pânico, o que é normal e não quer dizer que você sofra de três doenças ao mesmo
tempo.
DOC não tem nada a ver com Psicose nem
"loucura".
2) Fazem parte do grupo dos Transtornos Obsessivos
Compulsivos os seguintes quadros clínicos:
Dismorfofobia ou Dismorfia Corporal, na qual a pessoa
acha que alguma parte de seu corpo é feia ou deformada. Muitos pacientes passam
por cirurgias plásticas que evidentemente não trazem "resultados" e
chegam a se isolar socialmente pela "vergonha".
Cleptomania, na qual a pessoa furta objetos de pequeno
valor, os quais poderia comprar. Em geral joga os objetos fora, ou dá para
alguém, ou guarda como troféu. O impulso de furtar é precedido por grande
ansiedade, posteriormente um alívio.
Sexo Compulsivo.
Jogo Compulsivo e Compras Compulsivas que são tratados de
modo bem diferente do TOC.
Colecionismo ou Hoarding: acumular quantidades enormes de
papéis, documentos, jornais velhos, objetos, tranqueiras, sem nenhuma
utilidade.
Síndrome de Tourette, consiste em ter tiques e cacoetes
principalmente com a cabeça, pescoço e mãos, emitir sons pela garganta. Embora
faça parte do DOC, seu tratamento é diferente.
3) As causas são um conjunto de fatores:
Alteração de química cerebral
Genéticos
Psicológicos
Com certeza DOC não é causado por "falhas de
educação" nem por problemas de relacionamento entre os membros da família.
Ou seja, os pais não causam DOC nos filhos.
4) Tratamento:
As pessoas que tem DOC geralmente gostam de falar de
doenças e se preocupar com elas, mas não de tomar remédio. Elas se classificam
como "hipocondríacos que detestam remédios".
Porém se não for tratado, o DOC pode se tornar crônico e
incapacitante. O tratamento mais eficaz consiste em:
Medicação. Não interrompa o tratamento por não sentir
melhora nas primeiras semanas. TOC é teimoso, você tem que ser mais teimoso
ainda.
Psicoterapia Cognitivo Comportamental, que é bem
diferente da Psicoterapia Analítica.
Força de vontade para resistir ao impulso obsessivo.
5) A família pode ajudar:
Insistir no tratamento
Lembrar ao paciente a necessidade dele resistir às "manias".
Não levar a sério os medos, dúvidas e perguntas do paciente. Por exemplo, o paciente quer voltar para casa para conferir se fechou uma porta. Não concorde.
Não entre em discussões por exemplo sobre vírus e bactérias e contaminações, pois elas seriam infinitas.
6) Observações:
A) Algumas vezes o primeiro remédio não produz resultado e tem que ser trocado
B) Mesmo que você já esteja se sentindo bem, não interrompa a medicação. Seu médico deve decidir quando diminuir, interromper ou trocar de medicação. Se o medicamento tiver efeitos colaterais, ele poderá ser trocado por outro que não traga desconforto. O tratamento do DOC é longo. A recaída em caso de interrupção prematura do tratamento é quase certa.
C) Se os sintomas do DOC voltarem, não quer dizer dependência da medicação, mas sim que ainda não era hora de suspender o tratamento. Os remédios que tratam Transtorno Obsessivo Compulsivo não criam dependência. O DOC é que exige tempo de tratamento longo. O importante é que a qualidade de vida da pessoa melhore.
Sugestão:
Depressão - Conheça um pouco mais - Mucio Morais
Na depressão, o tratamento rápido, intensivo e completo (até o desaparecimento total dos sintomas) diminui o risco de recaídas, de depressões de tratamento difícil no futuro e de atrofias de Hipocampo. Isso é importante para portadores de depressão que perdem meses em psicoterapias e tratamentos alternativos. Terapia é muito importante, mas na depressão ela é ator coadjuvante e não principal.
COMO SER POLÍTICO BEM SUCEDIDO EM UM PAIS CORRUPTO? - Múcio Morais

ANSIEDADE EM SALA DE AULA - MÚCIO MORAIS
Às
vezes, a ansiedade é fácil de identificar - como quando uma criança está se
sentindo nervosa antes de uma prova na escola. Outras vezes, a ansiedade na
sala de aula pode parecer algo totalmente diferente - uma dor de estômago,
comportamento perturbador ou raivoso, TDAH ou mesmo um distúrbio de
aprendizagem.
A ansiedade tende a bloquear o cérebro, tornando a escola difícil para crianças.
(e Professores).
Existem
muitos tipos diferentes de ansiedade, e esse é um dos motivos pelos quais ela
pode ser difícil de detectar em sala de aula. O que todos eles têm em comum,
diz o neurologista e ex-professor Ken Schuster, PsyD, é que a ansiedade “tende
a bloquear o cérebro”, tornando a escola difícil para crianças ansiosas.
As crianças podem lutar com:
Ansiedade
de separação: quando as crianças estão preocupadas em serem separadas de seus
cuidadores. Essas crianças podem ter dificuldade em abandonar a escola e ao
longo do dia.
Ansiedade
social: quando as crianças são excessivamente autoconscientes, tornando difícil
para elas participarem das aulas e socializarem com os colegas.
Mutismo
seletivo: quando as crianças têm dificuldade em falar em alguns ambientes, como
na escola perto do professor.
Ansiedade
generalizada: quando as crianças se preocupam com uma grande variedade de
coisas do dia a dia. Crianças com ansiedade generalizada geralmente se
preocupam especialmente com o desempenho escolar e podem lutar contra o
perfeccionismo.
Transtorno
obsessivo-compulsivo: quando a mente das crianças está cheia de pensamentos
indesejáveis e estressantes. Crianças com TOC tentam aliviar sua ansiedade
realizando rituais compulsivos, como contar ou lavar as mãos.
Fobias
específicas: quando as crianças têm um medo excessivo e irracional de coisas
específicas, como medo de animais ou tempestades.
Aqui
estão algumas dicas para reconhecer a ansiedade em crianças na escola e o que
pode estar causando isso.
O que
fazer (e nao fazer) quando as criancas estao ansiosas
As taxas de
recusa escolar tendem a ser maiores depois de férias ou dias de licença médica,
porque as crianças têm mais dificuldade em voltar depois de alguns dias fora.
Ir à escola
também pode ser um problema para as crianças que têm dificuldade em se separar
dos pais. Alguma quantidade de ansiedade de separação é normal, mas quando as
crianças não se ajustam à separação ao longo do tempo e sua ansiedade torna a
ida à escola difícil ou mesmo impossível, torna-se um problema real. Crianças
com ansiedade de separação também podem se sentir compelidas a usar seus
telefones durante o dia para falar com seus pais.
Comportamento destrutivo
Atuar é outra
coisa que não podemos associar à ansiedade. Mas quando um aluno está
compulsivamente chutando a cadeira da criança à sua frente, ou faz um acesso de
raiva sempre que o cronograma é ignorado ou um colega não está seguindo as
regras, a ansiedade pode muito bem ser a causa. Da mesma forma, crianças que
estão se sentindo ansiosas podem fazer muitas perguntas, incluindo as
repetitivas, porque estão preocupadas e querem ser tranquilizadas.
A ansiedade
também pode tornar as crianças agressivas. Quando as crianças estão se sentindo
chateadas ou ameaçadas e não sabem como lidar com seus sentimentos, sua reação
de luta ou fuga para se proteger pode entrar em ação - e algumas crianças são
mais propensas a brigar. Eles podem atacar outra criança ou um professor, jogar
coisas ou empurrar uma mesa porque estão se sentindo fora de controle.
Problemas para responder às perguntas na aula
Às vezes, as
crianças se saem perfeitamente bem nos testes e nas tarefas de casa, mas,
quando são chamadas na aula, os professores esbarram. Existem vários motivos
pelos quais isso pode acontecer.
“Na época em que eu estava ensinando, eu notava que, quando tinha que visitar alguém ou descobrir quem era a vez de falar, era como se a criança ansiosa sempre tendesse a desaparecer”, diz o Dr. Schuster. “A criança ansiosa está fazendo contato visual, eles estão dando a você algum tipo de sinal de presença física na sala".
Mas quando as crianças estão ansiosas para
responder às perguntas na aula, eles estão indo para quebrar o contato visual,
eles podem olhar para baixo, eles podem começar a escrever algo, embora não
estejam realmente escrevendo algo. Eles estão tentando quebrar a conexão com o
professor para evitar o que os está deixando ansiosos.
Se forem
chamados, às vezes as crianças ficam tão ansiosas que congelam. Eles podem ter
prestado atenção à lição e podem até saber a resposta, mas quando são chamados,
seu nível de ansiedade aumenta tanto que eles não conseguem responder.
Manifestações físicas, desconfortos e dores
A ansiedade
também pode se manifestar em queixas físicas. Se um aluno está tendo dores de
cabeça inexplicáveis, náuseas, dores de estômago ou mesmo vômitos, esses podem
ser sintomas de ansiedade. O mesmo pode acontecer com o coração acelerado, as
palmas das mãos suadas, os músculos tensos e a falta de ar.
Problemas assuntos e temas específicos
Quando uma
criança começa a duvidar de suas habilidades em um determinado assunto, a
ansiedade pode se tornar um fator que atrapalha seu aprendizado ou mostra o que
ela sabe. Às vezes, isso pode ser confundido com um distúrbio de aprendizagem
quando na verdade é apenas ansiedade.
No entanto, a
ansiedade também pode estar associada a distúrbios de aprendizagem. Quando as
crianças começam a perceber que algo é mais difícil para elas do que as outras
crianças e que estão ficando para trás, é compreensível que fiquem ansiosas. O
período anterior ao diagnóstico de um distúrbio de aprendizagem pode ser
particularmente estressante para as crianças.
Não entregando o dever de casa
Quando um aluno
não entrega sua lição de casa, pode ser porque ela não fez, mas também pode ser
porque ela está preocupada que não seja bom o suficiente. Da mesma forma, a
ansiedade pode levar a uma segunda suposição - uma criança ansiosa pode apagar
seu trabalho repetidamente até que haja um buraco no papel - e gastar tanto
tempo em algo que nunca termina. Temos a tendência de pensar no perfeccionismo
como uma coisa boa, mas quando as crianças são excessivamente autocríticas,
isso pode sabotar até mesmo as coisas em que elas estão se esforçando ao
máximo, como o trabalho escolar.
Você também pode
notar que algumas crianças ansiosas começam a se preocupar com os testes muito
mais cedo do que seus colegas de classe e podem começar a temer certas tarefas,
matérias ou até a própria escola.
Evitar socialização ou trabalho em grupo
Algumas crianças
evitarão ou até se recusarão a participar das coisas que as deixam ansiosas.
Isso inclui desencadeadores de ansiedade óbvios, como fazer apresentações, mas
também atividades como aulas de ginástica, comer no refeitório e fazer
trabalhos em grupo.
Quando as
crianças começam a pular coisas, pode parecer aos professores e colegas que
estão desinteressadas ou com baixo desempenho, mas o oposto pode ser verdade.
Às vezes, as crianças evitam as coisas porque têm medo de cometer um erro ou de
serem julgadas.
Observo que,
quando as crianças ficam ansiosas em situações sociais, às vezes é muito mais
fácil mostrar o que sabem quando os
professores os envolvem individualmente, longe do grupo.
- OBSERVE ESTES SINTOMAS EM SEUS ALUNOS, SENSIBILIZE-SE, ORIENTE OS PAIS E ENCAMINHE-OS A UM SERVIÇO DE CUIDADOS EMOCIONAIS.
- APRENDA MEDIDAS PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA ANSIEDADE EM SUA CLASSE, FAÇA ATIVIDADES ANTI-ANSIEDADE EM CONJUNTO;
- ATENÇÃO NO RITMO DE SUA AULA;
- ATENÇÃO NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS QUE PARECEM ANSIOSOS OU DESATENTOS DURANTE A AULA;
- TENHA CERTEZA DE ESTAR ATENDENDO AS NECESSIDADES BÁSICAS NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO X COLEGAS DE SALA;
- ASSEGURE O BEM ESTAR DOS ALUNOS;
- ASSEGURE SEMPRE A PERTINÊNCIA SEM JOGAR COM AS PRESSÕES;
- VERIFIQUE FATORES PEDAGÓGICOS QUE ESTEJAM PROVOCANDO ANSIEDADE EM SUA TURMA;
- FAÇA ADEQUAÇÕES NA FORM DE APRESENTAR E NO PROCESSO DE PEDIR FEEDBACK DA APRENDIZAGEM;
- TRABALHE OS VALORES DA NÃO COMPETITIVIDADE, EXALTE A INDIVIDUALIDADE E AS DIFERENÇAS INCLSIVE NOS RESULTADOS;
- ENSINE SEUS ALUNOS VALORES COMPORTAMENTAIS TAIS COMO ALEGRIA, FELICIDADE, HUMOR, LEVEZA, ASSERTIVIDADE, PERDÃO, ACEITAÇÃO, TIRE-OS DO CICLO VICIOSO DE NOSSA SOCIEDADE NEURÓTICA.
ESTE TEXTO É PARTE INTEGRANTE DA PALESTRA/WORKSHOP - NEUROEDUCAÇÃO O CAMINHO DA EDUCAÇÃO DE RESULTADOS.
🎤🎤🎤“PALESTRA DE ABERTURA:
PROCESSOS EMOCIONAIS EM SALA DE
AULA” COM
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A POSTURA PROFISSIONAL DO PROFESSOR E SUA INFLUENCIA SOBRE A VIDA DOS ALUNOS - MÚCIO MORAIS
A sociedade vem em um processo veloz de massificação, quase tudo é feito em massa, este comportamento tende a ser um modo de padronizar os gostos, as opiniões e os hábitos, por exemplo, de uma sociedade.
PROFESSORES E GESTORES ESCOLARES; O QUE ELES REALMENTE PRECISAM PARA SEGUIR EM FRENTE? Prof. Mucio morais
PROFESSORES E GESTORES ESCOLARES, O QUE ELES REALMENTE PRECISAM PARA SEGUIR EM FRENTE?
Prof. Mucio morais
Participei recentemente de um grande encontro pedagógico virtual, colegas de todo o Brasil e alguns do exterior deram suas contribuições, novas tecnologias, nova visão do ensino, muito animador, muitos caminhos para aperfeiçoamento para nosso desempenho com nossos alunos, estas iniciativas são sempre pertinentes, a educação não é uma ciência exata, e por se pensar diferente, cometemos muitos erros em nosso dia a dia.
Romântico demais - O que significa ser romântico? Múcio Morais
Múcio Morais
Do tipo que ainda manda flores,
As relações me parecem práticas e
sem brilho, tenho convívio com pessoas em várias faixas de idade, confesso que
os “amores” não me inspiram, prece que o brilho do olhar já não cabe e as formas
de algum tempo atrás, até então tidas como óbvias, românticas, apaixonadas, agora parecem pieguices,
florilégio, não têm mais cabimento.
Bobagem! Se estamos perdendo a inspiração
que o amor nos trás, não é culpa do amor, nem uma demonstração de decadência do
“jeito antigo de amar” pelo contrário, é a afirmação de que as novas gerações foram mal orientadas ou jamais
experimentaram o “êxtase” da paixão, que pena, tão fácil deixar acontecer, tão
fácil passar por esta ponte entre a turva realidade e o impossível do coração,
entre a cegueira do mito e a verdade do sentimento, entre o suspiro da boa dor
e o olhar distante da esperança, estas pontes não caíram, ainda estão por aí; Acessíveis
a quem quer ter a experiência do amor apaixonado.
Tenho o privilégio de estar em
diversos casamentos, acho que as pessoas gostam de me ver por lá, deslumbrante
momento do amor, da fantasia de uma princesa sendo recebida por seu príncipe,
parece algo tão único que os casai gastam fortunas por este momento, uma crença
de que será o melhor de todos, mas não deveria ser, e sim as emoções diárias de
um casal apaixonado, as surpresas, as descobertas, as venturas juntos, palavras
novas nunca ditas, gestos dos mais incríveis,
que superam a qualquer momento por mais caro que seja.
Romantismo é isso, é a percepção
cristalina do grande presente da vida que recebemos, alguém que foi formado por
outros e pela vida, agora é seu, na concepção do amor alguém que estava
destinado a ser e te fazer feliz, no amor romântico a felicidade é um projeto
de trazer a felicidade ao outro e nesse modo de viver, se realizar e alcançar a
própria felicidade. Ver-te bem me faz bem, te ver alegre me faz alegre, te ver
feliz me faz feliz. Essa é a essência do amor romântico. Nenhum dos dois se realiza
sem a felicidade do outro, e como é bom ver que o outro está bem.
Para capturar um pouco da essência
do amor romântico, quero deixar algumas frases que exprime a loucura e a
sensatez deste sentimento;
Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois
um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um
amor sem explicação.
- Madre Teresa de Calcutá
Escrevi o teu nome em todas as paredes do meu coração, em letras bem
grandes. Assim, se alguém conseguir entrar, vai saber que ele já tem dono.
O único momento que não estou pensando em você é quando estou dormindo,
porque aí eu não estou pensando, estou sonhando.
Se eu pudesse viveria minha vida novamente, só para poder encontrar
você mais cedo, e assim amar você mais tempo!
Amar é uma escolha que fará você ansiar o futuro e ao mesmo tempo
desejar reviver momentos do passado.
Ame mais, viva, sinta,
arrisque-se, seja feliz, seja romântico!
Múcio Morais
PALESTRAS PARA CASAIS
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Quem fez se safa, quem não fez, paga - Múcio Morais
Síndrome do Pânico ou transtorno do pânico - Múcio Morais
Síndrome do Pânico ou transtorno do pânico
Dicas para ter uma equilibrada
Síndrome do Pânico não é uma doença do cérebro causada por algum "defeito da Serotonina". Quase ninguém precisa medicação "para o resto da vida". Transtorno do Pânico cura sim, porque ele quase sempre é uma reação do seu organismo uma situação estressante cuja saída envolve decisões importantes, perdas afetivas, financeiras, mudanças de estilo de vida, etc. Por isso recomendamos algumas medidas além da medicação. Entre elas uma forma de psicoterapia, ou Meditação, ou acupuntura, ou aconselhamento espiritual (adequado) dependendo do caso.
DEPRESSÃO NA DOCÊNCIA – SINDROME DE BURNOUT
Os resultados sugerem que a presença de sintomas depressivos exercem um importante impacto na qualidade de vida dos professores, não se restringindo apenas às características clínicas do transtorno. Os transtornos mentais foram significativamente associados à experiência com a violência e piores condições ambientais, ambiente físico e conforto no trabalho, e organizacionais, margem de autonomia, de criatividade e tempo no preparo das aulas.
Os resultados apontam para uma situação grave relativamente à saúde da população pesquisada e fornecem elementos consistentes para a proposição de medidas com vistas à melhoria das condições de trabalho docente.
ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE
ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - (DICAS) Múcio Morais
O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão perdendo, as mudanças vêm a reboque de fatores ...

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M U CIO MORAIS PALESTRANTE , ¨ EDUCADOR, ESCRITOR e standuper ¨ ¨ Motivando, Transformando, Educando, Divertindo, Ensinando, Compart...
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