Onde existe uma grande disposição não pode haver grandes dificuldades (Nicolau Maquiavel) – Múcio Morais

Esta é um dos pensamentos de Maquiavel que definem bem a caminhada humana, de crise em crise, o que demonstra uma disposição não continuada, ou uma indisposição permanente do ser humano em lidar com os fatos da vida. Conheço pessoas que aparentemente não têm dificuldades ou crises, na verdade, não existe nenhum ser humano assim, o que existem são pessoas com alto nível de “disposição” e isso não se referindo somente a iniciativa para agir externamente em favor de si, mas na disposição mental de manter-se em paz ou sob equilíbrio para lidar com a vida,   

Viver sem filosofar, vida perdida - Múcio Morais

Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir.

Esta frase de Descartes diz muito sobre uma parcela enorme da humanidade, especialmente no Brasil, onde ainda impera a educação familiar precaríssima e uma cultura de anarquia, estupidez e desinteresse cultural. Nossa educação formal em meu entendimento tem avançado muito, mas não é na escola que se aprende a viver, este é um grande equívoco, quem ensina a viver é a família? Mas e as famílias? Vindas de uma educação urbana da periferia onde a lei do mais forte, do cão, do que grita mais alto e do que aparentemente tem algum poder impera sobre todos os direitos e os escassos deveres.

Como superar a Crise Mundial - Múcio Morais

WWW.MUCIOMORAIS.COM
Como superar a Crise Mundial -

Prof. Múcio Morais

Múcio Morais, Palestrante Motivacional e Consultor Empresarial – Palestras, treinamentos, planejamento estratégico; (31) 99389-7951, Site: www.muciomorais.com; e-mail: contato@muciomorais.com;

Uma das fases profissionais mais produtivas em minha vida ocorreu durante o “plano Collor” justamente na época em que aconteceu o confisco da poupança, restrição de crédito, alta de juros, fuga de capitais, queda da bolsa, constatações horripilantes da incompetência da indústria Brasileira (lembra-se das carroças que dirigíamos?)...

Lembro-me do comportamento dos administradores, do pânico disseminado na população, da irresponsabilidade dos formadores de opinião, dos videntes da desgraça econômica...

O País entrou em convulsão, a população deprimida (muitos tiraram a própria vida) se preparava para viver o pior, inerte, pasmados, o “admirável gado novo” rompia apaticamente a trilha do pasto seco, tocado por peões incessíveis ao som do berrante de uma nota só: ACABOU, FRACASSOU, e assistíamos diariamente mais e mais gente de todas as origens entrando na boiada; Gente inteligente, mas que no momento de crise se revelaram verdadeiros parasitas emocionais;

Comecei este artigo falando sobre minha ascensão profissional nesse período, foi tudo uma questão de atitude, pra começar me recusei a fazer parte da boiada e a cada soar dos berrantes do Apocalipse eu me perguntava qual a melhor direção, qual a melhor atitude, quais as alternativas, quais as oportunidades, quais as possibilidades, e o incrível: “Aproveitei muitas oportunidades, encontrei muitos atalhos, descobri tesouros escondidos ao redor das trilhas porque simplesmente me recusei a olhar somente para onde os boiadeiros apontavam;

Sabe como superar crises ?  A T I T U D E, parece batido, comum? Parece sim, mas é a resposta pode acreditar. Comprar barato a opinião alheia pode custar muito caro. Hoje pela manhã ouvi alguns jornalistas enquanto tomava meu café, também escutei a entrevista de um economista, um especialista em bolsa de valores e um consagrado jornalista econômico, e sabe de uma coisa? Se eu tivesse engolido tudo que ouvi seria melhor ficar em casa, na cama esperando a morte chegar, e, mesmo saindo, se tivesse levado todos aqueles sons para o meu dia certamente perderia quase toda a minha energia e força para conquistar um dia de vitórias, sim, porque não saio na rua para perder, nunca; Eu saio a cada dia para ser um vencedor e não importa o que aconteça, todos os dias eu subo no pódio e comemoro vitórias, não me importando se a base delas são os erros que cometi e o aprendizado que isso gerou ou os acertos, frutos desse aprendizado, que me levaram a conquistas;

Comportar-se como um gato assustado é sua opção, mas, assumir o controle de seu destino é também sua opção. Comprar a postura derrotista e alarmista de alguns formadores de opinião é uma opção, mas, manter suas emoções sob controle e colocar-se em estado de pro atividade e confiança também é sua opção;

Atitude não implica em ignorar os riscos, nem minimizar o óbvio, tão pouco ser um otimista perdido do sentido da realidade; Mas implica sim em assumir o controle, esta é a questão fundamental: QUEM CONTROLA VOCÊ DURANTE A CRISE? Não dê a outros o direito de ditar seu comportamento e sentimentos, assuma o controle de si mesmo, este é, a meu ver, o grande segredo para superar qualquer embate;

Procure as oportunidades e olhe para elas, aproveite enquanto a maioria está assistindo ao incêndio vá até o pomar e coma algumas uvas,

Sucesso a todos,

Múcio Morais / Palestrante Motivacional / Leve esta palestra para sua equipe!

www.muciomorais.com / contato@muciomorais.com

HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE, COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA EM CADEIA E LOGÍSTICA DA CURA - MÚCIO MORAIS

"Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, programa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes;  “Council of Logistics Management (Carvalho, 2002, p. 31).

É interessante perceber a evolução da retaguarda empresarial nos ultimo anos no Brasil, as grande e boas empresas estão percebendo que sem uma “Logística” adequada é impossível se obter um resultado final satisfatório, e mais, sem a especialização deste setor a concorrência ganha um fôlego extra para se estabelecer;

O Uso das metáforas terapêuticas no processo de cura - Humanização - Palestra Múcio Morais

O Uso da metáfora terapêutica no processo de cura

Prof. Múcio Morais

Metáfora é uma figura de estilo (ou tropo linguístico), que consiste numa comparação entre dois elementos por meio de seus significados imagísticos, causando o efeito de atribuição "inesperada" ou improvável de significados de um termo a outro.

Palestras motivacionais passam por processo de banalização, apontam especialistas.

Palestras motivacionais passam por processo de banalização, apontam especialistas.

Ione Luques - O Globo Online

RIO - Existem pessoas que não se abatem por nada. Até mesmo os mais terríveis obstáculos são encarados como novos e maravilhosos desafios. Assim começa a história de Joseph Klimber. Vítima de vários percalços, o jovem não deixa que nada o desmotive e sempre consegue dar a volta por cima, transformando as tragédias que se abatem sobre ele em novos desafios.

(Quer ler mais notícias que mexem com seu bolso, clique aqui )

AJUDANDO SEU MÉDICO A CURAR VOCÊ

Muitos médicos são rotulados como incompetentes pelos pacientes, pois estes últimos acreditam que ele errou no diagnóstico ou, prescrevem a medicação inadequada ou, está perdido em meio aquele emaranhado de sintomas.

O que estes pacientes não se dão conta é de que, sempre que procuramos um especialista, quer para tratar sintomas físicos ou fisiológicos, quer para nos ajudar a solucionar problemas emocionais ou de comportamento, (psicoterapeutas) deve existir uma parceria eficiente entre o profissional e o paciente.

Se não souber onde quer chegar, não saberá escolher o caminho; (Palestra para Jovens) - Múcio Morais


Se não souber onde quer chegar, não saberá escolher o caminho;

Artigo é parte integrante da Palestra para Estudantes do ensino médio, contendo alguns elementos de nossa PROGRAMAÇÃO JOVEM, desenvolvida ao longo do ano com os alunos, solicite informações, uma coisa eu garanto, uma nova juventude vai surgir em seu município. 

Múcio Morais

AUTOMOTIVAÇÃO – DESCOBRINDO SEUS MOTIVADORES INTERNOS – Múcio Morais

O que me motiva? Esta foi minha primeira pergunta ontem pela manhã, não acordei muito animado para minhas atividades rotineiras, percebi que este estado de espírito é um sinal que vem de dentro, de algum lugar onde mora a sensatez, o equilíbrio e o alarme que dispara quando a minha paz está ameaçada. Não importa onde fica este setor em nossa mente ou o nome que se dá tecnicamente, só sei que este mecanismo existe e é importante, raramente erra, e quando ativado é melhor fazer algo a respeito.

Temos um médico dentro de nós - Múcio Morais

Temos um médico dentro de nós!

Múcio Morais | Síntese da Palestra

No processo terapêutico, e no que considero o seu mais intenso fator, a relação “médico/equipe x paciente” tenho percebido ao logo dos anos, trabalhando com públicos de diversas idades e origens, conversando, aconselhando, aprendendo e convivendo, a uma exploração mais aprofundada da conexão mente-corpo (lendo, inclusive alguns livros do Dr. Daniel Redwood, Robert Diltz e outros),

Do ponto de vista filosófico, espiritual e pessoal deveria haver  muitas influências na prática médica, isso porque a cada nova descoberta, a cada evolução, descobre-se que o centro de orientação humana (a mente e seu complexo sistema) tem muito mais poder do que se imagina.

A velha e boa medicina mecânica de todo dia, medicina técnica ortodoxa. Medicamentos, cirurgia e aplicações está se tornando  uma medicina “quase inadequada” se praticada exclusivamente nessa forma.  Em todas as vezes que falamos em situações envolvendo mente e corpo numa pessoa, estamos falando em uma “Mente” que afeta um cérebro, afetando um corpo, para o bem ou para o mal. É preciso então dar um enfoque filosófico-emocional ao caso, e nesse rumo caminhar terapeuticamente.

O presente com toda nossa tecnologia e evolução humana é a prática de uma medicina envolvendo mente e corpo. Percebendo, além, uma mente individual, formada por experiências particulares, com crenças e juízo de valores próprios, uma mente localizada no cérebro ou no corpo. É uma mente possivelmente afetando o corpo, através do pensamento e das crenças e limitantes.

Porque algumas terapias não funcionam? Simplesmente porque os pacientes não acreditam. Não foram trabalhados para isso. Não foram percebidos em seus limites, inclusive de crer nas orientações médicas: Por quê? Faltou-lhes a reeducação para a cura; Faltou a intervenção filosófico-emocional; Dá trabalho? Sem duvidas, mas também dá resultados.

Medicina não é uma ciência exata, como a física. E isso não deve ser motivo para um caso de complexo de inferioridade. Por volta de 1860, a década em que Lewis Thomas disse que a medicina se tornou uma ciência, a medicina queria incorporar a precisão e a previsibilidade das ciências exatas, cujo exemplo mais espetacular é a física. 

Mas sua inexatidão é verdadeira não só para a medicina, mas também para a economia, educação, psicologia e psiquiatria, muitas das ciências mais “flexíveis.” Ter procedimento único, padronizado, engessado, pode comprometer seriamente as ações médicas que necessitam, e isso deveria ser obvio tratar da individualidade, em especial das questões envolvendo a experiência subjetiva do paciente.

Daí me pergunto: Porque muitos profissionais da saúde procedem como se fossem “físicos” tratando de fenômenos totalmente previsíveis e explicáveis? Porque muitos procedimentos são tão padronizados que fazem com que o paciente perceba muito mais a indiferença do que a atenção? Porque, como uma mira a laser, muitos profissionais focam exclusivamente no “ponto a ser tratado” esquecendo-se de que em torno do ponto existe um ser, uma mente, uma experiência única, uma força extraordinária que pode, se bem estimulada, fazer a maior parte do trabalho de cura?

Vivemos hoje uma grande mudança de paradigma, estamos desenvolvendo a ciência até o seu extremo lógico e isso será um grande bem para a humanidade.

Penso que a natureza do empenho científico está mudando.  Estamos começando a enfocar o subjetivo, em especial o que a mente pode fazer, coisa que a ciência anteriormente não considerava passível de exploração. Foi criado um tremendo campo de batalha no interior da ciência ortodoxa. Existe uma frase famosa de um cientista:

“Isto é o tipo de coisa na qual eu não acreditaria mesmo se fosse verdadeiro.”

Porém mesmo assim essas novas descobertas são científicas, (ainda que feitas empiricamente no dia a dia dos hospitais e consultórios)  À medida que a ciência muda, focalizando diferentes temas subjetivos, isto cria uma incrível possibilidade para a humanidade. Fatos, bons fatos e isto não vai se perder. Ainda que muitos agentes da medicina ainda insistam que são “mecânicos do corpo”.

Não me entendam mal, não estou renunciando às descobertas médicas, às novas técnicas cirúrgicas, aos novos medicamentos cada dia mais eficientes e confiáveis; Não desacredito dos estudos científicos, da competência e experiência da prática médica, isso é formidável, é excepcional e o Brasil é um celeiro de grandes médicos; Meu intuito apenas é, como estudioso do comportamento humano o de levar minha contribuição no sentido de agregar valor e eficácia ao que já é extraordinariamente bem feito na medicina Brasileira.

Sucesso!

Prof. Múcio Morais

Estes princípios foram recentemente aplicados no CONGRESSO SULMINEIRO DA SAÚDE 1º MOBILISA. promovido pelo ISA - Instituto de Saúde dos Servidores Públicos de Varginha-MG, SEBRAE-MINAS, ACIV, UNIMED, SINDISA, COPASA-MG treinamento de Equipe de Atendimento/Médica do CGEM - Centro Geral de Especialidades Médicas de Minas Gerais - Belo Horizonte - MG. E diversos Congressos médicos pelo Brasil.

Depressão Sazonal ou Distúrbio Afetivo Sazonal ou Depressão de Inverno ou SAD (Seasonal Affective Disorder) e Fototerapia. Múcio Morais

Dicas para ter uma vida equilibrada

Muitas pessoas apresentam, em grau maior ou menor, alterações do sono, apetite, energia e humor ligados às estações do ano. Algumas apresentam mudanças ("Winter Blues") que incomodam, mas que não chegam a justificar a procura de um médico. Outras sofrem da Depressão Sazonal, cujos sintomas podem precisar tratamento.

Sintomas Típicos:

·      Dormem por mais horas por dia no inverno, mas mesmo assim se sentem cansadas e tem dificuldade acordar de manhã.

·        Aumento de apetite, vontade de comer carboidratos, Chocolate e "Junk food”.

·        Mudanças na energia e motivação: dificuldade de concentração, execução de tarefas rotineiras, fadiga, isolamento social e diminuição do impulso sexual.

·        Mudanças no humor: irritabilidade, apatia, baixa auto estima, sensação de depressão.

·        Piora da Tensão Pré-Menstrual.

Sintomas Atípicos:

·        Despertar cedo demais pela manhã, ou insônia e intranquilidade.

·        Diminuição de apetite e perda de peso.

·        Incidência:

·        Mais frequente em  mulheres que homens.

Maior incidência entre os 20 e 40 anos, mas pode ocorrer em todas as idades, inclusive em crianças. Parece existir predisposição genética. Pessoas com familiares que sofram de Depressão ou Distimia tem maior probabilidade de sofrer de Depressão Sazonal. A incidência aumenta quanto mais longe do Equador.

Causas prováveis:

A causa mais provável dessa depressão que ocorre nos meses mais escuros parece estar ligada aos seguintes fatores:

·        Aumento da Melatonina, um hormônio que regula o sono, é produzida no escuro.

·        Diminuição de Serotonina, pois ela atinge nível seu pico de produção quando a pessoa é exposta à luz brilhante.

A depressão sazonal não ocorre apenas no inverno. Pode ocorrer em pessoas que passam os dias em ambientes sem muita claridade e em pessoas fechadas em casa devido a doenças e limitações físicas.

Princípio do tratamento:

 

Desde que a falta de luz é a causa do problema, os pacientes são tratados com exposição à luz brilhante por curtos períodos durante o dia. A luz precisa ser muito clara (2,500 lux ou mais) e sem radiação ultravioleta (a luz de um ambiente interno geralmente é da ordem de 250 a 500 lux).

Tratamento:

Como outras formas de depressão, o principal tratamento é medicamentoso, mas muitas pessoas sentem melhora tão grande com a Fototerapia que podem dispensar ou diminuir a dose dos antidepressivos.

Não precisa olhar diretamente para a luz, mas precisa ficar como olhos abertos, de modo que luz ilumine os dois olhos por +- 30 minutos pela manhã. Por exemplo, lendo jornal , tomando café da manhã, trabalhando, etc.

O efeito da luz acontece através dos olhos e não da pele. O tratamento parece ser mais eficaz se administrado pela manhã, mas pode ser dividido em duas sessões, pela manhã e à tarde. O ideal é se testar diferentes horários.

Efeitos no cérebro:

A luz, com suficiente intensidade manda sinais para a glândula Pineal, e para o Núcleo Supra Quiasmático. Quando ativada pela luz intensa, a Pineal diminui a liberação da Melatonina, um hormônio que nos faz sentir cansados. A luz também causa a liberação de Serotonina, um Neurotransmissor que controla o apetite, humor e energia.

Eficácia:

·        Mais de 80% das pessoas com Depressão Sazonal e Winter Blues sentem-se melhor com a Fototerapia.

·        A maioria percebe alguma melhora rapidamente, geralmente dentro de alguns dias após ter começado o tratamento.

·        É impossível prever com certeza quem irá se beneficiar, mas existem alguns sintomas que em geral sugerem uma melhor resposta: pacientes com excesso de sono e de apetite, que devoram carboidratos e que aumentam de peso.

·        Além disso, a necessidade de comer doces no início da noite também pode ser um bom preditor de resposta.

Segurança:

Um pequeno número de pacientes pode desenvolver fase hipomaníaca. Em termos de segurança para os olhos, tanto estudos de curto quanto de longo prazo demonstraram que não existem efeitos adversos nos olhos em pacientes sem doenças oculares pré-existentes. Como a maioria dos aparelhos disponíveis no comércio não emitem raios ultravioleta, não existe risco de câncer nem de irritação de pele e nem de bronzeamento.

Aparelhos de Fototerapia também são usado em tratamento de alguns casos de Bulimia e de Depressão na Gravidez, Depressão pós Parto e Tensão pré Menstrual (TPM) e no jet lag.

FAÇA UMA PALESTRA OU WORKSHOP DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL PARA  SUA EQUIPE, CHAME: 031 99389-7951 

COMPULSIVIDADE - É possível ter uma vida equilibrada - Múcio Morais


Distúrbio Obsessivo Compulsivo ou Transtorno Obsessivo Compulsivo (DOC, TOC), Sexo Compulsivo, Jogo Compulsivo, Colecionismo, Compras Compulsivas, Dismorfia Corporal, Dismorfobia, Cleptomania.

Para ter uma vida equilibrada - Transtorno Obsessivo Compulsivo

As pessoas obsessivas, detalhistas, perfeccionistas tem grandes qualidades: costumam ser trabalhadoras, competentes e confiáveis. Aqui estamos falando de uma doença em que essas características atrapalham a vida da pessoa. Ou seja, deixam de ser uma qualidade e passam a ser um problema.

1) Sintomas:

O DOC se caracteriza basicamente pela repetição de gestos, rituais, pensamentos e atividades que a pessoa sabe que não fazem sentido, mas que não consegue evitar.

Se não executá-los passa por uma ansiedade brutal ou acha que poderá acontecer algo de ruim para si ou para outras pessoas.

Uma das características principais é que a pessoa tem consciência de que os rituais ou pensamentos não tem lógica, não são necessários porém são inevitáveis.

Quando conta para alguém, às vezes até dá risada do absurdo, outras vezes tem medo de ser rotulada como louca, mas no instante em que o DOC "ataca", toda a lógica cai por terra e a pessoa se comporta como se fosse escrava dele.

Os sintomas podem ser os mais variados. Por exemplo:

Lavar as mãos muito mais do que o necessário.

Lavar a boca com água, sabão, álcool, etc.

Voltar para conferir portas, janelas, bico de gás, etc., mesmo tendo certeza que estão fechados.

Rezar, recitar, falar ou pensar em frases, palavras ou músicas de modo repetido.

Não pegar em objetos que poderiam ter caído no chão, ou tocado em algo sujo, ou terem sido tocados por alguma pessoa que poderia ter alguma doença.

Ficar se remoendo por ter feito algo que pode ter sido errado ou que poderia ter sido interpretado pelos outros como sendo errado.

Roer unhas.

Levar tempo demais para fazer coisas comuns, devido à repetição ou conferência exageradas (por exemplo abrir e fechar coisas repetidamente, conferir papéis e documentos muitas vezes).

Ficar se preocupando com a possibilidade dela ou de um familiar ter pego alguma doença (hoje em dia a cisma mais freqüente é de estar contaminado com AIDS).

Ele pode se manifestar com mais intensidade em fases ou situações mais difíceis na vida.

Quem sofre de DOC está sujeito a ter fases de Depressão e ataques de ansiedade com sudorese, palpitações e tremor, verdadeiros ataques de pânico, o que é normal e não quer dizer que você sofra de três doenças ao mesmo tempo.

DOC não tem nada a ver com Psicose nem "loucura".

2) Fazem parte do grupo dos Transtornos Obsessivos Compulsivos os seguintes quadros clínicos:

Dismorfofobia ou Dismorfia Corporal, na qual a pessoa acha que alguma parte de seu corpo é feia ou deformada. Muitos pacientes passam por cirurgias plásticas que evidentemente não trazem "resultados" e chegam a se isolar socialmente pela "vergonha".

Cleptomania, na qual a pessoa furta objetos de pequeno valor, os quais poderia comprar. Em geral joga os objetos fora, ou dá para alguém, ou guarda como troféu. O impulso de furtar é precedido por grande ansiedade, posteriormente um alívio.

Sexo Compulsivo.

Jogo Compulsivo e Compras Compulsivas que são tratados de modo bem diferente do TOC.

Colecionismo ou Hoarding: acumular quantidades enormes de papéis, documentos, jornais velhos, objetos, tranqueiras, sem nenhuma utilidade.

Síndrome de Tourette, consiste em ter tiques e cacoetes principalmente com a cabeça, pescoço e mãos, emitir sons pela garganta. Embora faça parte do DOC, seu tratamento é diferente.

3) As causas são um conjunto de fatores:

Alteração de química cerebral

Genéticos

Psicológicos

Com certeza DOC não é causado por "falhas de educação" nem por problemas de relacionamento entre os membros da família. Ou seja, os pais não causam DOC nos filhos.

4) Tratamento:

As pessoas que tem DOC geralmente gostam de falar de doenças e se preocupar com elas, mas não de tomar remédio. Elas se classificam como "hipocondríacos que detestam remédios".

Porém se não for tratado, o DOC pode se tornar crônico e incapacitante. O tratamento mais eficaz consiste em:

Medicação. Não interrompa o tratamento por não sentir melhora nas primeiras semanas. TOC é teimoso, você tem que ser mais teimoso ainda.

Psicoterapia Cognitivo Comportamental, que é bem diferente da Psicoterapia Analítica.

Força de vontade para resistir ao impulso obsessivo.

5) A família pode ajudar:

Insistir no tratamento

Lembrar ao paciente a necessidade dele resistir às "manias".

Não levar a sério os medos, dúvidas e perguntas do paciente. Por exemplo, o paciente quer voltar para casa para conferir se fechou uma porta. Não concorde.

Não entre em discussões por exemplo sobre vírus e bactérias e contaminações, pois elas seriam infinitas.

6) Observações:

A) Algumas vezes o primeiro remédio não produz resultado e tem que ser trocado

B) Mesmo que você já esteja se sentindo bem, não interrompa a medicação. Seu médico deve decidir quando diminuir, interromper ou trocar de medicação. Se o medicamento tiver efeitos colaterais, ele poderá ser trocado por outro que não traga desconforto. O tratamento do DOC é longo. A recaída em caso de interrupção prematura do tratamento é quase certa.

C) Se os sintomas do DOC voltarem, não quer dizer dependência da medicação, mas sim que ainda não era hora de suspender o tratamento. Os remédios que tratam Transtorno Obsessivo Compulsivo não criam dependência. O DOC é que exige tempo de tratamento longo. O importante é que a qualidade de vida da pessoa melhore.

Sugestão:

Assista ao filme “Melhor Impossível”, com Jack Nicholson e Helen Hunt.

PALESTRA "COMPULSIVDADES" como administrar!


Depressão - Conheça um pouco mais - Mucio Morais

Dicas para avaliar seu estado emocional e buscar ajuda!

Na depressão, o tratamento rápido, intensivo e completo (até o desaparecimento total dos sintomas) diminui o risco de recaídas, de depressões de tratamento difícil no futuro e de atrofias de Hipocampo. Isso é importante para portadores de depressão que perdem meses em psicoterapias e tratamentos alternativos. Terapia é muito importante, mas na depressão ela é ator coadjuvante e não principal.

COMO SER POLÍTICO BEM SUCEDIDO EM UM PAIS CORRUPTO? - Múcio Morais

                                  

Estou escrevendo em 2020, final das eleições municipais, os resultados de sempre, na capital um lampejo de mudança, alguns administradores razoáveis se mantendo, outros da turma da aprontação, mandados para fora, e ainda, aqueles que tiveram um mandato morno, apenas atendendo ao mínimo e se gabando de estarem presentes em “todas as seções” como se isso fosse um grande feito, digno de mérito e acabaram emplacando com esta conversa mole. Algo assim como presentear um funcionário porque aparece sempre para trabalhar. 

ANSIEDADE EM SALA DE AULA - MÚCIO MORAIS


ANSIEDADE EM SALA DE AULA
MÚCIO MORAIS PALESTRANTE | ESCRITOR 
www.muciomorais.com/educacao.html |  contato@muciomorais.com

Às vezes, a ansiedade é fácil de identificar - como quando uma criança está se sentindo nervosa antes de uma prova na escola. Outras vezes, a ansiedade na sala de aula pode parecer algo totalmente diferente - uma dor de estômago, comportamento perturbador ou raivoso, TDAH ou mesmo um distúrbio de aprendizagem.

A ansiedade tende a bloquear o cérebro, tornando a escola difícil para crianças. 

(e Professores).

Existem muitos tipos diferentes de ansiedade, e esse é um dos motivos pelos quais ela pode ser difícil de detectar em sala de aula. O que todos eles têm em comum, diz o neurologista e ex-professor Ken Schuster, PsyD, é que a ansiedade “tende a bloquear o cérebro”, tornando a escola difícil para crianças ansiosas.

As crianças podem lutar com:

Ansiedade de separação: quando as crianças estão preocupadas em serem separadas de seus cuidadores. Essas crianças podem ter dificuldade em abandonar a escola e ao longo do dia.

Ansiedade social: quando as crianças são excessivamente autoconscientes, tornando difícil para elas participarem das aulas e socializarem com os colegas.

Mutismo seletivo: quando as crianças têm dificuldade em falar em alguns ambientes, como na escola perto do professor.

Ansiedade generalizada: quando as crianças se preocupam com uma grande variedade de coisas do dia a dia. Crianças com ansiedade generalizada geralmente se preocupam especialmente com o desempenho escolar e podem lutar contra o perfeccionismo.

Transtorno obsessivo-compulsivo: quando a mente das crianças está cheia de pensamentos indesejáveis ​​e estressantes. Crianças com TOC tentam aliviar sua ansiedade realizando rituais compulsivos, como contar ou lavar as mãos.

Fobias específicas: quando as crianças têm um medo excessivo e irracional de coisas específicas, como medo de animais ou tempestades.

Aqui estão algumas dicas para reconhecer a ansiedade em crianças na escola e o que pode estar causando isso.

O que fazer (e nao fazer) quando                                      as criancas  estao ansiosas

As taxas de recusa escolar tendem a ser maiores depois de férias ou dias de licença médica, porque as crianças têm mais dificuldade em voltar depois de alguns dias fora.

Ir à escola também pode ser um problema para as crianças que têm dificuldade em se separar dos pais. Alguma quantidade de ansiedade de separação é normal, mas quando as crianças não se ajustam à separação ao longo do tempo e sua ansiedade torna a ida à escola difícil ou mesmo impossível, torna-se um problema real. Crianças com ansiedade de separação também podem se sentir compelidas a usar seus telefones durante o dia para falar com seus pais.

Comportamento destrutivo

Atuar é outra coisa que não podemos associar à ansiedade. Mas quando um aluno está compulsivamente chutando a cadeira da criança à sua frente, ou faz um acesso de raiva sempre que o cronograma é ignorado ou um colega não está seguindo as regras, a ansiedade pode muito bem ser a causa. Da mesma forma, crianças que estão se sentindo ansiosas podem fazer muitas perguntas, incluindo as repetitivas, porque estão preocupadas e querem ser tranquilizadas.

A ansiedade também pode tornar as crianças agressivas. Quando as crianças estão se sentindo chateadas ou ameaçadas e não sabem como lidar com seus sentimentos, sua reação de luta ou fuga para se proteger pode entrar em ação - e algumas crianças são mais propensas a brigar. Eles podem atacar outra criança ou um professor, jogar coisas ou empurrar uma mesa porque estão se sentindo fora de controle.

Problemas para responder às perguntas na aula

Às vezes, as crianças se saem perfeitamente bem nos testes e nas tarefas de casa, mas, quando são chamadas na aula, os professores esbarram. Existem vários motivos pelos quais isso pode acontecer.

“Na época em que eu estava ensinando, eu notava que, quando tinha que visitar alguém ou descobrir quem era a vez de falar, era como se a criança ansiosa sempre tendesse a desaparecer”, diz o Dr. Schuster. “A criança ansiosa está fazendo contato visual, eles estão dando a você algum tipo de sinal de presença física na sala". 

Mas quando as crianças estão ansiosas para responder às perguntas na aula, eles estão indo para quebrar o contato visual, eles podem olhar para baixo, eles podem começar a escrever algo, embora não estejam realmente escrevendo algo. Eles estão tentando quebrar a conexão com o professor para evitar o que os está deixando ansiosos.

Se forem chamados, às vezes as crianças ficam tão ansiosas que congelam. Eles podem ter prestado atenção à lição e podem até saber a resposta, mas quando são chamados, seu nível de ansiedade aumenta tanto que eles não conseguem responder.

Manifestações físicas, desconfortos e dores

A ansiedade também pode se manifestar em queixas físicas. Se um aluno está tendo dores de cabeça inexplicáveis, náuseas, dores de estômago ou mesmo vômitos, esses podem ser sintomas de ansiedade. O mesmo pode acontecer com o coração acelerado, as palmas das mãos suadas, os músculos tensos e a falta de ar.

Problemas assuntos e temas específicos

Quando uma criança começa a duvidar de suas habilidades em um determinado assunto, a ansiedade pode se tornar um fator que atrapalha seu aprendizado ou mostra o que ela sabe. Às vezes, isso pode ser confundido com um distúrbio de aprendizagem quando na verdade é apenas ansiedade.

No entanto, a ansiedade também pode estar associada a distúrbios de aprendizagem. Quando as crianças começam a perceber que algo é mais difícil para elas do que as outras crianças e que estão ficando para trás, é compreensível que fiquem ansiosas. O período anterior ao diagnóstico de um distúrbio de aprendizagem pode ser particularmente estressante para as crianças.

Não entregando o dever de casa

Quando um aluno não entrega sua lição de casa, pode ser porque ela não fez, mas também pode ser porque ela está preocupada que não seja bom o suficiente. Da mesma forma, a ansiedade pode levar a uma segunda suposição - uma criança ansiosa pode apagar seu trabalho repetidamente até que haja um buraco no papel - e gastar tanto tempo em algo que nunca termina. Temos a tendência de pensar no perfeccionismo como uma coisa boa, mas quando as crianças são excessivamente autocríticas, isso pode sabotar até mesmo as coisas em que elas estão se esforçando ao máximo, como o trabalho escolar.

Você também pode notar que algumas crianças ansiosas começam a se preocupar com os testes muito mais cedo do que seus colegas de classe e podem começar a temer certas tarefas, matérias ou até a própria escola.

Evitar socialização ou trabalho em grupo

Algumas crianças evitarão ou até se recusarão a participar das coisas que as deixam ansiosas. Isso inclui desencadeadores de ansiedade óbvios, como fazer apresentações, mas também atividades como aulas de ginástica, comer no refeitório e fazer trabalhos em grupo.

Quando as crianças começam a pular coisas, pode parecer aos professores e colegas que estão desinteressadas ou com baixo desempenho, mas o oposto pode ser verdade. Às vezes, as crianças evitam as coisas porque têm medo de cometer um erro ou de serem julgadas.

Observo que, quando as crianças ficam ansiosas em situações sociais, às vezes é muito mais fácil mostrar o que sabem quando os professores os envolvem individualmente, longe do grupo.

  • OBSERVE ESTES SINTOMAS EM SEUS ALUNOS, SENSIBILIZE-SE, ORIENTE OS PAIS E ENCAMINHE-OS A UM SERVIÇO DE CUIDADOS EMOCIONAIS.
  • APRENDA MEDIDAS PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA ANSIEDADE EM SUA CLASSE, FAÇA ATIVIDADES ANTI-ANSIEDADE EM CONJUNTO;
  • ATENÇÃO NO RITMO DE SUA AULA;
  • ATENÇÃO NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS QUE PARECEM ANSIOSOS OU DESATENTOS DURANTE A AULA;
  • TENHA CERTEZA DE ESTAR ATENDENDO AS NECESSIDADES BÁSICAS NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO X COLEGAS DE SALA;
  • ASSEGURE O BEM ESTAR DOS ALUNOS;
  • ASSEGURE SEMPRE A PERTINÊNCIA SEM JOGAR COM AS PRESSÕES;
  • VERIFIQUE FATORES PEDAGÓGICOS QUE ESTEJAM PROVOCANDO ANSIEDADE EM SUA TURMA;
  • FAÇA ADEQUAÇÕES NA FORM DE APRESENTAR E NO PROCESSO DE PEDIR FEEDBACK DA APRENDIZAGEM;
  • TRABALHE OS VALORES DA NÃO COMPETITIVIDADE, EXALTE A INDIVIDUALIDADE E AS DIFERENÇAS INCLSIVE NOS RESULTADOS;
  • ENSINE SEUS ALUNOS VALORES COMPORTAMENTAIS TAIS COMO ALEGRIA, FELICIDADE, HUMOR, LEVEZA, ASSERTIVIDADE, PERDÃO, ACEITAÇÃO, TIRE-OS DO CICLO VICIOSO DE NOSSA SOCIEDADE NEURÓTICA.


-----------------------------------------------------------------------------------

ESTE TEXTO É PARTE INTEGRANTE DA PALESTRA/WORKSHOP - NEUROEDUCAÇÃO O CAMINHO DA EDUCAÇÃO DE RESULTADOS.

🎤🎤🎤“PALESTRA DE ABERTURA: 

PROCESSOS EMOCIONAIS EM SALA DE AULA”                                                                         COM O PROF. MÚCIO MORAIS

-----------------------------------------------------------------------------------

PALESTRANTRE MUCIO  MORAIS - PALESTRAS E TREINAMENTOS NA EDUCAÇÃO

WWW.MUCIOMORAIS.COM   \\  CONTATO@MUCIOMORAIS.COM

31 99389-7951 FONE/ZAP


A POSTURA PROFISSIONAL DO PROFESSOR E SUA INFLUENCIA SOBRE A VIDA DOS ALUNOS - MÚCIO MORAIS


Este artigo não pretende romantizar a postura dos professores, mas tenho como referência aquelas experiências pelas quais passei e seu efeitos em minha vida e na vida de muitos de meus colegas,

A sociedade vem em um processo veloz de massificação, quase tudo é feito em massa, este comportamento tende a ser um modo de padronizar os gostos, as opiniões e os hábitos, por exemplo, de uma sociedade.

PROFESSORES E GESTORES ESCOLARES; O QUE ELES REALMENTE PRECISAM PARA SEGUIR EM FRENTE? Prof. Mucio morais

PROFESSORES E GESTORES ESCOLARES, O QUE ELES REALMENTE PRECISAM PARA SEGUIR EM FRENTE?

Prof. Mucio morais

Participei recentemente de um grande encontro pedagógico virtual, colegas de todo o Brasil e alguns do exterior deram suas contribuições, novas tecnologias, nova visão do ensino, muito animador, muitos caminhos para aperfeiçoamento para nosso desempenho com nossos alunos, estas iniciativas são sempre pertinentes, a educação não é uma ciência exata, e por se pensar diferente, cometemos muitos erros em nosso dia a dia.


Romântico demais - O que significa ser romântico? Múcio Morais


Romântico demais!

Múcio Morais

Do tipo que ainda manda flores,

As relações me parecem práticas e sem brilho, tenho convívio com pessoas em várias faixas de idade, confesso que os “amores” não me inspiram, prece que o brilho do olhar já não cabe e as formas de algum tempo atrás, até então tidas como óbvias, românticas, apaixonadas, agora parecem pieguices, florilégio, não têm mais cabimento.

Bobagem! Se estamos perdendo a inspiração que o amor nos trás, não é culpa do amor, nem uma demonstração de decadência do “jeito antigo de amar” pelo contrário, é a afirmação de que as  novas gerações foram mal orientadas ou jamais experimentaram o “êxtase” da paixão, que pena, tão fácil deixar acontecer, tão fácil passar por esta ponte entre a turva realidade e o impossível do coração, entre a cegueira do mito e a verdade do sentimento, entre o suspiro da boa dor e o olhar distante da esperança, estas pontes não caíram, ainda estão por aí; Acessíveis a quem quer ter a experiência do amor apaixonado.

Tenho o privilégio de estar em diversos casamentos, acho que as pessoas gostam de me ver por lá, deslumbrante momento do amor, da fantasia de uma princesa sendo recebida por seu príncipe, parece algo tão único que os casai gastam fortunas por este momento, uma crença de que será o melhor de todos, mas não deveria ser, e sim as emoções diárias de um casal apaixonado, as surpresas, as descobertas, as venturas juntos, palavras novas  nunca ditas, gestos dos mais incríveis, que superam a qualquer momento por mais caro que seja.

Romantismo é isso, é a percepção cristalina do grande presente da vida que recebemos, alguém que foi formado por outros e pela vida, agora é seu, na concepção do amor alguém que estava destinado a ser e te fazer feliz, no amor romântico a felicidade é um projeto de trazer a felicidade ao outro e nesse modo de viver, se realizar e alcançar a própria felicidade. Ver-te bem me faz bem, te ver alegre me faz alegre, te ver feliz me faz feliz. Essa é a essência do amor romântico. Nenhum dos dois se realiza sem a felicidade do outro, e como é bom ver que o outro está bem.

Para capturar um pouco da essência do amor romântico, quero deixar algumas frases que exprime a loucura e a sensatez deste sentimento;

Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação.

- Madre Teresa de Calcutá

Escrevi o teu nome em todas as paredes do meu coração, em letras bem grandes. Assim, se alguém conseguir entrar, vai saber que ele já tem dono.

O único momento que não estou pensando em você é quando estou dormindo, porque aí eu não estou pensando, estou sonhando.

Se eu pudesse viveria minha vida novamente, só para poder encontrar você mais cedo, e assim amar você mais tempo!

Amar é uma escolha que fará você ansiar o futuro e ao mesmo tempo desejar reviver momentos do passado.

Ame mais, viva, sinta, arrisque-se, seja feliz, seja romântico!

Múcio Morais

PALESTRAS PARA CASAIS

(31) 99389-7951 / muciomorais@GMAIL.com /

*Este texto é inspirado em  minha filha Amanda e seu marido Thiago!

Quem fez se safa, quem não fez, paga - Múcio Morais

Quem nunca escutou coisas como: já passei por isso, conheço essa história, nessa eu não caio de novo, conheço gente assim, sou escolado... Estes escudos emocionais aparecem ao sinal de algo parecido com uma experiência ruim no passado, temos dificuldades para administrar e separar as situações, e, se torna mais cômodo analisar novas experiências com base nas velhas. Isso geralmente é uma grande armadilha que nos aprisiona e impede que cresçamos.

Síndrome do Pânico ou transtorno do pânico - Múcio Morais

Síndrome do Pânico ou transtorno do pânico

Dicas para ter uma equilibrada

Síndrome do Pânico não é uma doença do cérebro causada por algum "defeito da Serotonina". Quase ninguém precisa medicação "para o resto da vida". Transtorno do Pânico cura sim, porque ele quase sempre é uma reação do seu organismo uma situação estressante cuja saída envolve decisões importantes, perdas afetivas, financeiras, mudanças de estilo de vida, etc. Por isso recomendamos algumas medidas além da medicação. Entre elas uma forma de psicoterapia, ou Meditação, ou acupuntura, ou aconselhamento espiritual (adequado) dependendo do caso.

DEPRESSÃO NA DOCÊNCIA – SINDROME DE BURNOUT

RESUMO: Estudos   realizados   em   todo   o   mundo   evidenciam   que   os educadores correm o risco de sofrer burnout (esgotamento físico ou mental, em face  das  dificuldades  materiais  e  psicológicas  associadas  ao  exercício  da atividade  docente).

Os  resultados  sugerem  que  a  presença  de  sintomas  depressivos exercem um importante impacto na qualidade de vida dos professores, não se restringindo  apenas  às  características  clínicas  do  transtorno. Os  transtornos mentais foram  significativamente  associados  à  experiência  com  a  violência  e piores   condições   ambientais,   ambiente   físico   e   conforto   no   trabalho,   e organizacionais, margem de autonomia, de criatividade e tempo no preparo das aulas. 

Os resultados apontam para uma situação grave relativamente à saúde da   população   pesquisada   e   fornecem   elementos   consistentes   para   a proposição  de  medidas  com  vistas  à  melhoria  das  condições  de  trabalho docente.

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE

ESCOLHENDO UM TREINAMENTO DE FORMA CONSISTENTE - (DICAS) Múcio Morais

O mercado empresarial passa hoje por um momento de conscientização, diversos conceitos estão perdendo, as mudanças vêm a reboque de fatores ...